segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Base do Brasil na Antártica: A EACF é considerada uma das melhores do mundo

Imagem ilustrativa via Agência Brasil EBC.
Por: Redação OD. 

Falando diretamente da Antártida, Rosalinda Montone, do Instituto de Oceanografia, comenta que pesquisar no continente é um privilégio, mas também um desafio, devido à dificuldade de acesso ao Continente Antàrtico.

Há duas semanas o Jornal da USP no Ar vinha tentando uma entrevista com a professora Rosalinda Montone, do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, que está na Estação Antártica Comandante Ferraz, recém-inaugurada em 15 de janeiro. Fatores meteorológicos impossibilitavam a realização da entrevista exclusiva. 
Mas finalmente o contato foi feito: “A primeira dificuldade é conseguir chegar aqui, pois dependemos das condições climáticas. Ficamos uma semana na cidade de Punta Arenas, no sul do Chile, aguardando condições adequadas. Viemos com o avião da FAB (Força Aérea Brasileira) e nosso voo ocorreu em um dia bem atípico, ensolarado e sem vento”, relata.

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Italianos homenageiam a FEB com cerimônia em Monte Castelo

Foto gentilmente cedida pelo Sr. Giovanni Sulla, grazie mille!

Por: redação OD Europe.

Centenas de italianos, entre populares e autoridades, das vilas e municipios vizinhos da região, homenagearam os 75 anos da tomada de Monte Castelo pelas tropas da Força Expedicionaria Brasileira. A cerimônia ocorreu no domingo dia 23 de fevereiro.

Suíça é o país com maior índice de jovens aptos ao serviço militar na Europa Ocidental

Imagem ilustrativa via Swiss Armed Forces


Por Yam Wanders

A taxa de aptidão para o serviço militar na Suíça excedeu 70% entre os jovens que se apresentaram no ano de 2019. Apesar de uma relativa queda na quantidade de jovens que procuram efetuar o serviço militar ou a carreira em suas diversas áreas, a qualidade geral em capacidade física, intelectual e moral do pessoal aumentou significantemente nos últimos anos. Importante salientar que a Suíça é um dos poucos países europeus a ter a obrigatoriedade do serviço militar à partir dos 18 anos, enquanto em outros países o serviço militar e/ou a carreira militar é por meio de voluntariado ou concurso público.