sábado, 24 de setembro de 2016

Caça da RAF intercepta e escolta bombardeiros russos que voavam sobre a "Zona de Interesse" Britânica


Por: Redação OD

Na última quinta-feira (22) um caça Typhoon da RAF interceptou e escoltou dois bombardeiros russos que voavam próximo ao espaço aéreo do Reino Unido, entre Noruega e Islândia, conforme nota divulgada pelo ministério da Defesa. "Um Typhoon da (unidade de) resposta rápida da base de Loossiemouth, na Escócia, interceptou dois bombardeiros russos Tu-160 Blackjack e os escoltou quando se encontravam na zona de interesse do Reino Unido", declarou um porta-voz da Royal Air Force (RAF).

Sistemas de mísseis S-300 russos são apresentados durante desfile militar em Teerã


Por: Redação OD

Os sistemas de defesa antiaéreo S-300 de fabricação Russa, foram apresentados na última quarta-feira (21), junto com outros modelos, durante um desfile militar em Teerã. As informações são da agência Iraniana Fars. O contrato russo-iraniano para fornecimento dos sistemas S-300 ao Irã foi firmado em 2007, mas foi suspenso com a resolução 1929 do Conselho de Segurança da ONU, aprovada em 9 de junho de 2010, que proibiu a entrega ao Irã de armas modernas, incluindo mísseis e sistemas de mísseis.

Força Aérea Brasileira expõe o novo caça Gripen NG na 4ª Mostra BID Brasil


Por: Redação OD
A Força Aérea Brasileira (FAB) será uma das mais de 80 organizações e empresas expositoras na 4ª Mostra BID Brasil, da Base Industrial de Defesa brasileira. O evento acontece entre os dias 27 e 29 deste mês no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). A FAB irá levar para a mostra - além de foguetes, softwares e satélites - os projetos do novo caça Gripen NG; do novo cargueiro KC-390 e do novo armamento, o míssil A-DARTER.

Marinha do Brasil levou alunos de Escola Técnica do Rio de Janeiro para conhecerem as obras do PROSUB

Apresentação da maquete do Complexo Naval de Itaguaí aos alunos da ETERJ
Por: Redação OD
Alunos da Escola Técnica do Rio de Janeiro em Itaguaí (ETERJ) acompanhados dos diretores, coordenadores e professores, realizaram uma visita ao Complexo Naval de Itaguaí (RJ), no dia 14 deste mês, com o propósito de conhecerem o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).

Bombeiros de Mato Grosso do Sul realizam treinamento de SAR com apoio do Exército e da Força Aérea


Por: Redação OD
O Corpo de Bombeiros Militar por meio da Academia de Bombeiros Militar realizou no dia 22 de setembro, uma instrução de Técnicas de Busca e Salvamento de Matas e Cerrados para o Curso de Formação de Sargentos Bombeiro Militar na região conhecida como Inferninho e Ceuzinho.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Embraer Begins Tactical Testing Of KC-390


By: Wording OD
Embraer is expanding the envelope and broadening the testing of the tactical capabilities of the KC-390 airlifter. Since the aircraft’s international debut at the Farnborough Airshow in July, Embraer has conducted free fall and static line parachuting tests from both the ramp and the side paratrooping doors, performed airdrop testing with a container delivery system and also extended the refueling hoses from the wing-mounted hose-drogue units to check the stability, Col. Claudio Cardoso, program manager for the KC-390, told the Military Airlift Conference here on Sept. 21.

Navio-Veleiro Cisne Branco da Marinha do Brasil, chega ao Recife para participar da Refeno



Por: Redação OD

Já está atracado no Porto do Recife o Navio-Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil. Ele chega à capital pernambucana para participar da Regata Recife-Fernando de Noronha, a Refeno. O Navio-Veleiro tem a missão de representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima na sociedade civil e preservar as tradições navais. Ele saiu do Rio de Janeiro no dia 11 de setembro, e além do Recife, vai visitar os portos de Natal-RN, São Luis-MA, Belém-PA, Fortaleza-CE, Maceió-AL e Vitória-ES.

IACIT lança sistema de contramedida eletrônica contra explosivos na 4ª Mostra BID Brasil


Por: Redação OD

A IACIT, empresa brasileira com atuação consolidada no desenvolvimento de produtos e serviços de alta tecnologia nas áreas de Defesa, Segurança Pública, CNS\ATM, Redes Integradas e Meteorologia, lançará na 4ª Mostra BID Brasil o RCIEDBlocker, um sistema de contramedida eletrônica contra explosivos acionados remotamente por dispositivos eletrônicos (RCIED).

Comandante da Aeronáutica fala sobre o futuro da Força Aérea para imprensa

Por: Redação OD
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, apresentou à imprensa o projeto de reestruturação administrativa e organizacional da Força Aérea Brasileira (FAB). O evento realizado nesta quinta-feira (22/09), em Brasília (DF), reuniu 21 repórteres de veículos de comunicação nacionais e internacionais. Os profissionais conheceram as ações que foram iniciadas em 2014 com a concentração de unidades administrativas cujo o objetivo é incrementar a eficiência  da gestão, otimizar o emprego de recursos materiais e humanos e permitir que as unidades se mantenham focadas na atividade fim da instituição. A Aeronáutica tem uma área de 22 milhões de km2 sob sua responsabilidade.

