sábado, 20 de maio de 2017

Marinha do Brasil lança edital de processo seletivo para Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM)


Por: Redação OD
A Diretoria de Portos e Costas (DPC), na qualidade de representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante, divulgou o edital do processo seletivo de admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), para ingresso em 2018. Abertas desde o dia 11 de maio, as inscrições serão encerradas em 8 de junho. Designado pela DPC, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro (RJ), é o órgão coordenador e executor do processo seletivo que prevê o preenchimento de 285 vagas, sendo 170 para o próprio CIAGA e 115 para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, em Belém (PA).

Guerras internas e conspirações sendo apaziguadas marcam os 700 anos da Armada Portuguesa


Os fuzileiros são forças especiais de Marinha cujas unidades não são deslocadas há anos para missões internacionais, o que explicará o seu emprego frequente em operações policiais ou nas praias em apoio das autoridades competentes
Por: Redação OD

O braço naval das Forças Armadas irá realizar na cidade de Póvoa de Varzim uma cerimónia militar e com algumas atividades paralelas com a comunidade local em alusão aos 700 anos de sua Armada. Sendo assim a Marinha, que após três anos de fortes agitações internas, celebra no dia de hoje (20/05) o seu aniversário num ambiente de pacificação que, mesmo se pouco consolidado, concretiza um dos objetivos assumidos pelo almirante Silva Ribeiro ao assumir, há meio ano, o cargo de chefe do Estado-Maior do ramo.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Grupamento de Apoio de Fuzileiros Navais (GAT-FN) auxilia em arremesso de familiarização de granada na Namíbia

Militar brasileiro instrui namibiano
Por: Redação OD
No dia 19 de abril, ocorreu em Rooikop, na Namíbia, o arremesso de familiarização com as granadas de mão de fabricação russa. Foi a primeira vez que o Corpo de Fuzileiros Navais da Namíbia utilizou esse artefato explosivo, que fará parte das instruções do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais. O Grupamento de Apoio de Fuzileiros Navais (GAT-FN) da Marinha do Brasil, esteve presente tanto no auxílio do briefing de segurança, quanto no apoio da condução do arremesso. 

NUCLEP participa da reunião sobre projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) em São Paulo


Por: Redação OD
O diretor comercial interino, Ricardo Corrêa, esteve, nesta quarta-feira (17/05), na reunião de início do projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que será construído em Iperó, município do interior paulista, junto ao Centro Experimental de ARAMAR da Marinha do Brasil, onde é desenvolvido o protótipo do submarino nuclear brasileiro. 

Força Aérea Brasileira homenageia os 75 anos de nossa Aviação de Patrulha


Por: Redação OD

Com a responsabilidade de vigiar 24 horas por dia uma área de aproximadamente 4,5 milhões de quilômetros quadrados sobre o litoral brasileiro, atualmente a Aviação de Patrulha conta com aeronaves que são operadas por três esquadrões para cumprir essa missão. Toda essa história completa 75 anos, nesta segunda-feira.

Curso de Precursor Pára-quedista - Semana da Selva


Por: Redação OD

No período de 1 à 5 de maio os alunos do Curso de Precursor Paraquedista realizaram em Manaus - AM, o Estágio de Adaptação à Vida na Selva ministrado pelo CIGS. Dentre as atividades realizadas destacam-se as orientações terrestres e fluviais, obtenção de alimentos de origem animal e vegetal, armadilhas, dentre outras, além de um pernoite isolado.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Grupamento de Operações com Produtos Perigosos do CBMERJ recebe turma do Curso Especial de DQBRN dos Fuzileiros Navais


Por: Redação OD

O Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recebeu, no dia 12 de maio, a visita de alunos do Curso Especial de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Corpo de Fuzileiros Navais (CE-DQBRN-FN). A turma, que estuda no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), na Ilha do Governador, conheceu a rotina do GOPP, os materiais operacionais e as técnicas empregadas nas emergências envolvendo produtos perigosos.

Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) "Caravelas" identifica cascos soçobrados em águas paraguaias

AvHoFlu "Caravelas” no Rio Paraguai

Por: Redação OD
O Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) "Caravelas", durante a Comissão “SONDOPE 2017”, que está em curso desde o dia 24 de abril e permanecerá até o dia 8 de junho, já identificou no Passo Arrecifes (um dos trechos mais perigosos do Rio Paraguai) três embarcações naufragadas. A comissão é fruto de um acordo bilateral entre os governos brasileiro e paraguaio para a atualização cartográfica do trecho exclusivamente paraguaio da hidrovia do Paraguai-Paraná. 

