sábado, 20 de maio de 2017

Vídeo do helicóptero Harbin Z-19E realizando seu voo inaugural, mais um produto "Made in China"


Por: Redação OD

O Harbin Z-19E, versão de exportação do helicóptero Z-19, realizou seu vôo inaugural na última quinta-feira dia de 18 de maio. O helicóptero foi projetado e construído pela Harbin Aircraft Industrial Group (HAIG), e já se encontra em serviço com o Corpo de Aviação do Exército PLA desde 2011. O conceito da variante "E" para o mercado de exportação foi revelado pela primeira vez em setembro de 2015. O Z-19 foi desenvolvido a partir do helicóptero utilitário Harbin Z-9 / H425, uma cópia licenciada do Eurocopter francês AS 365 Dauphin. Ele herdou os sistemas de motor, transmissão e rotor do Z-9 / H425, mas tem uma fuselagem redesenhada, com dois bancos em tandem e duas asas externa para a colocação de armamentos.

EUA anunciam acordos militares de US$ 110 bilhões com a Arábia Saudita


Por: Redação OD

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz, se reuniram neste sábado (20) no Palácio Al Yamama, em Riad, para discutir a sua relação bilateral e a luta contra o terrorismo. Em meio à visita de Trump ao reino árabe, o governo americano anunciou acordos de cooperação militar com os sauditas avaliados em US$ 110 bilhões. Este pacote de equipamentos e serviços de defesa "apoia a segurança a longo prazo da Arábia Saudita na região frente às ameaças dos iranianos, enquanto reforça a habilidade do reino em contribuir para as operações antiterroristas em toda a região, reduzindo o peso sobre os EUA".

Salão militar no Peru reúne novas tecnologias e equipamentos militares de 27 países

Sistema de mísseis TOR M2U é um dos destaques de estande russo 
Por: Redação OD
O Salão Internacional de Tecnologia para Defesa e Prevenção de Desastres Naturais (Sitdef), que começou nesta quinta-feira (18) em Lima, no Peru, reúne os mais modernos equipamentos militares de 27 países. Além da Rússia, Alemanha, China, Estados Unidos, e França são destaques na feira. Entre as inovações, a Rosoboronexport (estatal russa responsável pelas vendas de equipamento militar ao exterior) está expondo o avião de treinamento e combate Yak-130, o caça multifuncional MiG-29M e o Su-30MK; alguns helicópteros, como o de transporte Mi-171Sh, e de combate Mi-28NE e Mi-35M, também estão presentes. O aparato terrestre russo na feira é composto pelo T-90C, os tanques de guerra BTR-80A e BTR-82A. A seção de escudos antimísseis inclui ainda o sistema de mísseis superfície-ar Pântsir-S1 e os mais modernos sistemas portáteis de mísseis S-400 Triumf.

Empresa turca ASELSAN apresenta o blindado "Korhan" durante a feira internacional IDEF 2017


Por: Redação OD
A empresa turca ASELSAN apresentou o ‘Korhan”, seu mais novo Carro de Combate durante a feira de defesa internacional IDEF 2017. O blindado tem como arma principal um canhão de 35 mm.  Além de uma metralhadora de 7,62 mm, para defesa curta. O Korhan possui um sistema de defesa antiaéreo para ajudar na contenção alvos aéreos, incluindo drones, e é dotado de meios modernos de aquisição de alvos e pontaria. 

Marinha do Brasil lança edital de processo seletivo para Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM)


Por: Redação OD
A Diretoria de Portos e Costas (DPC), na qualidade de representante da Autoridade Marítima para a Marinha Mercante, divulgou o edital do processo seletivo de admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), para ingresso em 2018. Abertas desde o dia 11 de maio, as inscrições serão encerradas em 8 de junho. Designado pela DPC, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro (RJ), é o órgão coordenador e executor do processo seletivo que prevê o preenchimento de 285 vagas, sendo 170 para o próprio CIAGA e 115 para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, em Belém (PA).

