sábado, 21 de abril de 2018

Exército dos EUA suspendem recebimento de seus AH-64E Apache, por conta de peça defeituosa


Por: Redação OD

Segundo uma notícia, veiculada pelo site especializado em defesa, Defense News, o Exército dos EUA (U.S Army) suspendeu o recebimento dos helicópteros Boeing AH-64E Apache devido à uma má qualidade em um dos componentes-chave da aeronave. Segundo o site, os militares colocaram em dúvida a durabilidade de uma porca do helicóptero. "Deixamos de aceitar a entrega dos novos AH-64E devido a uma porca de empanque que consideramos muito suspeita", declarou o general de brigada Thomas Todd. O militar revelou que especialistas do exército "não estão satisfeitos" com o funcionamento desta peça em um ambiente costeiro. Além disso, descobriram sinais de corrosão na superfície da peça.

Russia detecta em uma semana, 18 aeronaves realizando voos de reconhecimento junto as suas fronteiras


Por: Redação OD

Ao longo de 2018, tem aumentado o número de aviões de reconhecimento estrangeiros nas fronteiras russassomente em uma semana, foi detectado pelos sistemas de defesa e vigilância russos, 18 aeronaves realizando voos de reconhecimento junto as suas fronteiras,  revelou o jornal oficial do Ministério da Defesa Russo, Krasnaya Zvezda. Os aviões russos, por sua vez, fizeram cinco voos para interceptar e escoltar estas aeronaves estrangeiras. Apenas durante os primeiros 20 dias de abril, o número de aviões de reconhecimento estrangeiros excederam o mesmo indicador de janeiro.

Ala 12, sede do 1° Grupo de Aviação de Caça realiza cerimônia em homenagem aos pilotos da FAB mortos na Itália


Por: Redação OD

A Ala 12 (antiga Base Aérea de Santa Cruz), com sede no bairro de Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), realizou sua tradicional cerimônia em homenagem aos pilotos brasileiros mortos em combate durante a Segunda Guerra Mundial na manhã desta sexta-feira (20/04). O evento, chamado de Preito aos Jambocks – como eram denominados os combatentes – reuniu diversas autoridades e pilotos de caça, além de um veterano, o Major João Rodrigues. Como mecânico do P-47 Thunderbolt, lutou na Segunda Guerra durante um ano e meio. Ele avalia que a Força Aérea Brasileira se consolidou e se fortaleceu durante o conflito. “Perdemos muitos companheiros, mas não foi em vão”, disse. Durante a cerimônia, foi acesa uma chama representando o espírito dos combatentes; o monumento de homenagem aos mortos recebeu uma coroa de flores e houve o hasteamento da flâmula do esquadrão – a mesma que era hasteada no campo de batalha.

China adverte navios de guerra australianos no Mar do Sul e gera mal estar entre os dois governos


Por: Redação OD

Três navios de guerra da Real Marinha Australiana (o HMAS Anzac, o HMAS Toowoomba e o HMAS Success) foram "desafiados" pela Marinha Chinesa quando estes navegavam pelo Mar do Sul da China. As conversas foram até que "educadas" mas porém tensas, de acordo com um oficial em declarações à rede de TV ABC. Malcolm Turnbull, Primeiro-Ministro da Austrália, não quis revelar detalhes sobre o incidente, mas lembrou que o país tem "direito à liberdade de navegação" nos oceanos. "Tudo o que posso dizer é que a Austrália afirma e pratica o seu direito de liberdade de navegação em todos os oceanos do mundo, incluindo, é claro, o Mar do Sul da China", disse Turnbull, recordando que este é um "direito internacional".

