sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Marinha do Brasil: Um resumo das fainas que estão ocorrendo durante a Operação Aspirantex-2018

Operações Aéreas
Por: Redação OD

Os Aspirantes da Escola Naval que estão embarcados no NDM “Bahia” (G40) puderam ver de perto a realização de novos exercícios operativos, durante o terceiro dia da Operação ASPIRANTEX 2018, domingo dia 14 de janeiro. Na parte da manhã, foi realizado um exercício de Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB), com os helicópteros de ataque SH-16 e de emprego geral UH-15, ocasião em que tiveram a oportunidade de embarcar. À tarde, os futuros Oficiais observaram a realização de outro importante exercício: o de manobras táticas, no qual os navios cumpriram diversos sinais táticos para mudança das suas posições ou das formaturas.

A missão de Defender da Força Aérea Brasileira está em seu DNA desde a criação do Ministério da Aeronáutica que completa 77 anos


Por: Redação OD

Criado em 20 de janeiro de 1941, o então Ministério da Aeronáutica – gérmen do atual Comando da Aeronáutica (COMAER) – agregou as missões de Controlar, Defender e Integrar o País, ações que até hoje compõem a identidade da Força Aérea Brasileira (FAB), remetendo ao DNA da instituição, criada há 77 anos.

Defender

As histórias da criação do Ministério da Aeronáutica e da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial se confundem. Apenas três anos após o início do conflito entre o Eixo e os Aliados - que foi de 1939 até 1945 - a instituição entrou na guerra, culminando na criação do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCA). Comandado pelo então Major Nero Moura, em 1943, o grupo realizou um treinamento preliminar de sete meses nos Estados Unidos. 

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Clube de Veículos Militares Antigos realiza entrega de Medalha Mascarenhas de Moraes ao Comandante do 15° R C Mec


Por: Redação OD

Ocorreu no dia de ontem (17), nas dependências do 15° Regimento de Cavalaria Mecanizada, Regimento General Pitaluga, uma singela solenidade onde representantes do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro (CVMARJ) e do Grupo Histórico Libertadores de Montese (GHLMONTESE), se fizeram presentes para homenagear a Unidade, seu CMT, o Coronel de Cavalaria Marco Aurélio Baldassarri, e a Oficiais desta OM, que vem se destacando por ações de preservação da história militar brasileira, como sua Mecanização, e principalmente da participação do Brasil, na II Guerra Mundial, nos campos de batalha na Itália.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Braço Forte, Mão Amiga: Exército Brasileiro atua firmemente em combate aos delitos transfronteiriços no Norte do País


Por: Redação OD

Em meio às grandes apreensões de entorpecentes realizadas pelo Comando de Fronteira Solimões e 8° Batalhão de Infantaria de Selva (CFSOL/8º BIS), na região fronteiriça do País, o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Geraldo Antonio Miotto, esteve em visita a Tabatinga nos dias 15 e 16 de janeiro, quando destacou a prontidão permanente da tropa, o adestramento contínuo, o espírito de corpo e a disposição para o cumprimento da missão.

terça-feira, 16 de janeiro de 2018

Marinha do Brasil inicia a Operação Aspirantex-2018 (Vídeo)


Transferência de carga leve entre a Fragata “União” e o NDCC “Almirante Saboia”

Por: Redação OD

Na manhã do dia 12 de janeiro, o Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” e o Navio Doca Multipropósito “Bahia” suspenderam da Ilha de Mocanguê, no Rio de Janeiro, integrando um Grupo Tarefa (GT) da Esquadra, dando início à Operação Aspirantex 2018, que ocorre até o próximo dia 1º de fevereiro e envolve diversos meios navais e aeronavais. A Aspirantex, que este ano conta com 207 Aspirantes, sendo seis Aspirantes femininas, envolverá 1336 militares e executará exercícios, de caráter militar, ligados às tarefas básicas do Poder Naval, para familiarizá-los com a vida no mar e contribuir para a orientação dos 168 Aspirantes do 2º ano sobre a opção do Corpo e a escolha da Habilitação Militar.

Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal realiza exercício de embarque/desembarque em aeronave do 1º Batalhão de Aviação do Exército

Militares embarcam em aeronave do Exército Brasileiro

Por: Redação OD

O Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa), por ocasião da Operação Potiguar III, realizou um exercício de embarque e desembarque de aeronave. O exercício foi apoiado pelo 1º Batalhão de Aviação do Exército e contou com o emprego de um helicóptero HM-4 (H225M), conhecido como Jaguar, com capacidade para até 29 militares armados e equipados.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Marinha do Brasil e a empresa Itaguaí Construções Navais transferem o Submarino Riachuelo para a Base Naval de Itaguaí


Por: Redação OD

O dia 13 de janeiro de 2018, entra para a história da Marinha do Brasil, pois o seu primeiro submarino da Classe Scorpene, o S-40 Riachuelo, foi transferido para ser realizado a parte final de sua construção na Base Naval de Itaguaí. Sendo assim podemos acreditar que o submarino irá ser comissionado este ano ainda!!Um Bravo Zulu a nossa Marinha. Após termos sido a primeira mídia a divulgar, a transferencia do S-40 Riachuelo, noticia esta que fez movimentar a Inernet nos últimos dias. A Marinha por meio de seu Centro de Comunicação Social divulgou nota e outras fotos desta transferência. Segue a nota:

Brasil e Russia próximos de assinarem acordo de cooperação para a venda de helicópteros Ansat e Mi-171A2


Por: Redação OD

Segundo um comunicado realizado pela Agência Federal de Transportes Aéreos Russos (Rosaviatsiyana última sexta-feira dia 12/01, onde dar-se conta que um memorando de intenções fora entregue pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), expressando junto a Agência Federal de Transportes Aéreos Russo um interesse mútuo de assinarem em breve um memorando de entendimento, o qual visa expandir as exportações de helicópteros russos. "A Rosaviatsiya e a ANAC confirmam o interesse mútuo em um acordo rápido para a celebração de um memorando dirigido ao apoio das exportações de equipamentos aeronáuticos russos, particularmente os helicópteros Ansat e Mi-171А2, bem como à intensificação do trabalho conjunto na área de certificação e apoio à aeronavegabilidade da aviação civil", explica o comunicado da entidade russa.

Almirante Kuznetsov: Um mal necessário ou apenas um fantoche para se demonstrar força naval


Por: J.G Aráujo

O Almirante Flota Sovetskogo Soyuza Kuznetsov ou traduzindo literamente "Almirante da Frota da União Soviética Kuznetsov" é um Navio Aeródromo o qual serve como o capitânia da Marinha Russa. O navio, originalmente projetado e construído para extinta Marinha Soviética foi destinado a ser o principal navio de sua classe, mas o único outro navio de sua classe, Varyag, nunca foi completado. O navio tem uma má fama entre os marinheiros, tanto que possui uma frase ícone sobre para quem sai da linha na Marinha: "Se você se porta mal, você será enviado para o Kuznetsov" e isso se tornou uma norma. No desenrolar deste artigo logo abaixo, vocês poderão descobrir o porquê desta alcunha jocosa.

domingo, 14 de janeiro de 2018

Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil realiza solenidades de passagem de Comando e de Adjunto de Comando


Por: Redação OD

No dia 9 de janeiro, ocorreu no Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil às solenidades alusivas a Passagem de Comando do Cel Inf Cláudio Tavares Casali (comandante sucedido) ao Cel Inf Adriano Fructuoso da Costa (comandante sucessor) e de Adjunto de Comando do 1º Sgt Com Aracibio da Paixão Júnior (adjunto de comando sucedido) ao ST Cav Gutemberg Marquez Rodrigues (adjunto de comando sucessor) e a Inauguração da foto na Galeria de Ex-Comandantes.

Exército Brasileiro reverencia seus 18 heróis vitimados no terremoto de 2010, durante a Missão de Paz no Haiti


Por: Redação OD

No dia 12 de janeiro de 2010, às 16h53, um forte terremoto atingiu o Haiti, deixando milhares de mortos, feridos e desabrigados. Dentre as vítimas fatais, estavam 18 militares do Exército Brasileiro, integrantes do 11º contingente da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH). São eles:

Transmissão do cargo de Comandante de Operações Navais é realizada a bordo do Navio-Aeródromo “São Paulo”

O Almirante de Esquadra Fernandes transmite o cargo de Comandante de Operações Navais ao Almirante de Esquadra Küster
Por: Redação OD

Na manhã do dia 10 de janeiro, foi realizada a cerimônia de transmissão do cargo de Comandante de Operações Navais, a bordo do Navio-Aeródromo “São Paulo”. Após dois anos a frente do cargo, o Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos passou o Comando para o Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster. A solenidade, que foi presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, contou com a presença de autoridades civis e militares.