sábado, 4 de junho de 2016

L’exercice Rim of the Pacific (RIMPAC)2016.


By: Redátion OD

Exercice Rim of the Pacific L’exercice Rim of the Pacific (RIMPAC) est le principal exercice maritime international au monde et comprend des pays ayant un intérêt commun pour la région de la côte du Pacifique. L’exercice RIMPAC est mené chaque deux ans dans les îles hawaïennes et à Pearl Harbour.

But
Le RIMPAC est une importante occasion d’entraînement qui permet :
  • de renforcer l’interopérabilité entre les forces participantes;
  • d’améliorer l’état de préparation pour une vaste gamme d’opérations possibles;
  • de renforcer les partenariats interarmées.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Série "True Collaboration" da SAAB apresenta cinco Brasileiros que estão trabalhando no projeto do Gripen NG na Suécia


Por: Redação OD

Você Já assistiu ao primeiro episódio da série ‪#‎TrueCollaboration‬? Acompanhe a empolgante jornada de cinco brasileiros que estão desenvolvendo o #‎GripenNG‬, na Suécia. Fique ligado! Em breve, apresentaremos o próximo capítulo dessa história.

Armadura do Homem de Ferro: fantasia ou uma futura realidade?


Por: Redação OD

Como inventar uma armadura com o uso de altas tecnologias que deem a seu dono uma força sobre-humana? Mas é possível receber inspiração em filmes de ficção científica! Especialistas norte-americanos decidiram desenvolver um equipamento semelhante ao do Homem de Ferro, um dos heróis mais famosos da franquia Marvel. Segundo especialistas, a armadura permitirá assegurar a sobrevivência de seus operadores quando envolvidos em combate.O projeto norte-americano batizado Tactical Light Operator Suit (Fato de Operador Ligeiro Tático), ou TALOS, deverá assegurar que agentes especiais sejam mais móveis e estejam mais protegidos, informou o site Scout.com.

El submarino nuclear americano USS Seawolf, es "capturado" en una red de pescar, cercano de la ciudad de Seattle

La: Redacción OD
Sucedió en la costa de Seattle (Estados Unidos). Un pequeño pesquero estaba faenando en aguas del canal de Hook y atrapó en sus redes al USS Seawolf.Un barco de pesca se encuentra navegando cerca de Seattle (EE.UU) cuando de pronto descubre una gran masa extraña en sus redes. La tripulación de la embarcación se sorprende cuando descubren que se trata de un submarino nuclear. La fotografía del instante se ha hecho viral. Ocurrió en el Canal Hood, a pocas millas de la ciudad de Seattle. Unos pescadores locales estaban faenando cuando notaron la presencia de algo que arrastraba sus redes con fuerza. Tras la confusión inicial descubrieron que se trataba de un submarino nuclear estadounidense.

França e Alemanha estudam estreitar mais os laços com a cooperação militar entre suas forças armadas


Por: Redação OD

A Alemanha e a França vão relançar meios para uma cooperação militar europeia mais estreita neste mês e podem criar um fundo de defesa comum, segundo foi relatado nesta sexta (3). Por enquanto, não há planos para formar um exército da União Europeia, segundo informa a Reuters. A representante de política externa da União Europeia, Federica Mogherini deve propor o aprofundamento da cooperação em defesa em uma cúpula do bloco nos dias 28 e 29 de junho. 

Forças Armadas do Peru empregam novas aeronaves na luta contra o narcotráfico e o terrorismo

Os militares garantem a segurança dos veículos das Forças Armadas que patrulham as regiões de plantação de folha de coca. [Foto: Cortesia do Ministério da Defesa]
Por: Redação OD
As autoridades peruanas reforçaram a capacidade operacional das Forças Armadas agregando novas aeronaves na luta contra o terrorismo e o narcotráfico nas zonas de cultivo de coca. Nesses lugares, a vegetação selvagem e as complicações geográficas favorecem os criminosos e grupos terroristas como o Sendero Luminoso, que está envolvido no tráfico de drogas. Os militares incorporaram as forças armadas 24 Helicópteros Mi-171 SH-P, 07 aeronaves Cessna 172 Sky Hawks, 01 Piper PA-44 e 04 C-27 Spartan que podem transportar soldados e reforçar as iniciativas das Forças Armadas na luta contra o narcotráfico e o terrorismo, de acordo com Roberto Chiabra, ministro da Defesa durante a Presidência de Alejandro Toledo (2001-2006).

