sábado, 23 de dezembro de 2017

As impressionantes imagens das ilhas militares construídas pela China em tempo recorde

O recife de Fiery Cross foi o que mais recebeu instalações militares chinesas em 2017. Destacados em vermelho, armazens de munição, instalações de radares e refúgios antimísseis | Foto: Iniciativa de Transparência Marítima da Ásia - CSIS
Por: Redação OD
De acordo com um novo informe do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais dos EUA (CSIS, na sigla em inglês), Pequim continuou ampliando suas instalações esse ano. Os novos equipamentos estão em ilhas artificiais nos arquipélagos de Paracel e Spratly. As imagens de satélite do CSIS mostram depósitos de munição, hangares, sistemas de radar de alta frequência e refúgios anti-mísseis, entre outros. O governo chinês terminará 2017 com mais 29 hectares de instalações militares construídas na área do Mar do Sul da China, uma região em disputa internacional. Os incrementos transformam estas ilhas em algumas das mais avançadas bases aéreas e navais da China.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Exército Brasileiro finaliza a reestruturação do Sistema de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear


Por: Redação OD

No mês de novembro, ocorreu o encerramento do Projeto de Reestruturação do Sistema de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército (SisDQBRNEx), que teve início no ano de 2013. Ao longo de suas atividades, o Projeto contou com representantes do Estado-Maior do Exército, Comando de Operações Terrestres (COTER), Comando Logístico, Gabinete do Comandante do Exército, Departamento-Geral do Pessoal, Departamento de Educação e Cultura do Exército, Departamento de Ciência e Tecnologia e das organizações militares de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército (DQBRN). Reuniões sistêmicas ocorreram nesse período, para o amplo debate das necessidades e oportunidades de melhoria das atividades especializadas.

Arquivo revela Natal de soldados brasileiros sob granadas e ao som de Noel Rosa na Segunda Guerra Mundial (vídeo)

O anglo-brasileiro Francis Hallawell, o 'Chico da BBC', usava aparelho 'que pesava uns 15 quilos' para gravar - em disco - os sons dos soldados e alojamentos da FEB (Foto: BBC)
Por: Redação OD

"Ô, Félix, de onde você está chegando?"
"Eu tô chegando do front."
"Você parece cansado."
"Eu tô o dia todo sem dormir, tô muito cansado."
"Sem dormir? Mas há quantas horas que você não dorme?"
"48 horas."
"Está caindo muita coisa lá na frente?"
"Tá caindo muita granada, muita bomba, metralhadora..." 

Esse diálogo, entre um correspondente de guerra e um pracinha voltando da linha de combate na Segunda Guerra tem uma grande diferença em relação aos registros feitos pelo pequeno grupo de jornalistas brasileiros enviados à Itália em 1944 para acompanhar a Força Expedicionária Brasileira (FEB): ele foi gravado em áudio.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Submarino Australiano da I Guerra Mundial é encontrado 103 anos depois. Ele era o maior mistério naval Australiano


Por: Redação OD

Após longos 103 anos de dúvidas, o mais antigo mistério naval da história Australiana, foi resolvido com a descoberta de destroços do seu primeiro submarino, mais de um século depois do seu desaparecimento ao largo da costa da Papua Nova Guiné, segundo nota do governo Australiano. O HMAS AE1, era o primeiro de dois submarinos da “classe E’, construídos para a Real Marinha Australiana e desapareceu em 14 de novembro de 1914, com 35 tripulantes a bordo de uma tripulação mista entre australianos, britânicos e neozelandeses.

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Uma visão sistêmica sobre o Futuro Carro de Combate (CC) do Exército Brasileiro


Por: Daniel Bernardi Annes

A aquisição da nova família de blindados revitalizou a tropa blindada brasileira, desencadeando uma significativa mudança cultural no trato com os blindados. Contudo, o término da vida útil destes blindados está previsto para 2027. Findo este prazo, há duas soluções possíveis: aplicar um kit de modernização e postergar seu descarte ou substituí-lo por um novo carro de combate ao término de sua vida útil. O presente artigo teve por objetivo analisar as possíveis soluções, e no ambito de nossa politica monetária e de defesa, sugerir que a aquisição de um carro de combate no mercado internacional se apresenta como a solução mais viável, mais realista e eficiente à substituição da frota Leopard 1A5 BR. Mas ainda, paralelamente, sugere-se também de se iniciar o desenvolvimento de um carro de combate nacional.

domingo, 17 de dezembro de 2017

O Exército Brasileiro e a sua "Concepção Estratégica", na visão do Sistema de Planejamento do Exército



Por: Redação OD

O Exército Brasileiro, liberou um documento para consulta pública chamado “A Concepção Estratégica (CE),”. este documento faz parte do Sistema de Planejamento do Exército (SIPLEx), em que ele constitui-se ser um embasamento conceitual, decorrente de estudos, análises e avaliações, que apresenta de como a Força Terrestre deva de ser empregada para cumprir as suas mais variadas missões no Plano Estratégico do Exército (Ex). A missão do Exército é contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais, cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social. Para isto, deve-se preparar a Força Terrestre, mantela em permanente estado de prontidão.