sábado, 30 de julho de 2016

FAB já transportou mais de 2 mil militares que serão empregados em ações da Garantia da Lei e da Ordem durante os Jogos Olímpicos


Por: Redação OD

“A FAB vem dando um apoio imprescindível não só aos Jogos Olímpicos, mas também na parte logística. Isso está permitindo que em dois dias consigamos trazer de SP para o RJ mil policiais militares. Tudo graças ao empenho e ajuda da Força Aérea”. Assim classificou o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, o engajamento da Força Aérea Brasileira (FAB) no transporte de tropas que serão empregadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) durante os Jogos Olímpicos. O ministro desembarcou na manhã desta sexta-feira (29/07) na Base Aérea do Galeão (BAGL) juntamente com cerca de 250 militares da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Brasil é subcomandante geral em exercício multinacional patrocinado pelo Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM)

O grupo antiterrorismo panamenho GEAT, com o apoio de um helicóptero, se aproximna de um banco de areia do rio Chagres, em Colón, Panamá, durante a versão 2010 do exercício multinacional patrocinado pelos EUA Panamax. (Foto: AFP/Bienvenido Velasco)

Por: Redação OD
O exercício multinacional anual patrocinado pelo Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM), Panamax 2016, que é focado em garantir a segurança do Canal do Panamá e região, tem seu início sexta-feira, dia 29, em várias bases militares dos EUA e em Santiago, no Chile. O exercício deste ano inclui novidades significativas: cada um dos comandos de terra, mar e ar será chefiado pelo Chile, Peru e Colômbia, respectivamente. Além disso, o Brasil irá atuar como subcomandante geral da Força Multinacional enquanto a Colômbia irá liderar o Componente de Comando de Operações de Forças Especiais que estará baseado na Base da Reserva da Força Aérea dos EUA em Homestead, na Flórida.

Hospital de Força Aérea do Galeão estruturado para receber vítimas de ataques químicos



Por: Redação OD 

O Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), no Rio de Janeiro, mantém, até o dia 30 de setembro, toda uma infraestrutura voltada para atender vítimas de ataques químicos durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Equipes multidisciplinares com médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de enfermagem, entre outros profissionais, estão de prontidão caso sejam acionados. A infraestrutura no HFAG inclui uma tenda, montada no dia 15 de julho, responsável pela descontaminação primária e monitoramento dos pacientes, e funciona 24 horas. 

Batalhão DQBRN tem a melhor tecnologia da América Latina


Por: Redação OD

O 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN), localizado em Deodoro, é empregado na descontaminação de pessoal, viaturas e materiais, e na desativação de artefatos explosivos. O Batalhão, que possui a melhor tecnologia da América Latina, será um elemento fundamental durante os Jogos Rio 2016, pois atuará, durante 24 horas, nos clusters Barra, Deodoro e Maracanã. Segundo o Coronel Anderson Pedreira Silva, Comandante do 1º Btl DQBRN, o trabalho realizado pelos militares durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 será de varreduras constantes com detectores de última geração, tendo a possibilidade de realizar detecções químicas de longo alcance, que podem atingir até 8km. 

Navio Tanque “Almirante Gastão Motta” realiza experiência de máquinas

Navio Tanque “Almirante Gastão Motta” navega na Baía de Guanabara

Por: Redação OD
Nos dias 19 e 20 de julho, após 3 anos e 11 meses cumprindo período de manutenção, o Navio Tanque “Almirante Gastão Motta” realizou a primeira etapa de sua experiência de máquinas na área Rio. O resultado positivo alcançado consagrou todo o trabalho e comprometimento da tripulação do navio e de todas as Organizações Militares envolvidas no reparo, em especial o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Em breve, o “São Bernardo”, como carinhosamente é chamado por seus tripulantes, poderá retornar ao setor operativo, navegando pelos mares.
FONTE: CCSM

UK orders Mk 45 Mod 4 guns for Type 26 frigates

The United Kingdom has placed its first production order for Mk 45 Mod 4 naval guns for its future Type 26 frigates. Source: US Navy
By: Wording OD.

BAE Systems has received a GBP183 million (USD240.3 million) contract from the UK Ministry of Defence (MoD) to supply the Maritime Indirect Fires System (MIFS) for the Royal Navy's (RN's) Type 26 Global Combat Ship programme.

Brazilian Navy now fully equipped with MLRS

The ASTROS CFN 2020's launcher fires SS-30/40/60/80/09TS unguided rockets. The AV-TM 300 tactical missile and SS-40G guided rocket are to be added after they complete development.
By: Wording OD.

