sábado, 21 de abril de 2018

Ala 12, sede do 1° Grupo de Aviação de Caça realiza cerimônia em homenagem aos pilotos da FAB mortos na Itália


Por: Redação OD

A Ala 12 (antiga Base Aérea de Santa Cruz), com sede no bairro de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), realizou sua tradicional cerimônia em homenagem aos pilotos brasileiros mortos em combate durante a Segunda Guerra Mundial na manhã desta sexta-feira (20/04). O evento, chamado de Preito aos Jambocks – como eram denominados os combatentes – reuniu diversas autoridades e pilotos de caça, além de um veterano, o Major João Rodrigues. Como mecânico do P-47 Thunderbolt, lutou na Segunda Guerra durante um ano e meio. Ele avalia que a Força Aérea Brasileira se consolidou e se fortaleceu durante o conflito. “Perdemos muitos companheiros, mas não foi em vão”, disse. Durante a cerimônia, foi acesa uma chama representando o espírito dos combatentes; o monumento de homenagem aos mortos recebeu uma coroa de flores e houve o hasteamento da flâmula do esquadrão – a mesma que era hasteada no campo de batalha.

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Submarino Alemão da 2ª Guerra Mundial é encontrado a mais de 100 metros de profundidade na costa da Dinamarca

U-3008 da mesma classe Type XXI do U-3523
Por: Redação OD

Próximo ao fim da Segunda Guerra Mundial, em uma tentativa de retomarem a hegemonia dos mares, forças nazistas iniciaram a construção de uma frota de submarinos, o U-Boot Tipo XXI, os mais poderosos já construídos. Estes seriam mais velozes e silenciosos, com um alcance muito maior, essas embarcações poderiam ter mudado os rumos da guerra, mas dos 118 submarinos comissionados, apenas quatro foram concluídos antes do fim do conflito, e somente dois entraram em ação e não participaram de nenhuma batalha. Os destroços de um deles, o U-3523, foram descobertos este mês na costa da Dinamarca. De acordo com o Museu de Guerra Naval Jutland, em Thyborøn, o U-3523 foi afundado por bombas de profundidade lançadas por um bombardeiro britânico B24 Liberator, no dia 6 de maio de 1945, no estreito Escagerraque, junto a fronteira da Noruega com a Suécia e a Dinamarca.

Patrouille de France no Carrefour de l'Air 2018



Por: Yam Wanders.

Em mais um evento de grande qualidade e de grande importância institucional, o Carrefour de l'Air desse ano no Musée de l'Air et Espace de Le Bourget coincidiu sua realização com as festividades de aniversário de 120 anos do Aéroclub de France, a instituição aéronáutica pioneira e também a mais antiga do mundo. Apesar do Aéroclub de France não possuir uma "sede operacional em campo", o Aéroport de Le Bourget é ainda considerado seu lar pois foi lá que o mesmo desenvolveu suas atividades pioneiras no começo da era da regulamentação das atividades aéreas na França, que acabram por servir de exemplo ao mundo aeronáutico que se desenvolvia. E como não poderia deixar de ser, um evento de grande importância como esse torna imperativo a presença da Patrouille de France.

Exercício de salvamento no mar é realizado pela Força Aérea Brasileira na Base Aérea de Florianópolis


Por: Redação OD

Os esquadrões 7°/8°GAV – Harpia, sediado em Manaus (AM), e 5°/8°GAV - Pantera, de Santa Maria (RS), realizam treinamentos a bordo do helicóptero H-60 Black Hawk, entre os dias 2 e 20 de abril, na Base Aérea de Florianópolis (BAFL). O objetivo é aperfeiçoar a doutrina de aproximadamente 100 militares no método de resgate Kappoff, o qual é a técnica utilizada para resgatar pessoas na água, onde não é possível o pouso, e por isso a necessidade de emprego de helicópteros. Ela foi inserida na Força Aérea Brasileira (FAB) na década de 80, após intercâmbio com a Royal Air Force, e consiste em realizar procedimentos padronizados para pilotos, operadores de equipamentos e homens de resgate; com a finalidade de executar o resgate de maneira rápida, eficiente e segura. Os treinamentos, que ocorrem na Baía Sul da BAFL, simulam uma missão real de salvamento.

PM de SP, MG e Aviação do Exército Brasileiro com ajuda de montanhistas voluntários efetuam missão SAR

Militares do COE da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na região do Pico dos Marins entre São Paulo e Minas Gerais.

Por: Redação OD.

Desde a última quarta-feira 18 de abril, forças conjuntas dos estados de São Paulo e Minas Gerais conduzem uma missão de busca e salvamento  para localizar o francês Éric Welterlin que mora há 3 anos em Itajubá, sul de Minas Gerais. Segundo sua esposa, Éric tinha como objetivo subir e descer do Pico dos Marins ( Região de Piquete SP e Marmelópolis MG) na última segunda-feira dia 16 de abril. Experiente corredor de montanha, Éric não havia dado notícias ou retorno até a tarde de terça feira (17) quando a família e amigos notificaram o desaparecimento.

