quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Programa "Timber Sycamore", ou, como o governo Obama armou o Estado Islâmico...



Por: Yam Wanders.

Introdução


Durante os últimos meses observamos a  re-intensificação dos combates na Síria apesar dos cantos de vitória contra o ISIS, com batalhas diárias entre todos os envolvidos; as forças rebeldes anti-Bashar el Assad e as forças do Exército Árabe Sírio, estes bem apoiados pela Rússia, e agora com a intensificação da participação da Turquia com sua infame invasão e o ressurgimento extra-oficial do ISIS por toda a região, agora aparentemente sob a alcunha de "milícias pró-turcas". A confusão que aparentemente domina as opiniões de leigos e é usada como argumento das grandes mídias, serve apenas para ajudar no esforço de desinformação de toda a situação que beneficia apenas à poucos nesse eterno estado de guerra do Oriente Médio.

Aparentemente, o ISIS/Daesh* foi derrotado pelos esforços conjuntos da aliança Síria-Rússia e a coalizão de países ocidentais liderados pelos USA, operando à partir de bases no Iraque, Turquia e algumas bases avançadas no interior da Síria, em territórios ocupados por milícias rebeldes anti-Assad e com a conivência acordada com a Rússia. 
Inicialmente os fatores que levaram à aparente derrota do ISIS foi a atuação dessas duas forças, a aliança síria-russa e as ações da coalizão ocidental liderada pelos USA, porém o que acabamos observando nos últimos meses foi que o ISIS foi derrotado temporariamente, mas não vencido totalmente... A constatação é unânime entre todos os envolvidos na guerra na Síria.

domingo, 20 de outubro de 2019

Portões Abertos traz a cidade da aviação para dentro do DCTA




Por: Mateus de Paula Vieira.

O DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) em São José dos Campos-SP abriu seus portões no sábado 19/10 e no domingo 20/10 para receber o público valeparaibano apaixonado por aviação e curiosos para conhecer as instalações e o que desenvolve o DCTA. O evento ocorreu das 9h às 17h nos dois dias e contou com exposição de aeronaves, demonstrações e apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

O evento ocorreu na área operacional do DCTA e no MAB (Museu Aeroespacial Brasileiro). Quem visitou o DCTA pôde conhecer um pouco a respeito das atividades dos institutos ligados ao DCTA, como o IAE e o IEAV, e também o que desenvolvem algumas empresas do setor aeroespacial que tiveram estandes montados no evento.