The Brazilian Navy's Marines Corps (CFN) has received the last vehicles to complete its battery of ASTROS CFN 2020 (Artillery SaTuration ROcket System) self-propelled multiple launch rocket system (MLRS), purchased from Avibras Indústria Aeroespacial.

quinta-feira, 28 de julho de 2016

1ª Brigada de Artilharia Antiaérea realiza seu aprontamento para os Jogos Olímpicos



Por: Anderson Gabino

Foi realizado na manhã desta quinta-feira (28) no 1º GAAAe, o aprontamento de unidades antiaéreas que irão fazer parte da segurança dos Jogos Olímpicos e paraolímpicos Rio 2016. A Brigada de Artilharia Antiaérea atuará na Rio 2016 com Misseis Igla-S, sistemas RBS-70, Gerpard´s e o sistema de vigilância Radar M-60 Sabre coordenado com o centro de Monitoramento (COA). Participaram do aprontamento o Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA), Gen Ex Fernando, o Comandante do COMDABRA, Maj Brig do Ar Jordão; o Comandante da 1ª Divisão de Exército, Gen Div Ramos; o Comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, Gen Bda Chalella; o Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, Gen Bda Abrahão; além e autoridades militares das três forças.

90 helicópteros da marca Helibras estarão em ação nas Olimpíadas


Por: Redação OD

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 vão contar com uma frota de 90 helicópteros da marca Helibras/Airbus Helicopters que será utilizada em atividades de vigilância, defesa do espaço aéreo, antiterrorismo, segurança pública, resgate aeromédico, comunicação/controle e captação de imagens durante o mês de agosto, no Rio de Janeiro e nos demais estados onde haverá competições.Além de 83 aeronaves militares e de segurança, os sete Esquilos civis da Helisul foram escolhidos para fazer a captação e gravação de imagens dos Jogos Olímpicos.

T-27 Tucano da AFA faz pouso forçado após problemas técnicos em Pirassununga

Tucano da AFA fez pouso forçado na área rural de Pirassununga (Foto: Alexandre de Oliveira/Arquivo pessoal)

Por: Redação OD
Um avião de treinamento Embraer EMB 312 T-27 Tucano da Academia da Força Aérea (AFA) fez um pouso forçado na tarde desta quinta-feira (28) no Morro da Cantareira, área rural de Pirassununga (SP). O piloto, único tripulante a bordo, não se feriu, conforme informou a Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com o Centro  de Comunicação Social da Aeronáutica, o T-27 apresentou problemas técnicos e pousou em uma fazenda. Em nota, a AFA afirmou que “iniciou as investigações dos fatores que contribuíram para a ocorrência”.

Força Aérea Francesa envia Mirages 2000D ao Niger

Imagem ilustrativa
Por: Redação OD.

Como parte da "Operação Barkane" em curso no Níger, região da Africa do norte, a Armée de l'Air (Força Aérea Francesa) concluiu o envio de quatro aeronaves Dassault Mirage 2000D sendo estes pertencentes aos Esquadrões da 3a Escadre de Chasse de Nancy e do Escadre de Chasse de Ile de France acompanhados de uma aeronave de reabastecimento em vôo KC-135 da Base Aérea de Orange após 12h de vôo.

Nota da Marinha do Brasil em complemento às notas emitidas anteriormente



Por: Redação OD

A Marinha do Brasil, em complemento às Notas publicadas anteriormente, informa que as buscas ao piloto da aeronave AF-1B, desaparecido no mar desde terça-feira (26), prosseguem de forma ininterrupta e, até o início desta manhã (28), nada foi encontrado. Cabe esclarecer que o exercício operativo que estava sendo realizado e as aeronaves envolvidas não tinham conexão com a segurança dos Jogos Olímpicos 2016.  Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado ontem (27) para apurar as circunstâncias do acidente envolvendo as duas aeronaves AF-1B Skyhawk, de matrículas nº 1001 e 1011. Uma Comissão de Investigação de Acidentes Aeronáuticos (ComInvAAer) também foi estabelecida, ainda no dia 26, com o objetivo de identificar os fatores que contribuíram para o acidente e visando prevenir novas ocorrências.


France will gradually renew its water bombers



By: Wording OD.

The Canadair still have a flight potential of a decade, but the Tracker are burnt. A tender has been launched.
New operational base, but also new aircraft come: Civil Security will experience an at least partial replacement of its fleet of water bombers, according to this plan a stalled after several years of reflection. Regarding the famous Canadair, the only amphibious aircraft of this type in the Western world, France still has a little room: it uses the second generation of Canadian yellow and red aircraft (CL-415), the eldest was twenty in 2015; the need to renew therefore should not occur before ten years despite frequent trips abroad in the framework of cooperation with other countries.

