sábado, 9 de abril de 2016

Vídeo Institucional do Esquadrão Gavião



Por Redação OD 

Vídeo Institucional do Esquadrão Gavião - o Esquadrão de Instrução de Asas Rotativas da Força Aérea Brasileira - cujo lema é: "Nós ensinamos a voar e manter helicópteros"

Comandante Militar da Amazônia, General Guilherme Theóphilo critica a falta de recursos para operações na fronteira


Comandante MIilitar da Amazôani, General de Exército Theóphilo, criticou o governo federal e o Ministério da Justiça, e reclamou de falta de recurso para operações nas fronteiras (Foto: Gledson Albano/Arquivo Pessoal)

Por Rredação OD
Em tom de desabafo, o comandante militar da Amazônia, General Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, fez críticas ao governo federal e ao Ministério da Justiça, alegando falta de estrutura e recurso para realizar operações nas fronteiras. O desabafo ocorreu durante uma coletiva nesta quinta-feira (7) sobre a 'Operação Traíra', no 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Ao G1, o Ministério da Justiça rebateu alegando que o governo federal já adotou diversas ações para melhorar as condições das unidades da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal nas regiões de fronteira em todo o Brasil. A Justiça informou ainda que a Polícia Federal realiza em média cerca de 40 operações especiais por ano. 

Rússia inicia exportação de helicópteros com modernos sistemas de defesa



Por Redação OD
A corporação estatal russa Rostec (Helicópteros da Rússia’)irá equipar suas aeronaves com o mais novo sistema de defesa aérea: o “President-C”. Este sistema poderá ser instalado em aeronaves de diversos tipos, incluindo as utilizadas por autoridades e Chefes de Estado. Os helicópteros multifuncionais Mi-171SH e Mi-17-B5, além dos modelos de transporte pesado Mi-26T2 e de combate Mi-28NE e Ka-52, já serão exportados com a nova tecnologia. 

Helicópteros da Polícia Civil de São Paulo estão há cinco meses parados, por quebra de contrato



Por Redação OD
Todos os helicópteros da Polícia Civil de São Paulo estão parados, desde novembro do ano passado, em um hangar no Aeroporto Campo de Marte, na zona norte da capital. Os quatro aparelhos modelos Pelicano e Esquilo deixaram de prestar serviço à corporação após rompimento de contrato com a empresa responsável pela manutenção dos equipamentos. As aeronaves atuam em diversos serviços policiais, como transporte de órgãos para transplante, monitoramento de manifestações, operações de roubo a banco e resgate em casos de sequestro. Os helicópteros cobrem, principalmente, a capital e a Grande São Paulo, mas também podem atender a outras regiões do Estado. 

Ministérios da Defesa e da Justiça se unem para fortalecer a Base Industrial de Defesa


Ministérios da Defesa e da Justiça se unem para fortalecer Base Industrial de Defesa
Por Redação OD
As empresas da Base Industrial de Defesa têm encontrado nas propostas da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), do Ministério da Defesa (MD), uma firme parceria para atravessar o momento de instabilidade econômica e projetar a retomada dos investimentos. Uma das iniciativas para fortalecer a Base é a atuação conjunta com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça (MJ). Para a secretária de Produtos de Defesa, Perpétua Almeida, as empresas nacionais que fornecem os principais produtos do segmento dominam a tecnologia necessária para suprir itens demandados pelos órgãos de segurança pública de todos os estados brasileiros. 

Força Aérea Canadense, pinta aeronave em homenagem ao seu passado




Por Redação OD

A Força Aérea Canadense, pintou uma aeronave CF-18 com as cores utilizadas no passado, numa forma de homenagear a sua historia, e manter viva a chama de seus heróis.





O Ártico não é o limite!! US Navy operando com submarinos nucleares na calota polar (Vídeo e Fotos)


Por Redação OD
Não há como destacar uma única missão estratégica como a mais importante de um submarino, pois com os mais variados tipos de missões que eles podem realizar, podemos citar desde a escolta de comboios, proteção dos porta-aviões, patrulhando as águas territoriais, observando a movimentação dos navios de guerra e mercantes dos inimigos, executar um bloqueio, reunir dados de inteligência (diretamente ou por meio de drones , mesmo lançado a partir de uma posição submersa ), infiltrar forças especiais, lançar mísseis de cruzeiro balísticos ou convencionais diante de um cenário de ataque terrestre. É por isso que eles são frequentemente operados perto das águas mais disputadas e terras do globo, incluindo o Círculo Ártico. Não um, mas dois submarinos da classe Los Angeles fizeram uma “visita” ao acampamento Sargo, uma estação temporária no topo da camada de gelo flutuante no Ártico. 

