sábado, 14 de abril de 2018

Como as armas químicas avançaram nos últimos 100 anos


Por: Redação OD
O assunto voltou a ganhar atenção ao redor do mundo após o suposto ataque com armas químicas realizado pelo governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, nas proximidades da capital da Síria, Damasco, no último sábado. Nesta sexta-feira, em retaliação, Estados Unidos, Reino Unido e França lançaram bombardeios coordenados contra três supostas instalações de armas químicas em Damasco e em Homs. "Uma operação combinada com as forças armadas da França e do Reino Unido está em andamento", disse o presidente Trump em discurso em rede nacional. A escalada de tensão ganhou novo capítulo na quarta-feira, quando Trump afirmou, em sua conta no Twitter, que a Rússia deveria "se preparar" para o lançamento de mísseis contra a Síria.

General do Exército Brasileiro foi escolhido para chefiar missão da ONU na República Democrática do Congo

General Elias Rodrigues Martins Filho durante palestra ao exército dos EUA, em 7 de outubro de 2015 (Foto: U.S. Army Photos by Dan O. Neal)
Por: Redação OD
O general de divisão do Exército Brasileiro Elias Rodrigues Martins Filho foi nomeado nesta sexta-feira (13) como novo comandante militar da Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo, a MONUSCO. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. Martins Filho substitui o sul-africano Derrick Mbuyiselo Mgwebi, que ocupou o cargo durante dois anos. Antes dele, outro brasileiro já chefiou a missão, o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, no período entre 2013 e 2015. 

Estados Unidos ataca a Síria, apoiado por Reino Unido e França. Mísseis são resposta a suposto ataque químico

Mísseis cortam o céu de Damasco: EUA, França e Reino Unido lançam ataque contra instalações de armas químicas na Síria - Hassan Ammar / AP
Por: Redação OD
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no final da noite desta sexta-feira (13), que um ataque militar seria realizado à Síria, em represália ao suposto ataque com armas químicas lançado no último sábado contra Douma, na região de Ghouta Oriental, subúrbio de Damasco. Os Estados Unidos e vários países ocidentais culparam o regime de Bashar al-Assad pelo ataque. Segundo o secretário da Defesa americano, James Mattis, o ataque foi único, "preciso" e limitado a alvos relacionados ao que seria o programa de armas químicas do regime de Assad, e que se procurou reduzir o risco de envolvimento de forças da Rússia, que apoiam Damasco. Em pronunciamento pela TV, Trump disse que os ataques tiveram o apoio militar da França e do Reino Unido.

Coalizão "Estados Unidos, Reino Unido e França" atacaram alvos na Síria nessa madrugada

Imagem do lançamento de mísseis anti-aéreos russos da defesa síria em interceptação contra mísseis de cruzeiro em direção a alvos em Damasco. Imagem via Syria TV.
Por: Redação OD


A Coalizão formada entre Estado Unidos, Reino Unido e a França realizou um ataque contra instalações militares sírias nessa madrugada, às 03:00h (horário local de Damasco). Foram utilizados mísseis de cruzeiro lançados a partir de navios no Mar Mediterrâneo e lançado por aviões britânicos que partiram de bases em Chipre e aviões franceses que partiram de bases na França metropolitana. O MoD da Rússia confirma que de aproximadamente uma centena de mísseis que foram lançados contra alvos na Síria, pelo menos 71 foram interceptados pelas defesas anti-aéreas sírias. Não existem ainda maiores detalhes sobre os danos causados. Mais informações breve!!



sexta-feira, 13 de abril de 2018

Destróier USS Winston S. Churchill irá juntar à 6ª frota dos EUA próximo à Síria


Por: Redação OD

Um destróier americano batizado em homenagem ao líder Inglês da Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill, juntou-se ao crescente poder naval norte-americano que na região do Mediterrâneo, segundo um informe da própria 6ª Frota nesta sexta-feira (13). "O destróier classe Arleigh Burke (DDG-81) USS Winston S. Churchill, se juntou à 6ª Frota dos EUA no último dia 10 de abril para realizar uma implementação de rotina em apoio aos interesses de segurança marítima dos EUA, e o aumento da estabilidade regional na área de operações da 6ª frota dos EUA", disse o comunicado.