India signs deal for four more P-8I surveillance aircraft

India signed a USD1 billion deal with Boeing on 27 July for four additional P-8I Neptune surveillance aircraft (similar to this one) for the Indian Navy. Source: Boeing
By: Wording OD.

India's Ministry of Defence (MoD) signed a USD1 billion deal with Boeing on 27 July for four additional P-8I Neptune long-range maritime multi-mission aircraft for the Indian Navy (IN), official and industry sources said.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Nota da Marinha do Brasil nas buscas ao piloto desaparecido



Por: Redação OD

A Marinha do Brasil (MB), em complemento às Notas publicadas anteriormente, informa que as buscas ao piloto da aeronave AF-1B, desaparecido no mar desde ontem (26), permaneceram ao longo de toda a noite passada e prosseguem de forma contínua. No momento, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, que possui equipamentos adequados para a realização de buscas no fundo do mar, está se deslocando para a área do acidente. Além de navios e aeronaves da MB, também estão sendo empregados meios do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e do Corpo de Bombeiros.


Última leva de militares chegam nesta quarta para reforçar a segurança no Rio de Janeiro


Por: Redação OD
Na entrada, militares e trancas magnéticas impedem o acesso de pessoas não autorizadas. Segue-se por um corredor até a sala que é considerada o cérebro do maior plano de segurança já montado pelas Forças Armadas no país. Em seu interior, computadores, um grande painel (onde tudo é acompanhado por imagens da cidade geradas em tempo real) e muitos, muitos homens do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Assim é o Centro de Coordenação Geral de Defesa de Área do Rio, instalado na sede do Comando Militar do Leste (CML), no Palácio Duque de Caxias, no Centro.

Uma década da aeronave H-60L operando na Força Aérea Brasileira


Por: Redação OD

No ano de 2016, o 7° Esquadrão do 8° Grupo de Aviação (7º/8º GAv) - Esquadrão Harpia - completa 30 anos de existência e, juntamente com essa expressiva marca, comemora também 10 anos desde que as aeronaves H-60L Black Hawk chegaram à Força Aérea Brasileira. No dia 27 de julho de 2006, teve início uma nova era no 7º/8º GAv. Nesta data, os primeiros pilotos de Black Hawk do Esquadrão Harpia recebiam em Huntsville, nos Estados Unidos, a primeira aeronave H-60L do Esquadrão, o FAB 8901. O translado teve início no dia 29 de julho e durou 06 dias.

Destacamento Especial de Engenharia do Exército usará robôs na defesa dos Jogos Olímpicos


Por: Redação OD
O Destacamento Especial de Engenharia para Desativação de Artefatos Explosivos (Dst Esp E DAE) foi criado para gerenciar os robôs que serão utilizados durante os Jogos Rio 2016. É composto por vinte militares, sendo sete operadores de desativação de artefatos explosivos, seis operadores de robô e sete militares do grupo de apoio. No Destacamento existem diversos militares especialistas, com formação na Espanha e Colômbia. 

terça-feira, 26 de julho de 2016

Nota da Orbis Defense sobre o acidente com o caça A-4 do VF-1

Aeronave SH-16 do Esquadrão HS-1, é uma das aeronaves sendo utilizada na busca do piloto desaparacedido
Por: Anderson Gabino

Está sendo veiculado em muitos sites, notícias e mais notícias sobre a queda da aeronave A-4 (AF-1) do esquadrão VF-1 da Marinha do Brasil, e são notícias desencontradas, pois até agora a única coisa de concreto achada foi um tanque externo subalar da aeronave. O Acidente ocorreu durante um exercício rotineiro do esquadrão VF-1, com o auxílio da Fragata Liberal. Após a queda da mesma, a Fragata começou os primeiros trabalhos de varredura de área na tentativa de localizar o piloto da aeronave, onde uma embarcação de apoio da Fragata, foi a primeira a chegar no suposto local da queda. A segunda aeronave retornou a Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, mas suas condições de voo, não foram relatadas.

Nota à Imprensa sobre o acidente evolvendo duas aeronaves AF-1B do esquadrão VF-1



Por: Redação OD

A Marinha do Brasil, em complemento à Nota publicada anteriormente, informa que duas aeronaves AF-1B encontravam-se realizando treinamento de ataque a alvos de superfície com a Fragata “Liberal”, a cerca de 100 Km ao largo do litoral de Saquarema-RJ. Durante o voo de afastamento do navio, em formatura tática, para a realização de um novo ataque, houve a colisão entre as aeronaves, com a provável ejeção do piloto e queda de uma delas no mar. As operações de busca e salvamento foram iniciadas imediatamente com o emprego de navios, aeronaves, além de lanchas de apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. A segunda aeronave conseguiu retornar e pousar, com segurança, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia-RJ. Até o momento, o piloto não foi encontrado. As buscas prosseguirão pelo período noturno com o emprego de navios e aeronaves. 