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Submarino Alemão da 2ª Guerra Mundial é encontrado a mais de 100 metros de profundidade na costa da Dinamarca

U-3008 da mesma classe Type XXI do U-3523
Por: Redação OD

Próximo ao fim da Segunda Guerra Mundial, em uma tentativa de retomarem a hegemonia dos mares, forças nazistas iniciaram a construção de uma frota de submarinos, o U-Boot Tipo XXI, os mais poderosos já construídos. Estes seriam mais velozes e silenciosos, com um alcance muito maior, essas embarcações poderiam ter mudado os rumos da guerra, mas dos 118 submarinos comissionados, apenas quatro foram concluídos antes do fim do conflito, e somente dois entraram em ação e não participaram de nenhuma batalha. Os destroços de um deles, o U-3523, foram descobertos este mês na costa da Dinamarca. De acordo com o Museu de Guerra Naval Jutland, em Thyborøn, o U-3523 foi afundado por bombas de profundidade lançadas por um bombardeiro britânico B24 Liberator, no dia 6 de maio de 1945, no estreito Escagerraque, junto a fronteira da Noruega com a Suécia e a Dinamarca.

Patrouille de France no Carrefour de l'Air 2018



Por: Yam Wanders.

Em mais um evento de grande qualidade e de grande importância institucional, o Carrefour de l'Air desse ano no Musée de l'Air et Espace de Le Bourget coincidiu sua realização com as festividades de aniversário de 120 anos do Aéroclub de France, a instituição aéronáutica pioneira e também a mais antiga do mundo. Apesar do Aéroclub de France não possuir uma "sede operacional em campo", o Aéroport de Le Bourget é ainda considerado seu lar pois foi lá que o mesmo desenvolveu suas atividades pioneiras no começo da era da regulamentação das atividades aéreas na França, que acabram por servir de exemplo ao mundo aeronáutico que se desenvolvia. E como não poderia deixar de ser, um evento de grande importância como esse torna imperativo a presença da Patrouille de France.

Exercício de salvamento no mar é realizado pela Força Aérea Brasileira na Base Aérea de Florianópolis


Por: Redação OD

Os esquadrões 7°/8°GAV – Harpia, sediado em Manaus (AM), e 5°/8°GAV - Pantera, de Santa Maria (RS), realizam treinamentos a bordo do helicóptero H-60 Black Hawk, entre os dias 2 e 20 de abril, na Base Aérea de Florianópolis (BAFL). O objetivo é aperfeiçoar a doutrina de aproximadamente 100 militares no método de resgate Kappoff, o qual é a técnica utilizada para resgatar pessoas na água, onde não é possível o pouso, e por isso a necessidade de emprego de helicópteros. Ela foi inserida na Força Aérea Brasileira (FAB) na década de 80, após intercâmbio com a Royal Air Force, e consiste em realizar procedimentos padronizados para pilotos, operadores de equipamentos e homens de resgate; com a finalidade de executar o resgate de maneira rápida, eficiente e segura. Os treinamentos, que ocorrem na Baía Sul da BAFL, simulam uma missão real de salvamento.

PM de SP, MG e Aviação do Exército Brasileiro com ajuda de montanhistas voluntários efetuam missão SAR

Militares do COE da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na região do Pico dos Marins entre São Paulo e Minas Gerais.

Por: Redação OD.

Desde a última quarta-feira 18 de abril, forças conjuntas dos estados de São Paulo e Minas Gerais conduzem uma missão de busca e salvamento  para localizar o francês Éric Welterlin que mora há 3 anos em Itajubá, sul de Minas Gerais. Segundo sua esposa, Éric tinha como objetivo subir e descer do Pico dos Marins ( Região de Piquete SP e Marmelópolis MG) na última segunda-feira dia 16 de abril. Experiente corredor de montanha, Éric não havia dado notícias ou retorno até a tarde de terça feira (17) quando a família e amigos notificaram o desaparecimento.

Militares da Guarnição de Juiz de Fora realizaram o Estágio Básico do Combatente de Montanha (EBCM)


Por: Redação OD

No período de 8 a 12 de abril, 23 militares das organizações militares da Guarnição de Juiz de Fora realizaram o Estágio Básico do Combatente de Montanha (EBCM). Durante esse período de formação, os militares foram instruídos e capacitados sobre Marchas em Montanha; Evacuação de Feridos; Cordas, equipamentos e vestuário; Nós e Amarrações; e Técnicas de Escalada. A preparação desses militares começou antes mesmo da aula inaugural, pois o EBCM é um estágio que exige muitos momentos de superação e coragem.

Força de Fuzileiros da Esquadra recebe comitivas estrangeiras para planejamento da Operação Unitas Amphibious 2018

Contra-Almirante (FN) Nélio de Almeida realiza abertura da Conferência Inicial de Planejamento da Operação
Por: Redação OD

No período de 10 a 12 de abril, foi realizada, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, a Conferência Inicial de Planejamento da Operação Unitas Amphibious 2018/2019, a qual é um exercício multinacional, no contexto regional das Américas, com o propósito de promover a cooperação e a interoperabilidade na execução de Operações Anfíbias. Mediada por oficiais da Força de Fuzileiros da Esquadra.

Bombardeiros estratégicos e aeronaves de reabastecimento são vistas em mega exercício nos céus dos EUA desde a madrugada

Imagem ilustrativa  do exercício "Neptune Falcon 2016" quando formações semelhantes à movimentação dessa madrugada foram empregadas pela USAF. Imagem via USAF.

Por: Redação OD

Pelo menos metade da frota de bombardeiros estratégicos B-2 "Spirit", B-52H e mais uma dezena de aeronaves de reabastecimento KC-135 e KC-10 Extender estão em voo desde as 04h (horário do Pacífico oeste dos EUA), em regiões que compreendem praticamente todo o território central dos USA. A surpresa e apreensão está ampla entre os analistas internacionais, pois esse "exercício" não divulgado coincide com a chegada do grupo de combate do porta-aviões USS Harry S. Trumman (CVN-75) ao Mar Mediterrâneo ontem, aonde de acordo com a U.S. Navy, o mesmo participará de operações de rotina com forças da NATO/OTAN na região.

Porta-Aviões Harry S. Trumman e seu grupo de combate chegam ao Mediterrâneo

O porta-aviões nuclear USS Harry S. Trumman (CVN-75). Imagem via U.S. Navy.

























Por: Redação OD

O grupo de combate liderado pelo porta-aviões Harry S. Trumman (CVN-75) Chegou no dia 18 ao Mar Mediterrâneo, que é uma das áreas de operações da U.S. 6th Fleet (6a frota da U.S. Navy) com 90 aeronaves embarcadas. No total são mais de 12 embarcações que compõem o grupo de combate, e, desde a invasão do Iraque em 2003 não se via uma tal mobilização de forças navais idêntica próxima a uma região de conflito no Oriente Médio. 

Reunião no Azerbaidjão entre generais da Otan e Rússia, busca aliviar tensões após meses de negociações

Gerasimov e Scaparotti: generais de Rússia e Otan se reuniram em raro encontro - Reprodução
Por: Redação OD

Na tentativa de aliviar as tensões geradas recentemente entre a Russia e o Ocidente desde o fim da Guerra Fria, o chefe do Estado-Maior russo e o comandante supremo da Otan fizeram uma rara reunião nesta quinta-feira, em Baku, capital do Azerbaidjão. O general do Exército dos Estados Unidos, Curtis Scaparrotti, que detém o comando das forças da Otan, e o seu homólogo russo, Valery Gerasimov se encontraram menos de uma semana após que, os Estados Unidos, Reino Unido e França realizaram bombardeios à Síria em retaliação a um suposto ataque com armas químicas, feito pelas forças do presidente Bashar al-Assad, aliado da Russia.

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Reunião de negociação entre Boeing e Embraer para a criação de nova empresa avança, mas novo entrave surge


Por: Redação OD

Durante reunião realizada nesta quinta (19) em Brasília, avançou-se na tratativa de uma solução dos entraves à parceria entre a empresa norte-americana Boeing e a brasileira Embraer, sendo que fora identificado novos problemas, onde os quais podem vir a emperrar sua concretizaçãoO grupo de trabalho do governo ficou satisfeito com o encaminhamento da última versão da proposta da gigante americana e da fabricante brasileira, mas a questão da composição do conselho da nova empresa, que será criada por elas está sendo uma dor de cabeça.