LAAD Security 2018 Exposição Latino Americana de Espaço e Defesa



Por: Luiz Camões 

Movimentação incomum no distrito de Santo Amaro, SP. Viaturas militares, policiais de diversos Estados da Federação e até militares estrangeiro. É, a Latin American Aerospace and Defence, LAAD como é conhecida, deixou o Rio de Janeiro neste ano de 2018 veio mostrar sua marca na Cidade de São Paulo. Porque marca? Em um mercado bilionário, que até o ano de 2014 teve seu faturamento estimado em US$ 3,6 bilhões de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), só pode fortalecer ainda um evento sério e que impulsiona ainda mais este mercado.

50º aniversário da marca Fenestron, uma das inovações mais reconhecidas da Airbus Helicopters e que continua a estabelecer novos padrões com o H160 (Vídeo)


Por: Redação OD

No dia 12 de abril de 1968, o primeiro Fenestron voou no segundo protótipo do Gazelle. Desde então, tornou-se emblemático da Sud Aviation, da Aerospatiale, da Eurocopter e agora dos helicópteros da Airbus com o H160, transportando essa tecnologia de redução de ruído e melhoria de segurança para a próxima geração de aeronaves de asas rotativas. A ideia por trás do encobrimento do rotor de cauda foi inicialmente desenvolvida para fornecer proteção adicional para os trabalhadores no solo, mas também para proteger o rotor de cauda em voo à frente e em ambientes operacionais complicados, como em trabalhos próximos às linhas de alta tensão. Após pesquisas e otimizações a cada nova geração do Fenestron, foram criadas mais vantagens e reduções de ruído.

Aeronaves P-8 A Poseidon e EP-3E ARIES II realizam operações de vigilância perto das bases russas na Síria


Por: Redação OD
Segundo os dados de monitorização da aviação militar, publicados pelo site Mil Radar, sete aeronaves militares da Marinha dos EUA realizaram operações de vigilância no lado oriental do Mar Mediterrâneo junto a costa da Síria, onde localizam-se a base aérea russa de Hmeymim e a base de abastecimento e manutenção da Marinha russa em Tartus. Seis aeronaves foram identificadas como sendo os de patrulha antissubmarino P-8A Poseidon, tendo estas decolado da base aérea de Sigonella na Sicília e uma aeronave de reconhecimento eletrônico EP-3E ARIES II, que decolou da ilha grega de Creta. 

Queda de um helicóptero Kamov Ka-29 no Báltico deixa dois mortos


Por: Redação OD
Por meio de uma nota, o comando da Frota Russa no Báltico confirmou a morte de dois tripulantes de um helicóptero Ka-29 que caiu no mar de Kaliningrado. "Às 23h30, hora local (17h30 GMT) do dia 12 abril de 2018 um helicóptero Ka-29 caiu no mar Báltico quando realizava um voo de teste. Os dois tripulantes, pilotos de teste da empresa fabricante, morreram", informou o comunicado oficial. No local do acidente estão sendo realizadas operações de busca. Anteriormente, uma fonte dos serviços de emergência disse que a equipe de resgate já encontrou o corpo de um dos pilotos. O Kamov Ka-29 (Helix-B, segundo a classificação da OTAN) é um helicóptero naval desenvolvido para operações de desembarque e ataque, desenvolvido na União Soviética no início dos anos 1980.
*Com Informações de Agências de Notícias Internacionais

Temer elogia Forças Armadas, tende a efetivar General como ministro da Defesa e cria 67 novos cargos para a intervenção


