quarta-feira, 18 de março de 2020

O United States Marine Corps como vetor para a extensão do Poder Naval sobre terra


Mariners desembarcam de um LCAC, para iniciar a parte de manobra tática de desembarque anfìbio do exercício Dawn Blitz, 27/10/2017. Foto Jailene Casso via USMC.


Por CF (FN) Maurilo de Souza Vilas Boas 

Introdução 

O caráter do conflito nas regiões litorâneas do mundo é muito dependente do Poder Naval. O Poder Naval, neste caso, refere-se ao exercício do hard power por meio do emprego de força ou ameaça de emprego a fim de alcançar objetivos militares e políticos em regiões marítimas vitais para os interesses de uma Nação.  

As Operações Navais devem ser capazes de criar ou negar o acesso às regiões contestadas e aos pontos de estrangulamento marítimos estratégicos. Existem diversos gargalos estratégicos em todo o mundo nos quais as Linhas de Comunicações Marítimas (LCM) podem ser cortadas.

 A maioria desses pontos de estrangulamento estão localizados em regiões voláteis do globo, como o Mar Mediterrâneo Oriental, o Mar do Sul da China, o Mar do Japão, o Oceano Índico e o Golfo Pérsico. Proteger esses pontos é de vital importância estratégica para os Estados Unidos da América (EUA) e seus aliados, no entanto está se tornando cada vez mais arriscado para o Poder Naval norte-americano defender tais posições da maneira, até então, tida como tradicional.