sábado, 9 de abril de 2016

Vídeo Institucional do Esquadrão Gavião



Por Redação OD 

Vídeo Institucional do Esquadrão Gavião - o Esquadrão de Instrução de Asas Rotativas da Força Aérea Brasileira - cujo lema é: "Nós ensinamos a voar e manter helicópteros"

Comandante Militar da Amazônia, General Guilherme Theóphilo critica a falta de recursos para operações na fronteira


Comandante MIilitar da Amazôani, General de Exército Theóphilo, criticou o governo federal e o Ministério da Justiça, e reclamou de falta de recurso para operações nas fronteiras (Foto: Gledson Albano/Arquivo Pessoal)

Por Rredação OD
Em tom de desabafo, o comandante militar da Amazônia, General Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, fez críticas ao governo federal e ao Ministério da Justiça, alegando falta de estrutura e recurso para realizar operações nas fronteiras. O desabafo ocorreu durante uma coletiva nesta quinta-feira (7) sobre a 'Operação Traíra', no 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Ao G1, o Ministério da Justiça rebateu alegando que o governo federal já adotou diversas ações para melhorar as condições das unidades da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal nas regiões de fronteira em todo o Brasil. A Justiça informou ainda que a Polícia Federal realiza em média cerca de 40 operações especiais por ano. 

Força Aérea Canadense, pinta aeronave em homenagem ao seu passado




Por Redação OD

A Força Aérea Canadense, pintou uma aeronave CF-18 com as cores utilizadas no passado, numa forma de homenagear a sua historia, e manter viva a chama de seus heróis.





O Ártico não é o limite!! US Navy operando com submarinos nucleares na calota polar (Vídeo e Fotos)


Por Redação OD
Não há como destacar uma única missão estratégica como a mais importante de um submarino, pois com os mais variados tipos de missões que eles podem realizar, podemos citar desde a escolta de comboios, proteção dos porta-aviões, patrulhando as águas territoriais, observando a movimentação dos navios de guerra e mercantes dos inimigos, executar um bloqueio, reunir dados de inteligência (diretamente ou por meio de drones , mesmo lançado a partir de uma posição submersa ), infiltrar forças especiais, lançar mísseis de cruzeiro balísticos ou convencionais diante de um cenário de ataque terrestre. É por isso que eles são frequentemente operados perto das águas mais disputadas e terras do globo, incluindo o Círculo Ártico. Não um, mas dois submarinos da classe Los Angeles fizeram uma “visita” ao acampamento Sargo, uma estação temporária no topo da camada de gelo flutuante no Ártico. 

sexta-feira, 8 de abril de 2016

EUA se unem a parceiros latino-americanos na Feira Internacional Aérea e Espacial do Chile

O bombardeiro B-52 Stratofortress da Força Aérea dos EUA foi a atração mais popular da FIDAE 2016. A aeronave integrou o conjunto de 146 aviões de combate, comerciais e de treinamento militar em exibição. [Foto: FIDAE/Comunicação e Ministério da Defesa do Chile]

Por Carolina Contreras


O caça F-22 Raptors e o bombardeio B-52A da Força Aérea dos EUA (USAF) encantaram a multidão ao sobrevoar Santiago, no Chile, durante a 19ª Feira Internacional de Ar e Espaço do Chile (FIDAE), realizada de 29 de março a 3 de abril. O evento foi organizado pela Força Aérea Chilena (FACh) e contou com a participação de 146 aviões de combate, comerciais e de treinamento militar de 60 países. A FIDAE é considerada a maior feira comercial do gênero na América Latina, e sua 19ª edição foi realizada nas instalações da 2ª Brigada Aérea Pudahuel da FACh, cobrindo uma área de 9.508 metros quadrados.

O Porta aviões russo, Almirante Kuznetzov irá retornar ao Mar Mediterrâneo no verão de 2016



Por: Redação OD
A Marinha russa planeja retornar em breve com as atividades de seu porta-aviões o Almirante Kuznetsov, atualmente é o navio capitânia da frota russa no Mediterrâneo. O Kuznetsov deverá partir de sua base atual em Murmansk para o Mediterrâneo no próximo verão, conforme relatou a agência Tass. O navio está em Murmansk, onde está passando por uma certa “reforma” e sendo reaparelhado para retornar as suas operações no Mar Mediterrâneo. A Marinha russa está desde o início em 2013 com uma presença permanente no Mar Mediterrâneo onde possui dez ou mais navios de guerra (em média) em constante patrulha, oriundos de bases do Mar do Norte e do Mar Negro. De acordo com a TASS, o grupo atual inclui o cruzador de mísseis Varyag, armado com o sistema de defesa aérea Fort-M e o navio Almirante Kulakov, que conta com uma grande capacidade ASW (Guerra Anti Submarina).

