sábado, 2 de abril de 2016

Marinha do Brasil faz exposição de aeronaves em cidades da Região dos Lagos no Rio de Janeiro



Aeronaves da Marinha do Brasil começam a ser expostas em cidades da Região dos Lagos do Rio a partir deste sábado (2), na mostra de comemoração do Centenário da Aviação Marinha. O primeiro local da exposição é o estacionamento do Oásis Graal, que fica na Via Lagos (RJ-124), na altura de Rio BonitoA exposição também será realizada nas cidades de Armação dos Búzios, Araruama, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, até o dia 14 de maio.

Tensão na fronteira entre a Armênia e o Azerbaijão




Intensos confrontos começaram novamente na área de Nagorno Karabakh. Os dois lados têm relatado sobre o bombardeio de áreas da linha de frente de armas de grande calibre, morteiros, lança-granadas e artilharia. Vários loteamentos residenciais na linha da frente próximo à fronteira foram bombardeados também.
Alegadamente, uma criança foi morta e outras duas ficaram feridas, de acordo com afirmações do serviço do Ministério da república de Nagorno Karabakh. Durante as hostilidades, os dois lados efetuaram ataques ofensivos. Alguns funcionários de Nagorno-Karabakh afirmaram que as forças da república derrubaram um helicóptero inimigo. "Há vítimas em ambos os lados do confronto no Azerbaijão, que sofreram numerosas perdas em pessoal e equipamentos.

Brasil pode vir à comprar um novo lote de helicópteros da Rússia


© Foto: "Russian Helicopters, JSC"

Interessado na compra de novos lotes de helicópteros russos, o Brasil recebeu da Rússia a indicação do modelo Mi-26T2, informou em entrevista o chefe da delegação da Rosoborexport (empresa estatal russa responsável pelas compras e vendas internacionais de material bélico) Sergei Ladygin na feira internacional de armamentos FIDAE-2016. "O interesse [brasileiro com relação aos helicópteros russos] existe, e nós estamos pronto para oferecer aos brasileiros tanto helicópteros de combate, como de transporte. Por exemplo, o Mi-26T2, que não possui análogos no mercado no quesito de capacidade de carga" – disse Ladygin.

Esquadrilha da Fumaça completa 100.000 horas de voo com o A-29 Super Tucano e de quebra sobrevoam os Andes pela primeira vez


As aeronaves da Esquadrilha da Fumaça mal chegaram à Santiago, no Chile, e já contabilizaram uma marca histórica. Em voo sobre a capital chilena realizado nesta sexta-feira (01), em parceria com o grupo de demonstração do país, os Halcones, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) superou 100.000 horas de voo com aeronaves nacionais: o lendário T-27 Tucano e o atual A-29 Super Tucano.
“A substituição do T-6 para o T-27 e posteriormente o A-29, só veio aumentar ainda mais a importância da Fumaça. Não apenas se mostra a formação, capacidade e destreza dos pilotos nas manobras, mas a capacidade da indústria nacional, o desenvolvimento tecnológico do nosso país. É um outro nível de força”, explica o Tenente-Coronel Aviador Líbero Onoda Luiz Caldas, Líder e Comandante da Esquadrilha da Fumaça.

Fuzileiros navais do Brasil e dos EUA trocam conhecimentos e técnicas de tiro



Atirador do Batalhão de Operações Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil dispara de pé em alvos enquanto o observador acompanha os impactos.[Foto: Soldado Timothy Valero / Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA]

“Alvo três, 350 metros, dispare quando estiver pronto”, anunciou o observador. Ouviu-se um som metálico quando o atirador desativou a trava de segurança do rifle. O atirador soltou o ar calmamente enquanto pressionava o gatilho. O rifle disparou, e a bala produziu um zunido no ar até atingir o alvo de metal no lado oposto. “Atingido”, disse o observador. “Bom tiro.”
Atiradores da Célula de Treinamento do 1º Batalhão de Reconhecimento da 1ª Divisão de Fuzileiros Navais dos EUA e atiradores brasileiros do Batalhão de Operações Especiais do Corpo de Fuzileiros Navais reuniram-se para um intercâmbio em assuntos específicos na Base Camp Pendleton do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, na Califórnia, em 16 de março de 2016. Fuzileiros navais dos dois países aperfeiçoaram habilidades de pontaria e tiro trocando experiências, conhecimentos e técnicas entre si.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Helibras recebe certificação da EASA para manutenção


As oficinas da Helibras, responsáveis pela revisão e reparo de Conjuntos Dinâmicos, Pás e demais manutenções nos helicópteros da marca, receberam no mês de março a certificação da EASA – Agência Europeia de Segurança em Aviação, para todas as atividades de manutenção já certificadas pela ANAC.

