sábado, 30 de abril de 2016

História não revelada: "EUA queriam que Brasil participasse da ocupação na Europa ao término da Segunda Guerra Mundial"


Por Redação OD 
Historiador americano Frank McCann afirma que, após fim da Segunda Guerra, Aliados pediram presença brasileira na Áustria. Convite, porém, não teria sequer chegado a Getúlio e acabou discutido apenas a nível militar. No fim da Segunda Guerra Mundial, o Brasil foi convidado por Estados Unidos e Reino Unido para participar da ocupação da Áustria. Essa eventual participação, afirma o historiador americano Frank McCann, poderia ter mudando a posição geopolítica brasileira no mundo. Em entrevista à DW, McCann diz que os motivos que levaram à recusa do convite ainda são uma incógnita. Baseado em suas pesquisas, porém, ele aposta que a proposta sequer chegou a Getúlio Vargas e acabou discutida apenas a nível militar. "Havia 10 mil homens brasileiros que não lutaram, que não estavam exaustos e poderiam ter sido colocados em caminhões e levados para a Áustria, que não é muito longe. Eu diria que eles tinham capacidade de participar da ocupação e tinham homens para isso", frisa.

Corpo de Fuzileiros Navais realiza Curso de Especialização em Guerra Anfíbia e treinamento de assalto ribeirinho em Ladário



Por Redação OD
No alvorecer do dia 27 de abril, Ladário deixou de lado a tranquilidade costumeira de suas manhãs para se tornar cenário de guerra. Era o treinamento de assalto ribeirinho que os 70 fuzileiros navais inscritos no Curso de Especialização em Guerra Anfíbia (C-EspGAnf) / Estágio de Guerra Anfíbia (E-EGAnf) realizaram nas ruas da cidade. Logo às 6 horas da manhã, o vento frio, que soprava a 13 graus nas margens do Rio Paraguai, foi movimentado com a chegada de uma aeronave do 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-4). Ali, no Porto Geral ladarense, o figurativo inimigo, composto por 26 homens, iniciou a série de tiros em revide ao desembarque dos alunos. O adestramento da tropa de infantaria saiu do Rio Paraguai e finalizou na Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

Centro de Avaliações do Exército recebe lote de munição 120 mm do tipo AEPR



Por Redação OD

No dia 27 de abril, o Centro de Avaliações do Exército (CAEx) realizou uma cooperação técnica com a IMBEL Fábrica de Juiz de Fora/MG, para o recebimento de um lote de munição 120 mm do tipo alto-explosiva pré-raiada (AEPR). Na ocasião, foram efetuados sete tiros técnicos com o morteiro pesado 120 mm raiado, com medições de velocidade inicial, alcance e dispersão.

FONTE: SecComSocCML

Os pilotos de helicópteros do Exército são melhores que os nossos? A visão de um fuzileiro naval em combate no Afeganistão


Por Thomas E. Ricks

Neste artigo o CWO2 Keith do Corpo de Fuzileiros Navais Americanos (U.S. Marine Corps) diz algumas verdades difíceis de serem ouvidas sobre a qualidade do apoio aéreo a partir de helicópteros e dos jatos dos Fuzileiros Navais no Afeganistão. Fiquei muito impressionado quanto a sua sinceridade. Este exemplo de falar a verdade independente de qualquer coisa satisfaz a minha definição de integridade: Não que a gente não possa fazer nada quanto a isso, mas temos que nos dar conta e fazer ajustes, pois nossos pilotos e aeronaves estão muito aquém na comparação com os do Exército ou os da Força Aérea.

Coreia do Sul e EUA concluem o maior de seus exercícios militares conjuntos



Por Redação OD

A Coreia do Sul e os Estados Unidos concluíram neste sábado o maior de seus exercícios militares conjuntos até o momento na península coreana, marcados por um ambiente de tensão devido os recentes testes armamentistas da Coreia do Norte, que está prestes a realizar um importante congresso. O dia de hoje transcorreu sem incidentes e serviu para o desmantelamento de acampamentos e equipamento militar, segundo explicou um representante do Ministério da Defesa da Coreia do Sul à agência "Yonhap". Os aliados começaram as manobras em 7 de março, e sua magnitude foi uma resposta ao teste nuclear realizado pela Coreia do Norte em janeiro e ao lançamento de um foguete espacial - o que é considerado um teste de mísseis encoberto - em fevereiro.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

O Brasil precisa do submarino de propulsão nuclear para defender a riqueza do pré-sal