Helicópteros russos Ka-52 'Alligator' em ação na síria (Fotos & Vídeo)




O primeiro protótipo do KA-52 foi uma modificação do KA-50 para testes estáticos. Em novembro de 1996 foi concluída a construção de uma versão atualizada do modelo, que realizou seu primeiro voo em 25 junho de 1997, tendo seu contínuo desenvolvimento e aperfeiçoamento sido realizado até 2008, ano em que se iniciou sua produção em série.

Tiroteio deixa ao menos 2 mortos em base da USAF no Texas


Lackland fica a 250 de km de Fort Hood, onde, em 2009, foi realizado o maior massacre em uma base militar norte-americana Reprodução/twitter.com
Por: Redação OD
Um tiroteio ocorreu dentro das dependencias de uma base da Força Aérea norte-americana, no Texas o qual deixou pelo menos dois mortos nesta sexta-feira (8). Os dois corpos foram encontrados dentro de um edifício na base conjunta San Antonio-Lackland, informaram as forças de segurança locais, que acreditam se tratar do agressor e de uma vítima.

Vídeo do exercício realizado entre a FAB e a US Navy de combate aéreo, por ocasião da UNITAS 2015



Por Anderson Gabino

O exercício UNITAS aconteceu na passagem pela costa brasileira do porta-aviões norte-americano USS George Washington em novembro de 2015, durante o deslocamento do Sul para o Sudeste do Brasil, contornado o continente Sul-Americano durante viagem do Japão até a costa leste dos Estados Unidos. Aproveitando-se desta situação a FAB realizou exercícios aéreos com as aeronaves do porta aviões GW.

Avibras irá expor pela primeira vez na LAAD Security e apresentará a viatura Guará 4WS





Reconhecida mundialmente pela excelência e pela qualidade de seus produtos e sistemas de defesa, a Avibras Indústria Aeroespacial fará apresentação oficial do protótipo da viatura Guará 4WS 4X4, versão para emprego policial, na LAAD Security (Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa) de 12 a 14 de abril, no Riocentro – Exhibition & Convention Center, no Rio de Janeiro. A feira reúne empresas nacionais e internacionais que fornecem tecnologias, equipamentos e serviços para Segurança Pública, Forças Policiais, Forças Especiais, Forças Armadas, Law Enforcement, Homeland Security e gestores de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura crítica do Brasil e América Latina. 

Exército Brasileiro reforça sua presença nas fronteiras do Acre em operação


Exército faz operação nas área sde fronteira do Acre sem data para terminar (Foto: Jhonatas Fabrício/Arquivo pessoal)
O Exército Brasileiro iniciou, na última segunda-feira (4), a Operação Traíra, que tem como objetivo a intensificação da presença da Força Terrestre na faixa de fronteira, com prioridade para o combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais na região. As ações ocorrem nos estados do Amazonas e do Acre, tendo como prioridades de atuação as regiões como a Serra do Divisor, que fica na fronteira do Peru com o Brasil. Segundo o major Gustavo de Lima, o responsável pela parte de comunicação, a operação vai trazer mais segurança à comunidade.

RIOgaleão realizou exercício simulado de emergência aeronáutica visando a segurança durante os Jogos Olímpicos Rio 2016


O consórcio RIOgaleão realizou no último dia 30/03, na área do Aeroporto Internacional Tom Jobim, um Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica (ESEAC), que é um dos testes obrigatórios previstos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para avaliar a eficiência do aeroporto em casos de acidentes aéreos. O simulado, que envolveu a equipe de resposta à emergências, contou com a colaboração de profissionais do Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG), do Batalhão de Infantaria Especial (BINFAE), do Grupamento Aéreo Militar (GAM) e do Batalhão de policiamento em Áreas Turísticas (BPTUR), além de voluntários da concessionária, membros do Corpo de Bombeiros Militar, da Cruz Vermelha Brasileira e de 11 companhias aéreas.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Esquadrão Gavião da início ao Curso de Especialização Operacional em Asas Rotativas (CEOAR-2016)



