sexta-feira, 14 de julho de 2017

De USS AMBERJACK a S-14 CEARÁ.. Conheça um pouco mais da história deste Subamarino


Por: Redação OD

Submarino do tipo “Fleet Type”, o CEARÁ foi construído pelo Estaleiro Naval de Boston, Estados Unidos da América do Norte, cuja quilha foi batida em 8 de fevereiro de 1944, sendo lançado ao mar em 15 de dezembro de 1944. Sua madrinha foi a Sra. W.E.Lang Jr., esposa do Tenente W.E.Lang Jr. Foi comissionado na Marinha Norte Americana em 4 de março de 1946. Recebeu o nome de USS AMBERJACK (SS-522), o mesmo nome do seu antecessor, o primeiro AMBERJACK (SS-219) que afundou ou avariou cerca de 40 000 toneladas de navios inimigos antes de desaparecer em sua terceira e última patrulha de guerra, no dia 22 de março de 1943. Seu primeiro Comandante foi o Capitão-de-Fragata W.B.Parham.

Marinha Israelense realiza exercício de retomada de navio mercante contra ameaças terroristas (Vídeo)


Por: Redação OD

A Marinha Israelense realizou uma série de exercícios, onde fora treinado repetidamente, missões de resgate de reféns durante os exercícios navais que estão sendo efetuados durante esta semana. Os exercícios foram realizados em forma de jogos de Guerra com um cenário de captura de um grande navio mercante nas águas do Mediterrâneo, “Demos a cada militar envolvido a capacidade de decidir de forma independente… Não sabíamos como tudo iria acabar. Lidámos com tudo isso em todas as fases, à medida que a missão ia evoluindo", relatou um oficial do comando da Marinha Israelense ao site de defesa Defence News.

Curso de Guerra na Selva: Conheça os combatentes para a defesa da Amazônia


Por: Redação OD

Região com maior biodiversidade do planeta, fonte de recursos hídricos e reservas minerais, a Amazônia é uma das grandes riquezas naturais do Brasil. Sua área abrange 5.217.423 km² (61% do território nacional), em nove Estados, e faz fronteira com seis países da América do Sul, além da Guiana Francesa. Defender essa vasta área de qualquer tipo de ameaça é missão das Forças Armadas, com papel de destaque desempenhado pelo Exército Brasileiro. Para assumir tão árdua responsabilidade, faz-se necessária a capacitação permanente de recursos humanos.

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Exército Brasileiro começa a substituir o seu Fuzil FAL pelo novo Fuzil IA2 5,56mm, com tecnologia 100% nacional


Por: Redação OD

O Exército Brasileiro está substituindo de modo gradual o armamento mais utilizado pelos seus efetivos. A fim de atender às necessidades operacionais da Força Terrestre, o Fuzil IA2 sucederá o Fuzil Automático Leve (FAL 7,62) como dotação de suas tropas. Primeiro fuzil com tecnologia 100% nacional, o armamento tem diferenciais de qualidade, como o peso inferior ao do FAL, ergonomia do punho, maior capacidade do carregador e possibilidade de fixação de acessórios diversos, como optrônicos.

Batalhão de Operações Especiais do CFN participaram do exercício INCURSEX OPESP-2017 na Ilha da Marambaia


Militares do Batalhão de Operações Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais
Por: Redação OD

O Batalhão de Operações Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais realizou, na Ilha da Marambaia, na região de Mangaratiba (RJ), nos dias 28 e 29 de junho o exercício INCURSEX OPESP-2017. A operação, que aconteceu de 19 a 30 de junho, teve a participação de cerca de 800 militares e permitiu adestrar grupos de Comandos Anfíbios na realização de uma Incursão Anfíbia, nucleando a Força de Incursão (ForInc), empregando meios navais, aeronavais e da Força Aérea Brasileira para infiltração.

