sábado, 25 de junho de 2016

Russia entrega novo navio de guerra ao Egito


Por: Redação OD
O porta-voz da Marinha russa Viktor Kochemazov confirmou que a Rússia entregou um navio porta-mísseis R-32 para a Marinha egípcia. O projeto russo 1241 da classe R-32 de navios porta-mísseis foi entregue ao Egito, conforme declaração do porta-voz da Marinha russa neste sábado (25). O navio de guerra vai ajudar ao Cairo a lutar contra o terrorismo não só em terra, mas também no mar, disse Kochemazov, sem entrar em detalhes sobre a entrega do navio à Marinha egípcia.

US Navy marks new steps in manned/unmanned cooperation with latest MQ-4C & P-8A Test


By Wording OD

The US Navy has made two further steps in the field of manned-unmanned cooperation. At a flight test in 2 June 2016, a Northrop Grumman MQ-4C Triton unmanned air system (UAS) and a Boeing P-8A Poseidon maritime patrol aircraft (MPA) showcased two new key capabilities that will bring maritime operations to a new level.The two platforms were successful in exchanging full motion video via Common Data Link (CDL) during flight. It was the first time that the UAV and the aircraft conducted such an interoperability operation. The Triton tracked a target with its electro-optical/infrared camera and transmitted the video to a P-8, which was flying at a distant area.

Militares da FAB enfrentam desafios nos primeiros dias de curso de sobrevivência na selva, Curso reproduz cenário pós acidente aéreo


Por: Redação OD

Você já imaginou sair de uma cidade, passar quase dez horas em uma embarcação voltada para o transporte de maquinário pesado e acordar de repente em um ambiente de selva? Essa foi a situação pela qual os 28 alunos do Curso de Adaptação Básica ao Ambiente de Selva (CABAS) passaram no início desta semana (20/06). O curso é realizado todos os anos pelo Esquadrão Harpia (7º/8º GAV), sediado em Manaus (AM), para preparar militares que sobrevoam a floresta amazônica.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Futuro Boeing 767 da FAB já se encontra em processo final de pintura


Por: Redação OD
O primeiro Boeing 767-300ER da FAB está em processo final de pintura e adequação. A aeronave arrendada da Colt Transportes S.A., deverá servir temporariamente ao Esquadrão Corsário (2º/2º GT), sediado no Rio de Janeiro. O contrato de locação foi assinado no último dia 08, em Washington D.C., Estados Unidos e tem valor de U$ 19,777 milhões, com duração de três anos, prorrogável por mais um. O valor ainda inclui a manutenção e o seguro da aeronave. “A locação é emergencial e provisória, sendo considerada neste momento, a modalidade mais vantajosa para o país. O processo obedeceu aos preceitos da Lei 8.666 e foi realizado nos Estados Unidos porque lá existe maior oferta de aeronaves deste tipo. É um projeto importante para a FAB e para o Brasil”, afirmou o Brigadeiro André Luiz Fonseca e Silva, chefe do Centro Logístico da Aeronáutica.

Revelada as primeiras imagens do submarino secreto Chines o Type 093B

O Type 093B SSN é o mais novo submarino nuclear de ataque Chines. Furtivo e rápido, ele pode rapidamente disparar uma grande quantidade de mísseis de cruzeiro verticalmente sobre navios desavisados ​​e alvos terrestres.

Por: Redação OD

Um usuário do fórum chinês popular "Top81" publicou uma fotografia do suposto submarino nuclear da classe 093, atracado para manutenção em um porto desconhecido. A revista britânica IHS Jane e norte-americana Popular Science dedicaram dois artigos sobre as vantagens e desvantagens do projeto. Os britânicos identificaram que o submarino tem certas modificações em comparação com os dois primeiros aparelhos lançados entre 2006 e 2007. A IHS Jane adicionou que este submarino pode transportar uma doca seca removível. 