Ministro da Defesa é recebido no Comando Militar do Leste


Por: Redação OD

No dia 31 de maio, o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, esteve na sede do Comando Militar do Leste (CML). Na oportunidade, ele assistiu a palestras sobre os planejamentos operacional e tático das Forças Armadas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e conversou com as autoridades militares. O Comandante Militar do Leste, que é também o Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA) para os Jogos Rio 2016, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, detalhou os procedimentos das três Forças para as distintas ações de Defesa e Segurança, que contarão com o trabalho dos militares. No dia 19 de maio, com o apoio da Aviação do Exército, eles já haviam feito um sobrevoo às arenas de competições dos Jogos, principalmente as que estão situadas em área militar.

4ª Mostra BID Brasil evento organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança, ocorrerá em Setembro de 2016


Por: Redação OD

A 4ª Mostra BID Brasil já tem data – será entre os dias 27 e 30 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). O evento nacional mais importante para a indústria de defesa brasileira contará com a presença de adidos militares estrangeiros, membros de corpos diplomáticos, Forças Armadas, Forças Policiais e auxiliares, Defesa Civil, mídia especializada e membros da Academia. 

EUA enviam à fronteira russa aviões que bombardearam a Iugoslávia

Por: Redação OD

Vários sites britânicos de aviação acabam de informar que dois bombardeiros da Força Aérea americana B-52 que participarão de treinamentos da OTAN na região báltica tinham estado envolvidos na operação contra a Iugoslávia em 1999. De acordo com a mídia, os aviões, com números de bordo 60-0037 e 60-0044, foram enviados, na altura dos acontecimentos tristes de 1999, à base aérea de Fervord no Reino Unido. Dali, eles realizaram voos contra alvos na Sérvia e Montenegro.

Alert! 72 People hospitalized in Norway and Sweden as Bomb Squad Investigates "White Powder"

By Writter OD

72 postal workers were sent to hospital in Norway and Sweden after being exposed to an unknown substance from letters in 2 mail distribution centres on Thursday night. The workers were exposed to a white powder that came out of a ripped envelope. “The Oslo Police bomb squad has been on site. They have secured the envelope and its contents and sent it to the [Norwegian Defence Research Establishment] in Kjeller,” Vestfold Police operations manager Per Andreassen said. Police said that those exposed to the powder reported a physical reaction.

Staff Sergeant Susan Kegel, a comissária de bordo militar do Boeing E-4B da USAF

A Staff Sergeant Susan Kegel, comissária do E-4B "Nightwatch" da USAF, um dos aviões mais importantes dos EUA depois do Air Force ONE.

Por Yam Wanders



À bordo do moderno Boeing E-4B da USAF, a S.Sgt Susan Kegel
supervisionando uma das muitas atividades de suprimentação 
da aeronave que leva o Secretário de Defesa dos EUA  e 
até aproximadamente 40 a 112 outros tripulantes quando ocorrem
as viagens do presidente dos USA ao exteriror acompanhando 

sempre o Air Force ONE da USAF.
Muitas garotas e rapazes se imaginam na aviação civil na glamourosa vida de comissárias/os de vôo/bordo, o nome técnico para a antiga profissão de "aeromoça", que hoje é uma carreira bem técnica e cheia de variantes, onde a especialização é uma necessidade constante para o sucesso da carreira, surge então o esclarecimento que nessa profissão não existem "atendentes ou recepcionistas de vôo" mas sim uma profissão de extrema responsabilidade que as torna técnicas de segurança de bordo para as aeronaves em que estarão habilitadas a voar em cada Cia Aérea.

