sábado, 6 de agosto de 2016

96 anos depois militar do Exército Brasileiro dá nova medalha ao Brasil no tiro esportivo


Por: Anderson Gabino

Sábado dia 6 de agosto de 2016 um dia para ficar na história, o 3° Sargento Felipe Almeida Wu, do Programa de Atletas de Alto Rendimento do Exército Brasileiro, é o primeiro militar do Exército a subir ao pódio Olímpico, no primeiro dia dos Jogos Rio 2016. Ele conquistou a medalha de prata no tiro esportivo, na prova de pistola 10 metros, noventa e seis anos depois que outro militar do Exército, o Tenente Paraense, ter realizado feito igual durantes os Jogos da Antuérpia 1920.

Marinha usa seus principais meios na busca pelo piloto desaparecido


Por: Redação OD

Após 11 dias de buscas, a Marinha segue concentrando esforços para encontrar o piloto e o caça A-4 Skyhawk que desapareceram no mar na costa de Saquarema, Região dos Lagos do Rio, no dia 26 de julho. De acordo com o órgão, o Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry” e o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, que são as principais embarcações do país em cada área de busca, participam das operações para encontrar o militar e a aeronave. As Fragatas “Constituição”, “Rademaker”, “Liberal” e “União”, os Navios-Patrulha Oceânico “Apa” e “Amazonas” e o Navio-Patrulha “Macaé” também fazem parte das buscas para encontrar o piloto, junto com aeronaves do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Mas, até o momento, nenhum destroço ou vestígio do caça foram encontrados.

Ministro dos Transportes conhece Sala Master no dia da abertura das Olimpíadas Rio 2016



Por: Redação OD
Foram anos de preparação e expectativa e finalmente chegou o grande dia. Daqui a pouco, às 8 da noite, horário de Brasília, será realizada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.Aproximadamente 70% dos representantes das 206 delegações oficiais já estão em solo brasileiro. Segundo informações do Comitê Rio2016, de um total de 10.500 atletas que participam das competições, 8.084 estão alojados na Vila Olímpica, em hotéis da cidade-sede e das localidades onde acontecem as partidas de futebol, além de navios e outras acomodações.

Comando de Defesa de Área (CDA) Belo Horizonte realizou treinamento de evacuação aérea de acidentados


Por: Redação OD
No dia 1º de agosto, o 55º Batalhão de Infantaria, Batalhão Dionísio Cerqueira, enquadrado na Tropa do Comando de Defesa de Área (CDA) Belo Horizonte, participou do exercício de Evacuação Aérea de Acidentados no Aeroporto da Pampulha. O objetivo da atividade foi orientar as equipes médicas do CDA sobre os procedimentos de transporte aéreo de acidentados.

Secretário de Estado Americano visita as instalações da Escola Naval, que estão sendo utilizadas nos Jogos Olímpicos

Secretário de Estado e autoridades civis e militares na Ilha de Villegagnon

Por: Redação OD
O Secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), John Kerry, visitou as instalações da Escola Naval (EN) no dia 5 de agosto. O local se tornou um dos centros oficiais de treinamento da delegação americana durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016. Cerca de 230 atletas americanos treinam diariamente na instituição, nas modalidades de Atletismo, Vôlei Masculino e Feminino, Polo Aquático, além do Atletismo Paraolímpico. 

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Rio 2016 está na 5ª fase da preparação para um possível atentado terrorista


Por: Fernando Albuquerque Montenegro
As últimas semanas foram marcadas pelo acionamento do Batalhão de Defesa Química Biológica Radiológica e Nuclear do Exército Brasileiro e seus esquadrões anti-bomba. Várias destas atividades foram, nitidamente, testes para verificar a capacidade de reação da estrutura organizada para as Olimpíadas Rio 2016. Visando a ampliar a capilaridade de vetores identificadores dos possíveis atentados, foram ministrados treinamentos aos profissionais de segurança e de outros segmentos como o setor de hotelaria. Essa ação permitiu que mais pessoas passassem a participar ativamente na prevenção dos atentados.