Ministro da Defesa visita Corumbá e Ladário durante Operação “Ágata 11”

Ministro Raul Jungmann acompanhou as explanações sobre a operação nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Por: Redação OD
O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, esteve nos municípios de Corumbá (MS) e Ladário (MS), no dia 18 de junho, para acompanhar as ações das Forças Armadas brasileiras em contribuição aos Órgãos de Segurança Pública Federais, durante a Operação “Ágata 11”. O Ministro chegou às 9h, no Aeroporto Internacional de Corumbá. Participou de uma apresentação realizada pelo Comandante da Força Naval Componente (FNC), Contra-Almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, e em seguida se deslocou para um posto de bloqueio de controle de estrada, instalado na fronteira do Brasil com a Bolívia. Na sequência navegou na hidrovia do Rio Paraguai, conheceu um posto de bloqueio de controle fluvial e depois embarcou no Navio Transporte Fluvial “Almirante Leverger”.

Astronauts Wanted: Canada is Recruiting Astronauts for Future Space Missions


By: Wording OD
Have you ever wanted to go to space? The Canadian Space Agency (CSA) wants you! Today, the Honourable Navdeep Bains, Minister of Innovation, Science and Economic Development, and the Minister responsible for the CSA, launched Canada's fourth astronaut recruitment campaign. The CSA is seeking the next generation of space explorers to pave the way for potential future space missions. The Agency is accepting applications from June 17 to August 15, and expects to announce selected candidates in Summer 2017. This next class of Canadian astronaut candidates will start their training at NASA in August 2017.

Centro de Instrução de Blindados qualificando e formando as guarnições dos Leopard 1A5 BR


Por: Alexandre Martins da Fonseca
A formação das guarnições de Carro de Combate (CC) tem sido regulada pelo Programa Padrão de Qualificação - PPQ 02/2 - Qualificação do Cabo e do Soldado de Cavalaria (2001) e o Programa Padrão de Treinamento Específico de Motorista de Viaturas Blindadas - PPT 17/1 (2002), documentos que regulam a qualificação de todos os cargos específicos da cavalaria mecanizada e blindada de forma generalista. Ocorre que, com a aquisição das Viaturas Blindadas de Combate – Carro de Combate (VBCCC) Leopard 1 A5 BR em setembro de 2011, surgiu a necessidade de especificar a qualificação das guarnições de carro de combate, de forma a melhor capacitar os militares para a operação deste novo e complexo produto de defesa adquirido. Inicialmente, foi elaborado em 2011 uma proposta de Programa Padrão (PP), a qual foi revisada em 2015 por um grupo de trabalho coordenado pelo Comando Militar do Sul e integrado por militares do Centro de Instrução de Blindados e dos Regimentos de Carros de Combate.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO EXÉRCITO BRASILEIRO - INCIDENTE COM A ONÇA JUMA NO CIGS


Por: Redação OD
O Exército Brasileiro lamenta informar que, na manhã do dia 20 de junho de 2016, a onça JUMA faleceu, após escapar, no interior do Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), que estava fechado, vazio e em segurança. A onça JUMA era um animal dócil e habituado à convivência com pessoas no interior do quartel. Diariamente era acompanhada por uma equipe de militares experientes, integrada por veterinários e tratadores com a tarefa de observar e garantir seu conforto. Cabe esclarecer que as unidades do Exército Brasileiro, no âmbito do Comando Militar da Amazônia, acolhem e tratam somente animais que se encontram em situação de vulnerabilidade e necessitam de cuidados veterinários específicos. Após o tratamento, muitos desses animais não apresentam condições de retorno ao seu habitat natural e permanecem aos cuidados do Exército, com autorização do Instituto de Proteção Ambiental da Amazônia–IPAAM e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente-IBAMA. 

