sexta-feira, 14 de julho de 2017

De USS AMBERJACK a S-14 CEARÁ.. Conheça um pouco mais da história deste Subamarino


Por: Redação OD

Submarino do tipo “Fleet Type”, o CEARÁ foi construído pelo Estaleiro Naval de Boston, Estados Unidos da América do Norte, cuja quilha foi batida em 8 de fevereiro de 1944, sendo lançado ao mar em 15 de dezembro de 1944. Sua madrinha foi a Sra. W.E.Lang Jr., esposa do Tenente W.E.Lang Jr. Foi comissionado na Marinha Norte Americana em 4 de março de 1946. Recebeu o nome de USS AMBERJACK (SS-522), o mesmo nome do seu antecessor, o primeiro AMBERJACK (SS-219) que afundou ou avariou cerca de 40 000 toneladas de navios inimigos antes de desaparecer em sua terceira e última patrulha de guerra, no dia 22 de março de 1943. Seu primeiro Comandante foi o Capitão-de-Fragata W.B.Parham.

IAI expande joint venture com o grupo indiano Kalyani e construirá centro de manutenção para sistemas avançados de defesa aérea


Por: Redação OD

Executivos da Israel Aerospace Industries (IAI) e da Kalyani Strategic Systems (KSSL) — a divisão de defesa do Kalyani Group — assinaram um memorando de entendimento com o objetivo de expandir a joint venture que as empresas estão estabelecendo. O novo memorando prevê a criação de um centro de manutenção para seletos sistemas avançados de defesa aérea em Hyderabad, estado de Telengana na Índia.

Ao lado de Macron, Trump participa de parada militar na comemoração da Queda da Bastilha, a festa nacional francesa

Força aérea da França participa da tradicional parada militar que comemora a Queda da Bastilha, a festa nacional francesa, nesta sexta-feira (14) (Foto: Gonzalo Fuentes/ Reuters)
Por: Redação OD

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participou da Parada Militar na Avenida Champs Élysées, em Paris, na manhã desta sexta-feira (14), dia da festa nacional francesa. O chefe de estado americano é convidado de honra na comemoração da Queda da Bastilha, que coincide com o centésimo aniversário do engajamento americano na Primeira Guerra Mundial. A visita de Trump começou na quinta-feira (13), com uma cerimônia militar no Hotel dos Inválidos, um encontro no Palácio do Eliseu e um jantar em um jantar oferecido por Macron e sua mulher, Brigitte, no prestigioso restaurante localizado no 2º andar da Torre Eiffel.

Marinha Israelense realiza exercício de retomada de navio mercante contra ameaças terroristas (Vídeo)


Por: Redação OD

A Marinha Israelense realizou uma série de exercícios, onde fora treinado repetidamente, missões de resgate de reféns durante os exercícios navais que estão sendo efetuados durante esta semana. Os exercícios foram realizados em forma de jogos de Guerra com um cenário de captura de um grande navio mercante nas águas do Mediterrâneo, “Demos a cada militar envolvido a capacidade de decidir de forma independente… Não sabíamos como tudo iria acabar. Lidámos com tudo isso em todas as fases, à medida que a missão ia evoluindo", relatou um oficial do comando da Marinha Israelense ao site de defesa Defence News.

Curso de Guerra na Selva: Conheça os combatentes para a defesa da Amazônia


Por: Redação OD

Região com maior biodiversidade do planeta, fonte de recursos hídricos e reservas minerais, a Amazônia é uma das grandes riquezas naturais do Brasil. Sua área abrange 5.217.423 km² (61% do território nacional), em nove Estados, e faz fronteira com seis países da América do Sul, além da Guiana Francesa. Defender essa vasta área de qualquer tipo de ameaça é missão das Forças Armadas, com papel de destaque desempenhado pelo Exército Brasileiro. Para assumir tão árdua responsabilidade, faz-se necessária a capacitação permanente de recursos humanos.

Ministro Raul Jungmann visita Aramar e reforça o apoio da Defesa ao Programa Nuclear da Marinha


Por: Adriana Fortes

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, esteve na manhã desta quinta-feira (13), no Centro Industrial Nuclear de Aramar (CIANA), em Iperó (SP), onde estão sendo implantadas as principais oficinas, usinas, laboratórios e protótipos desenvolvidos pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). Após uma breve palestra, o ministro fez uma visita guiada pelo Centro e falou sobre o orgulho que sente do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Marinha.“O primeiro sentimento é de profundo orgulho pelo trabalho desenvolvido pela Marinha do Brasil. O grande propósito aqui é o desenvolvimento de um reator nuclear  para que nós possamos ter submarinos nucleares, mas, ao mesmo tempo, a tecnologia aqui desenvolvida serve para agricultura, para fabricação de fármacos, para medicina curativa e para levar energia para os lugares mais distantes do Brasil e das fronteiras”, comentou o ministro Raul Jungmann.