Força Aérea Brasileira lança página especial para comemorar o Dia da Aviação de Caça


Por: Redação OD

Para comemorar os 73 anos do Dia da Aviação de Caça, a Força Aérea Brasileira (FAB) criou uma página especial. Celebrada no dia 22 de abril, a data relembra o esforço e a audácia dos militares do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), o Esquadrão Jambock, que, no auge da Segunda Guerra Mundial, a bordo dos caças P-47 Thunderbolt, cumpriam missões de combate contra alvos nazistas no norte da Itália. A página especial apresenta todas as informações relativas à história da Aviação de Caça, além de concentrar os conteúdos divulgados em veículos da FAB. O espaço permite ainda acesso a vídeos, fotos e informações sobre a formação dos pilotos, esquadrões e aeronaves operadas pela FAB.

"Ordem e progresso não acontecem sem respeito à lei", diz Villas-Bôas. Declaração busca findar a polêmica causada

Michel Temer cumprimenta o comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas
Por: Redação OD

O comandante do Exército, general Eduardo Villas-Bôas, falou sobre a polêmica levantada por ele próprio um dia antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar o habeas corpus do ex-presidente Lula. Em nota da Ordem do Dia militar, o comandante (que assina o documento) destacou que os militares atuam em obediência à Constituição Federal e às leis, e destacou que “ordem e progresso”, lema da bandeira do Brasil, “não acontecem sem respeito à lei, sem amor ao país e sem honestidade de propósitos”. A nota, lida nesta quinta-feira (19/4) em cerimônia de celebração do Dia do Exército, a qual o presidente Michel Temer também marcou presença, põe uma pedra sobre a polêmica manifestação publicada por Villas-Bôas na noite de 3 de abril, nas redes sociais.

Marinha do Brasil reuniu-se com a Prefeitura de Araçatuba sobre local para instalação de uma nova base na região


Por: Redação OD

A Marinha do Brasil, sendo representada por militares do 8º Distrito Naval e da Capitania Fluvial Tietê Paraná de Barra Bonita, estiveram reunidos com membros da Prefeitura de Araçatuba nesta última quarta-feira (18) para dialogarem sobre, o interesse da força naval em uma área para a instalação de uma nova base da Marinha do Brasil em Araçatuba. O interesse teve início após, conversas tidas com a gestão anterior, a qual chegou a realizar uma série de reuniões, chegando até a se assinar, um termo de parceria com a Marinha do Brasil visando esta instalação. A reunião, ocorrida no paço municipal, teve como tema central da conversa, a necessidade da instalação de uma nova base da Marinha para unir esforços junto às já existentes em Barra Bonita e Presidente Epitácio.

Primeira oficial mulher da Marinha do Brasil irá atuar como Observadora Militar em Abyei, no Sudão do Sul

CT Maria Almeida já está em plena atividade no Sudão do Sul
Por: Redação OD

Natural de São Tomé, pequena cidade do Rio Grande do Norte, com 13 mil habitantes, Maria Aparecida de Almeida, que ingressou na Marinha do Brasil como marinheira e, atualmente, ocupa o posto de capitão-tenente, está ajudando a escrever a história de pioneirismo das mulheres nas Forças Armadas. A oficial é a primeira militar brasileira a participar de uma missão de paz na área de Abyei, no Sudão do Sul. Ela vai atuar como Observadora Militar na Força Interina de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para Abyei (UNISFA, em inglês). Maria Almeida disse estar motivada com a oportunidade de fazer parte da missão. 

