sábado, 28 de maio de 2016

O Centro de Instrução de Blindados realizou Estágio Tático de Blindados Sobre Lagartas


Por: Redação OD

O CIBld realizou, entre os dias 1º de abril e 13 de maio de 2016, o Estágio Tático de Blindados Sobre Lagartas. Durante o Estágio, os 48 estagiários (17 oficiais e 31 sargentos), oriundos dos BIB, RCC e RCB, foram divididos em módulos (comandantes de Força Tarefa Subunidade, seção de comando, pelotão de fuzileiros blindados, pelotão de carros de combate, observadores avançados e pelotão de engenharia). Foram realizadas atividades de planejamento e condução de operações defensivas e ofensivas, incluindo operações em áreas humanizadas, além de outras instruções, como Apoio de fogo, abertura de brecha, conduta com deslocados de guerra, etc.

Começa na Crimeia a competição entre os pilotos militares AVIADARTS 2016


Por: Redação OD
Começa neste sábado dia 28 de maio, na Crimeia a competição anual de pilotos militares Aviadarts 2016. O comandante da Força Aeroespacial da Rússia, o coronel-general Viktor Bondarev, deu início às competições, “Não é por acaso que a abertura se realiza nesta terra russa, a Crimeia. É exatamente aqui que a aviação russa nasceu, e hoje aqui estão os melhores dos melhores, que provaram pela sua profissão e esforços que atingiram os mais altos patamares na preparação militar,” complementou. A competição será realizada entre os dias 28 de maio indo até o dia 5 de junho, nos aeroportos de Kirovskoe, Belbek e no polígono de Chauda, perto de Teodósia.

A empresa alemã Rheinmetall apresenta o seu novo MBT Advanced Technology Demonstrator (vídeo)


Por: Redação OD
A empresa alemã Rheinmetall,  divulgou um vídeo onde a mesma apresenta o seu novo carro de combate, o MBT Revolution. O novo CC tem como base o Leopard 2A4, e tem sido desenvolvido nos últimos 6 anos, e será composto de novas tecnologias que aumentaram o grau de sobrevivência da tripulação no campo de batalha, especialmente contra IEDs, RPGs e mísseis armas anti-carro. O MBT Revolution é um CC que irá competir diretamente com o Russo T-14 Armata.

Esquadrão HS-1 GUERREIRO completa 51 anos de criação



Por: Anderson Gabino

O primeiro Esquadrão de Helicóptero Antissubmarino foi criado como a missão principal de detectar, localizar, acompanhar e atacar os submarinos (ASW) e alvos de superfície (ASuW), contribuindo dessa maneira para a proteção de nossas Forças Navais. A data de sua criação foi um 28 de maio de 1965, que através do Aviso Ministerial nº 0830 deu vida ao Esquadrão HS-1 “GUERREIRO". Inicialmente foi cedido ao HS-1 aeronaves SH-34J denominadas “Baleias” recebidas da Força Aérea Brasileira e utilizadas entre 1965 e 1974 – Os primeiros helicópteros SH-3 “Sea king” chegaram dos Estados Unidos em 1970, representando um passo importante para que novas marcas fossem alcançadas, com seus grandes avanços tecnológicos. Tais máquinas foram ao longo de décadas símbolo de imponência e hoje de nostalgia, aos que tiveram a honra de operá-las.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Resgate de três tripulantes no Oceano Atlântico nessa manhã.




Por: Redação OD


A Força Aérea resgatou três tripulantes da embarcação de pesca Pombinho, ao início da manhã do dia 27 de maio, ao largo de Melides. Os pescadores, de nacionalidade portuguesa, foram feridos a bordo, na sequência de um acidente durante a faina, e necessitaram de ser recuperados pela Esquadra 751Pumas, com o helicóptero EH-101 Merlin. O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo de Lisboa conduziu as operações aéreas, após o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa ter solicitado o empenhamento de meios. O helicóptero EH-101 Merlin descolou da Base Aérea N.º 6 (BA6), no Montijo, e seguiu até ao Aeródromo de Trânsito N.º1 (AT1), em Figo Maduro, para embarcar uma equipa do INEM. Daí, partiu rumo à zona de operações, a cerca de cinco quilómetros de Melides. Os pescadores foram recuperados com sucesso e transportados depois até ao AT1, de onde foram encaminhados para uma unidade hospitalar. A aeronave regressou à BA6, aterrando às 09h20 locais

Fonte: Força Aérea Portuguesa.

Setenta e tres anos após seu desaparecimento o HMS P311 foi encontrado nas profundezas do Mediterrâneo

Submarino Class "T", batizado HMS Tantalus, encontrado nessa semana na costa da Sardenha, mar Mediterrâneo.