Marinha do Brasil abre concurso para Oficiais da Armada e Fuzileiros Navais


Por: Redação OD

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM), divulgou no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 22 de junho, o extrato de edital com abertura de concurso público para preencher 52 vagas no Quadro Complementar de Oficial (CP-QC-CA/FN) em 2016. Do quantitativo de vagas oferecidas, 20 serão destinadas a função de Oficial da Armada e 32  para Oficial Fuzileiro Naval (QC-FN). Para concorrer a uma das vagas, o interessado deverá ter nível superior em curso de graduação – Bacharelado, em curso reconhecido pelo MEC. No quadro de Oficial de Armada, as chances são para as áreas de Eletrônica (3), Máquinas (5) e Sistemas de Armas (12). Já para Oficial Fuzileiro Naval as oportunidades são para Eletrônica (9), Máquinas (15), Sistemas de Armas (4) e Educação Física (4).

USS Coronado to depart on maiden deployment


By: Wording OD
The littoral combat ship USS Coronado (LCS 4) is scheduled to depart Naval Base San Diego June 22 on an independent deployment to the Western Pacific. Prior to proceeding on deployment Coronado will participate in exercise Rim of the Pacific (RIMPAC). The exercise provides a unique training opportunity that helps participants foster and sustain cooperative relationships that are critical to ensuring the safety of sea lanes and security on the world's oceans. While deployed to the U.S. 7th Fleet, the ship and crew of about 70 Sailors, assigned to LCS Squadron (LCSRON) 1, will conduct presence operations and goodwill activities with partner nations.

O Centro de Instrução de Operações Especiais do Exército Brasileiro, encerra mais um Estágio de Caçador de Operações Especiais


Por: Redação OD

Após 06 semanas intensas de atividades, encerrou no dia 10 de Junho o Estágio de Caçador de Operações Especiais, conduzido pelo Centro de Instrução de Operações Especiais - Centro de Instrução Coronel Gilberto Antônio Azevedo e Silva (CIOpEsp), Estabelecimento de Ensino do Exército Brasileiro responsável por formar os recursos humanos do Comando de Operações Especiais (COpEsp). A atividade foi conduzida em um ambiente conjunto e interagências, contando com instrutores não só do Exército Brasileiro, como também da Marinha do Brasil. Por se tratar de um Estágio voltado exclusivamente para o segmento de Operações Especiais das Forças Armadas e Auxiliares, a condição precípua para realizar a atividade é possuir o Curso de Ações de Comandos, do Exército Brasileiro, ou curso congênere das Forças Armadas e Auxiliares. Toda a atividade de ensino foi direcionada para a execução das habilidades do caçador e seu emprego operacional, sob a égide dos fundamentos doutrinários das Operações Especiais.

Exercício Sabre movimenta a Base Aérea de Anápolis


Por: Redação OD

Cerca de 560 militares e aproximadamente 40 aeronaves realizam treinamento conjunto durante o Exercício Sabre, realizado na Base Aérea de Anápolis (BAAN). Esquadrões de caça e reconhecimento atuam dentro de um contexto fictício de conflito entre dois países rivais, para aprimorarem técnicas adotadas pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).Em média, são 40 saídas por dia de F-5M, A-1, E-99 e R-99. Até 30 de junho, serão treinadas missões de combate aéreo, controle e alarme em voo, reabastecimento em voo, escolta e defesa antiaérea. Para cumprir toda a missão aérea, é preciso operar em conjunto num contexto denominado pacote, que significa um grande volume de aeronaves envolvidas.

Grupo-Tarefa encerra a primeira fase da Operação “Tropicalex 2016”

SH-16 decolando do NDCC “Almirante Saboia”
Por: Redação OD
Durante a primeira fase da Operação “Tropicalex 2016”, realizada no período de 6 a 13 de junho, os navios e aeronaves incorporadas ao Grupo-Tarefa 706.1 executaram exercícios de leap frog, light line, transferência de carga leve, manobras táticas, tiro antiaéreo sobre granada iluminativa, trânsito sob ameaça aérea, controle de avarias, dentre outros. Nos exercícios de controle de área marítima móvel, o Comando da 1a Divisão da Esquadra empregou, de forma pioneira, os sistemas disponibilizados pelo Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo, o software Computer Assisted Maritime Threat Evaluation System (CAMTES), ferramenta de hierarquização de ameaças com base em informações de inteligência, e o módulo off-line do Sistema de Controle do Tráfego Marítimo. 