Por: Redação OD
Em um momento de expansão de espaço aos militares no seu governo, o Presidente da República Michel Temer, exaltou o papel das Forças Armadas durante solenidade de promoção de novos oficiais generais, ao lado do ministro interino da Defesa, general Silva e Luna, o qual o Exército espera vê-lo efetivado no cargo. Assessores do presidente Temer, afirmam que ele já decidiu por efetivar Silva e Luna, o general segue como interino há 44 dias, desde a posse de Raul Jungmann no ministério da Segurança Pública. Uma ala do governo defende que ele nomeie um civil, mas ministros de seu núcleo mais restrito sustentam que os militares devem ser contemplados, em meio à intervenção no Rio e ao cumprimento de vários decretos de Garantia da Lei e da Ordem (GLO's).

Bases militares da Síria "vazias" em menos de 24h após ameaças de ataques

Diversas empresas de imagens de satélite estão fornecendo aos meios de comunicação interessados imagens que mostram as bases sírias praticamente vazias, e, ONG´s que trabalham na região também confirmam a informação. Imagem via Reuters Int.

Por: Redação OD.

Observadores internacionais e empresas de imagens de satélites que fornecem informações para governos e empresas de informação confirmam; Todas as bases militares sírias estão aparentemente "vazias", tiveram seus equipamentos evacuados, escondidos em bunkers e/ou deslocados para campos distântes do alcance mais próximo do raio de ação dos mísseis que podem ser lançados pelos navios da Marinha dos USA e da França que já estão no Mar Mediterrâneo aguardando a possível ordem de ataque.
Grandes movimentação de veículos e outros equipamentos em terra foi relatado pela ONG "Syrian Observatory for Human Rights" e outras entidades presentes na Síria.

De acordo  com muitos especialistas internacionais, um outro ataque com mísseis de cruzeiro contra as instalações militares sírias seria apenas mais uma "grande propaganda" institucional que algo de realmente concreto contra a estrutura militar síria e russa, pois no ataque dos USA no ano passado, pelo menos 70% dos mísseis lançados contra bases sírias foram interceptados( informação do Mod da Rússia  e de observadores internacionais) pelas defesas antiaéreas russas instaladas na região e os que conseguiram furar as defesas atingiram alvos sem grande valor tático/estratégico, causando perdas mínimas às forças sírias.

Fontes: Reuters, AFP e Syrian Observatory for Human Rights.

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Após 11 anos de idas e vindas, a empresa Lockheed Martin termina fase de testes do F-35 ainda com muitas incertezas


Por: Redação OD
A empresa aeronáutica Lockheed Martin emitiu um comunicado a imprensa nesta quinta-feira (12), revelando que o caça de 5ª geração F-35 Lightning II completou o voo de teste final do seu programa de Desenvolvimento e Demonstração de Sistemas (SDD), onde o qual teve início em 2006. "O vôo final do SDD ocorreu no dia 11 de abril na Estação Aeronaval em Patuxent River, Maryland, quando a aeronave de testes CF-2 completou uma missão (…) enquanto a mesma carregava munição conjunta de ataque GBU-31 de 2.000 libras (JDAM) além de mísseis AIM-9X Sidewinder, disse o comunicado. 

Goa Shipyard Limited (GSL) e o Naval Group intensificam cooperação no campo de simuladores na feira Defexpo 2018

Por: Redação OD
Goa Shipyard Limited (GSL), um dos principais estaleiros indianos da Defesa (Public Sector Undertaking - PSU), em parceria com o Naval Group (Frances), líder na indústria naval de defesa, assinaram uma “Carta de Intenções” no dia 12 de abril de 2018 no intuito de expandirem sua colaboração no campo do projeto e produção de todos os simuladores em terra para o projeto dos submarinos Scorpène indianos e também para os demais requerimentos futuros da Marinha da Índia para simuladores avançados.