Porém imagine que além da carga de conhecimento para estar apta operacionalmente em uma aeronave que levará centenas de passageiros, a comissária tenha também que acumular outras "responsabilidades e capacidades" além do normal para o bom e seguro desempenho das funções à bordo e em terra com a tripulação da aeronave na qual se está designada para o trabalho.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Batalhão Bandeirantes - BINFA 14 FAB e Batalhão Anchieta - 2oBPCHQ PMESP realizam intercâmbio na BASP


Por Redação OD



Militares do BATALHÃO BANDEIRANTE (BINFA-14) e do 2º BATALHÃO DE POLÍCIA DE CHOQUE (2º BPCHQ) "BATALHÃO ANCHIETA", da Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizaram nessa quinta-feira, 02/06, um intercâmbio de emprego de armas longas no estande de tiro da Base Aérea de São Paulo. 

Na ocasião, os militares do BINFA-14 tiveram a oportunidade de manusear e empregar o fuzil IMBEL IA-2, enquanto que os policiais do 2º BPCHQ tiveram contato com o fuzil SIG SG-551 em uso na FAB. Além de novas experiências, o intercâmbio permitiu estreitar ainda mais os laços de cooperação e irmandade existentes entre as duas Instituições.


U.S. Navy: Pilot killed in Blue Angels crash in Tenn

By: Wording OD
The U.S. Navy confirmed that pilot was killed in today’s crash of an elite Blue Angels F/A-18 jet in Smyrna, Tennessee. Witnesses reported seeing the plane go down but did not see the pilot eject. According to the Navy, the pilot was taking off to start an afternoon practice when a mishap occurred. The pilot’s name is not being released pending notification of family. The crash happened just after 3 p.m. CDT about two miles from the runway. The cause of the crash is under investigation.

Tropas simulam combate ao terrorismo no estádio Mineirão preparatório para os Jogos Olímpicos. Participaram o Exército, a Polícia Federal e a Polícia Militar

Equipes táticas do Exército Brasileiro e das polícias Militar e Federal de Minas (Foto: Denilton Dias/O Tempo/Estadão Conteúdo
Por: Redação OD
O Exército, a Polícia Federal e a Polícia Militar fizeram um treinamento de enfretamento ao terrorismo no estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (2). As equipes de segurança simularam o combate a um ataque no estádio, que vai sediar dez partidas do futebol masculino e feminino durante os Jogos Olímpicos. As tropas de operações especiais demonstraram o momento da chegada ao local, por terra e por helicóptero, para dominar os invasores e resgatar possíveis vítimas.

Caça do grupo de demonstração aérea "THUNDERBIRD" da Força Aérea dos EUA cai após sobrevoar cerimônia com Obama

O grupo de demonstração aérea "Thunderbird", utilizam caças F-16 semelhantes ao que caiu após formatura de cadetes em Colorado Springs, são vistos na Base Aérea Peterson, onde estava o Air Force One, avião da presidência dos EUA (Foto: AP Photo/Pablo Martinez Monsivais)
Por: Redação OD
Um Caça F-16 que pertence ao grupo de demonstração aérea "Thunderbird" da Força Aérea dos EUA caiu no Colorado pouco depois de sobrevoar uma cerimônia de formatura de cadetes da Academia da Força Aérea, na qual o presidente Barack Obama havia discursado. O porta-voz da Força Aérea, tenente coronel Michal Kloeffler-Howard, disse que o piloto conseguiu ejetar e não se feriu. Também não há feridos entre as pessoas que estavam em solo. Obama ainda estava no estádio, tirando fotos e cumprimentando formandos em uma área reservada durante o show aéreo, que durou cerca de meia hora, ao sul de Colorado Springs. A notícia do acidente surgiu quando a comitiva de Obama estava retornando à Base Aérea Peterson para seu voo de volta a Washington.