Força Expedicionária Brasileira: verás que um filho teu não foge à luta


Por: Luiz Eduardo Rocha Paiva
A Segunda Guerra Mundial marcou o início da ascensão do Brasil no cenário global. Desse modo, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) contribuiu para a Nação perceber o quão era importante, para a segurança externa, tornar-se potência mundial, bem como colaborou para visualizar os desafios decorrentes e a importância do planejamento estratégico para a estruturação, a organização e o progresso do País. As potências da época, não sem motivos, viam o Brasil como país periférico e subdesenvolvido, cujo perfil mestiço era considerado, por preconceito, fator de fraqueza do caráter nacional.

terça-feira, 16 de maio de 2017

FAB testa míssil que será integrado aos caças F-5EM, voos de ensaio servem para verificar a integridade estrutural do caça


Por: Redação OD
A campanha de certificação do míssil de treinamento Python-4 está sendo realizada em Canoas (RS). O armamento será integrado aos caças F-5EM da Força Aérea Brasileira (FAB). A campanha, denominada Operação Python, começou em março e termina no dia 6 de junho.As atividades são desenvolvidas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em conjunto com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto de Fomento Industrial (IFI) e Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV). “A preparação para a campanha de ensaios envolveu várias análises e relatórios técnicos, abordando os aspectos aerodinâmico, aeroelástico e estrutural do míssil acoplado ao caça”, afirma o Coronel Aviador Carlos Afonso Mesquita de Araújo, coordenador da Operação Python.

Primeira leva de militares do 26º Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais embarcou hoje para Haiti


Por: Redação OD
O primeiro grupo do 26° Contingente do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais começou a embarcar hoje, no Aeroporto do Galeão, em voos da Força Aérea Brasileira com destino ao Haiti. Esta será a última missão dos Fuzileiros no país após 13 anos de serviços prestados à ONU. Ao todo a Marinha enviou para o Haiti 6.135 militares, divididos por 26 contingentes.

Marinha do Brasil encerra a primeira etapa do projeto de obtenção das Corvetas Classe “Tamandaré”

Imagem: Marinha do Brasil/Engeprom.
Por: Redação OD.

A Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), informa o encerramento, no último dia 10 de maio, da primeira etapa do processo de obtenção, por construção, de quatro navios militares com requisitos pautados no projeto básico de Corvetas da Classe “Tamandaré” (CCT).  Na referida fase, iniciada em 10 de abril de 2017, a DGePM publicou no Diário Oficial da União (DOU) um Chamamento Público convidando para participar do futuro processo licitatório empresas ou consórcios, nacionais ou estrangeiros, capacitados nos últimos dez anos em construção de navios militares de alta complexidade tecnológica, com deslocamento superior a 2.500 toneladas. 

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Exército Brasileiro capacita seus futuros Caçadores de Operações Especiais (Parte 2): A teoria que leva à perfeição na prática!


Por: Redação OD

Durante uma semana, com carga horária de aproximadamente 10 horas por dia, os alunos do Estágio de Caçador de Operações Especiais receberam um bagagem de teórica enorme, fundamental para o tiro de precisão.  A primeira semana do Estágio, semana de Fase Técnica, constitui o alicerce do conhecimento do Caçador de Operações Especiais. Contendo intenso fardo de fundamentos cognitivos, o aprendizado varia de cálculos simples de avaliação de distância à paquimetria, passando por estudos de meteorologia e química e física da balística interna e externa. 

domingo, 14 de maio de 2017

Exercício "Bell Buoy 2017", Marinha do Brasil e aliados sempre alertas!

Tripulantes do NDCC G-25 "Almirante Sabóia" em exercício de monitoração de radar de superfície e navegação. Uma das atividades mais importantes na vigilância operacional em operações de superfície.

Por: Yam Wanders

Uma das muitas interceptações à embarcações de "pescadores" na costa da
Somália que ocorrem desde 2008 quando começou a Operação ATALANTE,
organizada e conduzida pela EUNAVFOR na costa leste da Àfrica.
Na Imagem, a ação da Real Marinha Espanhola. Foto via EUNAVFOR.
Desde muito tempo em que a navegação oceânica se tornou um instrumento de poder para as nações dentro do contexto comercial e militar, todos sempre procuraram não só se aperfeiçoar na construção naval como em técnicas marítimas na área tática e estratégica, e uma das muitas ações que nações e grupos insurgentes praticam contra seus oponentes é a negação do uso de áreas marítimas pela imposição de forças navais militares ou em pequena escala, como sempre foi mais comum por forças menores, o ataque a embarcações mercantes civis, visando minar os recursos das nações oponentes.