sábado, 2 de julho de 2016

Marinha do Brasil inaugura Museu Naval em forte histórico do século XVII, na cidade de Florianópolis


Por: Redação OD
O Museu Naval, dedicado a contar a história da Marinha Brasileira e abrigar exposições temporárias, foi inaugurado no Centro de Florianópolis. Localizado em um forte histórico do século XVII, chamado Santa Barbara, já conta com 1,8 mil peças expositivas. Em julho, a entrada é gratuita. Na abertura, o museu também conta com uma exposição da coleção do Império Brasileiro. "Nós temos um esboço do nosso primeiro símbolo nacional, que foi feito pela comissão francesa, um esboço do brasão do Império Brasileiro", conta o curador Jules Soto.

Adestramento de Equipe de Precursores Pára-quedista para os Jogos Olímpicos 2016


Por: Redação OD
No ano de 2016 o Brasil irá sediar o maior evento esportivo do planeta: os Jogos Olímpicos. O evento irá ocorrer em diversos locais do estado do Rio de Janeiro, e contará com a presença de atletas de diversos países, bem como de Chefes de Estado. A Brigada de Infantaria Pára-quedista, tropa de pronto emprego do Exército Brasileiro, será privilegiada em acompanhar os jogos "de perto", e estará envolvida em mais uma Operação de Apoio aos Órgãos Governamentais.

02 de julho, dia do Bombeiro Brasileiro.


Por Yam Wanders 

160 anos do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

No dia 02 de julho comemoramos o dia do Bombeiro Brasileiro, independente se somos militares, civis profissionais e/ou voluntários, somos todos voltados para o mesmo espírito de vocação de salvar vidas, proteger patrimônios e o meio ambiênte, mesmo que com isso sacrifiquemos a própria vida. 
Sabemos muito bem que cada Corpo de Bombeiro do Brasil tem o seu valor e curiosidades próprias, mas como dita a regra em todo o mundo militar, "antiguidade é posto", portanto nossa homenagem vai para o Corpo de Bombeiros mais antigo do Brasil, que é o do Estado do Rio de Janeiro que está completando seus 160 anos. Em novembro de 2015 tive a grata oportunidade de conhecer o quartel do Comando Geral do CBERJ, tendo como guia o Tenente Magno Araújo e Silva, que estava já em um de seus últimos serviços de oficial de dia após mais de 30 anos de serviços prestados à essa gloriosa corporação, e que nos prestou não só uma excelente acolhida como também nos contou diversos fatos históricos do Bombeiro do Rio de Janeiro e muitas de suas histórias pessoais de ocorrências e assuntos técnicos.
Uma das mais interessantes características do prédio do comando do CBERJ é sua arquitetura única no Brasil, todo em estilo barroco/neo-colonial com estruturas em ferro fundido importada da Inglaterra no século 19 e um dos raros quartéis a ainda possuir em seu centro uma torre de treinamento nos moldes dos antigos quartéis europeus e as portas de saídas dimensionadas para as estreitas carroças do século 19, bem como o museu do CBERJ em suas dependências da antiga oficina de manutenção, com estrutura toda em aço também e ainda com os trilhos de suspensão de carga em excelente estado de conservação, bem com um dos acervos mais ricos do mundo em viaturas e outras peças antigas em perfeito estado de conservação.


Royal Navy Second Aircraft Carrier HMS Prince of Wales' Hull Completed

Photo source: BAE Systems
By: Wording OD

The second of the largest warships ever built for the Royal Navy, the Queen Elizabeth Class carrier HMS PRINCE OF WALES, was given the royal seal of approval when HRH The Prince of Wales, (or Duke of Rothesay as he is referred to in Scotland), visited Babcock’s Rosyth Facilities and signalled for the final section to be lowered into place. The 570-tonne block – known as Sponson 11 – was the final section of the 280-metre-long warship to be manufactured. In an historic moment, HRH Duke of Rothesay gave the order for the massive section, which includes part of the flight deck, to be lowered into place by the Goliath crane. This allows the final welding to start in order to make the carrier structurally complete.

Navios do Grupamento Patrulha Naval do Nordeste realizam exercícios operativos

Navio Patrulha Oceânico “Araguari” realiza exercício com o Rebocador de Alto-Mar “Triunfo”
Por: Redação OD

O Navio Patrulha Oceânico “Araguari” realizou exercício de reboque com o Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” e de light-line com o Navio Patrulha “Graúna”, na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval, no dia 20 de junho. A ação ocorreu nas proximidades do porto de Natal, por ocasião do regresso da Comissão “PATNAV SUL VI – APOIO A CPAL”. Os exercícios contribuíram para o incremento no adestramento das tripulações, que demonstraram alto grau de entrosamento e coordenação, ratificando a capacidade operativa do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste.

Força Aérea Brasileira estuda mudanças que incluem a reorganização de unidades aéreas e adequação de bases


Por: Redação OD

“Essa Força Aérea de 2041 é muito mais de vocês do que minha. Todos devem se empenhar nisso, estudar e aceitar a mudança. Recursos devem ser otimizados e novos conceitos precisam ser adotados”. As palavras do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, direcionadas a militares ao encerrar uma das apresentações intitulada “Olhando para o Futuro”, representam a visão do Comando em relação à reestruturação pela qual a Força está passando. Estudos, otimização de recursos e novos conceitos são as palavras-chave do processo que pretende levar a FAB a um novo patamar até completar seus 100 anos, em 2041. “Nós temos sempre que otimizar a utilização dos recursos, independentemente de tê-los em maior ou menor quantidade”, destaca o Comandante.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Firing campaign demonstrates performance of ballistic weapons, electro-optical system and helmet mounted display on H225M

HForce-equipped H225M
By: Wording OD

Airbus Helicopters has recently completed a first round of firing tests with HForce, a generic weapon system in development for the company’s commercial helicopter range. The innovative system, which includes a central core unit, Thales’ Scorpion monocular helmet mounted sight display (HMSD), an electro-optical system (EOS) from Wescam as well as gunner armament weapon grips and weapon pods, has been undergoing testing for the past five months. From May 25th to June 3rd, a firing campaign involving an HForce-equipped H225M took place on a dedicated range in Belgium. This allowed Airbus Helicopters to demonstrate the performance of HForce with ballistic weapons, including 12,7 mm guns, 70 mm rockets as well as 20 mm cannons.

12° Batalhão de Engenharia de Combate Blindado realizou demonstração de transposição de curso d'água com Blindados em Alegrete


Por: Redação OD

No dia 28 de junho, o 12° Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (12º BE Cmb Bld) realizou, em um Pedido de Cooperação de Instrução (PCI) para a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), uma demonstração de transposição de curso d’água para o Curso de Engenharia da Escola, para o de Formação de Sargentos do 6º Regimento de Cavalaria Blindado (6º RCB), para os alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do 12º BE Cmb Bld e para os militares convidados da Guarnição de Alegrete e Uruguaiana.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Companhia de Precursores Pára-quedista forma novos operadores de sistema de aeronaves remotamente pilotadas


Por: Redação OD
No período de 30 de Novembro de 2015 a 20 de Maio de 2016 dois integrantes da Equipe GOLF realizaram o processo de formação exigido para operar o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) FT-100 da Flight Technologies. Esse PRODE tem como objetivo aumentar a consciência situacional por parte dos comandantes em todos os níveis e, devido sua natureza tática de emprego (SARP Categoria 1), possui a capacidade de ser transportado junto do militar em seu fardo de combate específico, durante a infiltração da Equipe de Precursores, até próximo de seus objetivos e cumprir missões de Inteligência, Reconhecimento, Vigilância e Aquisição de Alvos (IRVA) com alcance de até 12Km do seu ponto de decolagem.

Marinha do Brasil ativa seu GT TERRESTRE que irá atuar no Jogos Olímpicos


Por: Anderson Gabino

A Marinha do Brasil apresentou na manhã desta quinta-feira (30/06) na sede do Comando da Divisão Anfíbia do Corpo de Fuzileiros Navais, os grupamentos operativos que irão participar da operação de patrulhamento e segurança de pontos, durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Com a data prevista do dia 24 de julho para o começo das atividades da Aérea (CDS Copacabana) sobre sua responsabilidade e que se estenderá até o término dos Jogos Paraolímpicos. Os militares do “GT Terrestre” que inclui o Centro de Coordenação Tático Integrado (CCTI), e juntos somam cerca 3.000 militares, sendo subordinados ao Comando de Defesa Setorial Copacabana (CDS), que conduzirá ações de combate contra qualquer tentativa de terrorismo e defesa contra possíveis ataques nucleares biológicos, químicos e radiológicos e no controle antidrogas.

GRAU-SP e GATE realizam palestra sobre ocorrências com explosivos.


 Por Yam Wanders

Casa lotada em mais um evento com qualidade "GRAU"
Nessa quarta dia 29, o GRAU - Grupo de Resgate e Atendimento às Urgências e Emergências junto com o GATE da PMESP, realizaram mais uma excelente palestra e encontro científico entre profissionais de segurança pública e profissionais de saúde e urgências médicas no auditório da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo.
Em nosso cenário atual de extrema preocupação com a segurança em amplo espectro devido não só ao aumento da criminalidade organizada bem como principalmente pela realização em nosso país das Olimpíadas do Rio de Janeiro, o tema de lida com ocorrências com explosivos é uma preocupação imperativa para todos, desde autoridades, passando pelos profissionais mais diversos que poderão atuar diretamente ou indiretamente com situações inerentes e também para o público que frequenta e trabalha com grandes eventos internacionais.

Estudos superficiais quanto as motivações terroristas são um escopo secundário na abordagem dessa matéria e das intenções da palestra que participamos, o que realmente importa para os profissionais da segurança e emergências em uma instrução/debate como esse é a troca de experiências entre todos que podem atuar nesse cenário do ataque a civis com explosivos na intenção de causar terror ou no nosso caso mais comum, acidentes envolvendo explosivos em situações de ações da criminalidade.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Special operation forces build relationships at Swift Response 16

Green Berets from 3rd Special Forces Group demonstrate room clearing for German Rangers in Hohenfels, Germany during NATO exercise Swift Response. (Photo Credit: U.S. Army Photograph)

By: Wording OD

Special operation forces conduct some of the most strenuous and sophisticated military operations in the world. SOF units are known to be highly trained and often better equipped than traditional soldiers. Yet one of their most valuable assets is very low-tech relationships. "We don't fight alone," said Maj. Bobby Temple, officer in charge of the SOF Cell with the Joint Multinational Readiness Center. "We train and work together in a realistic environment that facilitates SOF capability development."

Conheçam a importância da realização do CABAS para os tripulantes de aeronaves da Força Aérea Brasileira


Por: Redação AW

O 24° Curso de Adaptação Básica ao Ambiente de Selva (CABAS), que teve início no dia 16 de junho e vai até quinta-feira (30/06), tem como principal público-alvo tripulantes de aeronaves tanto da Força Aérea Brasileira (FAB) quanto de outras instituições. Os esquadrões da maioria dos militares que participam desta edição do CABAS estão localizados no Pará e no Amazonas de onde eles partem para diversas missões em toda a região amazônica. E por que é importante que eles participem do curso de sobrevivência na selva? A Amazônia possui um clima instável e dimensões continentais. Os militares se deslocam para locais remotos em atividades como evacuação aeromédica, defesa de fronteira, apoio logístico ao Exército, entre outras.

Helibras entrega 11º Fennec modernizado ao Centro de Instrução da Aviação do Exército (CIAvEx)

 Foto: Helibras/Divulgação
Por: Redação OD

A Helibras entregou, no mês de junho, o 11º Fennec modernizado à Aviação do Exército. O helicóptero ficará baseado em Taubaté, interior de SP, e será utilizado pelo CIAvEx – Centro de Instrução da Aviação do Exército. A partir desta unidade, novos pilotos poderão ser treinamentos para operação, bem como familiarizados com as mudanças e novos sistemas que foram implantados na aeronave após a modernização. Na fábrica da empresa, em Itajubá, outros 3 Esquilo/Fennec do Exército seguem em processo de modernização para entrega ainda este ano.

Exército Brasileiro realiza o adestramento de embarque e desembarque de aeronaves com as equipes do 1º Btl DQBRN


Por: Redação OD
Seguindo na sua preparação para os Jogos Rio 2016, o Exército Brasileiro realizou no mês de maio, o adestramento de embarque e desembarque de aeronaves para as equipes de Pronta Resposta do 1º Batalhão de Defesa, Química, Biológica, Radiológica e Nuclear que irão atuar durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Na oportunidade, as aeronaves utilizadas foram “Cougar” e “Pantera” pertencentes aos 1º e 2º BAvEx. O exercício faz parte da preparação dos militares dos Pelotões de Gerenciamento de Conseqüências para o emprego dos meios aéreos do Exército durante aquele grande evento.

Rio 2016 terá o maior esquema de segurança do País

Por: Redação OD
O maior esquema de segurança da história do País será executado durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Para garantir a integridade dos atletas, turistas e da população das cidades que vão receber as competições, Ministério da Defesa, da Justiça e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) se articulam e vão colocar em prática a ação integrada que vai contar com 85 mil homens. Destes, 47 mil fazem parte do aparato segurança pública, defesa civil e ordenamento urbano e 38 mil das Forças Armadas. Com um investimento de R$ 350 milhões do governo federal, os três eixos (segurança pública, defesa e inteligência) da ação integrada começaram a se organizar ainda em 2007, quando o Brasil recebeu os Jogos Pan Americanos. Desde então, o Brasil vem adquirindo expertise na segurança para grandes eventos. 

terça-feira, 28 de junho de 2016

Ministério da Justiça e Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) criam campanha para sensibilizar a população sobre possíveis ameaças terroristas

Militares em treinamento para a segurança da Rio 2016 - Foto: MD/Divulgação
Por: Redação OD
Alertar a população do Rio de Janeiro e demais cidades que receberão competições olímpicas sobre possíveis ameaças durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é o principal objetivo de uma campanha executada pelo Ministério da Defesa, iniciada recentemente. Em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e com o Ministério da Justiça, a iniciativa consiste na distribuição de folders, cartazes e cartilhas. O objetivo é fazer com que as pessoas envolvidas nos Jogos estejam mais atentas e aptas a detectar e informar situações incomuns e atitudes suspeitas, multiplicando a capacidade de reação dos órgãos de segurança.

Esquadrão Orungan da Força Aérea Brasileira participa em conjunto com a Marinha do Brasil da Operação Tropicalex 2016


Por: Redação OD

O Esquadrão Orungan (1°/7° GAV), sediado em Salvador, participou da Operação “TROPICALEX”, no dia 21 de junho. O objetivo foi estreitar a inter operacionalidade entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Marinha do Brasil (MB), bem como formar operadores e instrutores dos sensores da aeronave P-3AM Orion.O Esquadrão cumpriu as Missões de Antissubmarino e Patrulha Marítima e tinha como propósito proteger, em um primeiro momento, o trânsito da Força Naval (FN) de uma ameaça submarina. 

Os cinco sistemas de Defesa Antiaérea mais eficientes construidos pelas industrias de defesa da Russia

Sistema antimíssil Pantsir-S Foto: Mikhail Fómitchev/RIA Nóvosti
Por: Redação OD

A qualidade dos equipamentos de defesa aérea russos é reconhecida até mesmo pelo comando militar dos EUA. São sistemas de mísseis e sensores de defesa aeroespacial capazes de rastrear simultaneamente vários alvos e atingir objetivos a longas distâncias. Então reunimos neste artigo um pequeno resumo sobre estes sistemas, vamos conhecer um por um:

Russia irá iniciar produção do novo projeto de um submarino de quinta geração em 2018, o KALINA


Por: Redação OD

A Rússia começará a produção de um novo submarino de quinta geração, chamado de Kalina, a partir de 2018, informou a agência RIA Novosti, citando fontes da Marinha russa. "O projeto Kalina é, sem dúvida, muito importante para nós e deverá ter muito sucesso. A primeira unidade será produzida em 2018", afirmou à agência o interlocutor.Segundo a fonte, o navio começará a ser produzido no estaleiro do Almirantado em São Petersburgo. 

Brigada de Infantaria Pára-quedista realizou a Operação Águia Olímpica


Por: Redação OD

Entre os dias 13 e 24 de junho, a Brigada de Infantaria Pára-quedista realizou a Operação Águia Olímpica (1ª Fase), exercício que tem como objetivo a preparação e o adestramento das Organizações Militares Subordinadas ao Comando da Brigada de Infantaria Pára-quedista para planejamento do emprego das Forças de Contingências do Coordenador Geral de Defesa de Área (FOCON/CGDA) no contexto dos jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Marinha do Brasil irá apresentar dia 30, os Grupamentos Operativos que irão atuar na segurança dos Jogos Olímpicos RIO2016



Por: Redação OD

Os Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil que vão compor o Grupo-Tarefa Terrestre para atuar nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 serão apresentados na próxima quinta-feira (30) ao Coordenador de Defesa Setorial (CDS) Copacabana, Vice-Almirante Leonardo Puntel, na cerimônia que será realizada no Comando da Divisão Anfíbia, na Ilha do Governador (RJ). A solenidade, que será presidida pelo Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante Fuzileiro Naval Alexandre José Barreto de Mattos, marcará a passagem de comando dos militares que vão atuar como Força de Contingência nos Jogos Olímpicos ao CDS Copacabana, Órgão Coordenador da Marinha responsável por apoiar as forças de segurança pública do Rio de Janeiro na Zona Sul e na Zona Portuária, em caso de Garantia da Lei e da Ordem por determinação da Presidência da República. 

Primeira etapa da brigada do Exército no Amapá será concluída em 2017, Estrutura vai comandar batalhões no Pará e no Maranhão

Nova estrutura deve receber cerca de 3 mil militares em região de fronteira (Foto: Jéssica Alves/G1)

Por: Redação OD

A construção da "Brigada Foz do Amazonas", que funcionará na área do Comando de Fronteira do Exército no Amapá, deve ter sua primeira etapa concluída no início de 2017. De acordo com o Comando Militar do Norte (CMN), o complexo operacional e administrativo vai abrigar até 3 mil militares, de três batalhões no estado, além do Pará e Maranhão. A previsão para a entrega da primeira etapa das obras, que iniciaram em setembro de 2014, foi informada durante uma reunião do Exército, na manhã desta segunda-feira (27). A construção foi orçada em aproximadamente R$ 18 milhões. A instituição vai reunir o corpo da guarda, pavilhão e companhia de comando, além de blocos de alojamento.

Grupamento Rário Patrulha Aéreo de São Paulo e Força Aérea Brasileira realizam trabalho em conjunto para o transporte de um coração


Por: Redação OD

Na ultima sexta feira dia 24/06, a Polícia Militar do Estado de São Paulo por meio do efetivo de seu Grupamento Aéreo, realizaram uma importante missão no transporte de um órgão humano (TOH). Foi um trabalho em conjunto com a Força Aérea Brasileira que ajudou a transportar um coração. O coração foi transportado por um avião C-97 Brasília da Força Aérea Brasileira, baseado em Florianópolis, Santa Catarina, para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Buk-M3: O novo sistema russo de defesa antiaérea passa com êxito nos testes


Por: Redação OD
O polígono Kapustin Yar, na região de Astracã, foi palco de testes de lançamento de mísseis de sistema de defesa antiaérea. O Buk-M3 será entregado ao Exército neste ano. De acordo com um comunicado do consórcio Almaz-Antei, desenvolvedor do projeto, os testes do sistema de defesa aérea de médio alcance Buk-M3 tiveram lugar no polígono Kapustin Yar, em junho deste ano. O dispositivo foi usado para abater alvos balísticos."Apesar das duras condições meteorológicas, a destruição dos alvos foi bem sucedida. Ao entrar na faixa de impacto ocorreu o lançamento dos mísseis, que destruíram seu alvo", explicou o diretor-geral do consórcio, Yan Novikov, segundo divulgou o canal russo, "o primeiro sistema Buk-M3 será entregado ao Exército já neste ano", Afirmou Novikov. 

domingo, 26 de junho de 2016

LMV-2: Light but Stronger – Iveco Upgrades the Light, Multirole Vehicle, that will be the future of the Brazilian Army LMV


By: Wording OD
Iveco introduced at Eurosatory 2016 an improved, higher performace new variant of its Light Multirole Vehicle (LMV) family of light tactical vehicles. Sofar Iveco delivered over 4,000LMVs to 13 customers worldwide. The largest fleets are operating in Italy, Belgium, UK, Russia and Spain. The new vehicle designated LMV 2 is a major improvement over the original LMV, that has been modified and adapted through the years, adding more protection, capacity and electronics to meet user demand. LMV 2 increases the baseline platform to better meet new demands, for higher performance, greater reliability and increased crew comfort. The result is a growth of about 40 percent in payload capacity from 800 up to 1500 kg, depending on vehicle configuration and armor suite.

Portugal irá receber em breve o novo KC-390 da Embraer Defesa & Segurança


Por: Redação OD
Portugal irá receber o novo avião militar fabricado pela empresa brasileira Embraer Defesa & Segurança, o KC-390, e que irá substituir os já obsoletos C-130. Depois do Brasil, Portugal será segunda nação a receber este novo avião, o qual está paracomeçar um tour pelo mundo para sua apresentação. Este projeto, conta com a participação da indústria portuguesa e irá custar ao Estado português 59 milhões de euros. No próximo dia 4 de Julho, em Évora, a empresa brasileira Embraer irá apresentar, nas suas instalações no Alentejo, a nova aeronave de transporte militar KC-390. Após este anúncio, o avião será apresentado na OGMA – Indústria Aeronáutica, em Alverca, num projecto que conta com a participação de vários países, entre eles Portugal, Argentina e República Checa, além dos técnicos da Embraer.