Com esse reconhecimento, componentes, peças de helicópteros que operam na Europa ou os próprios helicópteros com matrícula europeia poderão ser revisados pela Helibras, no Brasil. A certificação permite que frotas internacionais possam utilizar, em qualquer país europeu, componentes e helicópteros revisados pela empresa sem necessidade de recertificação pela autoridade local.

quinta-feira, 31 de março de 2016

ORBIS DEFENSE na FIDAE 2016



Em mais uma edição do famoso evento no Chile, nosso fotojornalista Daniel Thomei realiza mais uma missão para nos trazer imagens da maior feira de aviação e tecnologia militar da América Latina, entre uma enorme variedade de aeronaves e atrações. O destaque desse dia 31 de março fica para  a presença marcante da U.S. Air Force com seu Northtroph F-22 "Raptor" e a 1a missão internacional da nossa Esquadrilha da Fumaça utilizando seus Embraer A-29 "Super Tucano", Daniel Thomei acompanhará os quatro dias do evento e em breve teremos mais fotos do show aéreo bem como de outras aeronaves que participam do evento.

Obrigado Daniel pelo bom trabalho!











Por dentro da Patrouille de France.

Nosso editor e correspondente na Europa, Yam Wanders teve mais uma oportunidade esse ano de visitar as instalações da prestigiada esquadrilha de demonstrações da Armée de l'Air (Força Aérea Francesa) na cidade de Salon-en-Provence no sul da França.

Foram alguns dias de uma excelente experiência junto aos pilotos, mecânicos e pessoal de apoio na casa da PAF, como os franceses gostam de se referir ao esquadrão.
Em breve publicaremos a matéria na íntegra com as melhores imagens e alguns filmes das visitas efetuadas em 2015 e agora em 2016 com informações detalhadas sobre a história da Patrouille de France dos seus primórdios até os dias atuais.

Incidente com um Grummam F-14 Tomcat no Aeroporto de Recife em 1990.

Por Yam Wanders.
A história curiosa de um incidente com um Grumman F-14 Tomcat, que pousou em emergência no Aeroporto Internacional de Guararapes mas acabou se acidentando é a nossa primeira matéria de muitas que tencionamos fazer para a parte de histórias da aviação. 
Grumman F-14A "Tomcat", N° 162698 AB200 - VF-33 "Starfighters" CV-66 USS América
Foto de arquivos da U.S. Navy - 1992.




Apesar das muitas tentativas de pesquisas, pouco é encontrado sobre o fato, e, ainda estamos no aguardo de maiores detalhes de amigos e outros que tenham presenciado o ocorrido na época. Mas o básico disponibilizamos aqui para que os que não conheçem a história e relembrar aos que sabem algo.



terça-feira, 29 de março de 2016

Mission FIDAE 2016 Go Daniel! Go!Go!!!

Daniel Thomei na FIDAE 2012


Nosso amigo e colaborador da 
Orbis Defense, Daniel Thomei, está embarcando logo mais às 20:55h no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos para o Chile na importante missão de cobrir a FIDAE 2016.




Daniel Thomei na FIDAE 2012





Bom vôo Daniel e repita a façanha de 2012 com mais fotos incríveis para nossos leitores e para os fãs de sua fotografia! 
Sucessos Daniel Thomei!!!São os desejos 
de todos do Team Orbis Defense no Brasil e na Europa!






domingo, 27 de março de 2016

Orbis Defense, a mais nova revista eletrônica de informação para assuntos de tecnologia e operações militares mundiais.

Orbis Defense, a mais nova revista eletrônica de informação para assuntos de tecnologia e operações militares mundiais.
Saudamos à todos nosso leitores em todo o mundo que estão a nos prestigiar e confiar em nosso trabalho.

A equipe Orbis Defense é integrada de ex-militares, atualmente todos profissionais especializados do mundo da defesa e suas tecnologias, o que garante o nível de assertividade e acuracidade de nossas informações.

Nossa linha editorial será sempre focada nas atualidades do mundo das tecnologias de emprego militar em todos os seus âmbitos de operações tradicionais, aeroespacial, naval e terrestre, bem como as atividades de segurança pública, assuntos de cultura & história militar e assuntos táticos não convencionais (cultura prepper, por exemplo).

Agradecemos de antemão à todos os nossos colaboradores diretos e indiretos, bem como aos nossos amigos e apreciadores de nossos trabalhos anteriores em outros veículos de comunicação, que sempre nos incentivaram à alçar novos desafios nesse emocionante mundo do fotojornalismo das atividades militares.