sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Como se tornar um PMC – Private Military Contractor

Imagem ilustrativa via Maritime Insight.
Por: Yam Wanders.

PMC, a sigla em inglês para o termo “Private Military Contractor", ou que muitos acreditam ser apenas uma desiginação “politicamente correta” do século XXI para o profissional da guerra antes conhecido como mercenário, o mítico “Soldado da Fortuna”, um profissional que geralmente vem do meio militar e usa o seu conhecimento adquirido na caserna para oferecer “serviços” para quem pode pagar melhor, ou, simplesmente, pagar alguma soma que compense o risco ou pelo menos cubra as despesas da “aventura” desejada, já que muitos afirmam que apenas buscavam fortes emoções e que o pagamento seria consequência de um trabalho bem feito…

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Esquadrão Albatroz HU-5 realiza resgate de passageiro em Navio de Cruzeiro




Esquilo UH-12 durante Evacuação Aeromédica
Por: Redação OD.

No dia 13 de janeiro, a Aeronave de Serviço Distrital (Esquilo UH-12), do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-5), realizou a Evacuação Aeromédica (EVAM) de um passageiro argentino de 84 anos, do Navio de Cruzeiro “MSC Fantasia”, de bandeira panamenha, que navegava pelo litoral catarinense.

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Navio de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro” inicia “Operação Acre 2019”



Por: Redação OD.

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro”  suspendeu no dia 8 de janeiro, do Cais da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus -AM, com destino ao município de Cruzeiro do Sul-AC, dando início à 19º edição da “Operação Acre”.
Durante a operação, que será desenvolvida até o dia 30 de abril, serão atendidas as populações de comunidades isoladas dos municípios de Juruá, Itamaraty, Carauari, Eirunepé, Ipixuna, Guajará, no Amazonas, e dos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima, no Acre, todas localizadas no Rio Juruá. Serão oferecidas consultas médicas e odontológicas; exames clínicos e laboratoriais; cirurgias de pequeno porte; pré-natal; exames de mamografia e raio-X; palestras educativas; distribuição de medicamentos; e atenção farmacêutica. A previsão é que sejam atendidas de 15 a 20 mil pessoas.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Ministério do Mar de Portugal regulariza emprego de PMC's em embarcações

Image via Maritime Secutiry Int.
Por: Redação OD.

Você fala português e tem vontade de trabalhar em uma atividade de risco, que não paga altos salarios mas garante uma vida de aventuras? Então prepare-se. O Governo de Portugal aprovada a lei que regulamenta a segurança armada PMC (private military contractors) a bordo de navios de Marinha Mercante e demais de bandeira portuguesa contra pirataria maritima. 
Vale salientar que muitas empresa mundo afora usam o serviço de PMC embarcado à revelia de legislações dos paìses dos quais a embarcação possui bandeira, preferindo pagar multas do que correr o risco de serem vìtimas de ataques de pirataria marìtima em àguas internacionais ou de nações que não possuem adequada segurança ao tràfego naval.

Armée de l'Air encomenda 30 novos caças Rafales



Por: Redação OD.

A Armée de l'Air (Força Aérea Francesa) confirmou hoje através de declaração da Ministra da Defesa Sra. Florence Parly, que formalizará a encomenda de mais 30 aeronaves de caça Rafale ao fabricante Dassault Aviation.

domingo, 13 de janeiro de 2019

A Estratégia dos USA para as Américas 2017 à 2027.

Panoramic view of the flight deck of the U.S. aircraft carrier USS George Washington (CVN-73) at Rio de Janeiro, Brazil. Photo by Communication Specialist 2nd Class Clifford L. H. Davis, USN — U.S. Navy photo 080421-N-9565D-001 
Introdução por Yam Wanders.

Os assuntos que envolvem a cooperação entre o Brasil, os USA ou outros de nossos vizinhos vai ainda continuar gerando polêmicas e por isso deve ser amplamente debatido justamente para que todas as dúvidas sejam exclarecidas pela sociedade, que infelizmente não possui conhecimento suficiente sobre o tema, seja por falta de oportunidade ou por resultado de anos de uma política infeliz dos governos anteriores juntamente com as grandes mídias, que não tinham interesse no bom e honesto exclarecimento do assunto.

Por uma gentileza do U.S. Southern Command (um dos 10 “Unified Combat Command” do Department of Defense dos USA), obtivemos um documento muito importante que explica de maneira clara e objetiva todas as intenções dos planos de cooperação dos USA para com a comunidade de países do chamado “cone sul”, mais especificamente para com a América Central, mas com a sua devida atenção aos países da America do Sul. O documento entitulado “Theather Strategy”( Estratégia de Teatro) para o decênio 2017/2027 é um explicativo de intenções que exclarece bem o que a poĺitica externa dos USA visa em matéria de colaboração e ações que, obviamente, são dos interesses dos USA mas que não deixam de lado os interesses de nações democráticas parceiras no interesse de desenvolvimento regional e global pacífico.