Por Redação OD
No início deste mês  o segundo submarino brasileiro teve uma de suas seções concluídas. O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), da Marinha, e é um dos quatro submarinos convencionais diesel-elétrico previstos, além do futuro submarino brasileiro com propulsão nuclear. Três unidades convencionais estão em construção, além da infraestrutura industrial para construção e manutenção. “O Prosub faz parte de um amplo Programa estratégico do Estado brasileiro, que teve início em dezembro de 2008, com a assinatura de um acordo firmado entre os governos do Brasil e da França. Incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2013, o Prosub prevê a construção de: uma complexa estrutura industrial, no Município de Itaguaí-RJ; quatro submarinos convencionais (S-BR); e um submarino com propulsão nuclear (SN-BR)”, esclarece o contra-almirante Flávio Augusto Viana Rocha, diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha.

OTAN intensifica sua presença militar na região do Báltico


Por Redação OD
A OTAN continua mobilizando suas tropas perto das fronteiras com a Rússia, 4 caças Typhoon se preparam para participar de uma missão de patrulha da OTAN na região do Báltico durante os próximos 4 meses, indicou na sexta-feira o comunicado publicado na página do governo do Reino Unido Segundo o comunicado, os caças, os pilotos e os engenheiros serão disponíveis durante 24 horas por dia e serão prontos para se juntar imediatamente às forças da OTAN em caso de alerta ou “da qualquer agressão por parte da Rússia ou outros”. “Esta mobilização enfatiza o nosso compromisso com a soberania dos países democráticos da Europa do Leste” disse na declaração o Secretário da Defesa da Grã-Bretanha Michael Fallon.

Simulação de distúrbio social completa treinamento de militares que irão para o Haiti


O ponto de partida para o distúrbio simulado foi o confronto entre dois grupos antagônicos que se enfrentaram Foto: Tereza Sobreira/MD

Por Redação OD
A cidade de Cristalina, em Goiás, foi palco nesta quinta-feira (28) do último treinamento do 24º Contingente Brasileiro para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH). De acordo com o comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT 24, sigla em inglês), o coronel José Arnon dos Santos Guerra, após quatro meses de treinamento, a tropa está preparada para cumprir sua missão no Haiti, a partir do dia 20 de maio. “Estamos aqui com 673 homens e concluímos o período de estágio avançado de paz”, comentou o coronel Guerra.

Capitã de 27 anos é 1ª mulher a entrar para infantaria do Exército dos EUA




Kristen griest sorri durante graduação da Ranger School, em agosto de 2015 (Foto: Steve Cortez/ US Army)

Por Redação OD

Kristen Griest, de 27 anos, fez história no ano passado ao ser uma das duas primeiras mulheres a se formarem na Ranger School, escola de elite do Exército americano com um pesado programa de treinamento de combate. Agora, ela concluiu um novo treinamento de carreira de capitães, que ensina planejamento tático de infantarias, e se tornou a primeira mulher capaz de liderar uma unidade de soldados de infantaria em combate. Griest é de Orange, no estado de Connecticut, e entrou no Exército como uma policial militar em 2011. No ano passado foi uma das 19 mulheres a tentar a Ranger School, quando o serviço abriu para a participação de mulheres.

Argentina apresenta o seu primeiro KC­130H 'Hercules' modernizado




Por Redação OD

O Ministro da Defesa da Argentina Srº Júlio Martinez, apresentou oficialmente o Lockheed Martin KC­130H Hercules, Matrícula TC­69 da FAA, que chegou dia 20 de abril proveniente dos Estados Unidos, onde foi submetido a um processo de modernização por 18 meses. O trabalho de modernização foi realizado pela empresa L­3 Aerospace Systems, localizada na cidade de Waco, Texas, e incluiu a mudança total dos aviônicos, de navegação e da comunicação por uma suíte digital da empresa Rockwell Collins. A modernização incluiu também a recuperação de quatro pods de reabastecimento com a capacidade para operações noturnas, sendo dois para esta aeronave e duas para uma outra aeronave idêntica, que será a próxima a receber tal atualização.

3º BAvEx realiza a Operação Rotores do Oeste na cidade de Rondonópolis



Por redação OD

O 3º Batalhão de Aviação do Exército (3º BAvEx) realizou, no período de 17 a 22 de abril, a Operação Rotores do Oeste, na cidade de Rondonópolis (MT).O exercício teve como objetivo principal realizar a aquisição e a revalidação de habilitações técnicas das tripulações do 3º BAvEx. Ao longo da semana, foram treinadas as técnicas de Rapel, de McGuire, de Fast Rope, de Pilotagem Tática, de Navegação Tática, de Maneabilidade de Frações de Helicópteros, de Técnicas de Embarque e Desembarque Rápidos e de Pouso de Assalto. 

