sábado, 17 de setembro de 2016

Investimentos na geração nuclear podem ajudar a tirar Brasil da crise


Por: Redação OD

A estruturação de projetos para financiar investimentos de longo prazo em infraestrutura de geração nuclear pode ser, hoje, a alternativa para o Brasil retomar o desenvolvimento nacional. “O alto grau de desenvolvimento tecnológico e científico necessário para o domínio da tecnologia nuclear abrange diversas ramificações estratégicas da indústria (metal-mecânica, eletro-eletrônica, química, ensaios não destrutivos etc.), que poderiam alavancar a inovação tecnológica no País na geração de energia via nuclear e na produção de radioisótopos para uso na indústria, medicina e agricultura”.

Cadetes da Academia da Força Aérea conhecem atividades da FAB na Amazônia

Esquadrões aéreos receberam os cadetes
Por: Redação OD
Conhecer as peculiaridades da Amazônia Ocidental e o trabalho do Comando da Aeronáutica na região. Essas foram as atividades, entre os dias 12 e 15 de setembro, de 138 cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) que participaram de um programa de estudos na região Norte. Durante esta semana, os alunos das áreas de aviação, de infantaria e de intendência estiveram em Manaus (AM) e aprenderam como as organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) sediadas na capital amazonense realizam seus trabalhos e cumprem suas missões.

Arsenal de Guerra do Rio recebeu a visita de representantes da Empresa Suiça RUAG e da Diretoria de Fabricação


Por: Redação OD

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) recebeu, ao longo da manhã do dia 5 de setembro, a visita de uma comitiva de representantes da Empresa Suiça RUAG e da Diretoria de Fabricação. A visita teve como foco verificar a capacidade do AGR na fabricação de armamento pesado, principalmente do Morteiro 120 mm e do Morteiro 81 mm, assim como a possibilidade de participar do desenvolvimento do Sistema de Armas da Viatura Morteiro da Nova Família de Blindados sobre rodas do Exército Brasileiro.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

10 Coisas que você precisa saber para concluir um exercício de sobrevivência

Por: Redação OD
Elas já foram assunto de vários filmes e seriados. Alguns, bastante famosos, como “Tropa de Elite” e “Até o limite da Honra”. Estão no imaginário de quase todos quando se fala em treinamento militar. Levam os militares a vivenciarem situações de guerra. São elas, as “temidas” sobrevivências e atividades de campanha.

EsACosAAe ministra aula de Disciplina Eletiva de Artilharia Antiaérea a cadetes da AMAN


Por: Redação OD

No período de 8 a 26 de agosto, a Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe) ministrou pela 1ª vez nos seus 82 (oitenta e dois) anos de existência a Disciplina Eletiva de Artilharia Antiaérea (AAAe) para 22 (vinte e dois) Cadetes do 4° ano do Curso de Artilharia da Academia Militar das Agulhas Negras.

Passagem de Comando da Força Aeronaval


Por: Redação OD

Em cerimônia militar realizada no dia 06 de setembro, o Contra-Almirante Sérgio Nathan Marinho Goldstein passou o Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) ao Contra-Almirante Paulo Ricardo Finotto Colaço. A solenidade foi presidida pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Celso Luiz Nazareth. Estiveram presentes diversas autoridades militares e civis, além dos Comandantes das Organizações Militares subordinadas e militares que servem no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

O emprego de Viaturas Blindadas de Combate Fuzileiros, e de Transporte de Pessoal (VBTP) em área humanizada

Por: Thales Ferreira da Silva 
O emprego de blindados em área humanizada está inserido no contexto atual de operações de amplo espectro no manual de campanha EB 20 – MF 10.103 (Operações). O manual destaca a participação da tropa blindada em operações ofensivas, defensivas e de estabilização. A análise dos tipos de operações com blindados em área humanizada é muito abrangente, carecendo de uma limitação teórica. Limita-se pois o estudo nas viaturas blindadas de combate fuzileiro (VBC Fuz) ou blindadas de transporte de pessoal (VBTP) em área humanizada.