4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve realizou primeiro Exercício de Longa Duração de Pioneiras do CFS/2017


Por: Redação OD

Alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS) do 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (4º GAC L) realizaram, no período de 3 a 7 de julho, o seu primeiro Exercício de Longa Duração. Esse grupo abrange a primeira turma com o segmento feminino na Linha de Ensino Militar Bélico, sendo que, dos 76 integrantes que participaram das atividades, 60 são mulheres. Dentre as instruções ocorridas, destacam-se progressão diurna e noturna, orientação, observação, transposição de curso d’água e marchas. O exercício busca desenvolver conhecimentos necessários à formação do combatente básico e adestrar a tropa.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

A Cavalaria do Exército Brasileiro na II Guerra Mundial, os HERÓIS NA MEMÓRIA DO ESQD TEN AMARO


Por: Redação OD

Alguns voltaram da Segunda Guerra Mundial para contar as suas histórias. Outros morreram para fazê-las. Então, dando prosseguimento à essa série de reportagens sobre a participação da Cavalaria no teatro de operações europeu, conheça os integrantes do Esquadrão Tenente Amaro, o 1° Esquadrão de Cavalaria Leve (Esqd C L), que tombaram no cumprimento do dever. Conheça quem são os quatro heróis do então 1° Esquadrão de Reconhecimento (Esqd Rec) mortos em combate.

Marinha do Brasil em ação, GVI Grupo de Visita e Inspeção - Pela Amazônia Azul, navegar e fiscalizar é preciso


Por: Yam Wanders.

EXCLUSIVO - Quando se imagina um navio de qualquer Marinha, leigos apenas imaginam a cena de "marujos" a limpar convés e preparar equipamentos náuticos diversos dos quais a maioria mal sabe o nome, porém as atividades que uma Marinha moderna efetua em suas missões, hoje vai muito além do simples "navegar por navegar". A Marinha do Brasil é um dos bons exemplos de modernidade e empenho em aprimoramento tático e estratégico, com oficiais e praças sempre se empenhando em aperfeiçoamentos, evoluções de doutrinas em uma diversidade de conhecimentos que hoje são indispensáveis à operação de modernos navios e das necessidades que se fazem necessárias ante as atuais ameaças assimétricas que abrangem o mundo.

terça-feira, 11 de julho de 2017

HMS Ocean: A Marinha do Brasil e o que há de verdade nas notícias que vem sendo veiculadas


Por: Anderson Gabino

EXCLUSIVO Nos últimos meses muito tem-se especulado, por conta do descomissionamento que a Royal Navy irá realizar brevemente de seu LPH HMS Ocean, tendo sido dito e afirmado categoricamente por vários meios jornalísticos, de que a Marinha do Brasil estaria comprando tal navio, na ideia de colocá-lo na vaga deixada pelo NAe São Paulo. Como especulação não ganha jogo procuramos saber a verdade sobre estas notícias com quem de fato pode responder as questões sobre tal "possível" compra, e assim fizemos. 

CCSM promove seminário de Comunicação Social com o CCOMSEx, CECOMSAER e Ass Com (MD)


Diretor do CCSM, CA Rocha palestra na abertura do seminário
Por: Redação OD

Representantes dos Centros de Comunicação Social da Marinha (CCSM), Exército (CCOMSEx), Aeronáutica (CECOMSAER) e do Ministério da Defesa (Ass Com) participaram, no período de 04 a 06 de julho, do Seminário de Comunicação Social promovido pelo CCSM. Durante os três dias, profissionais puderam trocar experiências sobre a atuação das Forças Armadas na comunição social e buscar soluções para melhorar a comunicação nas organizações militares. O seminário abordou diversos temas importantes, como: estratégias em comunicação; relacionamento com a imprensa; mídias sociais; Lei de Acesso à Informação e direitos autorais.