Guerras internas e conspirações sendo apaziguadas marcam os 700 anos da Armada Portuguesa


Os fuzileiros são forças especiais de Marinha cujas unidades não são deslocadas há anos para missões internacionais, o que explicará o seu emprego frequente em operações policiais ou nas praias em apoio das autoridades competentes
Por: Redação OD

O braço naval das Forças Armadas irá realizar na cidade de Póvoa de Varzim uma cerimónia militar e com algumas atividades paralelas com a comunidade local em alusão aos 700 anos de sua Armada. Sendo assim a Marinha, que após três anos de fortes agitações internas, celebra no dia de hoje (20/05) o seu aniversário num ambiente de pacificação que, mesmo se pouco consolidado, concretiza um dos objetivos assumidos pelo almirante Silva Ribeiro ao assumir, há meio ano, o cargo de chefe do Estado-Maior do ramo.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Grupamento de Apoio de Fuzileiros Navais (GAT-FN) auxilia em arremesso de familiarização de granada na Namíbia

Militar brasileiro instrui namibiano
Por: Redação OD
No dia 19 de abril, ocorreu em Rooikop, na Namíbia, o arremesso de familiarização com as granadas de mão de fabricação russa. Foi a primeira vez que o Corpo de Fuzileiros Navais da Namíbia utilizou esse artefato explosivo, que fará parte das instruções do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais. O Grupamento de Apoio de Fuzileiros Navais (GAT-FN) da Marinha do Brasil, esteve presente tanto no auxílio do briefing de segurança, quanto no apoio da condução do arremesso. 

NUCLEP participa da reunião sobre projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) em São Paulo


Por: Redação OD
O diretor comercial interino, Ricardo Corrêa, esteve, nesta quarta-feira (17/05), na reunião de início do projeto do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que será construído em Iperó, município do interior paulista, junto ao Centro Experimental de ARAMAR da Marinha do Brasil, onde é desenvolvido o protótipo do submarino nuclear brasileiro. 

Força Aérea Brasileira homenageia os 75 anos de nossa Aviação de Patrulha


Por: Redação OD

Com a responsabilidade de vigiar 24 horas por dia uma área de aproximadamente 4,5 milhões de quilômetros quadrados sobre o litoral brasileiro, atualmente a Aviação de Patrulha conta com aeronaves que são operadas por três esquadrões para cumprir essa missão. Toda essa história completa 75 anos, nesta segunda-feira.

Curso de Precursor Pára-quedista - Semana da Selva


Por: Redação OD

No período de 1 à 5 de maio os alunos do Curso de Precursor Paraquedista realizaram em Manaus - AM, o Estágio de Adaptação à Vida na Selva ministrado pelo CIGS. Dentre as atividades realizadas destacam-se as orientações terrestres e fluviais, obtenção de alimentos de origem animal e vegetal, armadilhas, dentre outras, além de um pernoite isolado.

US-led coalition strikes Syrian troops to halt advance on Al-Tanf



By: Wording OD.

In the first known move of its kind, the US-led coalition defended Syrian rebels by attacking pro-government forces in Syria on 18 May.

"The coalition struck pro-regime forces that were advancing well inside an established de-confliction zone … that posed a threat to US and partner forces at Al-Tanf," the coalition said in a statement. Al-Tanf is located close to where the Iraqi, Jordanian, and Syrian borders meet. The statement said coalition forces have been training and advising rebel forces in the Al-Tanf area for many months.

USAF accuses Chinese aircraft of conducting 'unprofessional intercept'

Two Chinese Sukhoi Su-30-type fighters (similar to these ones) carried out what US officials described as an 'unprofessional' intercept of a USAF WC-135 Constant Phoenix aircraft over the East China Sea on 17 May, according to US media reports. Source: Xinhua via news.cn
By: Wording OD.

Two Chinese Sukhoi Su-30-type fighter aircraft carried out what US officials described as an "unprofessional" intercept of a US Air Force (USAF) Boeing WC-135 Constant Phoenix atmospheric collection aircraft while it was conducting a routine mission in international air space over the East China Sea on 17 May, US media reported.