Por: Anderson Gabino

Começou hoje a preparação dos futuros pilotos de helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB), com o início do CEOAR (Curso de Especialização Operacional em Asas Rotativas) ministrado pelo Esquadrão Gavião (1º/11ºGAv) na Base Aérea de Natal. O primeiro voo com os Aspirante se deu hoje por volta das 8h com o início de um briefing entre o Comandante do Esquadrão, Ten Cel Av Alexandre de Carvalho Ribeiro e o Aspirante a aviador Caio Liguori, o voo teve duração de 1h aproximadamente.

O gigante chinês Xian Y-20 entrará em serviço este ano


O Xian Y-20 é uma aeronave, que está em uma categoria que fica entre o Boeing C-17 Globemaster III e o Airbus A400M, em termos de capacidade. Seu protótipo está realizando o teste de certificação desde dezembro de 2012, incluindo os de rolagem. Ele fez seu primeiro voo em 26 de janeiro de 2013 e está com uma previsão para entrar em operação este ano ainda, de acordo com um relatório dos oficiais do jornal do Partido Comunista do povo" o Diário do Povo ".

Esquadrão Rumba treina futuros pilotos da FAB e pela 1ª vez o esquadrão conta com uma mulher como instrutora


O Esquadrão Rumba (1º/5º GAV) iniciou, na segunda-feira (04/04), a atividade aérea do Curso de Especialização Operacional (CEO) com 61 Oficiais Aviadores formados na Academia da Força Aérea (AFA), que serão designados para as Aviações de Transporte, Patrulha e Reconhecimento. No sexagésimo nono ano de sua criação, o 1º/5º GAV, que já especializou centenas de pilotos de combate da Força Aérea Brasileira, desponta pela inédita marca de ter o primeiro voo de instrução, no âmbito da Primeira Força Aérea (I FAE), realizado por uma tripulação totalmente feminina.

Esquadrão Poti realiza Exercício Operacional Zarabatana VII


O Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), localizado no estado do Pará, sedia até o dia 12 de abril o exercício operacional Zarabatana VII, em que 67 militares trabalham para treinar técnicas de combate no helicóptero AH-2 Sabre da Força Aérea Brasileira (FAB). A atividade é realizada pelo Esquadrão Poti (2º/8º GAV) e envolve lançamento dos mísseis Ataka, emprego de foguetes, tiro terrestre e voos noturnos.

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Vídeo da Operação Escudo I realizado pela 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista



Durante a realização da Operação Escudo I (operação Santa Cruz 2016), toda a movimentação foi filmada, e agora está a disposição de todos!!!  

                               

O sol é CZA..Brasil acima de tudo

Produção do bombardeiro Tu-160 tem seu cronograma adiantado



O desenvolvimento do novo bombardeiro estratégico Tu-160M2 está com cronograma adiantado em uma série de itens, declarou nesta quarta-feira (6) o vice-ministro de Defesa da Rússia Yuri Borisov, no âmbito de uma visita à fábrica de aviões em Kazan. Nas suas palavras, isso mostra que o prazo final de produção da aeronave será certamente bastante adiantado com relação ao cronograma inicialmente divulgado. 

Unidades do Exército Brasileiro treinam incursões de emergência para a Rio 2016



Militares do 1º e do 2º Batalhões de Aviação do Exército e do 1º Batalhão de Forças Especiais fizeram hoje (6) uma demonstração do treinamento que feito há duas semanas na zona oeste do Rio de Janeiro, em que estão foram praticados desembarques de emergência para atuação das forças especiais nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Chamada de Operação Pão de Açúcar, a iniciativa busca reconhecer pontos estratégicos da cidade, ambientar os militares de outros estados e simular abordagens que poderiam ser adotadas caso haja ameaças na cidade.

