sábado, 6 de outubro de 2018

Centro de Instrução de Blindados sedia reunião do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria


Por: Redação OD
O Exército Brasileiro, por meio do seu Centro de Instrução de Blindados “General Walter Pires” sediou, no último dia 25 de setembro, a 4ª Reunião do ano de governança do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria, instituição criada em 2014, pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM) e faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento de Santa Maria (PED-SM), estabelecido em 2013 onde tem por finalidade fomentar o desenvolvimento local.

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) promove III Curso de Geopolítica


Por: Redação OD
O Curso de Geopolítica da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), em sua terceira edição, tem por finalidade aprofundar estudos e análises com base em pressupostos clássicos e contemporâneos de geopolítica, formulados por pensadores brasileiros e internacionais. Visa, em especial, a discutir a Geopolítica do Século XXI, para que se interpretem as relações entre território (espaço) e poder, e se discutam suas aplicações à solução de problemas brasileiros e internacionais contemporâneos. Além disso, o Curso visa a consolidar as bases para que a ECEME seja reconhecida como referência do estudo e da pesquisa da Geopolítica no contexto nacional.

CMG (EN) Luciana Marroni será a segunda mulher promovida ao posto de Contra-Almirante da Marinha do Brasil

A Capitão de Mar e Guerra Luciana (centro) por ocasião da visita ao Centro de Guerra Eletrônica, junto ao CA Contra-Almirante (EN) Ricardo e Capitão de Mar e Guerra (RM1) Gladys
Por: Redação OD
Segundo nota em sua coluna do Jornal O Globo, Anselmo Góes, dá conta que logo teremos um 2.º almirante do sexo feminino. Trata-se da Capitão de Mar e Guerra (EN) Luciana Mascarenhas da Costa Marroni, a qual deverá ser promovida ao posto de Contra-Almirante. A oficial, é Engenheira e está realizando o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE-2018) da Escola Superior deGuerra (ESG), curso este que lhe dará a habilitação para o posto proposto. A promoção da Comandante Luciana, deverá se dar no ultimo terço de datas do ano, ou seja em dezembro, logo após ela ter concluído o CAEPE.
Nota: A equipe DefesaTV e Orbis Defense, parabeniza a Capitão-de-Mar-e-Guerra Luciana, pela indicação e pela futura promoção. Desejamos ainda que, brevemente possamos ver mais mulheres alcançando ao generalato, não somente na Marinha do Brasil, mas também no Exército e na Força Aérea, haja visto que estas duas forças admitiram a entrada de mulheres muito depois da Marinha, e por este motivo ainda não há mulheres habilitadas à promoção aos postos máximos. Um BRAVO ZULU, CMTE LUCIANA!!! 

terça-feira, 2 de outubro de 2018

200 Policiais de elite em ação anti-terrorismo na França

Imagem não oficial de membros da BRI da Police Nationale da França, unidade que participou da ação de hoje em Grand-Synthe. Foto de Michel Stoupak.
Por: Redação OD 
Comentários de Yam Wanders.

Uma mega operação ocorreu e continua em curso na França desde essa manhã dia 2 de outubro, na região de Grande-Synthe (Nord, cidade de 23 mil habitantes proxima a Dunkerque) visando a desestruturação preventiva de um grupo de terroristas islâmicos que pretendiam efetuar ações diversas a partir da sede da "l'association musulmane chiite Centre Zahra France".

domingo, 30 de setembro de 2018

Duzentos e doze novos militares chegam a Roraima para atuar na Operação Acolhida

Militares a Roraima neste sábado (30) — Foto: Força Tarefa Humanitária/Divulgação


Por: Redação OD

Chegaram a Roraima neste sábado dia 29,  212 militares que irão substituir um grupo que já atuava no contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária, a Operação Acolhida, no estado. Segundo as Forças Armadas, este é o terceiro contingente a vir para o estado desde março. O militares vieram para Roraima do Comando Militar do Norte (CMN) e do Comando Militar do Nordeste (CMNE). Eles ficam em Roraima até dezembro.

Os sons esquecidos do pracinhas da Força Expedicionária Brasileira


Lançamento de mísseis e bombas a partir de caças Su-30SM