12º Grupo de Artilharia de Campanha realizou o 1º Exercício de Longa Duração ao alunos do CFS/2017


Por: Redação OD

No período de 3 a 7 de julho, o Curso De Formação de Sargentos 2017/2018 do 12º Grupo de Artilharia de Campanha realizou o 1º Exercício de Longa Duração, no Campo de Instrução da organização militar. Na ocasião, os alunos realizaram as oficinas de transposição de curso d’água, pistas de cordas, de primeiros-socorros, de progressão no terreno, de orientação e observação, além de empregarem a técnica de bivaque e a execução das pistas.

Marinha do Brasil comemora 3000 dias de mar da Fragata Constituição

Tripulação representa no hangar os 3.000 dias de mar da “Constituição”
Por: Redação OD
No dia 10 de julho, durante a travessia entre Las Palmas (Espanha) e Fortaleza (CE), após participar das Comemorações Alusivas ao Centenário da 1ª Guerra Mundial, em Brest (França), a Fragata “Constituição” completou 3.000 dias de mar. Terceira unidade da Marinha a receber este nome, a “Constituição”, construída nos estaleiros ingleses da Vosper Thornycroft, teve sua quilha batida em 1° de março de 1974, seu lançamento ao mar em 15 de abril de 1976 e no dia 31 de março de 1978 foi incorporada à Marinha do Brasil. 

segunda-feira, 10 de julho de 2017

O Exército Brasileiro e o seu Projeto Estratégico de Obtenção da Capacidade Operacional Plena – PEE OCOP


Por: João Challela Júnior
O Exército Brasileiro (EB), para atender à missão constitucional, deve ser um instrumento dissuasório à disposição da Nação Brasileira, o que requer organização, equipamento e adestramento, visando obter resultados decisivos nas operações militares e nas demais atividades das quais participa ativamente. O combate moderno e a ampliação da capacidade institucional de proteção ao Estado Brasileiro, preconizada na Estratégia Nacional de Defesa, impõem ao Exército Brasileiro a execução de um Processo de Transformação, por intermédio dos Projetos Estratégicos do Exército (PEE).

Militares do DTCEA-MDI superam desafios para manter os equipamentos de navegação aérea da serra catarinense


Por: Redação OD

Enquanto no inverno várias cidades do sul do País registram temperaturas mínimas em torno de zero grau, no Morro da Igreja, em Urubici, na serra catarinense, os termômetros marcam abaixo de zero e as rajadas de vento atingem 160 Km/h. Nesse território está localizado o DTCEA-MDI, organização subordinada ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II). Cerca de 40 militares têm a missão de prover os meios necessários para o controle, a segurança e a defesa do espaço aéreo na região sul do Brasil. “Nossa posição no estado de Santa Catarina é bem estratégica e cobre o eixo entre Porto Alegre e Curitiba. O nosso trabalho é anônimo, mas contribui para que as aeronaves voem com segurança”, afirma o comandante do DTCEA-MDI, Capitão Tarcísio Cruz Júnior.

1º Batalhão de Polícia do Exército realiza Formatura por Conclusão do Estágio de Motociclista Militar (Batedor)


Por: Redação OD

O 1º Batalhão de Polícia do Exército realizou no dia 30 de junho de 2017, uma formatura de conclusão do Estágio de Motociclista Militar (Batedor). A cerimônia foi realizada no Pátio General Ventura, na sede do Batalhão. O estágio foi dividido em 3 fases: sendo a 1ª fase teórica, composta de instruções de Primeiros Socorros, Legislação de Trânsito e Amparo Legal; na 2ª fase foram abordadas técnicas de Pilotagem, Frenagem e Posicionamento em Motocicleta; e a 3ª fase compreendeu técnicas de escolta.

Depois de 72 anos de um sono profundo no gelo Ártico Russo, caça da 2ª Guerra Mundial volta à tona


Por: Redação OD

Foi descoberto recentemente em uma exploração no Círculo Polar Ártico russo um achado impressionante, mergulhadores conseguiram emergir um caça da Segunda Guerra Mundial (para os russos Grande Guerra pela Pátria), que se estendee de 22 de junho de 1941 a 9 de maio de 1945, marcado pelas hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados. De acordo com o diretor da assessoria de imprensa da Frota do Norte da Russia, capitão Vadim Serga, "os mergulhadores da Frota do Norte encontraram e emergiram para a superfície um caça de facricação norte-americano Bell P-39 Airacobra, que se encontrava nas profundezas há 72 anos e que tinha sido fornecido à então União Soviética segundo o acordo de Lend-Lease (empréstimo) na época da Guerra".