Militares realizam treinamento no sistema ferroviário do Rio, em preparação aos Jogos Olímpicos Rio2016

RAID, força de elite da Polícia Francesa, também participou da atividade (Foto: Divulgação/SuperVia)
Por: Redação OD
A SuperVia recebeu nesta quinta-feira (2) o terceiro treinamento de segurança para a Olimpiada. O exercício reuniu militares franceses e brasileiros, e teve como objetivo a prevenção de atos de terrorismo e o aperfeiçoamento técnico dos policiais, visando a Rio 2016. A ação, que aconteceu na estação Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio, durou três horas. Cerca de 30 policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero) e da força de elite da Polícia Francesa, a RAID (Unité de Recherche, Assistance, Intervention et Dissuasion) participaram da atividade.

Base Aérea de Campo Grande sedia exercício simulado até este sábado (04/06)


Por: Redação OD
Dezessete esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB) participam até sábado (04/06) da quinta edição do Exercício Operacional Transportex 2016 na Base Aérea de Campo Grande (BACG). O treinamento visa o aprimoramento e a capacidade de pronto emprego das unidades aéreas subordinadas à Quinta Força Aérea (V FAE) e dos Esquadrões de Transporte Aéreo (ETA), adestrando-os em cenários táticos fictícios próprios da Aviação de Transporte. 

Peças de ex-combatentes brasileiros da Segunda Guerra serão leiloadas

Quem dá mais? Uma das peças que serão oferecidas no leilão on-line - Guilherme Leporace / Agência O Globo
Por: Redação OD
Desde a última segunda (30), colecionadores têm um motivo especial para grudarem em seus computadores. Capacetes, uniformes, binóculos e outros artigos usados por militares brasileiros na Itália, durante a Segunda Guerra, estão disponíveis no 1º Grande Leilão Especial de Artes com Peças da Força Expedicionária Brasileira (FEB), realizado on-line até o dia 2 de junho. O evento terá uma causa especial: parte da renda será doada para o Museu da Anvfeb, no Centro da cidade, que divulga a história dos veteranos da FEB.

Sargento Bombeiro é destaque na área de contra incêndio em aeroporto de Cumbica (SP)


Por: Redação OD
Orgulho. Esse é o sentimento da Terceiro Sargento Roberta Luzia Alves de Souza Vasconcelos assim que, aos 23 anos, assumiu o posto de Chefe da Equipe de Bombeiros do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP). A militar da Força Aérea Brasileira (FAB) é a primeira mulher do Brasil a assumir a função em aeródromos com nível de proteção contra incêndio requerido grau 10, o mais alto nível previsto na regulamentação da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). “Estou muito feliz de estar aqui e ser a primeira mulher a tirar chefe de equipe”, afirma a sargento. A graduada é responsável por comandar cerca de 20 homens da equipe no atendimento às emergências aeroportuárias do maior aeroporto em volume de operações do País e do Hemisfério Sul.

General Etchegoyen novo Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, está de olho em um grande movimento de esquerda


Por: Redação OD
A crise brasileira e o clima de tensão crescente no país, inclusive, com a necessidade de que se consiga a retomada do crescimento, a partir de um governo que possa trazer tranquilidade e apaziguar os ânimos, é preponderante sob a ótica do governo Michel Temer, a partir da nomeação do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. O general Sérgio Etchegoyen é gaúcho de Cruz Alta (RS) e faz parte de uma ala do Exército Brasileiro que busca olhar com muita atenção a movimentos sociais representantes da esquerda brasileira, como por exemplo, o MST (Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra).

Comandante do Exército General Villas Bôas, reconhece governo interino e fala às tropas (vídeo)


Por: Redação OD
O comandante do Exército Brasileiro, General Villas Bôas, se manifestou através da internet sobre a postura das Forças Armadas perante grave crise política e economia que o Brasil vem passando e que se potencializou desde o final do ano de 2015. Em vídeo o General disse que o Exército compreende todo o cenário atual que o Brasil vem passando e que os militares reconhecem o presidente interino Michel Temer (PMDB) e o atual ministro da defesa Raul Jungmann (PPS). O comandante do Exército brasileiro fez questão de salientar que poderes de estados se pautam em resguardar a legalidade daquilo que é regido em constituição e por esse motivo existe o reconhecimento do governo interino de Michel Temer.