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Exército Brasileiro começa a substituir o seu Fuzil FAL pelo novo Fuzil IA2 5,56mm, com tecnologia 100% nacional


Por: Redação OD

O Exército Brasileiro está substituindo de modo gradual o armamento mais utilizado pelos seus efetivos. A fim de atender às necessidades operacionais da Força Terrestre, o Fuzil IA2 sucederá o Fuzil Automático Leve (FAL 7,62) como dotação de suas tropas. Primeiro fuzil com tecnologia 100% nacional, o armamento tem diferenciais de qualidade, como o peso inferior ao do FAL, ergonomia do punho, maior capacidade do carregador e possibilidade de fixação de acessórios diversos, como optrônicos.

Batalhão de Operações Especiais do CFN participaram do exercício INCURSEX OPESP-2017 na Ilha da Marambaia


Militares do Batalhão de Operações Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais
Por: Redação OD

O Batalhão de Operações Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais realizou, na Ilha da Marambaia, na região de Mangaratiba (RJ), nos dias 28 e 29 de junho o exercício INCURSEX OPESP-2017. A operação, que aconteceu de 19 a 30 de junho, teve a participação de cerca de 800 militares e permitiu adestrar grupos de Comandos Anfíbios na realização de uma Incursão Anfíbia, nucleando a Força de Incursão (ForInc), empregando meios navais, aeronavais e da Força Aérea Brasileira para infiltração.

Representante Russo propõe à OTAN uma avaliação conjunta de seus potenciais militares


Por: Redação OD

O representante permanente da Russia na OTAN, Aleksandr Grushko, declarou que Moscou propôs à Aliança do Norte, de realizarem uma avaliação conjunta do potencial militar de ambas as partes durante o encontro de especialistas militares. Esta proposta foi feita nesta quinta-feira (13)  durante a reunião de embaixadores do Conselho Russia-Aliança na sede da OTAN.

4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve realizou primeiro Exercício de Longa Duração de Pioneiras do CFS/2017


Por: Redação OD

Alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS) do 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (4º GAC L) realizaram, no período de 3 a 7 de julho, o seu primeiro Exercício de Longa Duração. Esse grupo abrange a primeira turma com o segmento feminino na Linha de Ensino Militar Bélico, sendo que, dos 76 integrantes que participaram das atividades, 60 são mulheres. Dentre as instruções ocorridas, destacam-se progressão diurna e noturna, orientação, observação, transposição de curso d’água e marchas. O exercício busca desenvolver conhecimentos necessários à formação do combatente básico e adestrar a tropa.

Antes tarde do que nunca... Marinha do Iraque recebe 2 corvetas Classe Assad compradas junto à Itália na década de 80


Por: Redação OD

A Marinha do Iraque recebeu duas corvetas da classe Assad, produzidas na Itália, cuja entrega fora adiada por mais de três décadas. As corvetas Musa ibn Nusayr e Tariq ibn Ziyad, batizadas em nome dos chefes militares da época da conquista muçulmana da Espanha, foram produzidas com um acordo de um contrato firmado na década de 80. O acordo previa a construção de um grupo de navios para a Marinha do Iraque, as quais seriam respectivamente, quatro fragatas da classe Lupo, seis corvetas da classe Assad, um navio-tanque e mais um cais flutuante. 

MoD Britanico irá gastar cerca de £ 40 milhões para atualizar os sistema dos caças Eurofighter Typhoon


Por: Redação OD

O Governo do Reino Unido irá investir cerca de £ 40 milhões, algo perto de R$ 162,5 milhões, para a modernização dos sistemas de defesa de seus caças Eurofighter Typhoon, conforme noticiou a agência Reuters citando o ministro da Defesa britânico, Michael Fallon como a fonte da notícia. O contrato para  a modernização dos sistemas foi entregue à empresa italiana Leonardo, revelou a Reuters. Segundo declarações de integrantes do governo Britânico, esta modernização dos sistemas permitirá aos caças realizarem missões contra o Daesh, no Iraque e na Síria. O conflito armado na Síria continua desde março de 2011, e as tropas governamentais combatem contra numerosos grupos armados. Desde 2014, a coalizão internacional liderada pelos EUA conduz uma operação militar contra os terroristas do Daesh no Iraque e Síria. 