Marinha do Brasil efetua APOIEX de São Pedro e São Paulo - Protegendo a "Amazônia Azul" - Parte 2

Na foto; o NPAOc P-122 "Araguari", o Cão de Guarda da Amazônia Azul ao largo do ASPSP.
Como a profundidade é de aprox 4 mil metros no local, é impossível ancorar e o navio é obrigado a margear o Arquipélago em movimento 24h, exigindo a completa atenção da tripulação.

Por: Yam Wanders.

"Arquipélago São Pedro e São Paulo, a ocupação que garante a soberania brasileira no Atlântico".

Mais que um rochedo no meio do oceano, Mais que uma ilha,
mas um posto avançado de nossa "Amazônia Azul".
Dando a continuação à matéria de semana passada sobre a missão APOIEX da Marinha do Brasil no Arquipélago de São Pedro e São Paulo, muitas questões são levantadas sobre como pesquisadores e militares podem viver em um local tão longínquo e inóspito como esses rochedos, que literalmente ficam no meio do Oceano Atlântico, a quase meio caminho entre a África e América do Sul.
A Marinha do Brasil já tem um longo e tradicional histórico de guarnecimento de postos em ilhas oceânicas em todo o nosso litoral e em além mar, como é o caso da EACAF, a base brasileira na Antártica . Mas no caso do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, trata-se do nosso posto avançado mais distante de qualquer coisa que signifique terra firme e civilização, dados os 1100 kilômetros que separam os rochedos da costa do Brasil. 

domingo, 9 de julho de 2017

Esquadrão VF-1 participa da Operação Pré-Fronteira Sul II

Por: Redação OD

Entre os dias 19 e 23 de junho, foi realizada a Operação Ribeirinha Pré-Fronteira Sul II, na região fronteiriça do Pantanal sul-mato-grossense, conduzida pelo Comando do 6º Distrito Naval, com a participação de meios do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Simulando a existência de uma ameaça paramilitar assimétrica, fruto de um cenário de instabilidade político-econômica em um fictício país fronteiriço ao Brasil, a Operação objetivou neutralizar a ação de grupos guerrilheiros, através da realização de Patrulhas Navais e de uma Operação Ribeirinha que permitisse o reestabelecimento da lei e da ordem na região ocupada pela ameaça, através do emprego de navios, tropas em terra e aeronaves.

Revolução de 1932: Novidade da guerra civil estava no ar

Por: Redação OD

Os trens eram blindados e os canhões saídos das fundições e metalúrgicas de São Paulo tinham alcance inesperado; a força constitucionalista usava metralhadoras com as quais a tropa federal não contava e, no mar, navios pesados ameaçavam com a devastação causada pela grossa artilharia embarcada. Tudo novo, tudo velho. A novidade da guerra civil brasileira estava no ar - aviões de caça, pequenas e ágeis máquinas de voar, usadas em missões aéreas pelos dois lados da luta.

Diretoria de Material do Exército entregou ao Arsenal de Guerra de São Paulo 3 obuseiros 105mm M56 Oto Melara revitalizados

Por: Redação OD
A Diretoria de Material (D Mat), subordinada ao Comando Logístico (COLOG), promoveu, entre os dias 5 e 7 de julho de 2017, no 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, a entrega técnica de três obuseiros 105mm M56 Oto Melara, revitalizados no Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP). A solenidade de entrega consistiu na transmissão e prática, pelos especialistas do AGSP, dos conhecimentos necessários para a manutenção em primeiro escalão, tais como, procedimentos para a desmontagem, montagem, limpeza e lubrificação, aumentando, assim, a disponibilidade do armamento.