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Marinha russa nega informações sobre colisão entre o submarino Krasnodar com um submarino polonês



Por Redação OD

O submarino Krasnodar da Frota do mar Báltico russa nunca colidiu com um submarino da Polônia no mar Báltico, informou um alto funcionário da Marinha da Rússia. A informação foi feita por uma fonte que pediu total anonimato à RIA Novosti. Mais cedo houve informações na mídia (sem se referir a fontes concretas) sobre uma suposta colisão do submarino Krasnodar com o polonês Orzel, que alegadamente aconteceu um dia desses.

NasH "Tenente Maximiano" ou “Navio da Esperança do Pantanal” completa mil dias de mar




Por redação OD
"Partilhar a Vida é a razão deste barco". Sob esse lema que, no dia 25 de abril de 2016, durante a execução da 2ª fase do Programa Povo das Águas, o Navio de Assistência Hospitalar (NasH) "Tenente Maximiano", conhecido como Navio da Esperança do Pantanal, completou mil dias de mar. Essa expressiva marca alcançada retrata a importante contribuição dada por esse meio naval no cotidiano e no conforto das diversas comunidades pantaneiras, localizadas às margens dos rios Paraguai, Cuiabá e Taquari.

Curso de Piloto de Combate (CPC) do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx)


19 pilotos do Exército Brasileiro e um da Marinha do Brasil formaram-se pilotos de combate pelo CIAvEx.


Por Cap Art ARTHUR Jefferson Farias de Luna, relator do CPC

Conforme publicado na Portaria no 101 - EME, de 10 de novembro de 1999, o Curso de Piloto de Combate (CPC) tem por objetivo habilitar oficiais à ocupação de cargos e ao desempenho de funções ligadas ao planejamento e à execução de missões de combate da Aviação do Exército (Av Ex) e ao comando de frações, até o nível subunidade aérea.Seguindo essa diretriz, o CIAvEx reserva, anualmente, 12 semanas de instrução para a realização do CPC. O curso se destina aos capitães e tenentes possuidores do Estágio de Pilotagem Tática (EPT) . No ano de 2015, foram inscritos 19 oficiais do Exército Brasileiro e um oficial da Marinha do Brasil, que efetuaram com aproveitamento todos os módulos de instrução previstos. 

A Alma de um Marinheiro



Por Redação OD

Entenda a alma de um marinheiro. Neste vídeo, o Comandante Parreira Fontes conta como se sente ao servir à pátria por meio da Marinha do Brasil.

Caças Mirage 2000 da Força Aérea Brasileira estão à venda por US$ 2,5 milhões cada


Caças franceses foram fabricados no início da década de 1980 | Crédito: Divulgação / FAB
Por redação OD

Por um preço próximo ao de superesportivos como Bugatti, Koenigsegg e Pagani, é possível levar para casa - se ela tiver uma pista de pouso, claro - uma máquina bem mais potente, rápida e emocionante (apesar de antiga): um jato francês Mirage 2000. Oito unidades do caça foram colocadas à venda pela Força Aérea Brasileira três anos após sua aposentadoria do serviço ativo, em 2013. O valor inicial é de US$ 2,5 milhões para cada exemplar. Produzido pela Dassault no início da década de 1980, um lote de doze Mirage 2000 (dez monopostos e dois bipostos) foram comprados usados da Armé De l'Air (Força Aérea Francesa) em 2006 por 80 milhões de euros para servirem como substitutos provisórios dos ainda mais antigos Mirage I..II. 

Esquadrão Harpia realiza exercício operacional com metralhadoras Minigun



Por Redação OD

O Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV) sediou de 13 a 23 de abril o exercício operacional de tiro lateral terrestre do Esquadrão Harpia (7°/8° GAV) que contou com a participação de 52 militares da unidade. A bordo dos helicópteros H-60 Black Hawk, a unidade aérea realizou voos diurnos e noturnos, adaptação para os novos pilotos e tripulantes, além de formação para o uso dos óculos NVG, do inglês Night Vision Goggles. “Especificamente para este ano, o treinamento teve como foco principal a preparação para o apoio aos Jogos Olímpicos Rio 2106 no que tange as medidas de defesa aérea e de policiamento do espaço aéreo”, explica o Comandante do Esquadrão Harpia, Tenente-Coronel Andrei Garcia Nunes.