Associação entre a Boeing e a Embraer prevê recursos para área de defesa, como forma de sustentabilidade ao segmento


Por: Redação OD
A nova proposta de associação entre  as empresas Boeing e Embraer prevê que o braço da companhia brasileira na área de defesa fique fora do negócio, mas tenha participação nas receitas da parceria que as duas empresas pretendem firmar. Segundo fontes a par das negociações, que avançaram esta semana com a entrega de um memorando ao grupo de trabalho do governo que examina o negócio, a previsão de um fluxo de receitas para garantir a sustentabilidade dos projetos vinculados às Forças Armadas é fundamental para que o Planalto dê o aval à operação.

Esquadrões de instrução aérea da Ala 10 iniciam voos que fazem parte do Programa de Especialização Operacional


Por: Redação OD
O relógio ainda não marcava cinco horas da manhã de quarta-feira (4) e já ocorria o briefing preparatório para o primeiro voo do Aspirante Aviador Gabriel Ramirez Pina, de 22 anos, no avião C-95 Bandeirante, do Esquadrão Rumba (1°/5°GAV). Foi a primeira instrução aérea do Programa de Especialização Operacional (PESOP) de 2018 e o primeiro voo do Aspirante Ramirez na aeronave bimotor de transporte. O voo muda bastante, a aviônica é bem distinta, então o tipo de coordenação é diferente do que a gente está acostumado”, apontou o aviador que se formou na Academia da Força Aérea (AFA) no ano passado. Na AFA, os cadetes pilotam apenas as aeronaves T-25 Universal e o T-27 Tucano.

5º Regimento de Cavalaria Mecanizado realizou o acampamento da Fase de Instrução Individual Básica


Por: Redação OD

Entre os dias 3 e 6 de abril, o 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado (5º RC Mec), "Cavalaria da Legião de Tropas Ligeiras", realizou o acampamento da Fase de Instrução Individual Básica (FIIB), iniciando com a realização da marcha de 8 km. Os militares tiveram diversas instruções diurnas e noturnas, como orientação, pista de corda, pista de progressão, sobrevivência, entre outras, com a finalidade de forjar o combatente básico.

Marinha do Brasil celebrou o 40º aniversário de incorporação da Fragata “Constituição”

Oficiais durante a leitura da Ordem do Dia alusiva ao 40° Aniversário da Fragata “Constituição”
Por: Redação OD
No dia 31 de março, a Fragata “Constituição” completou seu 40º aniversário de incorporação à Marinha do Brasil (MB). Para celebrar a data, o navio realizou uma cerimônia militar a bordo, no dia 4 de abril, presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, ex-tripulante do navio. O evento contou com a presença de oficiais e praças, integrantes de antigas tripulações. A Fragata “Constituição”, terceira unidade da Marinha a receber este nome, construída nos estaleiros ingleses da Vosper Thornycroft, teve a quilha batida em 1° de março de 1974, o lançamento ao mar em 15 de abril de 1976 e, no dia 31 de março de 1978, foi incorporada oficialmente à MB.

Russia se prepara para um possível ataque dos EUA à Síria e posiciona submarinos, radares e aviões


Por: Redação OD
O Ministério da Defesa Russo elaborou uma lista de medidas a que militares russos podem recorrer em caso de uma escalada do conflito na Síria. O chefe do Estado-Maior Russo, Valery Gerasimov, disse em março que, caso haja uma ameaça real a militares russos na Síria, que o país irá abrirá fogo tanto contra mísseis, como contra quem os enviar, ou seja, contra as forças navais dos EUA. Esta medida foi anunciada publicamente e que foi enviada ao comando militar dos Estados Unidos, segundo comunicou uma fonte militar ao periódico Kommersant

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Sistema de Defesa da Arábia Saudita interceptam míssil sobre Riad, diz TV