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Marinha do Brasil realizará visitação a Fragata “Constituição” no Porto de Mucuripe, em Fortaleza neste final de semana

Navio de guerra do Brasil estará aberto à visitação pública (Foto: Marinha do Brasil/Divulgação)
Por: Redação OD

A Fragata Constituição, da Marinha do Brasil, chega a Fortaleza neste fim de semana, onde fará escala logística em sua viagem de volta ao Brasil, após ter representado o país nas comemorações do Centenário da 1ª Guerra Mundial, na cidade de Brest, na França. A Fragata ficará atracada no Porto do Mucuripe, na capital cearense, de sexta a terça-feira (14 a 17), aberta à visitação gratuita nos dias 15 (sábado) e 16 (domingo) de julho, entre 14h e o pôr do sol (cerca de 17h30). A Constituição (F-42), um navio de guerra da classe “Niterói”, entrou para o serviço da Marinha brasileira em 1978. 

A Cavalaria do Exército Brasileiro na II Guerra Mundial, os HERÓIS NA MEMÓRIA DO ESQD TEN AMARO


Por: Redação OD

Alguns voltaram da Segunda Guerra Mundial para contar as suas histórias. Outros morreram para fazê-las. Então, dando prosseguimento à essa série de reportagens sobre a participação da Cavalaria no teatro de operações europeu, conheça os integrantes do Esquadrão Tenente Amaro, o 1° Esquadrão de Cavalaria Leve (Esqd C L), que tombaram no cumprimento do dever. Conheça quem são os quatro heróis do então 1° Esquadrão de Reconhecimento (Esqd Rec) mortos em combate.

China envia militares para estabelecer sua primeira base militar fora de seu território



Por: Redação OD

O Governo  Chines enviou militares para estabelecerem a sua primeira base militar em terras estrangeira, mas precisamente na República de Djibuti, um pequeno país situad’a nordeste do continente Africano. Em uma cerimônia solene do envio das tropas, a qual foi realizada no porto de Zhanjiang, autoridades do governo e militares de fizeram presentes para se despedirem dos militares. Segundo a agência de notícia local Xinhua, a decisão de criar uma base do Exército de Libertação Popular (ELP) foi tomada em comum acordo pelo governo dos dois países, após muitas negociações.

Esquadrão Puma é acionado para missão de evacuação aeromédica; Ala 12 e HFAG prestaram socorro ao paciente no Rio de Janeiro


Por: Redação OD

O Esquadrão Puma (3º/8º GAV) foi acionado para a execução de uma Evacuação Aeromédica (EVAM). O Esquadrão sediado na Ala 12, em Santa Cruz (RJ), foi o ponto de partida da tripulação do helicóptero H-36 Caracal, que seguiu para o Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), onde a aeronave foi configurada com equipamentos de apoio à vida. Sob a coordenação do Major Ney Franklin Junior, a tripulação se deslocou para Santo Antônio de Pádua, localizado a 178 km do Galeão (RJ), onde efetuou o embarque do paciente e o transportou com segurança até o hospital. A missão durou cerca de 2h40 e o paciente, com o quadro de traumatismo cranioencefálico, encontra-se estável e sob os cuidados da equipe médica do HFAG.

Porta-aviões chinês Liaoning chega em Hong Kong: Pequim mostra os músculos aos independentistas

O porta-aviões chinês Liaoning em navegação em Hong Kong (Foto: France Presse)
Por: Redação OD

O porta-aviões Liaoning, o único navio de guerra dessa classe de propriedade da China, chegou na última sexta-feira (7) em Hong Kong em visita oficial. Essa foi a primeira ocasião em que a embarcação foi revelada ao público, que também pode visitá-la. E foi um sucesso: milhares de pessoas enfrentaram longas filas para subir no navio de guerra orgulho da marinha chinesa, mas que foi construído na década de 1980 na União Soviética. Após o colapso do bloco oriental, o navio foi abandonado no Mar Negro, até que nos anos 1990 foi comprado por um empresário para ser transformado em um cassino flutuante em Macau. Mas o governo chinês decidiu entrar nessa jogada, comprou o navio e o fez passar por uma longa reforma que modernizou seus equipamentos e o deixou apto para combates marítimos.