Capitão "Febiano" Waldyr O'Dwyer – 100 anos de História


Por: Redação OD

Waldyr O´Dwyer nascido no dia 12 de julho de 1916, na cidade do Rio de Janeiro, filho de Pedro O’Dwyer e de Guiomar Paiva O’Dwyer. Capitão da reserva do Exército Brasileiro, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, Capitão Waldyr é, teve sua imagem cunhada em peças filatélicas dos Correios. A homenagem ocorreu no final de 2011. 

Conselho Militar discute a revisão da Estratégia Nacional de Defesa


Por: Redação OD

O comandante da Aeronáutica, Ten.-Brig do Ar Nivaldo Rossato, revelou no dia de ontem (22), que o Conselho Militar de Defesa está discutindo a atualização da Estratégia Nacional de Defesa. Sancionada em 2008 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a estratégia foi elaborada pelos então ministros da Defesa, Nelson Jobim, e de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, com a colaboração de militares e especialistas. O planejamento tinha o objetivo de reestruturar as Forças Armadas, o complexo industrial de Defesa e o serviço militar, mas, segundo o brigadeiro, está sendo ajustado à nova realidade brasileira.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Controle de avarias (CAv); Exercício de "crash de convôo". 02/02


Por: Yam Wanders.

Uma das curiosidades sobre qualquer exercício de CAv (controle de avarias)
é que são sempre realizados em conjunto com o exercício de
"postos de combate" com suas respectivas prontidões e simulações de
combate, pois o normal de qualquer embarcação da Marinha do Brasil é a
aplicação constante de preparo do seu lema; - Combater, navegar e flutuar.

O exercício de "Crash de Convôo" é um dos mais importantes para alguns navios, pois um helicóptero é além de um meio operacional importante para missões diversas de um navio de guerra, como também um objeto com massa suficiente para causar danos estruturais consideráveis e não há valor mensurável para as vidas humanas de seus tripulantes e passageiros, bem como de outros tripulantes do navio envolvidos no local de operações.

Helibras apresentou no Rio de Janeiro o seu primeiro H135 modernizado no Brasil


Por: Anderson Gabino
A mais nova menina dos olhos da Helibras, o H135 P2 modernizado, foi apresentado na manhã desta última quarta-feira (21), nas dependências da Helirio, empresa esta localizada no bairro do Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro. O evento contou a presença de diretores de empresas de aviação, pilotos e da imprensa especializada, aonde os quais tiveram a oportunidade de realizar um voo de demonstração, na belíssima máquina.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

BINFA-14 realiza salto na Base Aérea de Campo Grande-MS


Por: Victor Mazoni.


Visando manter sua condição operacional, militares do BINFA-14 possuidores do curso de paraquedista militar realizaram nos dias 20 e 21 de setembro, saltos de adestramento na área de Campo Grande-MS. 
Durante a atividade, todos os envolvidos realizam saltos enganchados visando reciclar as técnicas básicas paraquedistas. Além dos militares do BINFA-14, também realizaram a atividade militares do BINFA-54 e também do PARASAR. Cabe destacar que a atividade, realizada com pleno êxito, foi apoiada por uma aeronave C-95BM do 4º Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA-4) "Esquadrão Carajá" e por militares do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) "PARASAR".

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Policia Civil de Santa Catarina começa a utilizar carabinas Armalite M15

Por: Redação OD
Armas novas, importadas e nunca utilizadas anteriormente pela Polícia Civil de Santa Catarina. Esse é o contexto das quatro carabinas modelo M15 calibre 5.56 que já estão em poder dos policiais da DIC (Divisão de Investigação Criminal) de Joinville. As armas compradas da empresa norte-americana Armalite custaram, de acordo com Vitor Bianco Júnior, diretor da Acadepol (Academia de Polícia), US$ 2.450 cada uma, o equivalente a R$ 8.190 pela cotação do dólar desta quarta-feira.

Marinha do Brasil: Fragata "Liberal" assume como capitânia da Força Tarefa Marítima, no Líbano


Por: Redação OD

O 12° Contingente da Força-Tarefa Marítima, da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-Unifil), recebeu na última quinta-feira (15) a Fragata "Liberal" como seu novo navio-capitânia. A cerimônia de passagem de função entre os navios ocorreu no porto de Beirute a bordo da Fragata “Independência”, navio substituído, e foi presidida, pela primeira vez, pelo Deputy Force Commander da Unifil, general Sandeep Bajaj, do exército da Índia.

Chega ao fim o exercício "Interação Naval 2016", entre China e a Russia


Por: Redação OD

Pensem em um cenário, navios de guerra russos e chineses destruíram alvos que simulavam ser, um navio e um submarino de alguma Marinha inimiga, com este contexto deu-se uma, das várias simulações ocorridas durante os exercícios militares Interação Naval 2016, conforme relato do porta-voz, capitão-de-mar-e-guerra Vladimir Matveev, nesta última segunda-feira (19). Segundo ele, "no âmbito das manobras navais, se realizaram exercícios de fogo com uso de cargas antissubmarino e artilharia contra alvos navais e aéreos."

