segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Ministério da Defesa Russo recebeu esta semana o seu primeiro avião de guerra eletrônica Il-22PP Porubschik


Por: Redação OD

De acordo com a mídia especializada russa, em novembro, o país deverá deverá receber mais duas unidades deste novo modelo. Desenvolvido com base no Il-18, esta nova aeronave representa a resposta russa aos aviões de guerra eletrônica da aliança equipados o Sistema Aéreo de Alerta e Controle Aerotransportado (AWACS) e aos sistemas de defesa antiaérea Patriot dos EUA.

Reunião de Refinamento dos Requisitos do Sistema de Controle e Alerta da Artilharia Antiaérea


Por: Redação OD
No mês de outubro, o Projeto Estratégico do Exército Defesa Antiaérea (PEE DA Ae), integrante do portfólio de projetos do Escritório de Projetos do Exército (EPEx), elaborou as especificações complementares técnicas, logísticas e industriais aos requisitos do Sistema de Controle e Alerta da Artilharia Antiaérea, no Centro Tecnológico do Exército (CTEx), no Rio de Janeiro - RJ.

BRABAT prossegue na Operação “Vamos Ajudar o Haiti”


Por: Redação OD

Dando prosseguimento à Operação Nap Ede Ayiti (Vamos Ajudar o Haiti – tradução do crioulo), o Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT) realizou, no dia 12 de outubro, a escolta da coluna de viaturas do Hospital Argentino, composta pelo Comandante (Diretor do Hospital) e pessoal de saúde da organização militar de saúde, até a cidade de Jeremie, localizada no Departamento de Grand-Anse, fortemente atingida pelo Furacão Matthew. 

Ameaças em rede desafiam a América Latina, declara Almirante de Esquadra dos EUA

O navio canadense HMCS Shawinigan, o TTS QUINAM da Guarda Costeira de Trinidad e Tobago e o navio de desembarque de tanques francês Dumont D'Urville, alinham-se durante o exercício Tradewinds 2016 no Mar do Caribe, em 26 de junho de 2016. (2° SG Todd Stafford)
Por: Redação OD
Ameaças em rede na América Latina apresentam perigos para a segurança nacional dos EUA e desgastam a estabilidade da região. Lidar com essas ameaças vai além de deter o narcotráfico, o contrabando de armas e outros produtos ilícitos, assim como o tráfico de seres humanos, declarou o Almirante de Esquadra Kurt W. Tidd ao Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, em uma discussão sobre a segurança marítima em 18 do outubro.

Fragata “Independência” regressa ao Rio de Janeiro após integrar a UNIFIL

Fragata “Independência”

Por: Redação OD
A Fragata “Independência” (F44) regressou ao Rio de Janeiro após oito meses e 22 dias de viagem, tendo integrado a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), que conta com a presença de outros seis navios de guerra de diferentes nacionalidades (um da Turquia, um da Alemanha, um da Grécia, um da Indonésia e dois de Bangladesh).

Coreia do Sul e EUA realizam exercício de defesa


Por: Redação OD

As forças armadas da Coréia do Sul e dos Estados Unidos iniciaram nesta segunda-feira manobras militares em águas sul-coreanas para ensaiar a resposta perante um hipotético ataque da Coreia do Norte, informou o Ministério da Defesa de Seul, em um momento de forte tensão na região.

domingo, 30 de outubro de 2016

GEIV homologa uso do sistema de navegação RNP no Aeroporto Regional de Maringá


Por: Redação OD

O Aeroporto Regional de Maringá Silvio Name Junior é o primeiro do País a homologar o sistema de navegação RNP (Required Navigation Performance), o mais moderno do mundo. Com o novo sistema, que deve começar a ser utilizado a partir de quarta-feira, serão melhoradas as condições de operação de pousos e decolagens. Na última quinta-feira, uma aeronave Embraer Legacy 500, do Grupo Especial de Inspeção de Voo da Força Aérea Brasileira (FAB), veio a Maringá para o teste e homologação do equipamento.

Forças iraquianas se aproximam da cidade de Mossul pelo sul

Forças Mobilização Popular atacam alvo do Estado Islâmico sul de Mossul, no sábado (29) (Foto: Reuters)
Por: Redação OD

Tropas iraquianas e forças de segurança avançavam rumo a Mossul pelo sul e sudeste da cidade neste domingo (30), disseram autoridades iraquianas. Os combatentes iraquianos têm o apoio pelo ar e por terra de uma coalizão liderada pelos Estados Unidos na tentativa de atacar o principal reduto do grupo militante Estado Islâmico. Um comunicado das Forças Armadas disse que a nona divisão blindada do Exército assumiu o controle da vila de Ali Rash, cerca de 7 km a sudeste de Mossul.

LUFTWAFFE pode ter sua capacidade operacional colocada em cheque, revela documento


Por: Redação OD

A LUFTWAFFE pode se tornar incapaz de manter, um nível adequado de combatividade e operacionalidade, em função dos problemas na aquisição de aeronaves para reposição e a modernização de sua força aérea, conforme informou neste domingo o jornal alemão Welt am Sonntag. O jornal teve acesso a um documento assinado pelo ministro da Defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen, o qual em seu conteúdo relata que o país está tendo sérios problemas para suprir a demanda de equipamentos necessários.