Diretoria de Aeronáutica da Marinha conclui mais uma etapa do Programa de Obtenção das Aeronaves KC-2

Participantes da reunião sobre o Critical Design Review
Por: Redação OD
Na semana de 12 a 16 de junho, na sede das empresas Elbit Systems of America / M7 Aerospace, em San Antonio-TX, nos EUA, a Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM) participou da reunião sobre o Critical Design Review (CDR) e da Program Management Review (PMR) das Aeronaves KC-2 (COD/AAR). Durante a CDR foram discutidos assuntos técnicos e gerenciais acerca da versão IOC (Configuração Inicial de Operação), cujo objetivo é concluir a integração dos sistemas básicos e possibilitar o primeiro voo em abril de 2019, permitindo a evolução para a versão FOC (Configuração Final de Operação) das quatro aeronaves que serão entregues em 2021.

Marinha do Brasil em ação, GVI Grupo de Visita e Inspeção - Pela Amazônia Azul, navegar e fiscalizar é preciso


Por: Yam Wanders.

EXCLUSIVO - Quando se imagina um navio de qualquer Marinha, leigos apenas imaginam a cena de "marujos" a limpar convés e preparar equipamentos náuticos diversos dos quais a maioria mal sabe o nome, porém as atividades que uma Marinha moderna efetua em suas missões, hoje vai muito além do simples "navegar por navegar". A Marinha do Brasil é um dos bons exemplos de modernidade e empenho em aprimoramento tático e estratégico, com oficiais e praças sempre se empenhando em aperfeiçoamentos, evoluções de doutrinas em uma diversidade de conhecimentos que hoje são indispensáveis à operação de modernos navios e das necessidades que se fazem necessárias ante as atuais ameaças assimétricas que abrangem o mundo.

terça-feira, 11 de julho de 2017

Subtenente Osmar Crivelatti Adjunto de Comando do Exército profere palestra do cargo recentemente criado



Por: Redação OD
O Adjunto de Comando (Adj Cmdo) do Exército Brasileiro, Subtenente Osmar Crivelatti, esteve, no dia 6 de julho, no 18º Grupo de Artilharia de Campanha (18º GAC), onde conversou com subtenentes e sargentos da Guarnição sobre o cargo recentemente criado e que ora ocupa. Dentre os temas abordados, estavam as funções dos Adjuntos de Comando no Exército Brasileiro, a importância que os graduados têm para a Força Terrestre e a motivação profissional que cada militar deve manter no decorrer da carreira. 

HMS Ocean: A Marinha do Brasil e o que há de verdade nas notícias que vem sendo veiculadas


Por: Anderson Gabino

EXCLUSIVO Nos últimos meses muito tem-se especulado, por conta do descomissionamento que a Royal Navy irá realizar brevemente de seu LPH HMS Ocean, tendo sido dito e afirmado categoricamente por vários meios jornalísticos, de que a Marinha do Brasil estaria comprando tal navio, na ideia de colocá-lo na vaga deixada pelo NAe São Paulo. Como especulação não ganha jogo procuramos saber a verdade sobre estas notícias com quem de fato pode responder as questões sobre tal "possível" compra, e assim fizemos. 

CCSM promove seminário de Comunicação Social com o CCOMSEx, CECOMSAER e Ass Com (MD)


Diretor do CCSM, CA Rocha palestra na abertura do seminário
Por: Redação OD

Representantes dos Centros de Comunicação Social da Marinha (CCSM), Exército (CCOMSEx), Aeronáutica (CECOMSAER) e do Ministério da Defesa (Ass Com) participaram, no período de 04 a 06 de julho, do Seminário de Comunicação Social promovido pelo CCSM. Durante os três dias, profissionais puderam trocar experiências sobre a atuação das Forças Armadas na comunição social e buscar soluções para melhorar a comunicação nas organizações militares. O seminário abordou diversos temas importantes, como: estratégias em comunicação; relacionamento com a imprensa; mídias sociais; Lei de Acesso à Informação e direitos autorais.

US Navy realiza a docagem do USS Fitzgerald para começar os reparos no destróier



Por: Redação OD

A Marinha dos EUA (US Navy) docou o USS Fitzgerald (DDG 62) em uma doca seca do estaleiro Yokosuka, no dia de hoje 11 de julho para se dar a continuação dos reparos e as avaliações dos danos sofridos pelo destróier quando de sua colisão no dia 17 de junho com o navio ACX Crystal. Os preparativos para esta movimentação, incluíram a instalação de uma estrutura temporária no casco, abaixo da linha de água, bem como a desidratação e o desembarque de espaços afetados.