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Helibras entrega novo EC145 a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro

Crédito da imagem: Helibras/Felipe Christ

Por: Redação OD

A Helibras entregou o primeiro de dois novos helicópteros EC145 para uso policial e de vigilância à Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro. As aeronaves são consideradas ferramentas essenciais para o Sistema de Inteligência que o estado prepara para receber os Jogos Olímpicos nos meses de julho e agosto. O EC145 foi produzido na unidade da Alemanha da Airbus Helicopters e recebeu, no Brasil, a integração do mais moderno e avançado sistema de segurança, o C2I. “Além do avanço para o operador, é também um passo importante para a engenharia da Helibras que vem desenvolvendo projetos estruturados, de alta tecnologia e específicos para a realidade brasileira. O sistema é completamente novo, projetado por nossos engenheiros e o EC145 do Rio é a primeira aeronave biturbina a contar com esse avanço no país”, diz Dominique Andreani, vice-presidente de Negócios e Serviços.

terça-feira, 31 de maio de 2016

Academia Militar das Agulhas Negras realizou a formatura militar de Juramento dos novos Infantes



Por: Redação OD

Encerrando a Semana da Infantaria, o Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizou a formatura militar de juramento dos novos infantes. Os cadetes da Companhia Treme-Terra, recém-ingressos na Arma, juraram seguir as tradições de Sampaio, cultuar a verdade, a disciplina, a coragem física e moral, a tenacidade, a abnegação e o estoicismo. O juramento ocorreu em frente ao Monumento ao Tenente Expedicionário.

Fuzileiros Navais realizam treinamento e ACISO em Minas Gerais

Exercício de helitransporte de obuseiro 105 mm

Por: Redação OD
No período de 22 a 27 de maio, aconteceu no sul de Minas Gerais o ADEST-FER-FFE-II/2016, um treinamento para cerca de 1.250 militares coordenado pela Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE). O exercício ocorre anualmente no mês de agosto, no Campo de Instrução da Escola de Sargentos das Armas (EsSA), em Três Corações (MG), porém, este ano, foi antecipado em virtude da atuação da Marinha do Brasil durante os Jogos Olímpicos. O ADEST-FER-II/2016 foi dividido em duas fases.A primeira etapa ocorreu de 22 a 24 de maio e consistiu em um treinamento baseado em adestramentos específicos.

Nation marks 100 years since great naval battle



By: Wording OD
The UK Government, in collaboration with Orkney Islands Council and the Commonwealth War Graves Commission, has hosted two events to mark 100 years since the largest naval clash of the First World War. The commemorative events included a morning service at St Magnus Cathedral, Kirkwall, followed by a ceremony at the Lyness Royal Naval Cemetery at Hoy, where over 400 Commonwealth servicemen and German sailors from the First World War are buried - some as young as 16. The Princess Royal, Vice Admiral Sir Tim Laurence, Mr Joachim Gauck, President of the Federal Republic of Germany, Prime Minister David Cameron and First Minister of Scotland Nicola Sturgeon attended the commemorative event alongside descendants of wartime sailors and local residents. Secretary of State for Culture, Media and Sport John Whittingdale and First World War Minister David Evennett also attended the event.

Seguindo os passos do Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira irá realizar concurso para o ingresso de mulheres na EPCAR


Por: Redação OD

Assim como o Exército Brasileiro, que demorou mais de sete décadas para abrir o primeiro concurso da linha militar bélica para mulheres, e ainda com exceções, a Aeronáutica abriu sua primeira seleção pública para formação de cadetes femininas após 67 anos, uma vez que a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), da Força Aérea Brasileira, com sede em Barbacena  (MG), funciona em regime de internato apenas para homens desde 1949. Apesar do avanço tardio, a seleção reserva apenas 11% do total de vagas para candidatas (20 chances de 180) e, segundo o edital, caso todas as vagas oferecidas para mulheres ainda não sejam preenchidas, elas serão completadas pelos candidatos do sexo masculino, dentre os candidatos considerados com aproveitamento.