Cães da Guarda Costeira dos EUA usam óculos 'estilosos' em treino


Cães da Guarda Costeira dos EUA usam óculos 'estilosos' em treino (Foto: U.S. Coast Guard Maritime Safety & Security Team)
Por Redação OD

A Guarda Costeira dos EUA postou fotos em que cães de serviço da corporação aparecem vestindo óculos protetores "estilosos". Os dois cães aparecem em fotos tiradas durante seu treinamento na Califórnia. Os óculos, segundo a Guarda Costeira, servem para proteger os olhos e as orelhas dos cachorros do barulho dos motores e dos esguiços de águas, entre outras coisas. Os cães da foto, Ricky e Evy, terminaram na última quinta (7) seu treinamento para agir em resgates de helicóptero.

Fuzis do Exército são furtados do museu da Aman, em Resende


Por Redação OD
A Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), instaurou um inquérito para investigar um furto de, pelo menos, cinco fuzis de uso exclusivo do Exército. O crime aconteceu na segunda-feira (4), mas a informação só foi divulgada pela instituição nesta sexta (8). De acordo com nota oficial da Aman, foram levadas armas históricas que ficavam no museu da academia. Ainda segundo o comunicado, o local foi periciado e foi constatado que o “furto ocorreu mediante eliminação dos dispositivos de segurança e arrombamento”. 

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Palestra da Imbel no Escritório de Projetos do Exército

Por Redação OD

No dia 07 de abril de 2016, o Gen Bda AMIN - Chefe do EPEx recebeu o diretor presidente da IMBEL (Indústria de Material Bélico do Brasil), Gen Div R/1 Tiago que ministrou uma palestra com o tema “Nova IMBEL”, no Escritório de Projetos do Exército, aos gerentes e supervisores dos Projetos Estratégicos do Exército. Participaram da Comitiva da IMBEL, o Diretor de Mercado - Cel Raulino e o Cel Botti - Chefe do Departamento de Relações de Mercado.

EUA se unem a parceiros latino-americanos na Feira Internacional Aérea e Espacial do Chile

O bombardeiro B-52 Stratofortress da Força Aérea dos EUA foi a atração mais popular da FIDAE 2016. A aeronave integrou o conjunto de 146 aviões de combate, comerciais e de treinamento militar em exibição. [Foto: FIDAE/Comunicação e Ministério da Defesa do Chile]

Por Carolina Contreras


O caça F-22 Raptors e o bombardeio B-52A da Força Aérea dos EUA (USAF) encantaram a multidão ao sobrevoar Santiago, no Chile, durante a 19ª Feira Internacional de Ar e Espaço do Chile (FIDAE), realizada de 29 de março a 3 de abril. O evento foi organizado pela Força Aérea Chilena (FACh) e contou com a participação de 146 aviões de combate, comerciais e de treinamento militar de 60 países. A FIDAE é considerada a maior feira comercial do gênero na América Latina, e sua 19ª edição foi realizada nas instalações da 2ª Brigada Aérea Pudahuel da FACh, cobrindo uma área de 9.508 metros quadrados.

O Porta aviões russo, Almirante Kuznetzov irá retornar ao Mar Mediterrâneo no verão de 2016



Por: Redação OD
A Marinha russa planeja retornar em breve com as atividades de seu porta-aviões o Almirante Kuznetsov, atualmente é o navio capitânia da frota russa no Mediterrâneo. O Kuznetsov deverá partir de sua base atual em Murmansk para o Mediterrâneo no próximo verão, conforme relatou a agência Tass. O navio está em Murmansk, onde está passando por uma certa “reforma” e sendo reaparelhado para retornar as suas operações no Mar Mediterrâneo. A Marinha russa está desde o início em 2013 com uma presença permanente no Mar Mediterrâneo onde possui dez ou mais navios de guerra (em média) em constante patrulha, oriundos de bases do Mar do Norte e do Mar Negro. De acordo com a TASS, o grupo atual inclui o cruzador de mísseis Varyag, armado com o sistema de defesa aérea Fort-M e o navio Almirante Kulakov, que conta com uma grande capacidade ASW (Guerra Anti Submarina).