Solar Impulse 2 aterrissa na Espanha após 3 dias de vôo desde Nova York.

O Sola Impulse 2 voando sobre o Oceano Atlântico no fim de tarde que atecedeu a chegada a costa da Espanha.


Por Yam Wanders

Na sua chegada, já sobre a Espanha, o SI2 foi acompanhado pela Patrulha Áquila.





Nesse exato momento da publicação dessa matéria o Solar Impulse 2 acaba de aterrissar em Sevilha na Espanha, às 05:38AM-UTC, depois de cruzar o Oceano Atlântico procedente de Nova York com o aviador e aventureiro científico Bertrand Piccard no comando. 
Para quem ainda não conhece o Solar Impulse 2, esse é um bom momento para saber mais sobre esse incrível projeto de um avião movido a energia solar altamente eficiente. Após 3 dias de vôo quando o mesmo partiu de Nova York para atravessar o Oceano a aventura tecnológica de André Borschberg  e  Bertrand Piccard está cada vez mais  perto de sua conclusão desde a partida ano passado em Abhu Dabi para a circunavegação do globo com uma série de escalas técnicas para a segurança e descanso/troca de tripulantes, pois até agora o avião tem se mostrado extremamente seguro, principalmente no que se trata da carga das baterias à bordo da aeronave para uso contínuo a noite, não só para os motores elétricos como para todos os sistemas operacionais da aeronave.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Futuro cargueiro da FAB realiza primeiro teste de emprego militar com o seu primeiro lançamento de paraquedistas

Militares da Cia Prec PQDT  do Exército Brasileiro, realizam o salto à partir da  rampa do KC 390.

Por: Redação OD

Os moradores de Campo Grande (MS) têm acompanhado uma movimentação atípica nos céus da cidade: desde o último dia 13, o cargueiro KC-390 está na Base Aérea do município para uma campanha que deve seguir até o dia 9 de julho. Um dos testes mais esperados, o primeiro lançamento de paraquedistas aconteceu nesta terça-feira (21/06) e foi considerado um sucesso pelos envolvidos. "Existia uma preocupação muito grande com a saída dos paraquedistas, pois trata-se de um fluxo aerodinâmico em torno de uma estrutura única no mundo. Felizmente, o retorno que recebemos dos militares foi muito positivo, relataram que a saída foi muito suave", afirma o Coronel Cláudio Evangelista, gerente técnico do programa KC-390 na FAB. 

Navio Escola Sagres parte de Lisboa rumo ao Rio de janeiro para ser a casa Portuguesa nas Olimpíadas Rio2016


Por: Redação OD
O Navio-Escola Sagres partiu na tarde do dia 21 rumo ao Rio de Janeiro. A cerimônia, que ocorreu no início da tarde em Lisboa, teve discursos do Presidente do COP e do Primeiro-Ministro de Portugal, após a entrega da bandeira nacional ao Comandante do Navio-Escola Sagres, Comandante António Gonçalves.A bandeira será transportada até o Rio de Janeiro a bordo do NRP Sagres e será devolvida ao Chefe da Missão Rio 2016 já em solo brasileiro, no momento da chegada à cidade-sede dos Jogos Olímpicos. Ela foi entregue por António Costa, após ter passado pelas mãos de José Garcia e do Porta-Estandarte, o velejador madeirense João Rodrigues, o mais olímpico de todos os atletas portugueses da história, que fará, no Rio de Janeiro, sua sétima participação em Jogos Olímpicos.

Exército Brasileiro usa equipamento de última geração no combate ao crime oganizado


Por: Redação OD

Durante a Operação Ágata XI, o Exército Brasileiro vem fazendo uso de equipamentos de última geração, no combate ao narcotráfico e afins. Estes equipamentos, já foram testados em combates pelo Exército Americano durante a campanha da Guerra do Afeganistão, onde comprovaram a sua eficácia.

