domingo, 21 de julho de 2019

A entrevista nunca publicada de Werner von Braun no Brasil

 
Uma das imagens mais famosas do Dr. Werner von Braun, usada em muitas publicações, inclusive sendo capa da Revista Times nos USA e Manchete no Brasil em homeangem aos homens que fizeram o século XX. Imagem de autor desconhecido via arquivos oficiais da NASA de 18/05/1964.



Por: Redação OD Europa.
Introdução de Yam Wanders.



 Nesse aniversário de 50 anos da realização da missão Apollo 11 devemos dar a devida importância para aquele que é considerado o "Pai do programa espacial" dos Estados Unidos, o Dr. Werner von Braun, e felizmente encontrei uma entrevista bem curiosa que o mesmo concedeu à um jornalista brasileiro nos anos 70, e que serve como interessante análise imparcial da pessoa que pouco é lembrada nesse contexto, já que o foco sempre é direcionado aos astronautas da missão Apollo, que fizeram a parte mais perigosa.

Esta entrevista foi concedida ao jornalista Mario Giudicelli, sobre o qual encontrei poucas informações*, e foi encontrada após algumas pesquisas sobre a biografia do cientista alemão naturalizado cidadão americano, o Dr. Werner von Braun, o homem que é considerado o Pai do programa espacial norte-americano.
A partir dos 20 anos de idade, quando partiu para a Europa, como correspondente de Guerra, Mário Giudicelli vivenciou fatos, acontecimentos que a História deixou de contar...
Alguns poderiam ter mudado a história da Humanidade. Outros, realmente, inverteram o decurso da História.

21 de julho; Memória aos Mortos da Marinha em Guerra

 
Corveta Camaquã, que afundou no Oceano Atlântico vitimando 33 Marinheiros durante operações da Batalha do Atlântico na 2a Guerra Mundial em 1941. Imagem Marinha do Brasil.

Por: Redação OD.

A Política de Defesa Nacional (PND) se fundamenta “na busca da solução pacífica das controvérsias e no fortalecimento da paz e da segurança internacional”, considerando, porém, que o Brasil, para alcançar e manter a plenitude de seus interesses legítimos poderá encontrar antagonismos e enfrentar disputas. Desse modo, a PND inclui em sua orientação estratégica que “a vertente preventiva da Defesa Nacional reside na valorização da ação diplomática como instrumento primeiro de solução de conflitos e em postura estratégica baseada na existência de capacidade militar com credibilidade, apta a gerar efeito dissuasório”.