sexta-feira, 2 de março de 2018

O Futuro é logo ali: Maior avião militar desenvolvido no Brasil, KC-390 se prepara para chegar a FAB


Por: Redação OD

O ano de 2018 promete trazer bons voos para a área operacional da FAB com a entrega prevista do primeiro KC-390. A nova aeronave multimissão de transporte da Força Aérea Brasileira já está 97% desenvolvida e, neste primeiro semestre, encerra a fase de testes em voo e certificação. As duas primeiras unidades estão confirmadas para serem entregues à Ala 2, em Anápolis (GO). Ao todo, 28 aeronaves adquiridas pelo governo brasileiro irão compor a frota da aviação de transporte da FAB. Robusto, moderno e de alta capacidade operacional, o KC-390 se materializou a partir do conceito e ideias de pilotos e engenheiros da FAB que ansiavam por demandas acima das cumpridas pelo C-130 Hércules.

quinta-feira, 1 de março de 2018

Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal ministra curso de operações ribeirinhas a PM do Rio Grande do Norte

Alunos do “V Coesp” realizam travessia no rio Potengi
Por: Redação OD

O Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal ministrou um módulo sobre operações ribeirinhas no “V Curso de Operações Especiais (Coesp) da Polícia Militar do Rio Grande do Norte”. O módulo foi realizado de 19 a 22 de fevereiro, composto por instrução teórica e prática. A capacitação visa habilitar os alunos para atuarem em missões policiais que tenham a necessidade de aplicação da doutrina de operações especiais.

3° Batalhão de Aviação do Exército realiza manobras de pilotagem tática como parte da Operação Rotores do Oeste


Por: Redação OD
O 3° Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx) iniciou, no dia 22 de fevereiro, os preparativos para a Operação Rotores do Oeste, com objetivo de cumprir o quadro de habilitações técnicas previstas para os aeronavegantes da Aviação do Exército. O Batalhão deslocou, nesse dia, parte de seu efetivo para o 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec), localizado em Ponta Porã, onde ficará instalada a base de operações. Além do deslocamento dos helicópteros HA-1 Fennec, um comboio terrestre transportou os militares responsáveis pela preparação logística da manobra, tais como rancho, saúde, manutenção e abastecimento.

A intervenção no Rio deve mirar-se no exemplo do Haiti e não pode ser inibida por gigolôs dos direitos humanos


Por: Augusto Nunes
Admita-se que a intervenção federal no Rio de Janeiro foi decidida às pressas, para tornar menos anêmica a taxa de popularidade do presidente Michel Temer. Admita-se, também, que uma ação desse porte deveria ser planejada mais cuidadosamente. Admita-se, ainda, que as limitações impostas à atuação do Exército ameaçam reduzir a defensiva contra o crime a uma intervenção meia-boca. Feitas essas ressalvas, é preciso admitir que os pedidos de socorro dos cariocas não podiam deixar de ser ouvidos.É preciso, sobretudo, reconhecer que uma ofensiva do gênero só terá êxito se conduzida pelo Exército.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Risoul Air Show 2018


Exclusivo,
Por: Yam Wanders.

O primeiro evento aéreo da temporada 2018 ocorreu nesse dia 27 de fevereiro, na prestigiosa estação de esqui da vila de Risoul na França, em um local espetacular a uma altitude de quase 2 mil metros acima do nível do mar.
Apesar das condições meteorológicas não cooperarem como estava previsto, o show ocorreu bem e com a presença de aeronaves efetuando excelentes performaces, assim como a prestigiada presença da Patrouille de France. O frio que variou entre -10C e -15C, com ventos de até 15kt que intensificavam a sensação de frio não espantaram os aproximados 10 mil presentes que frequentam a estação de Risoul. 