Israel receives its first stealth fighter, the F-35 "ADIR"


By: Wording OD

The Israeli Air Force welcomed Israel’s first stealth aircraft in history Wednesday evening, with the acquisition of an F-35 Lighting II fighter jet. The aircraft, produced by Lockheed Martin in Fort Worth, Texas, is the first fifth-generation fighter acquired by Israel. A ceremony on Wednesday held at the Lockheed Martin factory celebrated the completion of the very first Israeli F-35. Specially designed for Israel’s needs, the planes sold to Israel are of the F-35I “Adir” variant, which incorporates Israeli electronic warfare system and will be compatible with various Israeli munitions and components.

Russia irá começar em breve os testes de seu futuro Navio de Assalto Anfíbio IVAN GREN


Por: Redação OD
O estaleiro russo Yantar, que integra a Corporação Unificada de Construção Naval, iniciou nesta semana a fase de testes de fábrica do grande navio de assalto anfíbio Ivan Gren, análogo ao francês Mistral. Segundo informou Yantar, o navio foi transferido para uma base naval no mar Báltico, onde será submetido a testes de fábrica junto à Frota do Báltico. Ivan Gren (projeto 11711) começou a ser construído em 2004 e foi lançado ao mar em 2012. Possui um deslocamento de 5.000-6.000 toneladas e é capaz de transportar até 13 tanques, ou 36 veículos blindados ou 300 fuzileiros navais.

Exército terá de ceder mais 5 mil homens para os Jogos Olímpicos Rio2016


Por: Redação OD

A um mês e meio do início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e a 15 dias da data estabelecida pelo COI para que toda a estrutura de segurança do evento esteja pronta e possa começar a funcionar, o Ministério da Defesa foi avisado de que precisará mobilizar pelo menos 5 mil homens das Forças Armadas a mais do que o previsto para executar outras missões que, inicialmente, não seriam sua atribuição. Entre as novas tarefas das Forças Armadas estão dar segurança às instalações esportivas e à Vila Olímpica, onde os atletas ficarão hospedados, além de executar atividades que seriam da iniciativa privada, como vigilância nos campos.

Rumor Says A Priceless Luftwaffe Plane Will Be Destroyed for New Dunkirk Movie


By: Wording OD
Online commentators have expressed the disapproval they feel for the reported actions of Christopher Nolan. It was released that he was the Interstellar director planning to use a priceless World War II plane valued at $5 million in his latest movie, Dunkirk. The report claims that the plane is scheduled to crash and ultimately be destroyed. However, there has been no official confirmation that this story is true. It was originally reported by IndieRevolver’s Jay Carlson, and has been attributed to an anonymous source.

terça-feira, 21 de junho de 2016

Caças A-1 e F-5 M treinam combate em cenário simulado


Por: Redação OD
Durante o Exercício Sabre, os esquadrões equipados com aeronaves A-1 participam de ações de ataque e supressão de defesa aérea inimiga. O objetivo é atacar os alvos defendidos por unidades de defesa antiaérea, equipadas com mísseis IGLA S. Mais de 30 aeronaves de caça estão envolvidas na operação, que vai até dia 30 de junho, na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás. Para cumprir as tarefas, os strikers, como são conhecidas as aeronaves que realizam missões ar-solo, podem estar equipados de armamento, simulando o emprego de bombas guiadas a laser ou, também, realizar o emprego convencional adentrando no território inimigo em navegação à baixa altura.A segurança dos ataques e das aeronaves é garantida pelos caças F-5M, responsáveis pela patrulha aérea de combate e que fazem a escolta do A-1. 

Alunos do Curso de Tripulante Operacional ministrado pelo Ciopaer (MT) tem aula prática de rapel


Por: Redação OD

Na ultima quarta-feira (15.06), 20 alunos do “5º Curso de Tripulante Operacional Multimissão”, promovido pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realizaram as primeiras atividades práticas a bordo de um helicóptero.Entre as atividades estão o resgate de vítimas em meio a incêndios, atendimentos rápidos em locais de difícil acesso e a capacidade para atuar em missões aéreas complexas, utilizando técnicas e equipamentos precisos.“Durante mais de 40 dias os candidatos tiveram instruções para realizar o trabalho a bordo da aeronave”, disse o tenente coronel PM, Juliano Chiroli, que ministrou a aula prática de operações aerotransportadas. 