Forças de Operações Especiais do Exército Brasileiro realizando adestramento durante os Jogos Rio 2016


Por: Redação OD
Os Militares do Comando de Operações Especiais (C Op Esp) estiveram em constante adestramento para atuarem durante os Jogos Rio 2016, em caso de ataques terroristas ou com agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares.

Força Aérea Brasileira celebra o 120º aniversário de nascimento de Eduardo Gomes


Por: Redação OD
A dedicação de uma vida inteira focada no objetivo de tornar o país mais desenvolvido, justo e soberano, sem com isso buscar benefícios para si, é uma maneira simples de transmitir, em poucas palavras, a trajetória do Marechal do Ar EDUARDO GOMES, patrono da Força Aérea Brasileira.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Chega ao Brasil lote de 52 viaturas blindadas doadas pelos EUA ao Exército Brasileiro


Por: Redação OD
O Porto de Paranaguá desembarcou nesta segunda-feira (19) um carregamento de 52 veículos blindados para uso do Exército Brasileiro. O lote foi doado pelo exército americano e será modernizado e adaptado para os padrões do Exército Brasileiro no 20º Batalhão de Infantaria Blindado de Curitiba. Os veículos estão estacionados no pátio do Porto e a previsão é que comecem a ser levados a Curitiba a partir desta quarta-feira (21).

Ministro da Defesa Raul Jungmann, faz balanço da atuação das Forças Armadas durante os Jogos Rio 2016

Por: Anderson Gabino
O Ministro da Defesa Raul Jungmann, reuniu a imprensa no salão nobre do Comando Militar do Leste, para uma coletiva com o intuito de apresentar um balanço da atuação das Forças Armadas, durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Raul Jungmann, começou a apresentação falando sobre a atuação do Exército, da Marinha e da Aeronáutica no patrulhamento e na garantia da segurança do megaevento no estado do Rio e nas outras cinco capitais onde foram disputados jogos de futebol.

domingo, 18 de setembro de 2016

Estado Islâmico abate um Mig-21 da Força Aérea Síria, na região de Deir ez-Zor


Por: Redação OD
O Governo Sírio reconheceu que um Caça Mig-21 foi abatido, na periferia de Deir ez-Zor, enquanto realizava uma missão de ataque contra as posições de militantes radicais nesta localidade. O piloto do caça, identificado como Coronel Ali Hamza veio a falecer.

21ª BIA A AAe Pqdt no apoio a Defesa Antiaérea durante os Jogos Paraolímpicos Rio 2016


Por: Redação OD
A Defesa Aeroespacial é instrumento de proteção e de eficaz capacidade dissuasória. Nessa atividade, a complexa Defesa Antiaérea dos Centros de Defesa Setorial (CDS) Copacabana e Maracanã está sob a responsabilidade de 141 militares oriundos do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (Praia Grande-SP), apoiado pela 9ª Bateria Antiaérea Escola (Macaé-RJ) e 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Paraquedista (Rio de Janeiro-RJ), que estão instalados, estrategicamente, no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC), situado na zona sul carioca. 

Arma hipersônica: Russia cria primeiro míssil que deverá ser capaz de alcançar Mach 6


Por: Redação OD

A empresa da indústria militar russa NPO Mashinostroyeniya (Escritório de Projetos de Foguetes e Mísseis) está desenvolvendo um novo míssil capaz de atingir a velocidade de Mach 6. A NPO e várias outras empresas especializadas estão trabalhando ativamente para a criação de motores a jato com um fluxo direto de combustivel nos fluxos subsônicos e supersônicos, o que irá permitir atingir a velocidade de cruzeiro hipersônica de Mach 6. 

Vídeo apresenta o poder de fogo do futuro canhão 30mm do PAK FA


Por: Redação OD

Ainda seguindo a fase de testes de armamentos, a empresa KBP divulgou um vídeo no qual aparece técnicos da empresa realizando testes de um canhão automático desenvolvido especialmente para os caça russo T-50 ou PAK FA, como assim vocês desejarem chamar. No vídeo pode-se ver um canhão 9-A1-4071K de 30 mm em funcionamento, montado em um Mockup da parte frontal do caça, que se encontra em uma plataforma de um campo de provas perto da cidade de Moscou. 

Esquadrilha da Fumaça apresenta sete novos integrantes para 2017

Por: Redação OD
A partir de 2017, a Esquadrilha da Fumaça contará com o trabalho de mais sete novos integrantes: quatro oficiais e três graduados. Os pilotos já realizaram suas atividades de aulas teóricas – Ground School – e de simulador de voo do avião utilizado pela Fumaça, o A-29 Super Tucano, durante o mês de agosto. O simulador de voo utilizado foi o do  Esquadrão Flecha (3º/3º GAV), da Base Aérea de Campo Grande (MS).