Por Redação OD

O lendário British P311 foi encontrado 73 anos depois de ter desaparecido misteriosamente no mar Mediterrâneo. Setenta e três anos depois de ter desaparecido misteriosamente no mar Mediterrâneo, o lendário HMS P311, usado pelo exército britânico na Segunda Guerra Mundial, foi encontrado a 90 metros de profundidade, perto da ilha de Sardenha. Segundo The Scotsman, o submarino foi descoberto pelo mergulhador italiano Massimo Domenico Bondone, de 58 anos, que no interior encontrou 71 corpos que supostamente serão de membros da tripulação.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Fragata 'Libertad' da Armada Argentina, faz seu retorno triunfal aos mares

A 45ª Viagem de Instrução do Navio-Escola ARA Libertad, símbolo da Marinha Argentina, será uma jornada de 196 dias, dos quais 133 no mar e 63 em portos estrangeiros. [Foto: Armada Argentina]

Por: Redação OD
O Navio-Escola Fragata ARA Libertad, símbolo da Marinha Argentina, voltou a navegar livremente pelos mares. No dia 23 de abril, a embarcação iniciou a sua 45ª Viagem de Instrução, levando à bordo 351 tripulantes em uma viagem que dura até o dia 5 de novembro. A tripulação é formada por 27 oficiais, 192 suboficiais/praças e 132 Guardas-Marinha da Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai, dos quais 20% são mulheres. “A viagem da Fragata Libertad é um gesto significativo no processo de consolidação da presença argentina nos portos por onde passa”, disse o Capitão de Mar e Guerra Enrique Balbi, chefe da Assessoria de Comunicação da Armada Argentina. A missão do navio é completar a formação dos GM, fortalecer os laços de amizade com os países visitados e fomentar a integração com os convidados nacionais e estrangeiros, disse o CMG Balbi. “Em especial, [a viagem] busca reforçar a cooperação e os vínculos de confiança mútua com as respectivas Marinhas.”

Pesquisa sobre a imagem do Exército Brasileiro, revela que a população o tem como uma fonte segura e confiável


Por: Redação OD

O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), seguindo orientação do Comando do Exército, contratou, no final de 2015, a empresa MK Pesquisa, de Belo Horizonte, para planejar, conduzir, executar e tabular dados de uma pesquisa de opinião de âmbito nacional, a fim de identificar o conhecimento e a imagem que a sociedade brasileira possui do seu Exército. O trabalho foi dividido em duas fases: qualitativa e quantitativa. Na primeira fase, foram estabelecidos grupos de discussão em cinco Capitais brasileiras (Campo Grande, Manaus, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro). Na segunda, foram aplicados questionários estruturados, que abrangeram todo o território nacional. Os resultados alcançados foram expressivos, destacando-se que o Exército Brasileiro (EB) caracterizou-se como a instituição com maior disciplina, moral e credibilidade.

63 anos da PAF-Patrouille de France.


Por Yam Wanders

Nesse dia 26 de maio, a exatos 3 anos atrás a Patrouille de France, ou simplesmente "PAF", como é conhecida na França, completava seus 60 anos. Como a data certa ainda hoje é motivo de polêmica que envolvem a história e a administração interna da Armée de L'Air (Força Aérea Francesa) que conflita datas diversas desde as primeiras esquadrilhas de demonstrações nos primórdios da aviação militar francesa, nós da Orbis Defense & Avionweb International preferimos efetuar a homenagem nesse dia 26 pois a data ficou marcada pelas homenagens a nível mundial bem como sendo o dia da realização de um evento oficial onde autoridades civis e militares de todo o mundo estiveram presentes no lar atual da Patrouille de France para lhes render justa homenagem em seu sexagésimo aniversário.

The T-346 Reaches the 1000 Flight Hour Milestone


By Wording OD

On Monday, May 23, during a flight piloted Lt. Col. Alessandro O., commander of the 212th Flight Group, the 61st Wing passed the milestone of the first 1,000 hours flown by the T-346 aircraft supplied to the air force. The main players of this significant event -- the instructors of the 212th Group, students, specialists, Leonardo-Finmeccanica staff stationed in Galatina and a staff representative of the Flight School – celebrated the event.  The story of the T-346 in the Italian air force began in August 2014, when the first type qualifications were issued to the Wing’s pilots. On October 2 of the same year, the first training mission was flown on aircraft with a "temporary" registration by two of the school’s instructors. On Feb 26, 2015 Col. Paul Tarantino, the Commander of the School, took delivery at Venegono of the first of the production aircraft assigned to Galatina Air Base. 