Em Brasília, Exército Brasileiro faz jornada de sensibilização à ameaça terrorista

A jornada contou com a participação do General César Leme, do Comando Militar do Planalto, e de gerentes e diretores ligados ao turismo, consumo e esporte no Distrito FederalElza Fiuza/Agência Brasil
Por: Redação OD

O Comando Militar do Planalto promoveu hoje, em Brasília, a jornada de Sensibilização de Ameaça Terrorista, destinada aos setores públicos e privados. O evento contou com a participação de gerentes e diretores de diversas áreas ligados ao turismo, consumo e esporte no Distrito Federal. O objetivo é a capacitação dos agentes para ações preventivas em relação às ameaças terroristas e garantir o clima pacífico durante os Jogos Olímpicos 2016.

Michigan National Guard A-10 Warthogs Practice Landing On Estonian Highway

For the first time in decades, US Air Force A-10 attack aircraft have practiced landing on highways, a tactic they originally developed in the 1980s for operations in Germany. This time, the exercise took place in Estonia. (EPB photo)
By: Wording OD

Michigan National Guard attack aircraft practiced landing on and taking off from the Jägala-Käravete Highway, a portion of the longer road known as Piibe Highway, in Northern Estonia on Monday. The maneuvers were conducted as a part of international military operation Saber Strike wherein pilots practiced operating in a region with few actual airstrips and where alternatives would have to suffice.  At approximately 2 p.m. on June 20, four A-10 Warthogs from the Michigan National Guard arrived in the vicinity of the Jägala-Käravate Highway from Lielvārde Air Base, located southeast of the Latvian capital of Riga, reported ETV’s nightly news broadcast “Aktuaalne kaamera.” As it turned out, landing an attack aircraft on a highway was not exactly an everyday activity for the American pilots. 

Rússia: Tensões no mar do Sul da China são criadas de forma artificial


Por: Redação OD
A tensão crescente no mar do Sul da China é provocada pela intervenção de países de fora da região, disse o embaixador russo na China, Andrei Denisov, aos jornalistas. "A tensão aqui é em grande parte provocada de forma artificial. Se calhar, não em grande parte mas até na maior parte. Isso está relacionado à intervenção de países que não pertencem à região na regularização da situação", disse o embaixador russo.Segundo ele, a China, que efetua a maior parte de suas exportações por mar, em particular através do mar do Sul da China, está mais do que qualquer outro país interessada na liberdade de navegação na região sem quaisquer obstáculos. "É por isso que a posição russa no que respeita às disputas territoriais no mar do Sul da China é bem conhecida. 

O Centro de Operações Antiaéreas do Exército Brasileiro na segurança dos Jogos Olímpicos Rio 2016


Por: Redação OD

A Defesa Aeroespacial (D Aepc) nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 irá contar com um moderno Centro de Operações Antiaéreas (COAAe), que será responsável pelas restrições ou liberações de fogo antiaéreo, estabelecimento ou modificações de medidas de coordenação e a designação de alvos durante o evento. A D Aepc, de responsabilidade do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), é o conjunto de ações destinadas a assegurar o exercício da soberania no espaço aéreo da Nação, impedindo a prática de atos hostis ou contrários aos objetivos nacionais. A Defesa Aeroespacial pode ser ativa (aérea e antiaérea) e passiva, que abrangem o emprego de meios heterogêneos, subordinados a diversas organizações, e abriga uma organização sistêmica para a defesa do País.