Primeira missão lançada do cosmódromo de Vostochny é um sucesso!

Foto via Agência Espacial da Rússia ROSCOSMOS

Por Redação OD


Localização do novo cosmódromo de Vostochny na Rússia oriental.
Vista explodida do foguete Soyuz 2.1A
O primeiro lançamento de um veículo espacial do novo cosmódromo de Vostochny na Rússia oriental foi um sucesso. Nessa madrugada no Brasil (exata 02:01GMT) acompanhamos pela web as notícias de veículos de comunicação da Rússia para nos mantermos atualizados da missão de lançamento do foguete de cargas Soyuz 2.1 que levou três satélites de uso aina não especificados para a órbita terrestre. Essa é a primeira missão da recém contruída base, que de acordo com a agência espacial russa ROSCOSMOS será não só a base que tornará a Rússia independente da utilização da base de Baikonur (esta é atualmente alugada para a Rússia até 2050) no Kazakistão como também será a base de lançamento de um futuro programa de uma missão lunar. Vale lembrar que a Rússia possui outras bases de lançamento de foguetes, mas que são de uso exclusivamente militar e a base de Vostochny será apenas para programas de uso civil, incluíndo os programas de cooperação com as agências do ocidente como a NASA e ESA.
O Presidente russo Vladmir Putin assitiu o lançamento via TV em canal fechado junto com seus ministros e congratulou todos da equipe do cosmódromo. 


quarta-feira, 27 de abril de 2016

Extra! Primeiro lançamento do cosmódromo de Vostochny.

Foguete Soyuz 2.1 já na rampa em Vostochny pronto para lançamento. Imagem via Agência ROSCOSMOS.

Por Redação OD
Foguete de carga Soyuz2.1 que será lançado nesse dia 27 com três satélites da base de Vostochny.

Um foguete de carga Soyuz 2.1 carregando três satélites não especificados, será lançado agora às 02:01GMT dessa quinta-feira em no novíssima base de lançamentos de Vostockny, o que vai reduzir em muito a dependência russa da base de Baykonur no Kazakistão. Essa base vem sendo construída desde 2012 e promete, além de moderna, ser bem maior que a de Baykonur e outras. 

Sua localização é a aproximadamente 1000km da costa oeste da Rússia, ao norte da fronteira com a China. A presença do Presidente Vladmir Putin não foi confirmada mas é aguardada para assitir ao lançamento inaugural da base. Confiram abaixo as imagens de satélite pesquisadas com exclusividade pelos nossos editores em primeira mão.

Defesa faz simulado para controle de incidentes químicos durante Jogos Olímpicos



Por redação OD

O Ministério da Defesa realizou na manhã de hoje (27), na Base Aérea dos Afonsos, zona oeste do Rio, uma atividade prática para testar protocolos que poderão ser utilizados em caso de contaminação química, biológica, radiológica ou nuclear durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O “Exercício de Evacuação Aeromédica para os Jogos Olímpicos Rio 2016” faz parte da simulação de um incidente químico. Participam do teste militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, além de agentes do Ministério da Saúde, bombeiros e policiais militares. 

CCOPAB inicia Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP) do BRABAT 24



Por redação OD

No dia 19 de abril, o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) iniciou o Exercício Avançado de Operações de Paz (EAOP) destinado à tropa em preparação para o Batalhão de Força de Paz (BRABAT – sigla em inglês) que irá compor o 24º Contingente Brasileiro para a Missão de Estabilização do Haiti (MINUSTAH).A abertura do EAOP contou com as presenças do General de Brigada Heber Garcia Portella, Comandante da 3a Brigada de Infantaria Motorizada; do Coronel José Arnon dos Santos Guerra, Comandante do BRABAT; e do Coronel Carlos Augusto Ramires Teixeira, Comandante do CCOPAB e Diretor do EAOP. 

terça-feira, 26 de abril de 2016

Marinha do Brasil realizou o exercício UANFEX I sob Águas Jurisdicionais Brasileiras




Por Redação OD

“Essa projeção anfíbia deu aos fuzileiros navais a oportunidade de colocar em prática as suas competências”. As palavras proferidas pelo Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Alexandre José Barreto de Mattos, ressaltaram a importância da UANFEX I-2016, a primeira Operação Anfíbia deste ano. A fase de mar da UANFEX I-2016 teve início, no dia 28 de março, com o suspender da Base Naval do Rio de Janeiro do Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia”, navio capitânia, a transportar a Força de Desembarque, composta por elementos do Comando da Tropa de Desembarque, do 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais e do Batalhão de Viaturas Anfíbias; e dos demais meios navais envolvidos: Fragata “Greenhalgh”, Navio Patrulha Oceânico “Apa” e o Rebocador de Alto Mar “Tridente”, estes últimos do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste (COMGPTPATNAVSE).

