Militares da Cia Prec PQDT do Exército Brasileiro, realizam o salto à partir da rampa do KC 390. |
Por: Redação OD
Os moradores de Campo Grande (MS) têm acompanhado uma movimentação atípica nos
céus da cidade: desde o último dia 13, o cargueiro KC-390 está na Base Aérea do
município para uma campanha que deve seguir até o dia 9 de julho. Um dos testes
mais esperados, o primeiro lançamento de paraquedistas aconteceu nesta
terça-feira (21/06) e foi considerado um sucesso pelos
envolvidos. "Existia uma preocupação muito grande com a saída dos
paraquedistas, pois trata-se de um fluxo aerodinâmico em torno de uma estrutura
única no mundo. Felizmente, o retorno que recebemos dos militares foi muito
positivo, relataram que a saída foi muito suave", afirma o Coronel Cláudio
Evangelista, gerente técnico do programa KC-390 na FAB.
O primeiro paraquedista a saltar do KC-390 foi o Comandante do Esquadrão
Aeroterrestre de Salvamento (EAS), conhecido como PARA-SAR, Major Anderson Oliveira
Schiavo. Além dele, outros 17 militares da Força Aérea Brasileira e do Exército
Brasileiro realizaram salto livre a 12 mil pés de altitude (mais de 3,5 km),
com saídas pela rampa e pelas portas laterais da aeronave. Para os próximos
dias, estão previstos ensaios de salto enganchado. "Achei que o salto
foi muito satisfatório, pois a aeronave nos deu estabilidade; a trepidação é
quase inexistente", afirma o Major. O Capitão Ricardo Alcântara, do
Exército, concorda. "O aspecto que senti a maior diferença em relação a
outras aeronaves que operamos é o fato de o KC-390 ser muito mais
estável", disse.
Congelamento aerodinâmico
A campanha de testes faz parte do chamando
congelamento aerodinâmico da aeronave. Ou seja, verificar a necessidade de
modificações aerodinâmicas decorrentes de aspectos observados nos testes, de
modo a definir o perfil externo final da aeronave. Segundo o engenheiro
André Gama, da Embraer, além do lançamento de paraquedistas, essa campanha
inclui lançamento de cargas e verificação da estabilidade dos paraquedas
extratores. Ele afirma que os testes devem servir, em primeiro lugar, para
embasar o desenvolvimento da aeronave, mas que alguns serão utilizados também
para a certificação do KC-390. "É praticamente um exercício de guerra. Em
alguns dias, a campanha chega a ter o envolvimento de 200 pessoas, entre
profissionais da Embraer e militares", avalia Gama.
FONTE:
CECOMSAER / FOTOS: SGT BATISTA
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