sábado, 4 de novembro de 2017

Esquadrão HI-1 realiza Adestramento de Tiro Ar-Terra na Ilha da Marambaia (CADIM)

Bell Jet Ranger III, na Marambaia

Por: Redação OD

No dia 16 de outubro, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) iniciou o Adestramento de Tiro Ar-Terra, na Ponta do Varejo, na Marambaia, Rio de Janeiro (RJ). Operando três aeronaves Bell Jet Ranger III, sendo uma delas armada com metralhadoras MAG 7.62, o HI-1 realizou 30,8 horas de voo, disparou 7978 projéteis e qualificou quatorze pilotos. Participaram da missão 37 militares, entre eles o Comandante do Esquadrão, além de sete instrutores de voo e equipes de manutenção, apoio e segurança.

AMAZONLOG17: Exercício multinacional interagências de logística humanitária entra na fase final de preparo


Por: Redação OD

O AMAZONLOG17, exercício multinacional interagências de logística humanitária, que será realizado em Tabatinga (AM), entre os dias 6 e 13 de novembro, encontra-se na última fase de preparação. Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, ocorreu a concentração dos militares componentes das 14 células do Estado-Maior Combinado Multinacional na área da ação, localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, a Colômbia e o Peru. Os militares iniciaram os trabalhos finais de coordenação e controle, com vistas à execução do grande exercício logístico, inédito na América do Sul.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Exército Brasileiro celebra os 50 anos da Seção de Instrução Especial (SIEsp) da Academia Militar das Agulhas Negras


Por: Redação OD

Na semana de 23 à 27 de outubro, a Seção de Instrução Especial (SIEsp) da Academia Militar das Agulhas Negras comemorou o 50° aniversário de criação. Diversas atividades fizeram parte das comemorações.No dia 24 de outubro, foi realizado o PENTATLO SACI – competição nível GC entre as equipes das organizações militares que apóiam a SIEsp. Estiveram presentes, organizações militares da Brigada de Infantaria Paraquedista, da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) e da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, sagrando-se campeã a equipe do 25° Batalhão de Infantaria Paraquedista. As equipes dos cursos do Corpo de Cadetes disputaram em outra categoria, onde o Curso de Engenharia sagrou-se campeão.

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

20º Regimento de Cavalaria Blindado realiza adestramento a Força Pantanal e ao Curso de Líderes de Pequenos Grupos



Por: Redação OD

No período de 21 a 23 de outubro, a tropa do 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB) esteve no Campo de Instrução de Betione, sediado no município de Miranda (MS), onde realizou o tiro das armas coletivas. Participaram do exercício os Esquadrões de Carros de Combate, a Força Pantanal (FORPAN) e os alunos do Curso de Líderes de Pequenos Grupos (CLPG), que realizaram o adestramento com os Carros de Combate M 60 A3 TTS, lançamentos de granadas de mão e de bocal, culminando com os tiros de metralhadoras MAG e .50.

Após ações das Forças Armadas, Serviços de Inteligência do Exército e da Policia Federal fazem alerta sobre 'perigo'


Por: Redação OD

Após as declarações pesadas do Ministro da Justiça, Torquato Jardim, contra a classe política e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro enfatizando que, o Governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, e o Secretário de Segurança do Estado, Roberto Sá, não possuem nenhum tipo controle sobre a Polícia Militar, e que o comando da corporação estaria envolvido com o crime organizado ressaltando que "os Comandantes do Batalhão são sócios do crime organizado", e que haveria acertos de deputados estaduais com o crime organizado.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Exército Brasileiro realiza entrega do Programa Estratégico ASTROS 2020 em Formosa (GO)


Por: Redação OD

Em cerimônia realizada na segunda-feira (30), em Formosa (GO), o Exército Brasileiro entregou 12 viaturas modernizadas, no padrão MK3-M, do Programa ASTROS 2020, à 3ª Bateria do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes (6º GMF). Esse foi o terceiro lote das viaturas que fazem parte dos Projetos Estratégicos da Força e representa um salto tecnológico de capacidade, eficiência e efetividade para o apoio de fogo da Força Terrestre. Após o processo de modernização, de propriedade intelectual do Exército, as viaturas foram dotadas de tecnologia digital similar à da versão MK6, que compreende os trabalhos de engenharia e a execução das atualizações mecânicas, eletromecânicas, eletrônicas e de software de comando e controle.

Após 08 meses longe de casa, Fragata “União” Regressa da missão de Paz no Líbano trazendo a bordo muitas saudades

Fragata “União” rebocada para o local de atracação
Por: Redação OD

No dia 21 de outubro, a Fragata “União” regressou ao Rio de Janeiro (RJ), após capitanear a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), de março a agosto de 2017. Ao atracar na Base Almirante Castro e Silva, após cerca de oito meses de ausência da sede, a tripulação da “União”, orgulhosa da missão cumprida, teve uma calorosa recepção de seus familiares e amigos.