San Diego 'provavelmente' estará ao alcance dos mísseis da Coreia do Norte em alguns anos


Por: Redação OD

Os mísseis intercontinentais da Coreia do Norte "provavelmente" conseguirão, dentro de dois anos, transportar uma carga de 500 kg e atingir San Diego, na Califórnia, ao leste dos EUA, afirmou nesta terça-feira (11) o engenheiro John Schilling no site 38 North, especializado em informações sobre o isolado país da Ásia. Na semana passada, a Coreia do Norte anunciou um teste com êxito de um míssil balístico intercontinental, apresentado pelo líder do país Kim Jong-Un como um presente para os "bastardos americanos".

12º Grupo de Artilharia de Campanha realizou o 1º Exercício de Longa Duração ao alunos do CFS/2017


Por: Redação OD

No período de 3 a 7 de julho, o Curso De Formação de Sargentos 2017/2018 do 12º Grupo de Artilharia de Campanha realizou o 1º Exercício de Longa Duração, no Campo de Instrução da organização militar. Na ocasião, os alunos realizaram as oficinas de transposição de curso d’água, pistas de cordas, de primeiros-socorros, de progressão no terreno, de orientação e observação, além de empregarem a técnica de bivaque e a execução das pistas.

Marinha do Brasil comemora 3000 dias de mar da Fragata Constituição

Tripulação representa no hangar os 3.000 dias de mar da “Constituição”
Por: Redação OD
No dia 10 de julho, durante a travessia entre Las Palmas (Espanha) e Fortaleza (CE), após participar das Comemorações Alusivas ao Centenário da 1ª Guerra Mundial, em Brest (França), a Fragata “Constituição” completou 3.000 dias de mar. Terceira unidade da Marinha a receber este nome, a “Constituição”, construída nos estaleiros ingleses da Vosper Thornycroft, teve sua quilha batida em 1° de março de 1974, seu lançamento ao mar em 15 de abril de 1976 e no dia 31 de março de 1978 foi incorporada à Marinha do Brasil. 

Acidente com um KC-130 Hércules do USMC deixa pelo menos 5 mortos no Mississipi


Por: Redação OD

Autoridades policiais do Estado do Mississipi, relataram a jornais locais que pelo menos cinco pessoas morreram na queda de um KC-130 Hécules pertecente ao Corpo de fuzileiros navais dos EUA (USMC) que caiu na noite desta segunda-feira. O Sheriff do condado de Leflore, Ricky Banks, disse a jornalistas que nove pessoas deveriam estar a bordo do avião, que caiu em um campo de soja a aproximadamente 85 milhas ao norte de Jackson, e que um helicóptero estava à procura de mais destroços.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

O Exército Brasileiro e o seu Projeto Estratégico de Obtenção da Capacidade Operacional Plena – PEE OCOP


Por: João Challela Júnior
O Exército Brasileiro (EB), para atender à missão constitucional, deve ser um instrumento dissuasório à disposição da Nação Brasileira, o que requer organização, equipamento e adestramento, visando obter resultados decisivos nas operações militares e nas demais atividades das quais participa ativamente. O combate moderno e a ampliação da capacidade institucional de proteção ao Estado Brasileiro, preconizada na Estratégia Nacional de Defesa, impõem ao Exército Brasileiro a execução de um Processo de Transformação, por intermédio dos Projetos Estratégicos do Exército (PEE).

Militares do DTCEA-MDI superam desafios para manter os equipamentos de navegação aérea da serra catarinense


Por: Redação OD

Enquanto no inverno várias cidades do sul do País registram temperaturas mínimas em torno de zero grau, no Morro da Igreja, em Urubici, na serra catarinense, os termômetros marcam abaixo de zero e as rajadas de vento atingem 160 Km/h. Nesse território está localizado o DTCEA-MDI, organização subordinada ao Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II). Cerca de 40 militares têm a missão de prover os meios necessários para o controle, a segurança e a defesa do espaço aéreo na região sul do Brasil. “Nossa posição no estado de Santa Catarina é bem estratégica e cobre o eixo entre Porto Alegre e Curitiba. O nosso trabalho é anônimo, mas contribui para que as aeronaves voem com segurança”, afirma o comandante do DTCEA-MDI, Capitão Tarcísio Cruz Júnior.