Exército realiza fiscalização de Produtos Controlados - Operação Dínamo IV



Por: Redação OD

O Exército Brasileiro iniciou hoje (31) uma Operação Interagências, denominada Operação Dínamo IV, a maior no gênero já realizada, destinada a fiscalização de Produtos Controlados em todo o território nacional. A Operação Dínamo IV acontece no contexto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos – Rio 2016 e é coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), sediada em Brasília/DF, e executada, simultaneamente, por diversas Organizações Militares, que receberão apoio dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP) e Agências Governamentais.

Exércitos do Brasil e da Colômbia ampliam esforços conjuntos de segurança na fronteira amazônica

O General do Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira (Direita), Comandante do Comando Logístico (COLOG) do Exército Brasileiro, e o General-Brigadeiro Francisco Javier Cruz Ricci, Comandante da 6ª Divisão do Exército da Colômbia, discutem medidas conjuntas, em reunião em 6 de abril em Tabatinga, Brasil, durante a Operação Traíra. [Foto: Patrícia Comunello]
Por: Redação OD

Os exércitos do Brasil e da Colômbia vão ampliar as ações bilaterais permanentes para reforçar a vigilância e o intercâmbio no combate a crimes transnacionais. As iniciativas vão desde instalação de mais pelotões militares na fronteira comum e ensino de idioma para melhorar a comunicação entre as unidades dos dois países até compartilhamento de sistemas e tecnologias de informação, combustível e pistas de pouso para aeronaves. Incluem ainda a aproximação com instituições de pesquisa para conhecer os impactos da exploração ilegal das riquezas naturais (minerais e madeira), uma importante fonte de recursos financeiros para sustentar o narcotráfico. “O inimigo se adapta dia a dia”, afirmou o General-Brigadeiro Francisco Javier Cruz Ricci, Comandante da 6ª Divisão de Exército Colômbia, sediada em Florencia (capital do departamento de Caquetá), durante a Operação Traíra, em reunião realizada em Tabatinga, no oeste do estado brasileiro do Amazonas. Na Operação Traíra, realizada de 4 a 8 de abril, os militares do Brasil, da Colômbia e do Peru uniram “inteligência, tecnologia e confiança entre os exércitos”, segundo o Gen Brig Cruz.

23º Esquadrão de Cavalaria de Selva realizou Instruções de Adaptação à Selva para convidados


Por: Redação OD

No período de 16 a 19 de maio, o 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva conduziu as Instruções de Adaptação à Selva para representantes da Polícia Militar do Estado do Pará, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará, da Guarda Municipal de Tucuruí, da Eletronorte e da Universidade Federal do Pará. Durante a capacitação, os instruendos tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades voltadas para a sobrevivência na selva.

domingo, 29 de maio de 2016

Programa "Como Será?" da Rede Globo, apresentou um pouco do universo da Marinha do Brasil



Por: Redação OD

No último sábado dia 28 de maio, o programa "Como Será?" da Rede Globo trouxe à todos, um pouco do universo naval e apresentou que na verdade, a Marinha não atua somente no Mar, mas a mesma está presente na Terra, no Mar e no Ar. Fizemos um coletânea com os vídeos e os colocamos juntos aqui, para quem não conseguiu assistir tenha a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre a nossa Marinha do Brasil.

Exército Brasileiro celebra o Dia Internacional dos Peacekeepers


Por: Redação OD

O Comando Militar do Norte (CMN) celebra, no dia 30 de maio, o Dia Internacional dos Peacekeepers (Mantenedores da Paz), promovido mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). A solenidade visa a homenagear homens e mulheres que serviram e servem em operações de manutenção de Paz (OMP), pelo seu alto nível de profissionalismo, dedicação e coragem, além de honrar a memória dos que perderam a vida em prol da paz mundial.