Escola de Educação Física do Exército forma a primeira “Calção Preto” do Exército


Por: Redação OD
Força, determinação e serenidade são características percebidas por quem conversa com a 2º Sargento de Saúde Jéssica Gonçalves Pinheiro. A militar é integrante da Escola de Educação Física do Exército (EsFEx) e foi a primeira mulher a participar do curso de Monitor de Educação Física no inicio deste ano, com mais 34 Sargentos.Sua participação foi um laboratório para a adequação dos índices à fisiologia feminina, devido ao ingresso do segmento feminino na linha bélica de ensino do Exército Brasileiro em 2017.

Museu Aeroespacial comemora 43 anos de criação e de presente ganha um H-34 Super Puma

Por: Anderson Gabino
Foi realizado no último dia 04, nas dependências do Museu Aeroespacial, formatura alusiva aos 43º aniversário de criação do Musal e a incorporação ao seu acervo de um helicóptero H-34 Super Puma (Matricula 8733) sendo esta, a última aeronave que foi utilizada pelo 3º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (3º/8º Gav), ou simplesmente “Esquadrão Puma”. O evento contou a presença de autoridades da Força Aérea Brasileira, ex-comandantes do esquadrão, representações das forças coirmãs e convidados, a mesma foi presidida pelo seu Diretor o Brigadeiro do Ar (R1) Marcio Bhering Cardoso.

Livro que mostra o lado esportista de Alberto Santos-Dumont é lançado no Rio


Por: Redação OD
Na véspera da abertura oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) foi o local do lançamento de um livro que ressalta a ligação de Alberto Santos-Dumont com os esportes. “Santos-Dumont, Aviador Esportista: O Primeiro Herói Olímpico do Brasil”, dos autores Ana Miragaya e Lamartine da Costa, homenageia o inventor brasileiro e resgata o fato de ter sido o único brasileiro a receber a Medalha Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (COI), por iniciativa de Pierre de Coubertin, em 1905.

12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve promove melhorias para as tropas na Barra


Por: Redação OD
As tropas do Exército Brasileiro, que foram deslocadas para a Região da Barra da Tijuca, estão instaladas, em sua maioria, em locais desativados ou desocupados e que, por consequência, precisaram de obras para adequar os ambientes e atender às necessidades militares. Para isso, a 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve (12ª Cia E Cmb L), de Pindamonhangaba (SP), deslocou 44 militares para a realização de diversos trabalhos de melhoria. “O desafio foi adaptar uma instalação precária para dar melhores condições à tropa”, conta o Major Francisco Hosken da Cás, Comandante da Companhia.

A Chama Olímpica chegou ao Rio de Janeiro pela Escola Naval

Momento em que a Chama Olímpica se aproxima do cais da Escola Naval

Por: Redação OD
Na manhã do dia 3 de agosto, a Escola Naval (EN) foi palco da cerimônia de chegada da Chama Olímpica no Rio de Janeiro, um dos maiores símbolos das Olimpíadas. A Chama chegou à cidade atravessando a Baía de Guanabara, vinda de Niterói, na Região Metropolitana. A bordo da embarcação, escaler a remo, os Aspirantes conduziram os medalhistas olímpicos e irmãos Torben e Lars Grael. O velejador Lars Grael fez a entrega da Chama ao prefeito, Eduardo Paes, oficializando a chegada do símbolo na cidade.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

BRAZILIAN NAVY at UNIFIL’s Maritime Task Force commended for naval peacekeeping work


By:Wording OD.


On a recent visit to see the work of UNIFIL’s Maritime Task Force (MTF) off the coast of Beirut Port, the UN Mission’s head and Force Commander, Major-General Luciano Portolano, commended the UN’s only naval peacekeepers for their specialized role in Lebanon. 


“You are a great support to me as Head of Mission and Force Commander, you are a great support to UNIFIL, to Lebanon and to maintain calm and stability in all this area,” he told the naval peacekeepers. 

RIMPAC 2016: USN hones interoperability with partner countries in 'most complex' MCM drill

An explosive ordnance disposal technician jumps from an MH-53E Sea Dragon helicopter during the multilateral MCM exercise at 'RIMPAC' 2016. Source: US Navy
By:Wording OD.

The US Navy (USN) has concluded a multilateral exercise that aims to improve its mine countermeasures (MCM) interoperability with partner navies.

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Força Aérea Brasileira da início as zonas de exclusão aéreas e apresenta seus meios aéreos


Por: Anderson Gabino

A Força Aérea Brasileira deu início nesta quarta-feira (3), as zonas de exclusão de controle do espaço aéreo no Rio de Janeiro e em outras cidades que sediarão eventos da Olimpíada. Nessas áreas, divididas em "amarelas" e "vermelhas", a FAB passará a permitir apenas voos autorizados, como transporte de chefes de Estado, delegações e aeronaves comerciais. No Rio, a zona controlada amarela compreende um raio de 27,78 km, incluindo os aeroportos do Galeão e Santos Dumont. A área se estende de Niterói até a praia de Grumari e do Oceano Atlântico até a Nova Iguaçu. A zona vermelha tem um raio de 7,2 km a partir do centro do Parque Olímpico e ficará ativa até o final dos Jogos, sendo retomada para a Paraolimpíada.

Juiz de Fora será base da Esquadrilha da Fumaça durante Olimpíada


Por: Redação OD
A cidade de Juiz de Fora foi escolhida para servir de base para a Esquadrilha da Fumaça até o fim da Olimpíada. Os aviões chegaram nesta quarta-feira (3) ao aeroporto da Serrinha.São sete aviões modelo A29 super-tucano e outro de apoio da Força Aérea Brasileira (FAB). A cidade foi escolhida para ser sede da Esquadrilha da Fumaça no período da Olimpíada por causa da proximidade com o Rio de Janeiro.

MUSAL incorpora Super Puma H-34 na coleção



Por: Redação OD.

Nesse dia 04 de agosto, oficialmente o  MUSAL - Museu Aeroespacial da FAB, localizado no Campo dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro, recebe para a sua coleção um helicóptero modelo H-34, o FAB-8733.
( Aerospatiale Super Puma) . que pertenceu ao Esquadrão Puma da FAB da Base Aérea dos Afosnsos-RJ.

FAB vai empregar drones nas Olimpíadas e a Base Aérea de Santa Cruz tem mais de 30 aeronaves prontas para atuarem nos Jogos


Por: Redação OD

A Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe para o Rio de Janeiro a sua frota de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), conhecidas popularmente como “drones”. As aeronaves vão operar a partir da Base Aérea de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade, onde uma frota de mais de 30 aeronaves, entre elas os caças F-5EM e A-29 Super Tucano, irão atuar na proteção do espaço aéreo do Rio de Janeiro nos Jogos Olímpicos. 

CDA Brasília faz simulação antiterror no Metrô


Por: Redação OD

No contexto das ações de segurança dos Jogos Rio 2016, o Coordenador de Defesa de Área de Brasília realizou, no dia 28 de julho, uma simulação de ação terrorista com reféns na Estação Central do Metrô. A atividade teve como objetivo adestrar os militares da Força-Tarefa de Operações Especiais do Batalhão de Ações de Comandos para ações de prevenção e enfrentamento ao terrorismo, em conjunto com o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar.

Navio Escola “Brasil” realiza a XXX Viagem de Instrução de Guardas-Marinha

Guardas-Marinhas a bordo do NE “Brasil”


Por: Redação OD
No dia 24 de julho, o Navio Escola (NE) “Brasil” desatracou da Base Almirante Castro e Silva (BACS), para realizar a XXX Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (XXX VIGM). Na ocasião, o Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Wladmilson Borges de Aguiar, familiares e amigos dos tripulantes estiveram presentes para a despedida.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Militares da Marinha e do Exército participam de ação de presença no Haiti

Foto: SO (FN-CN) Campelo / GptOpfuzNav
Por: Redação OD

Militares do Batalhão Brasileiro de Força de Paz (Brabat), do Exército Brasileiro e do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav), da Marinha do Brasil, participaram da Operação Lapé Dwé Continye I (“A paz deve continuar” no idioma creole) no período de 26 a 29 de julho. A ação teve o objetivo de intensificar a presença do BRABAT em sua área de responsabilidade, contribuindo para incrementar a sensação de segurança da população haitiana. 

Evento-teste da abertura dos Jogos tem participação do Exército


Por: Redação OD
No domingo, 31 de julho, a 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), Brigada 31 de Março, coordenadora do Comando de Defesa Setorial Maracanã (CDS Maracanã), participou com todo o efetivo do esquema de segurança no evento-teste da Abertura dos Jogos Rio 2016, realizado no Estádio do Maracanã. As Unidades da 4ª Brigada patrulharam importantes vias de acesso ao local da cerimônia, fizeram a segurança de estações da SuperVia e MetrôRio, monitoraram e protegeram estruturas estratégicas, como subestações de energia e antenas de transmissão, cujos funcionamentos são fundamentais à realização do evento. 

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O sistema UT-30 BR e sua utilização nas Viaturas 6x6 Guarani do Exército Brasileiro


Por: Rangel Panichi Flores

Ao adquirir a UT-30BR (Unmanned Turret 30mm Brazil), uma torre não tripulada, estabilizada em direção e elevação, blindada, montada externamente na VBTP-MR (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média de Rodas) 6x6 Guarani e que pode ser integrada a outros tipos de viaturas blindadas, o Exército Brasileiro aumentou suas capacidades de combate. A empresa israelense Elbyt Systems Ltd. é a fabricante da família UT-30 e além do Brasil, vários países já a adquiriram, tais como Eslováquia, Bélgica e Portugal. Em uma torre não tripulada o atirador permanece protegido dentro do blindado, observa o campo de batalha por um monitor LCD e opera-o através de um punho semelhante a um joystick, não havendo a necessidade de se expor ao meio externo.

Brazilian Navy looks to modernise light tanks, buy wheeled vehicles



By: Wording OD.

The Brazilian Navy is considering upgrades for its SK-105A2S Kürassier light tanks, and to purchase 4x4 and 6x6 armoured vehicles for its Marine Corps (CFN), a navy spokesperson told IHS Jane's .Projects to modernise the tanks and to obtain wheeled armoured vehicles are currently undergoing a study phase and a concept and budget feasibility analysis, the spokesperson said.

domingo, 31 de julho de 2016

Exército inícia as ações de segurança do Comando de Defesa Setorial Deodoro (CDS Deodoro)


Por: Redação OD
No dia 24 de julho, a Brigada Montese, subordinada ao Comando de Defesa Setorial Deodoro (CDS Deodoro), iniciou as atividades no contexto da segurança dos Jogos Rio 2016. Para o cumprimento das missões, a Brigada Montese está composta pelo 2º Batalhão de Infantaria Motorizado Escola e 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado.

Vida Tática: Cultura armamentista+crise de imigrantes em massa= Tensão no ar...

"Cidadãos soldados", com seus fuzis pessoais, confiados pelas forças armadas, em um treinamento recente organizado pelo Exército Suíço. Existem 170 mil armas do Exército confiadas à cidadãos suíços desde que as forças armadas desse país começaram a confiar armas aos cidadãos que prestam o serviço militar. Photo por : Arnd Wiegmann | Reuters

Por: Yam Wanders.


Esse texto começa com duas situações óbvias do conhecimento do público majoritário que nos acompanha, pois basta ser bem informado para saber da predileção e tradição secular dos suíços por armas de fogo e a outra é o recente afluxo de imigrantes ilegais que estão invadindo a Europa em busca de uma vida melhor, de preferência com o "status de refugiado" para garantir benefícios sociais que nem mesmo os nativos tem direito em seus próprios países.


Putin Leads Russia's Navy Day in Saint Petersburg

Imagem por Michael Klimentiyev via Sputnik Russia

By: Wording OD.


Russian President Vladimir Putin led Navy Day celebrations in Saint Petersburg.

"I congratulate all who are guarding the maritime borders of our motherland, who are serving on surface vessels and submarines, marine aviation and coastal defense troops, who work at shipbuilding factories, all those who protect the interests of our homeland, uphold the honor of our flag in the global ocean, fight piracy and terrorism, and provide safe boat traffic," the president said addressing Baltic Fleet servicemen.