sábado, 24 de junho de 2017

Exército Brasileiro e os 150 anos da atividade de Observação Aérea no Brasil


Por: Redação OD

A Atividade de Observação Aérea Brasileira tem sua origem em 1867, por iniciativa do Duque de Caxias, no transcurso da Guerra da Tríplice Aliança. Naquela oportunidade, o Exército havia empregado balões cativos de observação como instrumento de batalha para reconhecer as posições defensivas de Curupaiti e Humaitá. Passado o combate, mais precisamente no ano de 1907, o então Ministro da Guerra, Marechal Hermes da Fonseca, enviou à França o Tenente de Cavalaria Juventino da Fonseca, militar que viria a ser o primeiro Observador Aéreo brasileiro. Na Europa, esse valoroso oficial aprendeu a arte de observar o campo de batalha e de pilotar os balões cativos de observação. Com seu regresso, deu-se a montagem do primeiro parque de aero estações em solo pátrio.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Instrutoras das futuras Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras realizam atividade na montanha

Por: Redação OD
O Projeto de Inserção do Sexo Feminino na Linha de Ensino Militar Bélico (PISFLEMB) alcançou um grande objetivo na última semana: as pioneiras instrutoras das futuras Cadetes conquistaram a montanha.Juntamente com os Cadetes do Curso Básico, as instrutoras realizaram uma série de atividades de instrução especializada em ambiente de montanha, na região das Agulhas Negras no Parque Nacional do Itatiaia. O objetivo foi analisar a execução de oficinas e rotas pelo sexo feminino e avaliar a necessidade de possíveis adaptações para o ano de 2018.

5ª Região Militar coordenou evento sobre Mobilização Nacional, cujo tema foi “Recursos Logísticos para a Mobilização”


Por: Redação OD
A 5ª Região Militar (5ª RM) coordenou, neste mês de junho, um evento sobre a Mobilização Nacional, cujo tema girou em torno dos “Recursos Logísticos para a Mobilização”. Atividade era direcionada a empresários, representantes das Federações da Indústria e do Comércio, e integrantes do meio acadêmico dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, uma oportunidade de interação da Base Industrial com a Defesa Nacional.

Marinha do Brasil recebeu sua primeira aeronave C-SAR (Busca e Resgate em Combate)

N-7201 é uma das três aeronaves na versão C-SAR adquiridas pela Marinha do Brasil
Por: Redação OD
No dia 14 de junho, nas instalações da HELIBRAS,em Itajubá (MG), a Marinha do Brasil recebeu sua primeira aeronave C-SAR (Combat-Search and Rescue - Busca e Resgate em Combate), da família Super Cougar, com o numeral N-7201. Dentro do programa H-XBR, que prevê a entrega de 16 unidades do helicóptero modelo H-225M para a Marinha do Brasil, a N-7201 é a primeira das três aeronaves na versão C-SAR a ser entregue. O C-SAR é uma das operações mais críticas da atualidade e tem por objetivo o regaste de tripulações abatidas ou que tenham se acidentado em território hostil durante um conflito. Para realizá-la, a aeronave traz um conjunto de sensores e sistema de autoproteção capaz de enfrentar as mais modernas ameaças. A suite integrada de equipamentos auxiliares de defesa é responsável pela autoproteção periférica da aeronave e visa a aumentar sua capacidade de sobrevivência nos cenários de conflitos.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Força Aérea Brasileira celebra aniversário da Aviação de Reconhecimento


Por: Redação OD

Dos sensores instalados em aeronaves aos veículos aéreos não tripulados (VANT), a Aviação de Reconhecimento tem como objetivo fazer varreduras de áreas suspeitas e apoiar operações de busca e salvamento com informações rastreadas. O dia 24 de junho relembra a data em 1867, em que balões foram utilizados pela primeira vez para reconhecimento das áreas inimigas e das tropas paraguaias nas fronteiras, e, por isso, é considerado o dia da aviação de reconhecimento.


FONTE: CECOMSAER

Operação Cargueiro: 6ª Brigada de Infantaria Blindada prepara a tropa para as Operações de Garantia da Lei e da Ordem


Por: Redação OD

A 6ª Brigada de Infantaria Blindada conduziu, no período de 12 a 14 de junho, a Operação Cargueiro. Participaram da atividade os Pelotões de Operações Especiais das Organizações Militares Diretamente Subordinadas que integraram a Unidade de Operações Especiais Niederauer (U Op Esp Niederauer).

Marinha do Brasil realiza exercício Sinal Vermelho para evacuação de não combatentes e adestramento da Esquadra (vídeo)

Navios se preparam para operação anfíbia
Por: Redação OD
A Estratégia Nacional de Defesa estabelece que as Forças Armadas mantenham suas forças estratégicas em condições de emprego imediato para atuação desde o tempo de paz. Nesse contexto, a Marinha  do Brasil dispõe de uma Força de Emprego Rápido (FER), composta por meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais, prontos para serem empregados no menor tempo possível, constituindo a primeira reação da Marinha, em caso de necessidade de emprego real. 

terça-feira, 20 de junho de 2017

1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) realizou exercício de situação hipotética para o preparo da tropa na defesa externa


Por: Redação OD
A 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) realizou, em 14 de junho, um exercício de combate convencional vocacionado para o adestramento em defesa externa.A atividade contou com uma situação hipotética de retomada de território ocupado por forças adversas, e foi conduzida no terreno a partir de postos de observação. Nessa ocaião, os diversos níveis e escalões de comando puderam consolidar e revisar a doutrina de emprego das forças, ratificando ou retificando o planejado nas cartas (mapas).

Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea do CFN realiza lançamento do míssil Mistral (vídeo)


Por: Redação OD
O Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea (BtlCtaetatDAAe) realizou, no dia 29 de maio, na Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro (RJ), o disparo bem sucedido de um míssil superfície-ar (MSA) Mistral, tipo fire forget. O projétil possui um sistema de guiamento por infravermelho de segunda geração, que é resistente a contramedidas.

domingo, 18 de junho de 2017

Salvatagem - Você está preparado?

O castelo de proa, um dos locais de maior risco de possibilidade de queda ao mar.

Por: Yam Wanders.

Recentemente foi noticiada em todo o mundo a colisão entre o destróier USS Fitzgerald e um cargueiro civil no mar das Filipinas, mas não me aprofundarei nos detalhes que causaram a colisão, pois não é o foco do artigo. 
Em todo o mundo temos uma média de duas colisões por mês em mar aberto, em rios navegáveis, e dezenas em regiões portuárias, envolvendo praticamente todo o tipo de embarcação. Em quase todas essas ocorrências acontece a queda de tripulantes ao mar, e infelizmente o desaparecimento de alguns por dias ou até mesmo definitivamente, e na maioria dos casos, quem cai ao mar é sempre encontrado já morto por hipotermia, pois em águas a uma temperatura de 15°C basta a permanência por uma hora para morrer de hipotermia, ou em casos mais trágicos, são encontrados semi-devorado pela fauna marinha.