"While we are still investigating the incident, initial reports from the US aircrew characterised the intercept as unprofessional. The issue is being addressed with China through appropriate diplomatic and military channels," USAF spokesperson Lieutenant Colonel Lori Hodge was quoted by CNN as saying in a statement, adding that the WC-135 "was operating in accordance with international law".

Vídeo da Marinha Holandesa mostra caças russos Su-24 voando baixo e ao redor de fragata holandesa no Mar Báltico


Por: Redação OD
Um vídeo feito a bordo de uma Fragata da Marinha Holandesa, mostra uma par de caças russos voando baixo nas águas do Báltico. O vídeo que tem duração de apenas 8s, consegue mostrar como os caças russos passam em alta velocidade junto a Fragata Holandesa Evertsen a uma altitude de aproximadamente 10 metros, que da sinais de como está o clima na região.

Hélio BICUDO fala do Risco de uma Intervenção Militar no País


Por: Redação OD


Com a crise instaurada no Governo Temer, por conta de denúncias feitas pelos proprietários do frigorífico JBS, dando conta de que, o Presidente da República, tinha solicitado pagar pelo silêncio do Dep. Eduardo Cunha (o qual se encontra preso), muito foi-se especulado sobre uma possível ação militar, onde muitos clamam por a enxergarem como uma solução mais sensata para o momento vivido pelo Pais, e outros mais céticos não creem nesta possibilidade. Mas fortes correntes e rumores, ainda assombrados pela intervenção militar de 64, se fazem presentes neste momento de crise.

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Comandos portugueses resgatam missionário de ataque na República Centro-Africana

Imagem via TVI24 Portugal.
Por: Redação OD.

Comandos portugueses, que estão na República Centro-Africana ao serviço das Nações Unidas, participaram no salvamento do bispo de Bangassou, Juan Jose Aguirre, avança o jornal espanhol “Religión Digital”.
Dezenas de pessoas foram mortas durante um ataque no domingo, quando o clérigo espanhol ajudava milhares de muçulmanos a refugiarem-se numa catedral e no seminário local.
O bispo Juan Jose Aguirre saiu ileso do ataque, mas a pessoa que ia ao seu lado foi atingida por disparos e morreu.
O prelado dos Missionários Combonianos tem feito a protecção de milhares de muçulmanos perseguidos pelas milícias locais naquela região do país, a cerca de 700 quilómetros da capital Bangui.

Germany asks U.S. for classified briefing on Lockheed's F-35 fighter


By: Wording OD.

The German Air Force this month sent the U.S. military a written request for classified data on the Lockheed Martin Corp (LMT.N) F-35 fighter jet as it gears up to replace its current fleet of fighter jets from 2025 to 2035.
The letter, sent by the Air Force's planning command and seen by Reuters, makes clear that the German government has not yet authorized a procurement program and is not committed to any particular aircraft to replace its current warplanes.
It said the defense ministry would carry out "an in-depth evaluation of market available solutions, including the F-35, later this year," with a formal "letter of request" to be issued in coming months.

Força Aérea israelense substitui sua frota de varredura do mar com sistemas de UAV Heron 1 da IAI para patrulha marítima


Por: Redação OD

A Força Aérea Israelense (IAF) está substituindo suas aeronaves tripuladas de patrulha para varredura do mar com os sistemas de veículo aéreo não tripulado (UAV) da versão marítima do Heron 1 (Shoval) da Israel Aerospace Industries (IAI). A IAF encomendou sistemas aéreos não tripulados Heron 1 equipados com radar marítimo e payload eletroóptico que os tornará mais aptos a desempenhar seu papel em missões diárias de patrulha marítima e coleta de dados de inteligência. O modelo marítimo do Heron 1 consiste em uma avançada payload eletroóptica — a MOSP, fabricada pela divisão TAMAM da IAI e incluindo o radar aéreo leve de vigilância marítima da ELTA. 