Helicópteros russos Ka-52 'Alligator' em ação na síria (Fotos & Vídeo)




O primeiro protótipo do KA-52 foi uma modificação do KA-50 para testes estáticos. Em novembro de 1996 foi concluída a construção de uma versão atualizada do modelo, que realizou seu primeiro voo em 25 junho de 1997, tendo seu contínuo desenvolvimento e aperfeiçoamento sido realizado até 2008, ano em que se iniciou sua produção em série.

Tiroteio deixa ao menos 2 mortos em base da USAF no Texas


Lackland fica a 250 de km de Fort Hood, onde, em 2009, foi realizado o maior massacre em uma base militar norte-americana Reprodução/twitter.com
Por: Redação OD
Um tiroteio ocorreu dentro das dependencias de uma base da Força Aérea norte-americana, no Texas o qual deixou pelo menos dois mortos nesta sexta-feira (8). Os dois corpos foram encontrados dentro de um edifício na base conjunta San Antonio-Lackland, informaram as forças de segurança locais, que acreditam se tratar do agressor e de uma vítima.

Vídeo do exercício realizado entre a FAB e a US Navy de combate aéreo, por ocasião da UNITAS 2015



Por Anderson Gabino

O exercício UNITAS aconteceu na passagem pela costa brasileira do porta-aviões norte-americano USS George Washington em novembro de 2015, durante o deslocamento do Sul para o Sudeste do Brasil, contornado o continente Sul-Americano durante viagem do Japão até a costa leste dos Estados Unidos. Aproveitando-se desta situação a FAB realizou exercícios aéreos com as aeronaves do porta aviões GW.

Avibras irá expor pela primeira vez na LAAD Security e apresentará a viatura Guará 4WS





Reconhecida mundialmente pela excelência e pela qualidade de seus produtos e sistemas de defesa, a Avibras Indústria Aeroespacial fará apresentação oficial do protótipo da viatura Guará 4WS 4X4, versão para emprego policial, na LAAD Security (Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa) de 12 a 14 de abril, no Riocentro – Exhibition & Convention Center, no Rio de Janeiro. A feira reúne empresas nacionais e internacionais que fornecem tecnologias, equipamentos e serviços para Segurança Pública, Forças Policiais, Forças Especiais, Forças Armadas, Law Enforcement, Homeland Security e gestores de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura crítica do Brasil e América Latina. 

Exército Brasileiro reforça sua presença nas fronteiras do Acre em operação


Exército faz operação nas área sde fronteira do Acre sem data para terminar (Foto: Jhonatas Fabrício/Arquivo pessoal)
O Exército Brasileiro iniciou, na última segunda-feira (4), a Operação Traíra, que tem como objetivo a intensificação da presença da Força Terrestre na faixa de fronteira, com prioridade para o combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais na região. As ações ocorrem nos estados do Amazonas e do Acre, tendo como prioridades de atuação as regiões como a Serra do Divisor, que fica na fronteira do Peru com o Brasil. Segundo o major Gustavo de Lima, o responsável pela parte de comunicação, a operação vai trazer mais segurança à comunidade.

BAE Systems ganha contrato para converter viaturas Bradley M3 do Exército Americano


A Bradley M3 ODS-SA (Photo: BAE Systems)
O Exército dos EUA contratou a empresa britânica BAE Systems para a conversão de veículos Bradley modelos M3 em modelos M2, com um custo total de US$ 25.3 mil. A empresa foi a única que apresentou uma proposta para ao DoD, com um contrato de preço fixo. O trabalho de conversão será realizado na sede de York, Inglaterra, com uma previsão de conclusão dos trabalhos para março de 2018.

RIOgaleão realizou exercício simulado de emergência aeronáutica visando a segurança durante os Jogos Olímpicos Rio 2016


O consórcio RIOgaleão realizou no último dia 30/03, na área do Aeroporto Internacional Tom Jobim, um Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica (ESEAC), que é um dos testes obrigatórios previstos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para avaliar a eficiência do aeroporto em casos de acidentes aéreos. O simulado, que envolveu a equipe de resposta à emergências, contou com a colaboração de profissionais do Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG), do Batalhão de Infantaria Especial (BINFAE), do Grupamento Aéreo Militar (GAM) e do Batalhão de policiamento em Áreas Turísticas (BPTUR), além de voluntários da concessionária, membros do Corpo de Bombeiros Militar, da Cruz Vermelha Brasileira e de 11 companhias aéreas.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Esquadrão Gavião da início ao Curso de Especialização Operacional em Asas Rotativas (CEOAR-2016)