Esquadrão Arara faz ressuprimento aéreo para tropa do Exército na Amazônia


Por: Redação OD

Uma tripulação do Esquadrão Arara (1º/9º GAV), sediado na Base Aérea de Manaus, realizou (22/05) um ressuprimento aéreo real a partir da aeronave C-105 Amazonas. Com um alvo aquático, a missão era suprir uma tropa do Exército Brasileiro que realizava um curso de operações na selva. Totalizando 1.040 quilos de carga a bordo, composta por rações operacionais e munições, o hidropallet - suporte onde a carga é acondicionada - teve sua montagem e supervisão executada em conjunto com os mestres de cargas do próprio esquadrão da Força Aérea Brasileira e a equipe de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (DOMPSA) do Exército.

Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia realizou o seu tradicional evento de ‘Portões Abertos’


Por: Anderson Gabino Fotos: Anderson Gabino e Yam Wanders
Em alusão ao Centenário da Aviação Naval o qual será comemorado no dia 23 de agosto, o Comando da Força Aeronaval realizou no último dia 21 de maio nas dependências da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) o seu tradicional evento de ‘Portões Abertos’, o site ORBIS DEFENSE traz a todos o que de melhor aconteceu via as lentes dos seus editores. O evento proporcionou não somente ao público da Região dos Lagos, mas como de várias partes do Rio de Janeiro um dia de lazer no Complexo Aeronaval, onde as famílias puderam acompanhar de perto demonstrações aéreas e estáticas das aeronaves da Marinha, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira tendo a Esquadrilha da Fumaça como seu representante.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Táticas militares serão matéria curricular nas escolas da Rússia.



O vídeo acima é antigo, mas demonstra as habilidades de adolescentes russos que já se familiarizam com algumas das mais básicas atividades bélicas que é a desmontagem e montagem de um fuzil de combate.

Por: Redação OD 

Alunos de escolas russas devem começar a aprender em breve uma série de táticas militares. A iniciativa partiu do Ministério da Defesa do país. O treinamento será realizado pela Yunarmiya ─ ou Exército Jovem ─ uma organização que existiu durante a União Soviética e foi ressuscitada pelo governo atual. Segundo a agência de notícias russa RIA-Novosti, a iniciativa será lançada como projeto piloto na cidade de Yaroslavl antes de ser replicada nacionalmente em setembro.

Solar Impulse 2 flight from Dayton to Lehigh Valley Postponed

By writter OD
Solar Impulse with Bertrand Piccard at the controls was planned to fly from Dayton towards Lehigh Valley KABE on Tuesday morning (Dayton Time) May 24 Th.
We experienced a brief cabinet failure which distributes the fan power needed to keep the mobile hangar inflated.
This lasted approximately 2.5 minutes. During the time it took to reboot the system, some parts of the airplane were lightly touched by the deflating hangar fabric.
After a first check by the engineers, we do not see any damage. However this will have to be studied more carefully over the next few days and as such the flight from Dayton to LeHigh Valley has to be postponed.
Let’s remember that airplane safety and risk mitigation is of paramount importance and hence we want to ensure that the structures that were touched are in perfect working order.
We will continue to update you in the coming days, make sure to get our flight updates here.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Militares Venezuelanos fazem treinamento de defesa mesmo durante o estado de exceção decretado no País




Por: Redação OD

As Forças Armadas da Venezuela concluíram no último sábado dia 21,  dois dias de exercícios militares "Independência II 2016", insistindo no treinamento de civis para garantir a ordem interna e a defesa do país, em meio ao estado de exceção decretado pelo presidente Nicolás Maduro. Os militares se mobilizaram em sete dos principais estados do país, situados na zona norte costeira. Lá, foram realizados testes de defesa diante do suposto desembarque de tropas inimigas e de ataques a instalações de distribuição do sistema elétrico. O governo anunciou ter mobilizado 520.000 combatentes entre tropas militares e milícias civis treinadas. 

domingo, 22 de maio de 2016

Estágio de Caçador de Operações Especiais realiza tiro em plataforma não convencionais



Por: Redação OD

Não é somente pela origem dos alunos - todos formados no ramo das operações especiais - que o Estágio de Caçador de Operações Especiais se distingue dos demais no país. Além do fato de ser a única atividade de ensino no país que contempla as competências do atirador de precisão agregadas aos conhecimentos de Operações Especiais e ao planejamento e execução de Operações de Reconhecimento e Caçador, o Estágio utiliza grande gama de meios - todos orgânicos do Exército Brasileiro - para que o Caçador possa executar seu tiro de diversas formas, sendo possível adequá -lo a qualquer missão, a qualquer hora, em qualquer lugar e de qualquer maneira.