RPA, VANT ou Drone, Conheça a diferença entre estes tipos de aeronaves



Você já deve ter percebido o quanto os “drones” estão famosos por aí, né? Além disso, eles têm tido inúmeras utilizações... Drone que entrega pizza, drones na agricultura e na pecuária, drone nos casamentos, drone no combate ao Aedes Aegypti, no carnaval, monitorando queimadas, até drone abatido por moto aquática... ONIPRESENTE, arroz de festa, tá em todo lugar e virou febre! Na Força Aérea Brasileira, esses robozinhos voadores são conhecidos pela sigla RPA (a tradução significa Aeronave Remotamente Pilotada). Quer saber como ele é aplicado por aqui? E a legislação, já conhece? Então vem com a gente! 

Navios do Comando do 3º Distrito Naval realizam ADESTREX I



O litoral de Natal ficou movimentado em 30 de março. O Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” e os Navios Patrulha “Macau”, “Goiana”, “Grajaú” e “Graúna”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizaram a ADESTREX I, com o objetivo de propiciar oportunidade de adestramento em conjunto.

Brasil e Paraguai planejam realizar mais exercícios militares conjuntos em suas fronteiras


Os governos brasileiro e paraguaio passarão a se reunir periodicamente com o objetivo de ampliar a cooperação bilateral em defesa e segurança. Os encontros serão para discutir operações militares e exercícios simultâneos ou conjuntos na fronteira. Os dois países também poderão cooperar mutuamente no sentido de compartilhar informações, capacitar e desenvolver iniciativas conjuntas no controle do espaço aéreo. A decisão foi tomada durante reunião entre os ministros brasileiros e paraguaios das Relações Exteriores e da Defesa, realizada na ultima segunda-feira dia 4/4.

EUA reorganizarão forças armadas para enfrentar novas ameaças


As forças armadas dos Estados Unidos devem rever sua organização para melhorar a resposta às ameaças de magnitude mundial, entre elas o grupo Estado Islâmico (EI) - declarou o secretário americano da Defesa, Ashton Carter, nesta terça-feira. Carter propôs a revisão da lei Goldwater-Nichols, de 1986. Essa lei estrutura a organização das forças armadas, assim como suas relações com o poder político.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Operação Corporate: Há 34 anos a Grã Bretanha dava uma resposta a invasão Argentina no arquipélago Austral


Por: Anderson Gabino

No dia de hoje, mais precisamente a 34 anos atrás, começava a Operação Corporate, a resposta Britânica ao ataque e invasão de forças militares Argentinas sobre as Ilhas Falklands (Malvinas). Por ordem da primeira ministra Margareth Thatcher, o Primeiro Lorde do Almirantado Henry Leach foi autorizado a enviar uma FT de ataque até a região do conflito.

Esquadrilha da Fumaça realiza travessia dos Andes para demonstração na Argentina



Depois das demonstrações na Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE), em Santiago, no Chile, a Esquadrilha da Fumaça segue agora para Córdoba, Argentina, sua última parada do circuito internacional. Desta vez, para uma demonstração na Escola de Aviação Militar da Argentina prevista para esta terça-feira (05/04). A chegada no país vizinho depende, no entanto, da travessia da maior cadeia de montanhas do mundo: a Cordilheira dos Andes, que já havia recebido as aeronaves A-29 Super Tucano da Esquadrilha na viagem de ida para a capital chilena. Nesse retorno, porém, a Fumaça posicionou fotógrafos e cinegrafistas na aeronave de apoio, do Esquadrão Cascavel, para aproveitar o cenário e registrar as melhores imagens da Esquadrilha em ação.

Exército Brasileiro adota o reparo REMAX 3 da Ares Aeroespacial, para as Viaturas Blindadas Guarani



O Exército Brasileiro concluiu as avaliações técnicas e operacionais do Reparo Automatizado de Metralhadora X, terceira versão (REMAX 3), formalizando sua adoção por meio da Portaria nº 006 – EME, de 08 de março de 2016. A ação é decorrente da decisão tomada na 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior de Transformação (CONSUT), encerrada em 03 de fevereiro de 2016.

Militares do HU-1 regressam da missão OPERANTAR XXXIV após seis meses na Antártica


Militares do DAE do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1)

No ultimo dia dia 29 de março, após seis meses de comissão, o Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1) regressou ao Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia. O DAE integrou a OPERANTAR XXXIV, em assistência ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Em um dia de muita emoção e de especial significado para o HU-1, os 13 militares integrantes do Destacamento foram recebidos por cerca de 50 pessoas, dentre os quais pais, esposas, filhos e amigos, além do Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Goldstein e de oficiais do Esquadrão.