Por: Anderson Gabino

Começou hoje a preparação dos futuros pilotos de helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB), com o início do CEOAR (Curso de Especialização Operacional em Asas Rotativas) ministrado pelo Esquadrão Gavião (1º/11ºGAv) na Base Aérea de Natal. O primeiro voo com os Aspirante se deu hoje por volta das 8h com o início de um briefing entre o Comandante do Esquadrão, Ten Cel Av Alexandre de Carvalho Ribeiro e o Aspirante a aviador Caio Liguori, o voo teve duração de 1h aproximadamente.

Saab estará presente na LAAD Security 2016




A Saab, empresa da área de defesa e segurança, estará presente na LAAD Security 2016, que acontece de 12 a 14 de abril. Na exposição, a Saab demonstrará como tecnologia avançada e pensamento inovador podem ajudar a manter nações e sociedades em segurança. No evento, a Saab apresentará seu extenso portfólio de soluções de alta tecnologia para proteção civil e militar, que contam com o custo-benefício e a confiabilidade necessárias para atender às demandas de vários países, inclusive o Brasil e demais nações da América Latina. 

Verbas das Forças Armadas para segurança das Olimpíadas não serão cortadas, diz Ministro da Defesa



Não haverá corte de verba para as Forças Armadas ajudarem a garantir a segurança durante as Olimpíadas. Foi o que informou o ministro da Defesa, Aldo Rebelo. Ele participou de audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), nesta quinta-feira (7), para discutir a Política Nacional de Defesa. Segundo Aldo Rebelo, o orçamento brasileiro para a defesa está abaixo da média, até mesmo em relação à América do Sul. Clique e Ouça o repórter da Rádio Senado, Floriano Filho entrevistando o Ministro, se preferir leia abaixo na integra a conversa.

O gigante chinês Xian Y-20 entrará em serviço este ano


O Xian Y-20 é uma aeronave, que está em uma categoria que fica entre o Boeing C-17 Globemaster III e o Airbus A400M, em termos de capacidade. Seu protótipo está realizando o teste de certificação desde dezembro de 2012, incluindo os de rolagem. Ele fez seu primeiro voo em 26 de janeiro de 2013 e está com uma previsão para entrar em operação este ano ainda, de acordo com um relatório dos oficiais do jornal do Partido Comunista do povo" o Diário do Povo ".

Esquadrão Rumba treina futuros pilotos da FAB e pela 1ª vez o esquadrão conta com uma mulher como instrutora


O Esquadrão Rumba (1º/5º GAV) iniciou, na segunda-feira (04/04), a atividade aérea do Curso de Especialização Operacional (CEO) com 61 Oficiais Aviadores formados na Academia da Força Aérea (AFA), que serão designados para as Aviações de Transporte, Patrulha e Reconhecimento. No sexagésimo nono ano de sua criação, o 1º/5º GAV, que já especializou centenas de pilotos de combate da Força Aérea Brasileira, desponta pela inédita marca de ter o primeiro voo de instrução, no âmbito da Primeira Força Aérea (I FAE), realizado por uma tripulação totalmente feminina.

Sagem ganha concorrencia para o fornecimento de novos Uav´s ao Exército Francês



O veículo aéreo não tripulado (UAV) da empresa Sagem, o Patroller foi o escolhido para o programa de sistema de drone tático para o Exército francês, que o MD Francês estava realizando estima-se que um total de 14 unidades do Patroller deverá ser fornecido ao Exército francês, e assim poderão começarem a substituir os drones Sperwer em 2018. Clique aqui e veja o vídeo de apresentação do Patroller.

Esquadrão Poti realiza Exercício Operacional Zarabatana VII


O Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), localizado no estado do Pará, sedia até o dia 12 de abril o exercício operacional Zarabatana VII, em que 67 militares trabalham para treinar técnicas de combate no helicóptero AH-2 Sabre da Força Aérea Brasileira (FAB). A atividade é realizada pelo Esquadrão Poti (2º/8º GAV) e envolve lançamento dos mísseis Ataka, emprego de foguetes, tiro terrestre e voos noturnos.