Nota da Redação: Esta sendo veiculado varias fotos e noticias desencontradas sobre o acidente, nós da ORBIS DEFENSE estamos no aguardo de pronunciamentos oficias tanto do Centro de Comunicação Social da Marinha do Brasil, como do Comando da Força Aeronaval, portanto não iremos ficar postando tudo e todo tipo de notícias que possam surgir, só iremos de fato postar algo, quando houver coerência, embasamento e for autorizado pelos dois comandos supracitados nesta nota. Agradecemos as nosso leitores por entenderem nosso posicionamento, e estamos no aguardo de boas notícias que possam estar chegando em breve. Obrigado

Réplica do futuro caça da Força Aérea Brasileira o Gripen NG, é atração em shopping de Brasília


Por: Redação OD

A exposição do novo caça da FAB está chamando a atenção de crianças e adultos no Shopping Iguatemi, Lago Norte, em Brasília. A réplica em tamanho real da aeronave foi montada no espaço para que o público possa conhecer e interagir com a aeronave. A visitação é gratuita e vai até o dia 31 de julho. O engenheiro mecânico e civil Ênio Gomes de Lima, de 76 anos, foi ao shopping para ver de perto a aeronave. “Eu gostei muito do caça. Sou apaixonado pela aviação e sempre acompanho os eventos militares”, revelou.

Aeronave do esquadrão VF-1 da Marinha do Brasil cai e piloto ejeta sobre o mar


Por: Redação OD

Um caça A-4 (AF-1) da Marinha do Brasil caiu no mar da Região dos Lagos do Rio na tarde desta terça-feira (26). O acidente foi durante um treinamento padrão que era feito junto com outra aeronave, a 24 milhas da costa, cerca de 44 Km de distância do litoral. Segundo a Marinha, o piloto ejetou da aeronave e caiu no mar com vida, mas ele ainda não foi encontrado. Uma grande operação de resgate está em curso com navios, helicópteros e outras embarcações. A aeronave que caiu no mar é do modelo Skyhawk da Marinha do Brasil. 

1ª Brigada de Infantaria de Selva faz reconhecimento aéreo de áreas estratégicas


Por: Redação OD

No dia 21 de julho, militares da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), responsáveis por prover a segurança e a defesa dos Jogos Rio 2016 em Manaus, realizaram reconhecimento aéreo das áreas estratégicas da Capital amazonense: centros de treinamento, hotéis, pontos turísticos e a Arena da Amazônia, locais por onde delegações, atletas, turistas e cidadãos passarão durante os jogos de futebol. O reconhecimento é uma das ações de preparação da tropa em ações de apoio e de contraterrorismo, bem como de Garantia da Lei e da Ordem e de emergência.

Força Aérea Brasileira realiza treinamento conjunto na BASM dos esquadrões de Asas Rotativas, Transporte e Comunicações

H-60L Black Hawk em procedimento de interceptação de C-98 Caravan

Por: Redação OD

A Base Aérea de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul, foi sede durante todo o mês de julho de treinamentos de interceptação com helicópteros. A preparação é voltada para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Três esquadrões da FAB estiveram envolvidos: o 5°/8°GAV – Esquadrão Pantera - de asas rotativas, utilizando os H-60L Black Hawk; o 4°/1° GCC – Esquadrão Mangrulho - de comunicações e controle, empregando o radar TPS-B34; e o 5º ETA – Esquadrão Pégaso - de transporte, com a aeronave C-98A Caravan.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Solar Impulse 2 completed full tour around the world and comes to the history of aviation.



By Yam Wanders:

Image from Solar Impulse 2 team in Abu Dhabi.
Has just landed in Abu Dhabi in the United Arab Emirates, the Solar Impulse 2, the first plane powered by the sun to complete the circumnavigation of the globe.
Pilota this stage by the French Bertrand Piccard in its 17th leg flight that originated in Cairo, Egypt, at 23: 28h (UTC) on July 23, the full Bertrand commander feat landing now in the city of Abu Dhabi after flying 2500km from Cairo to an average of 30kt speed and even though nearly two days of flight without interruption, the aircraft still has around 45% of charges on its batteries, which give considerable autonomy to continue quietly flying to the born of the sun and thus ensure your energy recharge with photovoltaic cells installed across the top cover of the aircraft, so the only limitation to keep flying, endurance rider and respect for observation times for preventive maintenance in soil systems.