Nota à imprensa: Ministro Raul Jungmann permanece no cargo de Ministro da Defesa


Por: Redação OD
Após saída do Dep. Roberto Freire do governo Temer, começou uma verdadeira especulação sobre a também possível saída do ministro Raul Jungmann do comando do Ministério da Defesa. Alguns sites deram até o nome de quem poderia já a vir ser o substituto de Jungmann no comando, numa verdadeira forçação de barra, com o objetivo puro e simples de se tentar emplacar uma notícia factoide para se angariar visualizações. A Orbis Defense, que preza por um jornalismo integro, repudia qualquer ato de se fazer sensacionalismo barato em uma hora de grande turbulência no país. Sendo assim o MD, emitiu nota desmentindo esta supostas notícias, segue a nota abaixo:
"Face às notícias divulgadas pela imprensa, o Ministro de Estado da Defesa, Raul Jungmann, comunica que permanece no cargo, no pleno exercício da direção superior das Forças Armadas, em cumprimento das funções para as quais foi nomeado pelo Senhor Presidente da República."
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

Falta de recursos prejudica defesa e controle aéreo, alerta o comandante da Aeronáutica Ten.-Brig Rossato


Por: Redação OD
Os cortes de verbas e restrições orçamentárias que atingem o controle de tráfego aéreo nos últimos anos já afetam a confiabilidade do sistema no Brasil. O alerta foi feito pelo comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro-do-ar Nivaldo Luiz Rossato, em audiência pública realizada nesta quinta-feira (18) na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). " A Força Aérea se ressente dessa falta de recursos. É relativamente grave. O país parou de investir enquanto o custeio não para de aumentar. Isso acaba degradando em parte o sistema, a confiabilidade é prejudicada', alertou. De acordo com o comandante, os recursos são contingenciados apesar de serem oriundos de tarifas com destinação específica para o setor, não provenientes do Tesouro Nacional.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Grupamento de Operações com Produtos Perigosos do CBMERJ recebe turma do Curso Especial de DQBRN dos Fuzileiros Navais


Por: Redação OD

O Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) recebeu, no dia 12 de maio, a visita de alunos do Curso Especial de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do Corpo de Fuzileiros Navais (CE-DQBRN-FN). A turma, que estuda no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), na Ilha do Governador, conheceu a rotina do GOPP, os materiais operacionais e as técnicas empregadas nas emergências envolvendo produtos perigosos.

Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) "Caravelas" identifica cascos soçobrados em águas paraguaias

AvHoFlu "Caravelas” no Rio Paraguai

Por: Redação OD
O Aviso Hidroceanográfico Fluvial (AvHoFlu) "Caravelas", durante a Comissão “SONDOPE 2017”, que está em curso desde o dia 24 de abril e permanecerá até o dia 8 de junho, já identificou no Passo Arrecifes (um dos trechos mais perigosos do Rio Paraguai) três embarcações naufragadas. A comissão é fruto de um acordo bilateral entre os governos brasileiro e paraguaio para a atualização cartográfica do trecho exclusivamente paraguaio da hidrovia do Paraguai-Paraná. 

Esquadrilha da Fumaça recebe homenagem durante sessão solene na Câmara dos Deputados pelos seus 65 anos de criação


Por: Redação OD
Uma sessão solene, em homenagem aos 65 anos do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), marcou a manhã desta terça-feira (16), na Câmara dos Deputados, na capital federal. Cerca de 120 pessoas, entre parlamentares e militares, acompanharam a cerimônia, que contou ainda com a participação da Banda da Base Aérea de Brasília. Deputados se revezaram nos discursos, relembrando a história da Esquadrilha, além de destacarem a importância da missão do esquadrão de encantar e inspirar a sociedade.

Força Expedicionária Brasileira: verás que um filho teu não foge à luta


Por: Luiz Eduardo Rocha Paiva
A Segunda Guerra Mundial marcou o início da ascensão do Brasil no cenário global. Desse modo, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) contribuiu para a Nação perceber o quão era importante, para a segurança externa, tornar-se potência mundial, bem como colaborou para visualizar os desafios decorrentes e a importância do planejamento estratégico para a estruturação, a organização e o progresso do País. As potências da época, não sem motivos, viam o Brasil como país periférico e subdesenvolvido, cujo perfil mestiço era considerado, por preconceito, fator de fraqueza do caráter nacional.

IACIT apresenta tecnologia do Radar OTH e dos sistemas de contramedida eletrônica para mercado da América Latina


Por: Redação OD

A IACIT, empresa brasileira com atuação consolidada no desenvolvimento de produtos e serviços de alta tecnologia, participa do SITDEF (6º International Defense Technology Exhibition & Prevention of Disasters), que acontece de 18 a 21 de maio, em Lima (Peru). Visando expandir a presença na América Latina, a empresa levará as soluções exclusivas de contramedida eletrônica e apresentará a tecnologia empregada no desenvolvimento do primeiro Radar OTH brasileiro. A IACIT estará presente no estande da Israel Aerospace Industries (IAI) – Pavilhão Inka, estande 188. Com tecnologia 100% nacional, a IACIT é a única empresa brasileira que oferece uma família completa de sistemas de contramedida eletrônica composta pelas soluções DRONEBlocker, COMBlocker e RCIEDBlocker, nas configurações fixa ou móvel.

Colisão entre avião comercial e balão poderia ter causado mortes. Banner do balão ficou agarrado em sensores da aeronave


Por: Redação OD
Imagine viajar sem saber qual a velocidade atingida pelo seu carro durante todo o trajeto. Isso foi o que aconteceu com a tripulação de uma aeronave comercial, em 2011, por causa da colisão com um balão de ar quente não tripulado. Com 95 passageiros a bordo, a tripulação teve de viajar sem acesso a informações como velocidade e temperatura, além de ter o piloto automático desacoplado. Graças às condições meteorológicas favoráveis, os pilotos conseguiram prosseguir com o voo.O avião havia decolado do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao Aeroporto de Confins (MG). Durante a subida (fase imediatamente após a decolagem), a tripulação avistou um balão já notificado pela equipe da Torre de Controle, mas não conseguiu evitar a colisão.

China estaria armando o Recife Fiery Cross Reef para impedir avanço de submarinos vietnamitas


Por: Redação OD
Notícias dão conta, que a China instalou lançadores de mísseis e torpedos no Recife disputado das Ilhas Spratly, no mar do Sul da China, para impedir o avanço de submarinos vietnamitas, conforme relato de observadores locais a agência Reuters. Autoridades chinesas declararam que os lançadores instalados no recife, conhecido como Recife Fiery Cross Reef (Cruz de Fogo)  têm fins defensivos e que o país "tem o direito de fazer o que entender no seu território", destaca a agência. 

terça-feira, 16 de maio de 2017

Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército Brasileiro abre vagas para TI com salários de até R$ 10 mil


Por: Redação OD

Departamento de Engenharia e Construção - DEC abre inscrições no dia 22 de maio de 2017, para dois Processos Seletivos, com o objetivo de selecionar Pessoal Civil por tempo determinadoA remuneração mensal varia entre R$ 3.130,42 aR$ 10.048,57, conforme determinam os editais completos já disponibilizados. Por meio do edital nº 1, os profissionais vão atender aos encargos temporários e excepcionais de obras e serviços de engenharia relativos ao Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC), implantação de Projetos Estratégicos e Ações de Cooperação do Exército com diversos Órgãos Federais e/ou entidades dos governos estaduais ou municipais.

FAB testa míssil que será integrado aos caças F-5EM, voos de ensaio servem para verificar a integridade estrutural do caça


Por: Redação OD
A campanha de certificação do míssil de treinamento Python-4 está sendo realizada em Canoas (RS). O armamento será integrado aos caças F-5EM da Força Aérea Brasileira (FAB). A campanha, denominada Operação Python, começou em março e termina no dia 6 de junho.As atividades são desenvolvidas pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em conjunto com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto de Fomento Industrial (IFI) e Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV). “A preparação para a campanha de ensaios envolveu várias análises e relatórios técnicos, abordando os aspectos aerodinâmico, aeroelástico e estrutural do míssil acoplado ao caça”, afirma o Coronel Aviador Carlos Afonso Mesquita de Araújo, coordenador da Operação Python.