Marinhas da Ucrânia e da Turquia realizam manobras no Mar Negro


Navios da Marinha da Ucrânia e da Turquia realizaram treinamentos navais conjuntos no Mar Negro, informou o serviço de imprensa do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia. “Do treinamento participaram a fragata da Marinha ucraniana Getman Sagaidachny, bem como a fragata TCG Salihreis e a corveta TCG Bartin da Marinha da Turquia”, diz-se no comunicado.

Hollande suspende cortes nas forças armadas em reposta ao terrorismo



O Presidente Francês François Hollande, anunciou nesta quarta-feira dia 06/04 a suspensão do corte de 10 mil postos nas forças armadas, bem como a decisão de criar 800 novos postos ao longo dos próximos três anos para responder à ameaça terrorista. A medida presidencial anunciada após uma reunião do Conselho de Defesa e Segurança cancela o programa de cortes que estava previsto para o triênio 2017-2019 no âmbito da lei de planeamento militar. 

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Vídeo da Operação Escudo I realizado pela 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista



Durante a realização da Operação Escudo I (operação Santa Cruz 2016), toda a movimentação foi filmada, e agora está a disposição de todos!!!  

                               

O sol é CZA..Brasil acima de tudo

Empresas Israelenses exibirão tecnologias de Segurança durante a LAAD Security no Rio de Janeiro



Entre os dias 12 e 14 de abril ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro a LAAD Security – Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa. O evento reunirá empresas nacionais e internacionais que fornecem tecnologias, equipamentos e serviços para Segurança Pública, Forças Policiais, Especiais e Forças Armadas, Law Enforcement, Homeland Security e gestores de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura crítica do Brasil e América Latina.

Produção do bombardeiro Tu-160 tem seu cronograma adiantado



O desenvolvimento do novo bombardeiro estratégico Tu-160M2 está com cronograma adiantado em uma série de itens, declarou nesta quarta-feira (6) o vice-ministro de Defesa da Rússia Yuri Borisov, no âmbito de uma visita à fábrica de aviões em Kazan. Nas suas palavras, isso mostra que o prazo final de produção da aeronave será certamente bastante adiantado com relação ao cronograma inicialmente divulgado. 

Unidades do Exército Brasileiro treinam incursões de emergência para a Rio 2016



Militares do 1º e do 2º Batalhões de Aviação do Exército e do 1º Batalhão de Forças Especiais fizeram hoje (6) uma demonstração do treinamento que feito há duas semanas na zona oeste do Rio de Janeiro, em que estão foram praticados desembarques de emergência para atuação das forças especiais nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Chamada de Operação Pão de Açúcar, a iniciativa busca reconhecer pontos estratégicos da cidade, ambientar os militares de outros estados e simular abordagens que poderiam ser adotadas caso haja ameaças na cidade.

EUA estudam a retirada de tropas baseadas ao norte do Egito



O Presidente Americano Barack Obama, começou a considerar a hipótese de retirar as suas tropas da base militar que fica ao norte da península do Sinai no Egito, em particular, por causa de ameaça crescente por parte do Daesh, informou o canal televisivo norte-americano CNN. Segundo o canal, os EUA podem deslocar uma parte das tropas norte-americanas para a parte sul da península.

RPA, VANT ou Drone, Conheça a diferença entre estes tipos de aeronaves



Você já deve ter percebido o quanto os “drones” estão famosos por aí, né? Além disso, eles têm tido inúmeras utilizações... Drone que entrega pizza, drones na agricultura e na pecuária, drone nos casamentos, drone no combate ao Aedes Aegypti, no carnaval, monitorando queimadas, até drone abatido por moto aquática... ONIPRESENTE, arroz de festa, tá em todo lugar e virou febre! Na Força Aérea Brasileira, esses robozinhos voadores são conhecidos pela sigla RPA (a tradução significa Aeronave Remotamente Pilotada). Quer saber como ele é aplicado por aqui? E a legislação, já conhece? Então vem com a gente! 

Navios do Comando do 3º Distrito Naval realizam ADESTREX I



O litoral de Natal ficou movimentado em 30 de março. O Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” e os Navios Patrulha “Macau”, “Goiana”, “Grajaú” e “Graúna”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizaram a ADESTREX I, com o objetivo de propiciar oportunidade de adestramento em conjunto.