1º Batalhão de Polícia do Exército realiza Formatura por Conclusão do Estágio de Motociclista Militar (Batedor)


Por: Redação OD

O 1º Batalhão de Polícia do Exército realizou no dia 30 de junho de 2017, uma formatura de conclusão do Estágio de Motociclista Militar (Batedor). A cerimônia foi realizada no Pátio General Ventura, na sede do Batalhão. O estágio foi dividido em 3 fases: sendo a 1ª fase teórica, composta de instruções de Primeiros Socorros, Legislação de Trânsito e Amparo Legal; na 2ª fase foram abordadas técnicas de Pilotagem, Frenagem e Posicionamento em Motocicleta; e a 3ª fase compreendeu técnicas de escolta.

Depois de 72 anos de um sono profundo no gelo Ártico Russo, caça da 2ª Guerra Mundial volta à tona


Por: Redação OD

Foi descoberto recentemente em uma exploração no Círculo Polar Ártico russo um achado impressionante, mergulhadores conseguiram emergir um caça da Segunda Guerra Mundial (para os russos Grande Guerra pela Pátria), que se estendee de 22 de junho de 1941 a 9 de maio de 1945, marcado pelas hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados. De acordo com o diretor da assessoria de imprensa da Frota do Norte da Russia, capitão Vadim Serga, "os mergulhadores da Frota do Norte encontraram e emergiram para a superfície um caça de facricação norte-americano Bell P-39 Airacobra, que se encontrava nas profundezas há 72 anos e que tinha sido fornecido à então União Soviética segundo o acordo de Lend-Lease (empréstimo) na época da Guerra".

Coreia do Sul adquire submarino de 1800 Toneladas como resposta ao Norte

Por: Redação OD

A Marinha da Coréia do Sul, recebeu na sede da empresa Daewoo, na Ilha de Geoje, um novo subamarino de 1.800 Toneladas, que fará frente as ameaças vindas no Norte, e aumentando assim o seu poder bélico e de dissuasão, já que a tensão na peninsula coreana tem estado em uma crescente, face os testes nucleares e as ameaças de um possível ataque oriundos de Pyongyang.

Marinha do Brasil efetua APOIEX de São Pedro e São Paulo - Protegendo a "Amazônia Azul" - Parte 2

Na foto; o NPAOc P-122 "Araguari", o Cão de Guarda da Amazônia Azul ao largo do ASPSP.
Como a profundidade é de aprox 4 mil metros no local, é impossível ancorar e o navio é obrigado a margear o Arquipélago em movimento 24h, exigindo a completa atenção da tripulação.

Por: Yam Wanders.

"Arquipélago São Pedro e São Paulo, a ocupação que garante a soberania brasileira no Atlântico".

Mais que um rochedo no meio do oceano, Mais que uma ilha,
mas um posto avançado de nossa "Amazônia Azul".
Dando a continuação à matéria de semana passada sobre a missão APOIEX da Marinha do Brasil no Arquipélago de São Pedro e São Paulo, muitas questões são levantadas sobre como pesquisadores e militares podem viver em um local tão longínquo e inóspito como esses rochedos, que literalmente ficam no meio do Oceano Atlântico, a quase meio caminho entre a África e América do Sul.
A Marinha do Brasil já tem um longo e tradicional histórico de guarnecimento de postos em ilhas oceânicas em todo o nosso litoral e em além mar, como é o caso da EACAF, a base brasileira na Antártica . Mas no caso do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, trata-se do nosso posto avançado mais distante de qualquer coisa que signifique terra firme e civilização, dados os 1100 kilômetros que separam os rochedos da costa do Brasil. 

domingo, 9 de julho de 2017

Esquadrão VF-1 participa da Operação Pré-Fronteira Sul II

Por: Redação OD

Entre os dias 19 e 23 de junho, foi realizada a Operação Ribeirinha Pré-Fronteira Sul II, na região fronteiriça do Pantanal sul-mato-grossense, conduzida pelo Comando do 6º Distrito Naval, com a participação de meios do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Simulando a existência de uma ameaça paramilitar assimétrica, fruto de um cenário de instabilidade político-econômica em um fictício país fronteiriço ao Brasil, a Operação objetivou neutralizar a ação de grupos guerrilheiros, através da realização de Patrulhas Navais e de uma Operação Ribeirinha que permitisse o reestabelecimento da lei e da ordem na região ocupada pela ameaça, através do emprego de navios, tropas em terra e aeronaves.