Marinha do Brasil recebe mais uma aeronave AF-1B, a N-1011


Aeronave AF-1B N-1011 pronta para voo de recebimento em Gavião Peixoto Foto: EDS
Entre os dias 29 e 30 de março, em Gavião Peixoto (SP), após a conclusão dos voos de ensaio pela Embraer, foi realizado o recebimento da segunda aeronave AF-1B pelo Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves AF-1/1A. Foram realizados dois voos pelo piloto de ensaios da Marinha do Brasil, Capitão de Corveta (FN) Paulo Mário, tendo sido atendidos todos os requisitos previstos em normas técnicas.

Centro de Instrução de Blindados, dá Inicio ao Curso de Manutenção de Chassi das Viaturas Blindadas (VB) Guarani para Sargentos



No dia 28 de março do corrente foi realizada, a aula inaugural do Curso de Manutenção de Chassi das Viaturas Blindadas Guarani para Sargentos pelo Exmo Sr Gen Bda Fábio Benvenutti Castro, Comandante da 6ª Bda Inf Bld. Os 14 (quatorze) alunos que participarão do referido curso, oriundos de diversas regiões do Brasil, apresentaram-se desde o dia 27 março já prontos para a realização das atividades. 

Cão ferido em combate no Afeganistão será condecorado por ato de bravura


Lucca participou em mais de 400 missões no Afeganistão e Iraque. Foto: DR
Um pastor alemão norte-americano de 12 anos vai ser uma condecorado por bravura. Lucca perdeu uma pata durante uma missão no Afeganistão em 2012, devido a um explosivo. Este cão militar esteve presente em mais de 400 missões realizadas pelos Marines norte-americanos no Afeganistão e Iraque. O cão aposentado Lucca, que vai ser condecorado em Londres, já fez a viagem da Califórnia para a Europa.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Navio Doca Mumtipropósito NDM Bahia (G 40), já se encontra no Brasil


NDM Bahia (G 40) no porto de Toulon


A cerimônia para a entrega do NDM Bahia (G 40)¹ ao serviço ativo junto a Marinha do Brasil ocorreu no dia 10 de março, em Toulon. Como manda a tradição, uma garrafa de champanhe foi quebrada no casco do navio que foi rebatizado pela senhora Sílvia Helena Mandelli Manso Pinho, esposa do chefe do Estado Maior da Marinha brasileira, o Almirante Aírton Teixeira Pinho Filho.  A cerimônia proporcionou uma oportunidade para reunir inúmeras personalidades, entre as quais, nomeadamente, Chefe do Estado Maior da Marinha do Brasil, o embaixador do Brasil e o almirante comandante da força de ação naval.

21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista realiza exercício de adestramento Operação Escudo I (Operação Santa Cruz 2016)



Como parte de preparação aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, a Brigada de Infantaria Pára-quedista tem efetuado vários treinamentos alusivos aos jogos. A 21ª BIA A AAe Pqdt, como parte estratégica da Brigada de Infantaria e unidade de pronto emprego e ação rápida realizou no período de 28 de março a 1º de abril a Operação Escudo I denominada como Operação Santa Cruz 2016 na área da Base Aérea de Santa Cruz, e para registrar este exercício o Editor da ORBIS DEFENSE, Anderson Gabino, foi convidado para estar presente e poder registrar o evento como um todo.

Conheçam a atuação dos capacetes azuis brasileiros em operações da ONU pelo mundo


Você sabe onde os capacetes azuis do Brasil, estão atuando ultimamente? se não sabe, então você não pode deixar de ler esta matéria, Venham com a gente nesta leitura...

O Brasil no Mundo

Em diferentes regiões do globo, uma força militar de aproximadamente 80 mil capacetes azuis, liderados pelo Departamento de Operações de Manutenção da Paz das Nações Unidas (DPKO), atua para resolver conflitos da melhor forma possível: por vias pacíficas. Cerca de 2.400 brasileiros da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira contribuem para essa missão, participando de operações de paz sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil participa das missões de paz da ONU desde 1947, quando observadores militares brasileiros foram enviados à região dos Bálcãs, na porção meridional da Europa. 

