sábado, 24 de setembro de 2016

Força Aérea Brasileira expõe o novo caça Gripen NG na 4ª Mostra BID Brasil


Por: Redação OD
A Força Aérea Brasileira (FAB) será uma das mais de 80 organizações e empresas expositoras na 4ª Mostra BID Brasil, da Base Industrial de Defesa brasileira. O evento acontece entre os dias 27 e 29 deste mês no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). A FAB irá levar para a mostra - além de foguetes, softwares e satélites - os projetos do novo caça Gripen NG; do novo cargueiro KC-390 e do novo armamento, o míssil A-DARTER.

Bombeiros de Mato Grosso do Sul realizam treinamento de SAR com apoio do Exército e da Força Aérea


Por: Redação OD
O Corpo de Bombeiros Militar por meio da Academia de Bombeiros Militar realizou no dia 22 de setembro, uma instrução de Técnicas de Busca e Salvamento de Matas e Cerrados para o Curso de Formação de Sargentos Bombeiro Militar na região conhecida como Inferninho e Ceuzinho.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Capitão "Febiano" Waldyr O'Dwyer – 100 anos de História


Por: Redação OD

Waldyr O´Dwyer nascido no dia 12 de julho de 1916, na cidade do Rio de Janeiro, filho de Pedro O’Dwyer e de Guiomar Paiva O’Dwyer. Capitão da reserva do Exército Brasileiro, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, Capitão Waldyr é, teve sua imagem cunhada em peças filatélicas dos Correios. A homenagem ocorreu no final de 2011. 

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Controle de avarias (CAv); Exercício de "crash de convôo". 02/02


Por: Yam Wanders.

Uma das curiosidades sobre qualquer exercício de CAv (controle de avarias)
é que são sempre realizados em conjunto com o exercício de
"postos de combate" com suas respectivas prontidões e simulações de
combate, pois o normal de qualquer embarcação da Marinha do Brasil é a
aplicação constante de preparo do seu lema; - Combater, navegar e flutuar.

O exercício de "Crash de Convôo" é um dos mais importantes para alguns navios, pois um helicóptero é além de um meio operacional importante para missões diversas de um navio de guerra, como também um objeto com massa suficiente para causar danos estruturais consideráveis e não há valor mensurável para as vidas humanas de seus tripulantes e passageiros, bem como de outros tripulantes do navio envolvidos no local de operações.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

BINFA-14 realiza salto na Base Aérea de Campo Grande-MS


Por: Victor Mazoni.


Visando manter sua condição operacional, militares do BINFA-14 possuidores do curso de paraquedista militar realizaram nos dias 20 e 21 de setembro, saltos de adestramento na área de Campo Grande-MS. 
Durante a atividade, todos os envolvidos realizam saltos enganchados visando reciclar as técnicas básicas paraquedistas. Além dos militares do BINFA-14, também realizaram a atividade militares do BINFA-54 e também do PARASAR. Cabe destacar que a atividade, realizada com pleno êxito, foi apoiada por uma aeronave C-95BM do 4º Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA-4) "Esquadrão Carajá" e por militares do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) "PARASAR".

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Marinha do Brasil: Fragata "Liberal" assume como capitânia da Força Tarefa Marítima, no Líbano


Por: Redação OD

O 12° Contingente da Força-Tarefa Marítima, da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-Unifil), recebeu na última quinta-feira (15) a Fragata "Liberal" como seu novo navio-capitânia. A cerimônia de passagem de função entre os navios ocorreu no porto de Beirute a bordo da Fragata “Independência”, navio substituído, e foi presidida, pela primeira vez, pelo Deputy Force Commander da Unifil, general Sandeep Bajaj, do exército da Índia.

Forças de Operações Especiais do Exército Brasileiro realizando adestramento durante os Jogos Rio 2016


Por: Redação OD
Os Militares do Comando de Operações Especiais (C Op Esp) estiveram em constante adestramento para atuarem durante os Jogos Rio 2016, em caso de ataques terroristas ou com agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares.

Força Aérea Brasileira celebra o 120º aniversário de nascimento de Eduardo Gomes


Por: Redação OD
A dedicação de uma vida inteira focada no objetivo de tornar o país mais desenvolvido, justo e soberano, sem com isso buscar benefícios para si, é uma maneira simples de transmitir, em poucas palavras, a trajetória do Marechal do Ar EDUARDO GOMES, patrono da Força Aérea Brasileira.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Chega ao Brasil lote de 52 viaturas blindadas doadas pelos EUA ao Exército Brasileiro


Por: Redação OD
O Porto de Paranaguá desembarcou nesta segunda-feira (19) um carregamento de 52 veículos blindados para uso do Exército Brasileiro. O lote foi doado pelo exército americano e será modernizado e adaptado para os padrões do Exército Brasileiro no 20º Batalhão de Infantaria Blindado de Curitiba. Os veículos estão estacionados no pátio do Porto e a previsão é que comecem a ser levados a Curitiba a partir desta quarta-feira (21).

domingo, 18 de setembro de 2016

21ª BIA A AAe Pqdt no apoio a Defesa Antiaérea durante os Jogos Paraolímpicos Rio 2016


Por: Redação OD
A Defesa Aeroespacial é instrumento de proteção e de eficaz capacidade dissuasória. Nessa atividade, a complexa Defesa Antiaérea dos Centros de Defesa Setorial (CDS) Copacabana e Maracanã está sob a responsabilidade de 141 militares oriundos do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (Praia Grande-SP), apoiado pela 9ª Bateria Antiaérea Escola (Macaé-RJ) e 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Paraquedista (Rio de Janeiro-RJ), que estão instalados, estrategicamente, no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC), situado na zona sul carioca. 

Esquadrilha da Fumaça apresenta sete novos integrantes para 2017

Por: Redação OD
A partir de 2017, a Esquadrilha da Fumaça contará com o trabalho de mais sete novos integrantes: quatro oficiais e três graduados. Os pilotos já realizaram suas atividades de aulas teóricas – Ground School – e de simulador de voo do avião utilizado pela Fumaça, o A-29 Super Tucano, durante o mês de agosto. O simulador de voo utilizado foi o do  Esquadrão Flecha (3º/3º GAV), da Base Aérea de Campo Grande (MS).