CIBld realiza capacitação dos Instrutores e Monitores no Reparo de Metralhadora Automatizado X (REMAX)



Por Redação OD
O Centro de Instrução de Blindados (CIBld) realizou, no mês de março, a capacitação dos instrutores e monitores na operação do REMAX. O treinamento foi dividido em um módulo teórico em sala de aula de 40 horas e uma parte prática ministrada no Campo de Instrução Barão do São Borja, onde foram realizadoexercícios de tiro com as MetralhadorasNa jornada em campanha foi realizada a prática da conversão do reparo da metralhadora MAG (7,62 mm) para a metralhadora pesada.50, a colimaçãooperação que consiste em alinhar o cano da metralhadora e os optrônicos do reparo utilizando o colimador digital (Boresight), correção em zero que tem o objetivo de ajustar todo o sistema e possíveis erros quanto aos efeitos da munição, cano, salto, etc...

PROSUB avança na construção do segundo submarino convencional


Chegada da seção S3 do S-BR2 na ICN

Por Redação OD
A Marinha avançou em mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). No início do mês de abril, a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP) concluiu a entrega a Itaguaí Construções Navais (ICN) das duas seções de vante do casco resistente do S-BR2, o Submarino “Humaitá”. O casco resistente do SBR-2 é o primeiro, com tecnologia francesa, integralmente produzido no Brasil. A prontificação das seções S3 e S4 marca o início de uma série de entregas programadas que será concluída até o final deste ano.

Navios da Esquadra realizam manobras táticas e Marinha do Brasil finaliza a Operação MISSILEX 2016


Navios da Esquadra realizam manobras táticas nas águas da “Amazônia Azul”

Por redação OD
No dia 19 de abril, foram realizados exercícios de manobras táticas, envolvendo os quatro navios do Grupo-Tarefa (GT) MISSILEX 2016. O propósito deste evento, do qual participaram as Fragatas “União”, “Constituição” e “Rademaker”, além do Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia”, é adestrar Oficiais de Quarto e Equipes dos Centros de Operações de Combate dos Navios na interpretação de sinais táticos e em manobras de mudança e manutenção de postos. Neste mesmo dia, também foi realizada a Qualificação e Requalificação para Pouso a Bordo (QRPB), ocasião em que as tripulações das aeronaves embarcadas no GT incrementaram seu nível de adestramento. Foram executados, ainda, exercícios inopinados de controle de avarias e de combate a incêndio a bordo dos navios. 

A Ópera do Danilo, uma das maiores tradições da Força Aérea Brasileira



Por Anderson Gabino

Como parte da tradição que demanda na FAB desde 1945, foi mais uma vez tocada, cantada e representada pelos “Caçadores” à tradicional e famosa “Ópera do Danilo”, no auditório da Base Aérea de Santa Cruz (BASC) no dia 21 de abril, antes do também tradicional “Almoço do Caçador”. Só quem já teve a sorte e o prazer de assistir a ela, pode entender como a história ajuda a traduzir o que pensam os pilotos da aviação de combate. No auditório da BASC, pilotos de várias gerações e heróis da história da Aviação de Caça cantaram em tom uníssono a letra da aventura vivida pelo Tenente Danilo Moura durante a Segunda Guerra Mundial, esta ópera se construiu em uma forma de se homenagear o então Tenente Danilo Moura, que tinha sido abatido e depois de trinta dias de caminhada, o mesmo retornou ao Grupo de Caça, na Itália, os já falecidos, mas sempre lembrados nas festividades, Major Brigadeiro Meira de Vasconcelos e o Major Brigadeiro Rui Moreira Lima foram dois coautores da ópera, escrita em março de 1945, e neste clima de saudosismo e embalados pela mesma paixão, plateia e atores foram os protagonistas do mesmo espetáculo musical.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

KC-390 acumula 170 horas de voo na campanha de ensaios em voo



Por redação OD
O KC-390 - o futuro jato de transporte militar da Força Aérea Brasileira já soma mais de 170 horas de voo, dado contabilizado no mês de abril. Dois protótipos da aeronave participam da campanha de ensaios, considerada a fase de testes do cargueiro. A maior aeronave já desenvolvida no Brasil segue o cronograma da campanha de ensaios em voo. Todo o trabalho é acompanhado por pilotos de teste e engenheiros da fabricante da aeronave, a Embraer, instalada em Gavião Peixoto (SP). 