Brasil e Paraguai planejam realizar mais exercícios militares conjuntos em suas fronteiras


Os governos brasileiro e paraguaio passarão a se reunir periodicamente com o objetivo de ampliar a cooperação bilateral em defesa e segurança. Os encontros serão para discutir operações militares e exercícios simultâneos ou conjuntos na fronteira. Os dois países também poderão cooperar mutuamente no sentido de compartilhar informações, capacitar e desenvolver iniciativas conjuntas no controle do espaço aéreo. A decisão foi tomada durante reunião entre os ministros brasileiros e paraguaios das Relações Exteriores e da Defesa, realizada na ultima segunda-feira dia 4/4.

Guarda Nacional de Oregon pinta uma aeronave para comemorar seu 75º Aniversário



Para comemorar o 75º aniversário da Guarda Aérea Nacional de Oregon, o 173º Fighter Wing, baseado em Kingsley Field, em Klamath Falls, Oregon, resolveu pintar um F-15 Eagle com um esquema especial de cores. As imagens falam por si própria e mostram a pintura da "cor especial", na aeronave já sendo rebocada para fora do hangar, onde as equipes de manutenção do 173º preparou esta incrível peça de arte!

EUA reorganizarão forças armadas para enfrentar novas ameaças


As forças armadas dos Estados Unidos devem rever sua organização para melhorar a resposta às ameaças de magnitude mundial, entre elas o grupo Estado Islâmico (EI) - declarou o secretário americano da Defesa, Ashton Carter, nesta terça-feira. Carter propôs a revisão da lei Goldwater-Nichols, de 1986. Essa lei estrutura a organização das forças armadas, assim como suas relações com o poder político.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Operação Corporate: Há 34 anos a Grã Bretanha dava uma resposta a invasão Argentina no arquipélago Austral


Por: Anderson Gabino

No dia de hoje, mais precisamente a 34 anos atrás, começava a Operação Corporate, a resposta Britânica ao ataque e invasão de forças militares Argentinas sobre as Ilhas Falklands (Malvinas). Por ordem da primeira ministra Margareth Thatcher, o Primeiro Lorde do Almirantado Henry Leach foi autorizado a enviar uma FT de ataque até a região do conflito.

Esquadrilha da Fumaça realiza travessia dos Andes para demonstração na Argentina



Depois das demonstrações na Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE), em Santiago, no Chile, a Esquadrilha da Fumaça segue agora para Córdoba, Argentina, sua última parada do circuito internacional. Desta vez, para uma demonstração na Escola de Aviação Militar da Argentina prevista para esta terça-feira (05/04). A chegada no país vizinho depende, no entanto, da travessia da maior cadeia de montanhas do mundo: a Cordilheira dos Andes, que já havia recebido as aeronaves A-29 Super Tucano da Esquadrilha na viagem de ida para a capital chilena. Nesse retorno, porém, a Fumaça posicionou fotógrafos e cinegrafistas na aeronave de apoio, do Esquadrão Cascavel, para aproveitar o cenário e registrar as melhores imagens da Esquadrilha em ação.

Exército Brasileiro adota o reparo REMAX 3 da Ares Aeroespacial, para as Viaturas Blindadas Guarani



O Exército Brasileiro concluiu as avaliações técnicas e operacionais do Reparo Automatizado de Metralhadora X, terceira versão (REMAX 3), formalizando sua adoção por meio da Portaria nº 006 – EME, de 08 de março de 2016. A ação é decorrente da decisão tomada na 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior de Transformação (CONSUT), encerrada em 03 de fevereiro de 2016.

Militares do HU-1 regressam da missão OPERANTAR XXXIV após seis meses na Antártica


Militares do DAE do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1)

No ultimo dia dia 29 de março, após seis meses de comissão, o Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1) regressou ao Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia. O DAE integrou a OPERANTAR XXXIV, em assistência ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Em um dia de muita emoção e de especial significado para o HU-1, os 13 militares integrantes do Destacamento foram recebidos por cerca de 50 pessoas, dentre os quais pais, esposas, filhos e amigos, além do Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Goldstein e de oficiais do Esquadrão.

Facções armadas derrubam avião no norte da Síria e capturam seu piloto


Suposta foto feita, do abate
Um avião de combate foi abatido nesta terça-feira por mísseis lançados na província de Aleppo, ao norte da Síria, por facções armadas que operam na região e que capturaram o piloto, segundo ativistas. Uma fonte militar local, confirmou que o avião realizava trabalhos de reconhecimento e caiu em Aleppo após ser atingido por mísseis lançados da terra.