COTER acompanhou a 2ª competição internacional de patrulha no Centro de Instrução Guerra na Selva

Por: Redação OD
A atividade refere-se a uma competição de pequenas frações, envolvendo diversos países e as Forças Armadas Brasileiras, e teve como objetivos: aumentar a cooperação multinacional; a confiança mútua; aperfeiçoar o treinamento; permitir a observação de melhores práticas; a interoperabilidade das tropas de operações na selva no mundo; incrementar os atributos da área afetiva, em especial, a liderança; melhorando a doutrina do combate em ambiente de selva e projetar internacionalmente o CMA e o Exército Brasileiro; Militares da Colômbia, Bolívia, México, Timor Leste, Canadá, Siri Lanka, Alemanha, China, Venezuela e Guiana participaram da competição.

NDM “Bahia” realiza sua primeira Vistoria de Segurança da Aviação

Simulação de atendimento à vítima de acidente aeronáutico
Por: Redação OD
Com o intuito de garantir e elevar a segurança nas operações aéreas, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” realizou sua primeira Vistoria de Segurança da Aviação (VSA) pela Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando da Força de Superfície. Com a presença do Esquadrão HU-2, que opera o Super Cougar (UH-15), foram realizados diversos exercícios de pouso e decolagem, emergência de aeronaves – com simulações de acidentes e resgates - além de exercícios de pick-up e VERTREP.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Marinha vai utilizar magnetômetro para retomar buscas por caça e piloto

Foto Ilustrativa: Como é utilizado e o que é um Magnetômetro!
Por: Redação OD
A Marinha vai utilizar um magnetômetro, equipamento utilizado em medidas de intensidade de um campo magnético, para tentar encontrar vestígios do caça A-4 (AF-1) Skyhawk e, consequentemente, do piloto, que desapareceram no mar de Saquarema, RJ, no dia 26 de julho, após um acidente aéreoSegundo a Marinha, as buscas, que foram paralisadas na semana passada, serão retomadas nos próximos dias, assim que os navios receberem o equipamento, com características especiais, que irá ampliar as capacidades das embarcações em procurar a aeronave. 

Aviões russos extiguem mais de 50 incêndios florestais em Portugal

Photo by Pavel Vanka.
Por: Redação OD.

Aviões de combate à incêndios russos ajudaram a combater mais de 50 focos de incêndios florestais (totalizando uma área de mais de 3 mil hectares) em todo o território de Portugal durante essa temporada do verão europeu. Os aviões são dois Beriev´s BE-200 do Ministério de Emergências da Rússia.
A operação já dura um mês e 10 dias, com mais de 53 incêndios extintos em uma área de aproximadamente 3.200 hectares, que preveniu a difusão do fogo entre três parques nacionais, salvando pelo menos 24 comunidades (vilarejos e cidades) com uma população de mais de 78 mil habitantes. 

domingo, 11 de setembro de 2016

Controle de avarias (CAv); No mar, todos são Bombeiros! 01/02


Por:Yam Wanders.

Qualquer embarcação seja civil ou militar tem seu time de CAv, ou, "Controle de Avarias", que entre toda a tripulação do navio serão aqueles a efetuarem uma série de ações específicas para controlar e neutralizar eventos que coloquem em risco a operação e navegação/flutuabilidade segura da embarcação caso o princípio de dano/fogo não seja inicialmente debelado por aqueles que o detectam e/ou o encontram primeiro. As ações são as mais diversas no que se concerne ao CAv, e uma das mais importantes e difíceis é o combate à incêndios, devido as características da maioria das embarcações, com seus compartimentos diversos com tamanho dos mais variados, alguns chegando a ser verdadeiros espaços confinados. 


11 September 2001, a tribute to Firefigthers fallen in duty



By: Wording OD.
Introduction by Yam Wanders.

This article is a summary in chronological order of the occurrences of the day of September 11, 2001, the details of each situation are unknown to most of the lay public of fire activity and the main media only if attentive to attack itself and tragedy the collapse of the WTC buildings without realizing the almost suicidal operations that unfolded throughout the tragic event.
Both lay and prosfissionais this is just a simple and sincere homage team's Orbis Defense for Firefighters, Paramedics and Police of New York who died in the line of duty risking their lives so that others might live ...
For all who work with the analysis of accidents, incidents and disasters in general, the detailed information of the facts sequences helps not only to understand situations and contributes to the improvement of tactical and strategic actions of new flat pattern of future events that can be more efficient and therefore save more lives.
Thanks to the site Fire Engineering Award by the matter, which can be found in its entirety on your excellent website specialized.