Solar Impulse 2 completa volta ao mundo e entra para a história da aviação.


Imagem via Solar Impulse 2 Team direct from Abu Dhabi.
Por: Yam Wanders.

Imagem via Solar Impulse 2 Team direct from Abu Dhabi.
Acaba de pousar em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos, o Solar Impulse 2, o primeiro avião movido a energia solar a completar a circunavegação do globo terrestre.
Pilota nessa etapa pelo francês Bertrand Piccard, em sua 17a perna de vôo que teve origem na cidade do Cairo, Egito, às 23:28h (UTC) do dia 23 de julho, o comandante Bertrand completa a proeza pousando agora na cidade de Abu Dhabi depois de voar 2500km desde o Cairo a uma velocidade média de 30kt e mesmo estando a quase dois dias ininterruptos de vôo, a aeronave ainda tem em torno de 45% de cargas em suas baterias, o que daria considerável autonomia para continuar voando tranquilamente até o nasce do sol e assim garantir sua recarga de energia com as células fotovoltaicas instaladas por toda a cobertura superior da aeronave, sendo assim a única limitação para continuar voando, a resistência física do piloto e o respeito aos tempos de observação para a manutenção preventiva em solo dos sistemas. 

Militares do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, integrantes do CDS Maracanã, ocupam o sítio de antenas do Corcovado


Por: Redação OD
Militares do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, integrante do Comando de Defesa Setorial (CDS) Maracanã, ocuparam, nessa quarta-feira, 20 de julho, o sítio de antenas localizado no Corcovado, na zona sul do Rio de Janeiro, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Para garantir a segurança dessas estruturas, essenciais para a geração dos sinais de rádio e TV, estão sendo empregados cerca de 30 militares do Batalhão Olímpico.

4° Batalhão de Aviação do Exército realiza evento de Segurança de Vôo.



Por: Redação OD.

O 4° Batalhão de Aviação do Exército realizou um seminário interno sobre Segurança de Vôo antes de partir para sua missão no Rio de Janeiro para integrar as operações de segurança da cidade nas Olimpíadas 2016. Quem proferiu a palestra foi o bem conhecido da comunidade de Segurança de Vôo, o Brigadeiro do Ar R/R Carlos Alberto da Conceição, conhecido pela revolucionária gestão junto ao CENIPA e a sua participação em alguns documentários da NatGeo e Discovery Channel, que ajudaram a mostrar ao grande público internacional a capacidade e competência investigativa dos profissionais brasileiros de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos.

RIMPAC 2016: RAN further expands range of deployable aircraft on board HMAS Canberra with CH-53E landing.

A CH-53E helicopter landing on HMAS Canberra at 'RIMPAC' 2016. Source: Commonwealth of Australia/Royal Australian Navy

By: Wording OD.


The Royal Australian Navy (RAN) has added the Sikorsky CH-53E Super Stallion to a list of aircraft it can now operate on board the Canberra class after a helicopter of the type landed on the platform's first-of-class (L02) in waters off Hawaii.The landing was performed as part of the Rim of the Pacific ('RIMPAC') 2016 international naval exercise, which is taking place till 4 August.

domingo, 24 de julho de 2016

Forças Armadas assumem de fato a segurança dos Jogos Olímpicos RIO2016


Por: Redação OD

As Forças Armadas assumiram nas primeiras horas deste domingo (24) a segurança e defesa do Rio de Janeiro. Dentro dos próximos 64 dias, cerca de 22 mil militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira estarão patrulhando as principais vias e orla da capital fluminense, setores que estejam voltados para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralimpicos Rio 2016. Numa cerimônia simbólica, ocorrida no pátio do Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste (CML), o ministro da Defesa, Raul Jungmann, teve contato com cerca de 150 militares das três Foras - uma representação do efetivo a ser empregado no grande evento. Para o tropa, o ministro Jugmann fez um discurso no qual destacou a importância de cada um na missão de permitir que o Rio seja uma das cidades mais seguras. 

China completes world's largest amphibious aircraft AG-600.

 [Photo: CRIENGLISH.com/Li Jin]
By: Wording OD.

China has completed production of the world's largest amphibious aircraft after seven years of work, which it plans to use to perform marine rescue missions and fight forest fires, the Xinhua news agency reported.
The AG600, which is about the size of a Boeing 737 and was developed by state aircraft maker Aviation Industry Corporation of China (AVIC), rolled off a production line in the southern city of Zhuhai on Saturday, Xinhua said quoting the firm.