Esquadrão da FAB realiza missão de reconhecimento aéreo na fronteira do Brasil com o Paraná


Por: Redação OD

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, no último domingo (19/06), missão de Reconhecimento Aéreo em apoio à Marinha do Brasil e ao Exército Brasileiro durante a Operação Ágata 11. A ação foi cumprida pelo Esquadrão Poker (1°/10°), com a aeronave RA-1 “AMX”, na região oeste do Paraná, entre as cidades de Quaraí e Foz do Iguaçu, na divisa com os países do Paraguai e Argentina, uma área de relevância econômica e turística na região sul do País. O objetivo foi colher dados acerca de locais de difícil acesso terrestre e fluvial, potencialmente utilizados para o contrabando e descaminho de mercadorias, tráfico de drogas e crime organizado. 

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Exército Brasileiro abre inscrições para profissionais técnicos e de saúde temporários


Por: Anderson Gabino

O Comando da 8ª Região Militar, subordinado ao Comando Militar do Norte (CMN) do Exército Brasileiro, realiza, até o dia 31 de agosto, as inscrições para o processo seletivo de prestação de Serviço Militar para profissionais técnicos e do serviço de saúde, em diferentes especialidades, inclusive na área do magistério (oficiais) e música (sargentos). Os candidatos devem ter cursos de graduação, técnicos ou profissionalizante, de acordo com sua área de atuação e idade compatível com a especialidade pleiteada na data de incorporação (1 fev 17).

Tropas do 24º Contingente iniciam embarque para o Haiti

Grupo que irá compor o 24º Contingente do Brabat embarca no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília
Por: Redação OD
O embarque do 1º escalão do 24º Contingente Brasileiro de Força de Paz da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (Minustah) aconteceu, nesse domingo (10), no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília. Um grupo composto por militares do Batalhão de Infantaria de Força de Paz (Brabat 24, sigla em inglês), da Companhia de Engenharia (Braengcoy), do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais e da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu da capital federal com destino à cidade de Porto Príncipe, capital do Haiti. No sábado (18), a tropa de Fuzileiros Navais foi do Rio de Janeiro para Brasília, a bordo de uma aeronave Hércules da FAB. O grupo uniu-se aos demais militares da região do Planalto para dar início ao rodízio entre os contingentes que ocorre a cada seis meses. O 24º Contingente será composto por 970 militares que irão seguir para o Haiti divididos em cinco voos nos próximos dias.

USS Zumwalt completes acceptance trials


By: Wording OD

The USS Zumwalt (DDG 1000) has passed its acceptance trials, the ship's electronics developer Raytheon announced Friday. Raytheon is the prime mission-systems equipment integrator for the Zumwalt-class destroyer program. Key ship capabilities, including the Raytheon-developed comprehensive Total Ship Computing Environments, were tested as part of the trials, the company said in a statement. Systems performed well throughout two periods at sea, culminating in the ship's acceptance by the Navy's Board of Inspection and Survey.

Marinha do Brasil apresenta ao Ministro da Defesa o emprego dos meios navais nos Jogos Olímpicos Rio2016


Por: Redação OD

A Marinha do Brasil (MB), por meio da Coordenadoria de Defesa Setorial (CDS) Copacabana, apresentou ao Ministro da Defesa Raul Jungmann, no dia 2 de junho, detalhes de como será o emprego dos meios navais e aeronavais nas áreas onde vão ocorrer as competições dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Na reunião realizada na Coordenadoria Geral de Defesa Setorial (CGDA), a dois meses do início das Olimpíadas no Rio de Janeiro, o Vice-Almirante Leonardo Puntel, Coordenador de Defesa Setorial Copacabana, mostrou detalhes do planejamento da Marinha do Brasil para sua área de jurisdição a fim de que as competições transcorram em segurança.