Marinha do Brasil recebe mais uma aeronave AF-1B, a N-1011


Aeronave AF-1B N-1011 pronta para voo de recebimento em Gavião Peixoto Foto: EDS
Entre os dias 29 e 30 de março, em Gavião Peixoto (SP), após a conclusão dos voos de ensaio pela Embraer, foi realizado o recebimento da segunda aeronave AF-1B pelo Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves AF-1/1A. Foram realizados dois voos pelo piloto de ensaios da Marinha do Brasil, Capitão de Corveta (FN) Paulo Mário, tendo sido atendidos todos os requisitos previstos em normas técnicas.

Centro de Instrução de Blindados, dá Inicio ao Curso de Manutenção de Chassi das Viaturas Blindadas (VB) Guarani para Sargentos



No dia 28 de março do corrente foi realizada, a aula inaugural do Curso de Manutenção de Chassi das Viaturas Blindadas Guarani para Sargentos pelo Exmo Sr Gen Bda Fábio Benvenutti Castro, Comandante da 6ª Bda Inf Bld. Os 14 (quatorze) alunos que participarão do referido curso, oriundos de diversas regiões do Brasil, apresentaram-se desde o dia 27 março já prontos para a realização das atividades. 

Ministro da Defesa irá conhecer a nova aeronave da Embraer, o cargueiro KC-390


O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da Força Aérea Brasileira Foto: EDS
O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, conhece nesta terça-feira (05) o novo avião cargueiro projetado pela Força Aérea Brasileira (FAB), o KC-390. O cargueiro está sendo fabricado pela Embraer, com a participação da Argentina, Portugal e República Tcheca. O Embraer KC-390, que será apresentado na Base Aérea de Brasília, é capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, busca e resgate, reabastecimento em voo e combate a incêndios florestais. 

Cão ferido em combate no Afeganistão será condecorado por ato de bravura


Lucca participou em mais de 400 missões no Afeganistão e Iraque. Foto: DR
Um pastor alemão norte-americano de 12 anos vai ser uma condecorado por bravura. Lucca perdeu uma pata durante uma missão no Afeganistão em 2012, devido a um explosivo. Este cão militar esteve presente em mais de 400 missões realizadas pelos Marines norte-americanos no Afeganistão e Iraque. O cão aposentado Lucca, que vai ser condecorado em Londres, já fez a viagem da Califórnia para a Europa.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Navio Doca Mumtipropósito NDM Bahia (G 40), já se encontra no Brasil


NDM Bahia (G 40) no porto de Toulon


A cerimônia para a entrega do NDM Bahia (G 40)¹ ao serviço ativo junto a Marinha do Brasil ocorreu no dia 10 de março, em Toulon. Como manda a tradição, uma garrafa de champanhe foi quebrada no casco do navio que foi rebatizado pela senhora Sílvia Helena Mandelli Manso Pinho, esposa do chefe do Estado Maior da Marinha brasileira, o Almirante Aírton Teixeira Pinho Filho.  A cerimônia proporcionou uma oportunidade para reunir inúmeras personalidades, entre as quais, nomeadamente, Chefe do Estado Maior da Marinha do Brasil, o embaixador do Brasil e o almirante comandante da força de ação naval.

Embraer Defesa & Segurança seleciona Rheinmetall para fornecer dispositivos de treinamento para o KC-390



Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Seguranca, e Ulrich Sasse, presidente da Rheinmetall Simulation and Training, assinam contrato na Fidae​


A Embraer Defesa & Segurança anunciou no dia 30/03 durante a FIDAE 2016, a seleção da empresa alemã Rheinmetall Defence Electronics Simulation and Training para desenvolver e entregar dispositivos de treinamento para o jato de transporte militar KC-390.

21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista realiza exercício de adestramento Operação Escudo I (Operação Santa Cruz 2016)



Como parte de preparação aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, a Brigada de Infantaria Pára-quedista tem efetuado vários treinamentos alusivos aos jogos. A 21ª BIA A AAe Pqdt, como parte estratégica da Brigada de Infantaria e unidade de pronto emprego e ação rápida realizou no período de 28 de março a 1º de abril a Operação Escudo I denominada como Operação Santa Cruz 2016 na área da Base Aérea de Santa Cruz, e para registrar este exercício o Editor da ORBIS DEFENSE, Anderson Gabino, foi convidado para estar presente e poder registrar o evento como um todo.