Bombardeiros estratégicos e aeronaves de reabastecimento são vistas em mega exercício nos céus dos EUA desde a madrugada

Imagem ilustrativa  do exercício "Neptune Falcon 2016" quando formações semelhantes à movimentação dessa madrugada foram empregadas pela USAF. Imagem via USAF.

Por: Redação OD

Pelo menos metade da frota de bombardeiros estratégicos B-2 "Spirit", B-52H e mais uma dezena de aeronaves de reabastecimento KC-135 e KC-10 Extender estão em voo desde as 04h (horário do Pacífico oeste dos EUA), em regiões que compreendem praticamente todo o território central dos USA. A surpresa e apreensão está ampla entre os analistas internacionais, pois esse "exercício" não divulgado coincide com a chegada do grupo de combate do porta-aviões USS Harry S. Trumman (CVN-75) ao Mar Mediterrâneo ontem, aonde de acordo com a U.S. Navy, o mesmo participará de operações de rotina com forças da NATO/OTAN na região.

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Força Aérea Brasileira lança página especial para comemorar o Dia da Aviação de Caça


Por: Redação OD

Para comemorar os 73 anos do Dia da Aviação de Caça, a Força Aérea Brasileira (FAB) criou uma página especial. Celebrada no dia 22 de abril, a data relembra o esforço e a audácia dos militares do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), o Esquadrão Jambock, que, no auge da Segunda Guerra Mundial, a bordo dos caças P-47 Thunderbolt, cumpriam missões de combate contra alvos nazistas no norte da Itália. A página especial apresenta todas as informações relativas à história da Aviação de Caça, além de concentrar os conteúdos divulgados em veículos da FAB. O espaço permite ainda acesso a vídeos, fotos e informações sobre a formação dos pilotos, esquadrões e aeronaves operadas pela FAB.

Primeira oficial mulher da Marinha do Brasil irá atuar como Observadora Militar em Abyei, no Sudão do Sul

CT Maria Almeida já está em plena atividade no Sudão do Sul
Por: Redação OD

Natural de São Tomé, pequena cidade do Rio Grande do Norte, com 13 mil habitantes, Maria Aparecida de Almeida, que ingressou na Marinha do Brasil como marinheira e, atualmente, ocupa o posto de capitão-tenente, está ajudando a escrever a história de pioneirismo das mulheres nas Forças Armadas. A oficial é a primeira militar brasileira a participar de uma missão de paz na área de Abyei, no Sudão do Sul. Ela vai atuar como Observadora Militar na Força Interina de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para Abyei (UNISFA, em inglês). Maria Almeida disse estar motivada com a oportunidade de fazer parte da missão. 

19 de abril - Dia do Exército, com orgulho




No dia 15 de fevereiro de 1630, o Nordeste brasileiro começava a viver o pesadelo da invasão dos holandeses, pertencentes à Companhia das Índias Ocidentais. Após 15 anos de bravo enfrentamento, lutando contra forças superiores, em 23 de maio de 1645, 18 líderes da Insurreição Pernambucana assinaram um termo, no qual se destaca o uso, pela primeira vez no Brasil, da palavra "pátria", no seu sentido atual. No documento, verdadeiro "Compromisso Imortal", há, também, providências que, hoje, seriam consideradas mobilização de Reservas:

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Carrefour de l'Air 2018 e 120 anos do Aéroclub de France

Um evento fantástico que reuniu aeronaves militares e civis de todas as épocas em exibição dinâmica e estática.
Por: Yam Wanders

Dois eventos em um lugar mítico, o pátio do Musée de l'Air et Espace de Le Bourget, na cidade de mesmo nome que fica nos arredores de Paris, um dos lugares aonde a aviação viu nascer e se desenvolver quase tudo do que conhecemos ao longo dos anos seguintes da sua história.
Le Bourget foi o primeiro aeroporto que reunia instalações para uso civil e militar no mesmo campo, como também abrigou a partir de 1919 o primeiro museu aeronáutico do mundo, e, que até hoje é o mais antigo e o que possui uma das coleções mais importantes da aviação. Apesar das polêmicas, os franceses o consideram o primeiro aeroporto do mundo com as devidas instalações  para uso civil comercial, mas oficialmente está como sétimo na lista dos "dez mais antigos do mundo".

domingo, 15 de abril de 2018

O Exército Brasileiro e a implementação da VBTP MR 6X6 GUARANI para operações de ações humanitárias


Por: Cap Castilhos Almeida

O Exército Brasileiro, atendendo às demandas da sua Doutrina Militar Terrestre (DMT), tem buscado o aprimoramento de suas capacidades de apoio a órgãos governamentais. Em 2017, apenas no segundo semestre, a Força Terrestre foi empregada em 17 operações subsidiárias de ajuda humanitária – de acordo com a Divisão de Coordenação Civil e Militar do Comando de Operações Terrestres. Para atender ao novo panorama de emprego das tropas brasileiras, devem ser exploradas as ferramentas disponíveis. A VBTP MR 6x6 Guarani é a mais nova e moderna viatura em operação nas unidades do Exército e possui diversos meios úteis à condução de operações de ajuda humanitária, todavia devem ser buscados implementos e agregados tecnológicos que potencializem essas capacidades.