Presidente interino Michel Temer, irá devolver aos comandantes militares os poderes que Dilma retirou


Por: Redação OD
Está previsto para hoje o anúncio de que o presidente interino Michel Temer devolverá aos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica as atribuições que lhes foram retiradas pela presidente afastada Dilma Rousseff com o Decreto 8.515 de três de setembro do ano passado, que trata da direção e gestão de cada uma das forças armadas. Ao Ministro da Defesa, em prejuízo dos comandantes militares, Dilma delegou, entre outros poderes, o de transferir para a reserva remunerada oficiais superiores, intermediários e subalternos, reformar oficiais da ativa e da reserva, promover oficiais a postos superiores e até nomear capelães militares. E o pior: os comandantes militares não foram consultados sobre o decreto.

domingo, 19 de junho de 2016

Eurosatory 2016: BAE Systems Hägglunds hoping for Beowulf buyer by turn of the year

BAE Systems Hägglunds' BvS10 Beowulf at Eurosatory 2016. The company is hoping to secure a contract for the vehicle by the turn of the year. Source: IHS\P Felstead
By: Wording OD

BAE Systems Hägglunds is hoping to secure a contract for its new BvS10 Beowulf all-terrain vehicle (ATV) by the end of this year or the start of next year, allowing serial production to start by the end of next year or the beginning of 2018, company officials told IHS Jane's at Eurosatory on 15 June. Tore Akser, ATV platform manager for BAE Systems Hägglunds, said the company is having parallel discussions with potential buyers in Europe, South America and Asia, with the potential clients ranging from those who already operate the Beowulf's predecessor, the Bv202, or the armoured ATV from which it is derived, the BvS10 Viking, to those with no experience of operating BAE Systems Hägglunds ATVs.

Eurosatory 2016: KMW launches new FLW500 weapon station

Latest Krauss-Maffei Wegmann FLW500 RWS armed with Orbital ATK Armament Systems 30 mm M230LF cannon but without the 7.62 mm machine gun fitted. Source: Christopher F Foss

By: Wording OD
Krauss-Maffei Wegmann has launched the FLW500, which is the latest entry to its FLW family of remote weapon stations (RWS) at Eurosatory 2016. The latest FLW500 has a typical weight of 500 kg above the deck but this depends on the type of weapons fitted and associated ammunition supply. The version being shown at the exhibition is armed with the Orbital ATK Armament Systems 30 mm M230LF dual-feed low-recoil weapon that is provided with 150 rounds of ready to use ammunition. A co-axial 7.62 mm FN-MAG machine gun (MG) is provided with 250 rounds of ready use ammunition. The weapons are fully stabilised with the mount featuring electric traverse through 360° and elevation from -10 to 50°.

Ministério da Defesa negocia com o governo a criação de duas novas estatais


Por: Redação OD

O Ministério da Defesa negocia com a Casa Civil e com a área econômica a criação de duas novas empresas públicas que ficarão sob a alçada do Comando da Aeronáutica. Uma é a Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil S.A. (Alada), voltada para projetos e novas tecnologias do setor, inclusive satélites e radares. A outra, ainda sem nome, irá operacionalizar parte das atividades de controle do espaço aéreo. Um dos objetivos das novas empresas é criar condições legais para que os recursos obtidos com as tarifas aeroportuárias (que os usuários pagam junto com a passagem de cada voo comercial) entrem diretamente nos cofres da Aeronáutica, sem passar antes pelo Tesouro Nacional. Segundo o ministro da Defesa, Raul Jungmann, a criação das duas empresas públicas é "parte de um eixo muito mais amplo para trabalhar fontes alternativas e novos modelos de financiamento".

Cães de Guerra: Conheça quem são, onde estão e como são treinados os guerreiros de 4 patas da Força Aérea Brasileira



Por: Redação OD
Que a Força Aérea Brasileira tem mais de 350 Unidades militares e em torno de 77 mil militares, isso você já sabia. Agora... você sabia que a FAB também tem vários canis espalhados pelo país, onde os chamados “cães de guerra” são treinados para realizar as mais diversas missões? Pois então... esse é o tema deste maravilhoso artigo: cães de guerra! Vem com a gente conhecer um pouco do trabalho desses guerreiros de quatro patas!  
Origem
Na primeira Grande Guerra (1914-1918), foram utilizados 400.000 cães da raça Pastor Alemão. A Alemanha, desde 1883, incorporava pastores ao seu exército, sendo que, no início da guerra, possuía cerca de 6.000 animais, aos quais anexou mais 35.000!!!