General Braga Netto descarta a ocupação permanente de favelas do Rio de janeiro durante a intervenção federal


Por: Redação OD

O Exército brasileiro, encarregado da Intervenção Federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, descartou a ocupação permanente de favelas, explicou nesta última terça-feira (27) o General de Exército Walter Souza Braga Netto (...) "Não existe planejamento de ações permanentes para as comunidades", afirmou o general durante a coletiva de imprensa, na qual onde ele, não entrou em maiores detalhes sobre as medidas que poderão vir a serem tomadas para conter a onda de violência no Rio. Nas favelas moram mais de 1,5 milhão de pessoas, cerca de 25% da população, e algumas já estiveram ocupadas pelo Exército, como o complexo da Maré, uma das mais violentas, ocupadas entre abril de 2014 e maio de 2015. 

A arquitetura da defesa no Brasil


Por: Almirante de Esquadra Mário Cesar Flores

Este artigo volta a tema de artigos meus anteriores: defesa não é assunto exclusivamente militar. Sua abrangência se estende a toda a Nação e se desenvolve em três patamares interativos e complementares - todos em déficit no Brasil. O primeiro é fundamentalmente político - governo e Congresso, com a contribuição cultural de instituições e pessoas que pensam o Brasil. Cabe à política refletir sobre as vicissitudes internas e na ordem internacional, identificando e avaliando hipóteses plausíveis da necessidade de emprego do poder militar.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Intervenção federal: Uma providência embasada no dever constitucional? Ou, apenas, um artifício político.


Por: Sérgio Pinto Monteiro

Desde a assinatura do decreto presidencial que determina a intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro, proliferam na mídia e nas redes sociais os mais variados comentários e artigos. Alguns merecedores de atenção, outros contaminados ideologicamente, muitos deles irreais, fantasiosos e até ridículos. Sempre que o tema é segurança pública, voltam à TV os especialistas, vários deles sérios e competentes, outros nem tanto. Questiona-se o real objetivo da medida. Teria sido uma providência embasada no dever constitucional do Estado de prover a segurança dos cidadãos? Ou, apenas, um artifício político para desviar as atenções do fracasso do governo federal no tema da reforma previdenciária? Ou, quem sabe, uma jogada meramente eleitoreira visando à melhoria da baixa popularidade do Presidente da República? 

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Braço Forte, Mão Amiga: o Grito de Guerra do Exército Brasileiro


Por: Monteiro de Barros
Segundo Olivier Reboul, o termo "slogan" remonta à expressão escocesa "sluagh-ghairm", que quer dizer "grito de guerra", utilizado por um clã na hora da batalha (Reboul, 1986, p. 7). Na França, a expressão transformou-se e ganhou sentido pejorativo relacionado a doutrinamento. No entanto, foram os Estados Unidos que tornaram o vocábulo conhecido mundialmente com o significado comercial que entendemos hoje.

NUCLEP marcou presença na Cerimônia de Integração dos Submarinos Classe Riachuelo


Por: Redação OD

O presidente da NUCLEP, Carlos Henrique Silva Seixas, e sua diretoria, participaram na manhã da última terça-feira, 20 de fevereiro, da Cerimônia de Início da Integração dos Submarinos Classe Riachuelo, no complexo naval de Itaguaí, a convite do Comandante Geral da Marinha, Almirante de Esquadra, Eduardo Bacellar Ferreira. A solenidade que contou com a presença do presidente da Republica, Michel Temer, do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e outras autoridades, celebrou o lançamento da fase final de montagem do Riachuelo, submarino de tecnologia francesa, para o qual a NUCLEP construiu os ‘cascos resistentes’.

Força Aérea Brasileira realiza a primeira missão de evacuação aeromédica (EVAM) utilizando o Boeing 767


Por: Redação OD
Pela primeira vez o Boeing 767, do Esquadrão Corsário (2º/2º GT) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou a missão de Evacuação Aeromédica (EVAM). A aeronave decolou nesta sexta-feira (23/02), às 9 horas, do Rio de Janeiro (RJ) rumo a Manaus (MA) para remover dois pacientes (uma mulher de 28 anos e um homem de 33). De Manaus, a equipe seguiu para Brasília (DF) para transportar outro paciente (um homem de 25 anos). A tripulação, composta por três militares da área da saúde, levou os removidos para o Hospital Central da Aeronáutica (HCA) e para o Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG). A aeronave pousou na Ala 11, localizada no Galeão (RJ), às 21 horas da sexta-feira.