segunda-feira, 25 de abril de 2016

A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Brigada Guaicurus) tem um novo comandante


A troca de comando, realizada pelo general de Exército Paulo Humberto César de Oliveira, do Comando Militar do Oeste (CMO), ocorreu no sábado pela manhã na 4ª Brigada, em Dourados. (Foto: Marcos Ribeiro)

Por Redação OD

A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus - sediada em Dourados – tem novo comandante. O general Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho assumiu o comando da unidade em substituição ao general Rui Matsuda. A troca de comando, realizada pelo general de Exército Paulo Humberto César de Oliveira, do Comando Militar do Oeste (CMO), ocorreu no sábado pela manhã na Brigada. O Gen Matsuda deixa o cargo após 2 anos de intenso trabalho frente à Brigada Guaicurus, responsável pela implantação do projeto piloto do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (Sisfron). Foi durante a gestão dele que o Sisfron foi lançado, com a vinda de ministros, do vice-presidente Michel Temer e de representantes de órgãos de segurança de vários países. Matsuda segue para a Assessoria de Planejamento e Gestão do Departamento Geral de Pessoal, em Brasília (DF).

General Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho assumiu o comando da unidade. (Foto: Marcos Ribeiro)

O novo comandante é carioca e vem do Comando de Aviação do Exército, sediado em Taubaté (SP). Se sentindo em casa, ele diz que Dourados é bastante receptivo e que dará continuidade aos trabalhos desenvolvidos na 4ª Brigada. "O general Matsuda fez um trabalho excepcional e a Brigada está pronta para as missões que venha a receber. Vejo que o maior desafio é prosseguir com os trabalhos que vêm sendo feito", disse o novo comandante em entrevista, ressaltando a importância, de a partir de agora, consolidar os trabalhos estratégico do Sisfron para que num futuro próximo possa a ser expandido ao restante das demais unidades do Exército brasileiro. Com a presença de familiares e de amigos que conquistou durante a sua permanência em Dourados, Matsuda agradeceu a seus superiores e a todos aqueles que enxergaram que a sua missão vai muito mais além do Exército. "Devemos acreditar nas pessoas e nas instituições que têm o símbolo da abnegação, naqueles que querem a fazer a coisa certa e da maneira certa, de tentar transformar a realidade que vivemos", disse ele, afirmando que a Brigada faz parte desta realidade virtuosa.

General Rui Matsuda se despede da 4ª Brigada de Dourados durante solenidade. (Foto: Marcos Ribeiro)

O general ainda agradeceu aos parceiros como Associação Comercial (Aced), UEMS, UFGD, Unigran, IFMS para colocar Dourados no mapa estratégico do Brasil transformador, polo do Sisfron de desenvolvimento. Também lembrou sobre o apoio do Legislativo, do Executivo, do Judiciário e do Ministério Público em ações como o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-FRON ), Operação Ágata e ações de combate ao Aedes Aegypti. O novo comandante, que adota "William" como nome de guerra, tem 52 anos, é casado e tem 3 filhas. Ingressou na carreira do Exército em 1983 e durante o pouco mais de 30 anos dedicado à carreira militar, ocupou funções como Oficial de Estado Maior da 1ª Divisao de Exército, Oficial de Ligação do Exército Brasileiro na Escola Superior de Guerra na Argentina e chefe do estado maior no Comando de Aviação do Exército. No exterior foi observador militar da ONU, em Angola; aluno da Escola das Nações Unidas, na Irlanda; oficial de ligação do Exército Brasileiro na Argentina e chefe do Grupo de Ensaio e Avaliação de Aeronaves, na Itália e nos Estados Unidos. Foi também condecorado com medalhas Ordem do Militar; Ordem do Mérito Militar grau Cavalheiro; Medalha da Vitória; Medalha Militar de Ouro, Medalha do Pacificador; Medalha Marechal Osório - O Legendário; Medalha da Força de Paz; além de contemplado com o prêmio de melhor companheiro durante o curso na Escola Superior de Guerra no Exército argentino.
FONTE: O Progresso

Nenhum comentário: