terça-feira, 23 de março de 2021

3 anos do heroísmo do Coronel Arnaud Beltrame, tombado em combate ao terrorismo islâmico

 

Coronel Arnaud Beltrame, deu sua vida para que outros pudessem viver! Foto via Gendarmerie Nationale.

Por Yam Wanders

Arnaud Beltrame , nascido em18 de abril de 1973em Étampes ( Essonne ) e morreu em serviço em24 de março de 2018em Carcassonne ( Aude ), é um oficial sênior da gendarmerie francesa . Ele é conhecido por ter voluntariamente tomado o lugar de refém durante o ataque terrorista em23 de março de 2018em Trèbes e sucumbindo aos ferimentos recebidos durante este evento. Seu sacrifício teve um grande impacto na França e no exterior, e lhe rendeu homenagens nacionais e internacionais.

domingo, 21 de março de 2021

A caçada ao "KILO Vermelho"; submarino russo continua desaparecido do monitoramento da OTAN no Mediterrâneo



Por: Yam Wanders

Desde meados do dia 12 de dezembro de 2020 a movimentação de dois submarinos da classe Kilo é efetuada por forças navais da OTAN no Mar do Norte, Canal da Mancha, Costa Atlântica da França, Espanha e Portugal, e agora no Mar Mediterrâneo oriental na região que abrange a costa de Israel, ilha de Chipre e Síria.

Um deles já é confirmado como sendo o Rostov-on-Don B-237, que entrou no Mediterrâneo através do Estreito de Gibraltar, depois que operou perto das ilhas britânicas e nas proximidades de bases submarinas britânicas. O submarino russo foi escoltado por um navio auxiliar russo.

A frota britânica efetuou a vigilância do submarino até que ele entrasse no Mediterrâneo, e de lá o comando da vigilância foi transferido para a Sexta Frota dos Estados Unidos, com base em Napoli. Há poucos dias o submarino desapareceu das telas de comando e controle dos americanos e, desde então, seu paradeiro é desconhecido.

De acordo com informações coletadas por amigos que praticam o monitoramento do tráfego aéreo e marítimo por meio de sites e aplicativos específicos, a movimentação de meios aéreos e navais na região tem sido intensa e com padrões totalmente alheios aos exercícios militares efetuados no escopo da "mission Clemenceau 21" da Marine Nationale (Marinha Francesa) que efetuou treinamentos com navios de marinhas integrantes da OTAN e com o "Defender Europe" que está em curso na região que abrage a Romênia, Bulgária e parte da Grécia, e que eventualmente incluirá missões navais no Mediterrâneo e Mar Negro, mas ainda sem confirmação oficial da OTAN.