Primeira leva de militares do 26º Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais embarcou hoje para Haiti


Por: Redação OD
O primeiro grupo do 26° Contingente do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais começou a embarcar hoje, no Aeroporto do Galeão, em voos da Força Aérea Brasileira com destino ao Haiti. Esta será a última missão dos Fuzileiros no país após 13 anos de serviços prestados à ONU. Ao todo a Marinha enviou para o Haiti 6.135 militares, divididos por 26 contingentes.

Marinha do Brasil encerra a primeira etapa do projeto de obtenção das Corvetas Classe “Tamandaré”

Imagem: Marinha do Brasil/Engeprom.
Por: Redação OD.

A Marinha do Brasil, por intermédio da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), informa o encerramento, no último dia 10 de maio, da primeira etapa do processo de obtenção, por construção, de quatro navios militares com requisitos pautados no projeto básico de Corvetas da Classe “Tamandaré” (CCT).  Na referida fase, iniciada em 10 de abril de 2017, a DGePM publicou no Diário Oficial da União (DOU) um Chamamento Público convidando para participar do futuro processo licitatório empresas ou consórcios, nacionais ou estrangeiros, capacitados nos últimos dez anos em construção de navios militares de alta complexidade tecnológica, com deslocamento superior a 2.500 toneladas. 

Polícia Militar do Estado de São Paulo prepara escolha de nova arma curta

Bope da PM do Mato Grosso faz treinamento de adaptação com pistolas Glock - Foto por: Lenine Martins/Sesp-MT.
Por: Redação OD

Com efetivo próximo de 90 mil agentes e orçamento de R$ 14,8 bilhões por ano, a PM paulista é a principal compradora de armas do país – desembolsou R$ 29 milhões nos últimos cinco anos. A autorização do Exército é considerada um entrave porque, pelo Estatuto do Desarmamento, de 2003, não é permitido adquirir armamento importado quando existe similar nacional, como ocorre com as pistolas. O mercado brasileiro, porém, é considerado restrito – tendo a Taurus como principal fornecedora e contratada em São Paulo muitas vezes por dispensa de licitação.

Syrian troops advancing towards US and British special forces

Image via BBC. SAS near al-Tanf base in Syria.
By: Wording OD

Bashar al-Assad’s troops are on a collision course with Western special forces, after advancing towards their training base in eastern Syria over the weekend. Pro-government soldiers are now within 15 miles of al-Tanf - a heavily fortified hub for American and British special forces training Syrian rebel groups, which are fighting Islamic State of Iraq and the Levant (Isil) near the Iraqi border.

Australia considers increase to Afghanistan deployment

Image via Australia Network News.
By: Wording OD

The Australian Government is currently considering a request from NATO to increase its deployment to Afghanistan due to the growing threat of Islamic State. Presently the Australian Defence Force (ADF) maintains a contingent of 270 personnel working in mentoring and advisory roles under Operation Highroad. Australian forces have been deployed to Afghanistan since the Coalition invasion in 2001. The current Operation Highroad commenced in July 2014 and is the Australian contribution to NATO’s Resolute Support mission, which replaced the previous International Security Assistance Force (ISAF) mission. Across the Middle East the ADF is also engaged in Operations Accordion, Manitou and Okra maintaining regional stability and combating the threat of ISIS.