Marinhas do Brasil e dos Estados Unidos fazem simulado de ação antiterrorista

Simulado de ação contra o terrorismo realizado pela Marinha Foto: Danilo Borges/Brasil2016
Um navio é sequestrado por terroristas. Há reféns. Com duas lanchas e um helicóptero, é feita a abordagem e a retomada da embarcação. As pessoas em risco são liberadas. A operação é finalizada com sucesso e sem mortes, assim como deve ser em caso de eventual ataque em um momento como os Jogos Rio 2016. Este cenário foi realizado na ultima terça feira, dia 29/03 e teve como pano de fundo a Base Almirante Castro e Silva (Bacs), na Ilha de Mocanguê Grande, em Niterói (RJ).

4 de abril, aniversário de criação da NATO/OTAN em 1949.



Por: Yam Wanders

Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN — em francês: Organisation du Traité de l'Atlantique Nord; em inglês: North Atlantic Treaty Organization - NATO), por vezes chamada Aliança Atlântica, é uma aliança militar intergovernamental baseada no Tratado do Atlântico Norte, que foi assinado em 4 de abril de 1949. A organização constitui um sistema de defesa coletiva através do qual seus Estados-membros concordam com a defesa mútua em resposta a um ataque por qualquer entidade externa à organização.

Finmeccanica anuncia o primeiro voo do AgustaWestland AW109 Trekker


A empresa italiana Finmeccanica, anunciou a realização do primeiro voo da nova aeronave bi-turbina AgustaWestland AW109 Trekker. O protótipo da aeronave voou pela primeira vez nas instalações da Divisão de Helicópteros da empresa, que fica em Costa Cascina, na Itália.

domingo, 3 de abril de 2016

Soldado do Exército Colombiano sobrevive 23 dias perdido na selva.


Fato ocorreu no dia 5 de março mas só veio a conhecimento público dia 31 de março. "Não me mate, eu sou o soldado perdido", suplicou Yeffer Sánchez ao militar que o encontrou na segunda-feira após 23 dias perdido na floresta no centro da Colômbia.
Assim terminou o suplício que havia começado mais de três semanas antes, no dia 5 de março, quando o soldado do Exército colombiano se deu conta de que estava sozinho e perdido no meio da mata fechada do Estado de Meta.

ORBIS DEFENSE na FIDAE 2016 o FDS.

Cobertura fotográfica por Daniel Thomei. 






Nosso colaborador Daniel Thomei nas boas companhias dos pilotos e mecânicos do EDA.

Vídeo: Conheça o Carro de Comabte T-14s Armata



Por: Anderson Gabino

O T-14 Armata (em Russo: Армата e designação industrial "objeto 148") É um Carro de Combate (CC) russo de 5 ª geração desenvolvido e produzido pela Rússia para servir como o principal veículo blindado do seu exército. Após anos de desenvolvimento ele foi oficialmente apresentado ao público durante o Desfile do Dia da Vitória em 2015, realizado em Moscou.

USAF terá primeira mulher General no comando de uma unidade de combate



A General Lori Robinson que comanda desde 2014 unidades da Força Aérea Americana (USAF) baseadas no Pacífico e tem sobre sua responsabilidade mais de 46 mil militares que servem sobretudo no Japão, Coreia do Sul, Havaí, Alasca e Guam. Aos 56 anos, esta general de quatro estrelas irá fazer história por ter sido escolhida pelo presidente Barack Obama para ser a primeira mulher na história dos Estados Unidos a comandar uma unidade de combate, ela irá chefiar o Comando Norte, no Colorado, um cargo que exige, no entanto, a aprovação do Senado norte-americano.

Novo conflito no Cáucaso; A disputa pela região de "Nagorno-Karaback.

Por Yam Wanders.


O mês de abril começa já com mais um conflito a incendiar a região do Cáucaso, dessa vez entre as  Repúblicas auto proclamada de Nagorno-Karaback  e a do Azerbaijão (essa uma ex-república soviética que conquistou automia depois do colapso da URSS). Devido a disputas de fronteira que oficialmente datam de 1988 entre a república da Armênia e o Azerbaijão, mas que tem raízes mais antigas, assim como a convivência complicada entre populações de etnias e religiões diferentes, os problemas mais diversos acabaram por surgir e finalmente eclodir em ataques mútuos e que agora degenerou em um conflito de fronteira o qual não se sabe aonde pode parar.