Força Aérea Iraquiana realiza ataque contra o grupo terrorista Daesh junto à fronteira da Síria


Por: Redação OD

Segundo um comunicado, a Força Aérea Iraquiana atacou posições do Daesh, nas áreas de fronteira com a Síria, no apoio de eliminar o terrorismo na região após este ter sido derrotado no Iraque. De acordo com a agência de notícias Reuters, citando o general de brigada Yahya Rasool, porta-voz do exército iraquiano como fonte, os ataques foram coordenados com governo sírio. Yahya Rasool acrescentou ainda, que os ataques foram realizados fazendo uso de caças F-16. "Por ordem do comandante da Forças Armadas do Iraque, Haider Al-Abadi, a nossa Força Aérea atacou posições do Daesh perto da fronteira iraquiana com a Síria", diz o comunicado.

19 de abril - Dia do Exército, com orgulho




No dia 15 de fevereiro de 1630, o Nordeste brasileiro começava a viver o pesadelo da invasão dos holandeses, pertencentes à Companhia das Índias Ocidentais. Após 15 anos de bravo enfrentamento, lutando contra forças superiores, em 23 de maio de 1645, 18 líderes da Insurreição Pernambucana assinaram um termo, no qual se destaca o uso, pela primeira vez no Brasil, da palavra "pátria", no seu sentido atual. No documento, verdadeiro "Compromisso Imortal", há, também, providências que, hoje, seriam consideradas mobilização de Reservas:

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Carrefour de l'Air 2018 e 120 anos do Aéroclub de France

Um evento fantástico que reuniu aeronaves militares e civis de todas as épocas em exibição dinâmica e estática.
Por: Yam Wanders

Dois eventos em um lugar mítico, o pátio do Musée de l'Air et Espace de Le Bourget, na cidade de mesmo nome que fica nos arredores de Paris, um dos lugares aonde a aviação viu nascer e se desenvolver quase tudo do que conhecemos ao longo dos anos seguintes da sua história.
Le Bourget foi o primeiro aeroporto que reunia instalações para uso civil e militar no mesmo campo, como também abrigou a partir de 1919 o primeiro museu aeronáutico do mundo, e, que até hoje é o mais antigo e o que possui uma das coleções mais importantes da aviação. Apesar das polêmicas, os franceses o consideram o primeiro aeroporto do mundo com as devidas instalações  para uso civil comercial, mas oficialmente está como sétimo na lista dos "dez mais antigos do mundo".

domingo, 15 de abril de 2018

O Exército Brasileiro e a implementação da VBTP MR 6X6 GUARANI para operações de ações humanitárias


Por: Cap Castilhos Almeida

O Exército Brasileiro, atendendo às demandas da sua Doutrina Militar Terrestre (DMT), tem buscado o aprimoramento de suas capacidades de apoio a órgãos governamentais. Em 2017, apenas no segundo semestre, a Força Terrestre foi empregada em 17 operações subsidiárias de ajuda humanitária – de acordo com a Divisão de Coordenação Civil e Militar do Comando de Operações Terrestres. Para atender ao novo panorama de emprego das tropas brasileiras, devem ser exploradas as ferramentas disponíveis. A VBTP MR 6x6 Guarani é a mais nova e moderna viatura em operação nas unidades do Exército e possui diversos meios úteis à condução de operações de ajuda humanitária, todavia devem ser buscados implementos e agregados tecnológicos que potencializem essas capacidades.

A anatomia de um ataque: de onde partiram, quais armas foram usadas e que alvos foram atacados na Síria


Por: Redação OD

"O maior envio de forças militares para a uma zona de conflito, desde a guerra do Iraque" era o título da revista TIME. Tendo a foto do porta-aviões USS Harry S. Truman, como ilustração principal, numa clara demonstração de força e capacidade deste navio em transportar um variado mix de aeronaves (90 ao total). Na quarta-feira, dois dias antes deste ataque, o porta-aviões tinha suspendido de sua base naval na Virginia em direção ao Mediterrâneo. Menos de 48 horas depois, EUA, França e Reino Unido atacara, a Síria. De onde foram lançados esses ataques e quais armas foram utilizadas?