Plantas do porta helicópteros "Mistral" saiu de graça para a Rússia

Imagem via Steffam Group.
Por: Redação OD

A elaboração do acordo russo-egípcio sobre os helicópteros navais Ka-52K Katran para os navios de assalto anfíbio Mistral entrou em sua fase final. O especialista militar russo Aleksandr Sitnikov, colunista do diário Svobodnaya Pressa, explicou como a Rússia acabou ganhando com a transição dos porta-helicópteros. Rússia lançará seu próprio navio de desembarque em vez dos Mistral franceses.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Aeronave P-8 A Poseidon da US Navy realiza voo de observação proximo a base militares russas na Síria


Por: Redação OD
Uma aeronave de patrulha antissubmarino Boeing P-8 A Poseidon, da U.S Navy voltou a realizar patrulhas na proximidades de bases militares russas, localizadas na Síria. De acordo com observadores locais, a aeronave, com número de matrícula 168440, decolou da base militar de Sigonella, na ilha da Sicília(Itália), e sobrevoou a costa síria do Mediterrâneo perto da base naval no porto de Tartus, onde a força naval russa se encontra, além da base aérea de Hmeymim, situada nos arredores de Latakia. 

No, Trident doesn’t run on Windows XP

Image by U.K Defense.
By: Wording OD.

Some have claimed that the Vanguard class submarines which carry Trident are vulnerable to cyber-attacks in the same way the recently hit NHS is, that is not the case.
Critics point to the Royal Navy’s decision to install a heavily adapted operating system, based off the same framework as Windows XP, as the operating system on its missile-carrying Vanguard class submarines. While some versions of Windows have long been criticised for unreliability, the variant installed on the submarine fleet is about as robust and reliable as they come, having no real practical similarity with Windows XP.

Exército Brasileiro capacita seus futuros Caçadores de Operações Especiais (Parte 2): A teoria que leva à perfeição na prática!


Por: Redação OD

Durante uma semana, com carga horária de aproximadamente 10 horas por dia, os alunos do Estágio de Caçador de Operações Especiais receberam um bagagem de teórica enorme, fundamental para o tiro de precisão.  A primeira semana do Estágio, semana de Fase Técnica, constitui o alicerce do conhecimento do Caçador de Operações Especiais. Contendo intenso fardo de fundamentos cognitivos, o aprendizado varia de cálculos simples de avaliação de distância à paquimetria, passando por estudos de meteorologia e química e física da balística interna e externa. 

domingo, 14 de maio de 2017

Exercício "Bell Buoy 2017", Marinha do Brasil e aliados sempre alertas!

Tripulantes do NDCC G-25 "Almirante Sabóia" em exercício de monitoração de radar de superfície e navegação. Uma das atividades mais importantes na vigilância operacional em operações de superfície.

Por: Yam Wanders

Uma das muitas interceptações à embarcações de "pescadores" na costa da
Somália que ocorrem desde 2008 quando começou a Operação ATALANTE,
organizada e conduzida pela EUNAVFOR na costa leste da Àfrica.
Na Imagem, a ação da Real Marinha Espanhola. Foto via EUNAVFOR.
Desde muito tempo em que a navegação oceânica se tornou um instrumento de poder para as nações dentro do contexto comercial e militar, todos sempre procuraram não só se aperfeiçoar na construção naval como em técnicas marítimas na área tática e estratégica, e uma das muitas ações que nações e grupos insurgentes praticam contra seus oponentes é a negação do uso de áreas marítimas pela imposição de forças navais militares ou em pequena escala, como sempre foi mais comum por forças menores, o ataque a embarcações mercantes civis, visando minar os recursos das nações oponentes.

Coreia do Norte dispara míssil do norte do país, diz Coreia do Sul

Soldado do Exército da Coreia do Sul passa próximo a TV que exibia lançamento de míssil feito pela vizinha Coreia do Norte (Foto: Ahn Young-joon/AP)
Por: Redação OD

A Coreia do Norte disparou um míssil balístico neste sábado (domingo pelo horário local), um lançamento efetuado de uma província do norte do país, que constitui o primeiro ensaio militar de Pyongyang desde a chegada ao poder em Seul do novo presidente, Moon Jae-In. O míssil balístico, lançado da estação de Kusong, no noroeste do país, foi disparado por volta das 5h30 do horário local (17h30 no horário de Brasília) e percorreu cerca de 700 quilômetros, informou o Estado Maior Conjunto de Seul. "O Sul e os Estados Unidos estão analisando mais detalhes sobre o míssil", disse a entidade em um comunicado sem dar mais detalhes.