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército realizam o exercício de Longa Duração "Operação Cadete"


Por: Redação OD

Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) participaram da Operação Cadete entre os dias 23 a 27 de outubro. Esta atividade é o “coroamento” da instrução militar, com exercícios que visam a avaliar e preparar o futuro cadete, proporcionando o desenvolvimento de atributos e valores peculiares ao combatente. Durante a operação, os alunos realizaram as oficinas de transposição de curso d'água, rapel, orientação diurna e noturna, avaliação de distâncias e designação de alvos, camuflagem, utilização do terreno para progredir, tiro de pistola e fuzil, além do embarque e desembarque de aeronaves.

Garantia da Lei e da Ordem: Forças Armadas e as ações pontuais com foco no trabalho de inteligência, cerco e logística


Por: Redação OD

Desde o dia 28 de julho, as Forças Armadas atuam em apoio ao Plano Nacional de Segurança Pública (PNNSP), que prevê a atuação de Marinha, do Exército e da Aeronáutica em ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), em coordenação com os órgãos de segurança pública. Em três meses, as Operações resultaram em 147 pessoas presas e oito menores apreendidos. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança do Estado do Rio de Janeiro (SESEG), foram apreendidos 26 fuzis, 125 carregadores de fuzis, 23 pistolas, uma espingarda calibre 12, três revólveres, 20 granadas, 3.733 munições de calibres variados, 81 veículos, 2,2 toneladas de maconha, 14 quilos de cocaína, 1,5 quilo de haxixe, entre outros.

IPEV realiza avaliação operacional em helicóptero H225M utilizado pela Força Aérea Brasileira


Por: Redação OD

Entre os dias 23 e 27 de outubro, foi realizada a segunda fase da Avaliação Operacional (AVOP) do helicóptero H-36 (H225M) Caracal da Força Aérea Brasileira (FAB). A operação foi sediada na Ala 12 (antes BASC), no Rio de Janeiro (RJ). A avaliação teve como objetivo testar o sistema de guerra eletrônica da aeronave que equipa não só a versão operacional da aeronave H-36 da FAB, mas também a do Exército Brasileiro (EB) e da Marinha do Brasil (MB). Os helicópteros operacionais das três Forças contam com um sistema de guerra eletrônica chamado Eletronic Warfare System (EWS).

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

47º BI e 3º BavEx realizam adestramento em Operações Aeromóveis para nivelar as técnicas e procedimentos de ação


Por: Redação OD

Entre os dias 17 e 25 de outubro, o 47º Batalhão de Infantaria (47º BI), “Batalhão Sertanista Domingos Gomes Beliago”, participou da Operação Arrasa, um exercício de adestramento em Operações Aeromóveis entre os municípios de Coxim (MS) e Pedro Gomes (MS), exercício este que fora realizado em conjunto com o 3° Batalhão de Aviação do Exército (3º BavEx). O Guerreiro Pantaneiro participou com uma Companhia de Fuzileiros.

Marinha do Brasil envia fuzileiros navais e navio-patrulha ao município de Humaitá (AM) após ataque de garimpeiros


Por: Redação OD

A Marinha do Brasil, por intermédio com 9º Distrito Naval (9º DN), em apoio as forças de seguranças, enviou um pelotão de fuzileiros navais e um navio-patrulha para o Município de Humaitá (698 Km de Manaus), no Sul do Amazonas, onde desde a última sexta-feira (27), acontecem ataques de grupos de garimpeiros contra órgãos ambientais do Governo Federal. Na sexta, sedes e carros do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram incendiados em retaliação à operação Ouro Fino, de combate ao garimpo ilegal de ouro no rio Madeira, que tem apoio da Marinha, Exército e Força Nacional.

domingo, 29 de outubro de 2017

Militar Rei e/ou Rei Militar?

Nos anos 90 a comparação com o personagem de videogame foi inevitável, e entre afirmações que era homenagem encomendada, outros que se tratava de provocação. Mas os autores do personagem jamais admitiram nem negaram sobre o caso.
Por: Yam Wanders.

Uma figura considerada controversa pelo seu próprio povo e polêmica pela comunidade internacional, esse é "Sua Alteza Real" Maha Vajiralongkorn, 65 anos,  o atual Rei da Tailândia.
 A polêmica em torno dele se deve aos rumores de excessos em sua vida pessoal que lhe valeram uma fama de "playboy" e de seus casamentos curtos, todos com pessoas não oriundas de famílias nobres, contrariando as regras para a nobreza. A exceção foi seu primeiro casamento com uma prima, que durou poucos anos.