Novo "Cisne Branco" promete superar bombardeiros modernos




Por redação OD
Devido à prorrogação do prazo de criação do Complexo Perspectivo de Aviação de Longo Alcance (bombardeiro estratégico da nova geração PAK DA), o Ministério da Defesa da Rússia anunciou estar decidido a construir a médio prazo um substituto para o bombardeiro soviético Tu-160. O projeto poderá ser um dos programas mais caros do Ministério da Defesa da década de 2020, segundo fonte do complexo militar industrial que não quis ser identificada. Segundo ela,seu custo poderá se equiparar ao da construção dos novos submarinos nucleares Borei com mísseis de classe Bulava, que pode alcançar os 7 bilhões de dólares.
"Ainda não sabemos até que ponto o avião será modernizado. O Ministério pode renovar apenas equipamento eletrônico e de rádio ou criar novos motores, munições, sistemas de refrigeração e navegação. O preço do projeto Tu-160M2 irá variar dependendo desses aspetos", disse a fonte.

A logística da Aviação do Exército nas operações de amplo espectro


Visão ampla do Centro de Manutenção da Aviação do Exército

Por Cel QMB Antônio Geraldo Rodrigues, SCmt CIAvEx
A dinâmica do espaço de batalha exige a constante avaliação das capacidades necessárias para que a Força Terrestre possa atuar nas operações no amplo espectro. Tal consideração traz implícito o desafio de conceber uma logística que seja capaz de ajustar-se à multiplicidade de situações de emprego, com suas nuances e especificidades. Essa “logística na medida certa” deve ser capaz de prever e prover o apoio em materiais e serviços necessários para assegurar a essa força liberdade de açãoamplitude do alcance operativo e capacidade de durar na ação.

Instrução de Condução Auto a VBC Gepard M1A2



Por Redação OD

No dia 13 de abril de 2016, os Oficiais e Sargentos Alunos do Estágio de Operação da VBC AAe GEPARD M1 A2, concluíram com êxito a Instrução de Conduta Auto no Campo de Instrução de Gericinó, onde realizaram as diversas manobras básicas a mobilidade do Blindado, conforme previsto na Disciplina – Sistema de Armas AAe – VBC GEPARD – Conduta Auto.

A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Brigada Guaicurus) tem um novo comandante


A troca de comando, realizada pelo general de Exército Paulo Humberto César de Oliveira, do Comando Militar do Oeste (CMO), ocorreu no sábado pela manhã na 4ª Brigada, em Dourados. (Foto: Marcos Ribeiro)

Por Redação OD

A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus - sediada em Dourados – tem novo comandante. O general Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho assumiu o comando da unidade em substituição ao general Rui Matsuda. A troca de comando, realizada pelo general de Exército Paulo Humberto César de Oliveira, do Comando Militar do Oeste (CMO), ocorreu no sábado pela manhã na Brigada. O Gen Matsuda deixa o cargo após 2 anos de intenso trabalho frente à Brigada Guaicurus, responsável pela implantação do projeto piloto do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (Sisfron). Foi durante a gestão dele que o Sisfron foi lançado, com a vinda de ministros, do vice-presidente Michel Temer e de representantes de órgãos de segurança de vários países. Matsuda segue para a Assessoria de Planejamento e Gestão do Departamento Geral de Pessoal, em Brasília (DF).

domingo, 24 de abril de 2016

Força Aérea Brasileira realizou sua tradicional formatura em comemoração ao Dia da Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz



Por Anderson Gabino e Yam Wanders

Celebrado na manhã da última sexta-feira (22), o lema “voar, combater e vencer” ecoou na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, como parte das comemorações alusivas ao Dia da Aviação de Caça, onde o legado deixado pelos nossos heróis da 2ª Guerra Mundial continua sendo a inspiração pelos seus exemplos e os seus ensinamentos, que traçaram ­­o caminho sólido, que começou a ser pavimentado na Itália e serve de base até os dias atuais, para as novas gerações de pilotos e de pessoal de manutenção que continuam a serem forjadas dentro de um mesmo espírito, uma mesma doutrina, e que seguem sempre sendo exaltada e lembrada a cada 22 de abril.