terça-feira, 29 de agosto de 2017

Companhia de Precursores Pára-quedista (Cia Prec Pqdt) realizou adestramento de Salto Livre Operacional a Grande Altitude


Por: Redação OD

A Companhia de Precursores Pára-quedista (Cia Prec Pqdt) realizou,  na Cidade de Campo Grande-MS, adestramento de Salto Livre Operacional a Grande Altitude (SLOp Gr Alt), este evento ocorreu ao final do mês de Julho. Foi efetuado um total de quatro saltos (dois a 12.000ft para o ensaio, um a 18.000ft e um a 23.000ft).

Marinha do Brasil realiza Parada Naval em homenagem ao Chefe do Estado-Maior da Armada

Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Gusmão, durante a Parada Naval
Por: Redação OD

No dia 23 de agosto, ao final da Operação “Fraterno XXXV”, os meios da Esquadra Brasileira realizaram uma Parada Naval, pela orla do Rio de Janeiro (RJ), em homenagem ao Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra Luiz Guilherme Sá de Gusmão. Emocionado, após 47 anos e sete meses dedicados à instituição, ele se despede do serviço ativo da Marinha. Ao final do desfile, ao lado de seus filhos Diego Gusmão e Débora Gusmão, ele agradeceu a todos pela excelente demonstração de uma parcela do Poder Naval.

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Fuerza Aérea Argentina avalia alugar caças F-5 M da FAB para utilizar na defesa do espaço aéreo durante o G-20


Por: Redação OD

A Fuerza Aérea Argentina não quer ser deixada para trás na operação de segurança aérea quando for realizado em 2018 o encontro do G-20 em Buenos Aires. Sem poder contar desde dezembro 2015, com sua aviação de caça, a Força teme por evidenciar a fragilidade de sua defesa aérea, a qual seria exposta durante a reunião de chefes de Estado e de Governo dos países ricos e emergentes. Uma alternativa pensada nas últimas semanas pela Força Aérea foi a possibilidade de alugar as aeronaves F-5 M da vizinha Força Aérea Brasileira com intuito de se cumprir a missão.

Navio-Patrulha (NPa) “Macaé” participou da Comissão REBOQUEX VIII - 2017


Por: Redação OD

O Rebocador de Alto Mar (RbAM) “Alte Guillobel” participou, nos dias 8 e 9 de agosto, da Comissão REBOQUEX VIII - 2017, com o objetivo de realizar adestramento de reboque com o Navio-Patrulha (NPa) “Macaé”, no litoral do Rio de Janeiro. O exercício, que constitui a oitava ação de reboque deste ano, foi realizado em aproveitamento da participação do NPa “Macaé” na Operação CAPIXABA VIII, na qual atuou em Inspeção e Patrulha Naval em apoio a Capitania dos Portos do Espírito Santo.

Diário do Haiti: Durante patrulha no blindado, acenos e xingamentos 'Não é fácil para um país soberano ter uma tropa de outro país', comenta coronel

A partir de sexta-feira, os blindados brasileiros não poderão mais circular. O controle do país ficará a cargo da Polícia Nacional Haitiana (Foto: EVELSON DE FREITAS / AE)
Por: Redação OD

Unidos pela paz: Brabat!” O slogan do batalhão brasileiro da missão de paz no Haiti é repetido sempre que uma patrulha entra ou sai da base militar em Porto Príncipe. No Urutu branco do Exército Brasileiro com as letras UN, de Nações Unidas (em inglês), vão um motorista, um militar na cabine de observação, outro militar com um fuzil na mão, o coronel Sandro Vasconcelos, chefe da Comunicação Social do Brabat, e a equipe jornalística. A patrulha será por um bairro vizinho à base, chamado Tabarre. 

domingo, 27 de agosto de 2017

Um Paralelo entre dois ícones de nossa história militar: Almirante Barroso e Marechal Osório


Por: Jonas de Moraes Correa Neto

Eram dois bravos! Barroso, oficial de Marinha, ensimesmado, meticuloso, competente, hábil marujo, experiente nas fainas marinheiras e nos postos de combate de muitos navios. Osório, oficial de Cavalaria, extrovertido, arrojado, experimentado nas tropeadas e nos entreveros, nas cargas violentas e nas lutas sem quartel. Eram ases naquilo que faziam, por profissão e por nobreza, cumprindo missões de perigos e de sacrifícios, chefiando de perto gente aguerrida e estóica, gente que obedecia sem vacilar, confiando neles.

Submarinos Nucleares: O trunfo Francês perante as ameças navais


Por: Redação OD

Quarto pais a fazer parte do clube de potências nucleares hoje mostra todo seu poderio debaixo da água, com quatro submarinos de fabricação e design nacional. O silencioso arsenal nuclear francês foi analisado por Kyle Mizokami, especialista em defesa e segurança nacional, da revista National Interest. A França realizou seu primeiro teste nuclear (o chamado Gerboise Bleue) em 13 de fevereiro de 1960, tornando-se assim a quarta potência nuclear. O teste fora realizado no âmbito do programa atômico iniciado em 1955, que não foi bem-sucedido em seu início. 

Primeira Mulher Oficial da Força Aérea Brasileira vai para o Sudão como observador militar


Por: Redação OD

A expectativa tem sido um sentimento constante na vida da Capitão Luanda dos Santos Bastos, a primeira mulher da Força Aérea Brasileira (FAB) designada para atuar em missões de paz da ONU na função individual de observador militar. “Confesso que sinto um friozinho na barriga pelo medo do desconhecido, pelos desafios que, com certeza, irei me deparar e, principalmente, pela distância e saudade da minha família”, comenta. No último sábado (26/08), a oficial viajou para o país africano Sudão, onde deve ficar por um ano atuando na região oeste do país, denominada Darfur.

O legado da participação do Exército Brasileiro na MINUSTAH e a evolução da Doutrina Militar


Por: Daniel Mendes Aguiar Santos

O complexo cenário contemporâneo evidencia a necessidade de uma Força Terrestre (F Ter) capaz de enfrentar ameaças difusas e condicionantes, como o enfrentamento de forças irregulares robustas, a atuação em espaço de batalha não linear, a atuação em ambiente interagências, o incremento da proteção (individual e coletiva), a condução de operações de informação, as ações no espaço cibernético, a proteção de civis, entre outras.