Por: Redação OD
A Força de defesa anti-aérea da Arábia Saudita interceptou míssil em Riad nesta quarta-feira (11), de acordo com a TV Al Arabiya, citada pela Reuters. A informação foi divulgada após três explosões terem sido ouvidas na cidade, que é a capital do país. Não há detalhes sobre de onde o míssil teria sido lançado. Desde 2014, a Arábia Saudita lidera uma coalizão que atua no Iêmen, em uma tentativa de restaurar o governo do presidente iemenita Abd Rabbo Mansur Hadi. Em 26 de março, dia em que a intervenção militar completou três anos, os rebeldes huthis dispararam sete mísseis que foram interceptados pela defensa antiaérea da Arábia Saudita. Os destroços mataram uma pessoa e deixaram dois feridos na capital saudita, Riad.
*Com Informações de Agências de Notícias Internacionais

Trump prediz sobre novo ataque a Síria: "Russia, prepare-se". Analistas revelam que bases militares podem ser atacadas


Por: Redação OD
Usando sua  principal ferramenta de comunicação com o mundo, o Twitter, o presidente norte-americano, Donald Trump publicou avisos provocatórios na manhã desta quarta-feira (11). "A Russia promete abater quaisquer mísseis disparados contra a Síria. Prepare-se, Russia, pois eles estão chegando, bons, novos e “inteligentes”! Vocês não deveriam ter-se aliados a um animal assassino que mata o seu povo com gás e gosta disso!", escreveu Trump na sua páginaO anúncio aparece na sequência da declaração do presidente feita em 9 de abril, quando Trump afirmou que nas 48 horas seguintes ele e sua administração decidiriam como os Estados Unidos iriam responder ao suposto ataque químico da cidade síria de Douma.

Queda de helicóptero mata ao menos seis pessoas no Extremo Oriente da Russia


Por: Redação OD
Seis pessoas morreram nesta quarta-feira (11) após a queda de um helicóptero Mi-8, na cidade de Khabarovsk, na Rússia, de acordo com informações das autoridades locais. A aeronave, de fabricação russa, caiu por volta das 11h (hora local) e as causas do acidente ainda são desconhecidas. "Pode ter sido devido ao mau tempo, uma falha técnica ou um erro de pilotagem", disse à agência "Interfax" o porta-voz do Comitê de Instrução da Russia. Todas as vítimas do acidente eram tripulantes do helicóptero, que realizava um voo de instrução. 

Software desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados é integrado aos sistemas do helicóptero H-36 Caracal


Por: Redação OD
software Sistema de Planejamento de Missões Aéreas (PMAII), desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAV), foi integrado aos sistemas da aeronave H-36 Caracal, operada pela Marinha, pelo Exército e pela Força Aérea Brasileira (FAB). Em março, representantes da Airbus Helicopters, da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do IEAV, bem como dos operadores da aeronave, se reuniram, em Taubaté (SP), a fim de realizar os testes de pré-qualificação dos sistemas do helicóptero. 

2º Batalhão de Infantaria de Selva realizou o Estágio Básico do Combatente de Selva para 300 militares


Por: Redação OD
No período de 31 de março a 6 de abril, o 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2° BIS) realizou o Estágio Básico do Combatente de Selva 2018 (EBCS) para 300 militares, entre alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) e soldados do efetivo variável, da Guarnição de Belém, incorporados no corrente ano.

Alunos do Curso Especial de DNBQR realizam exercício a bordo do Navio Doca Multiproposito “Bahia”


Alunos equipados com a roupa de proteção nível “A” monitorando o convoo do G40

Por: Redação OD
No dia 15 de março, os alunos do Curso Especial de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (C-ESP-DNBQR) do Centro de Adestramento “Almirante Marques de Leão” (CAAML) realizaram um exercício de trânsito em área sob ameaça NBQR a bordo do Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”, com o propósito de verificar e pôr em prática os conhecimentos obtidos durante o curso. O exercício simulou o acionamento do NDM “Bahia” para apoio a um incidente na usina nuclear de Angra dos Reis, navegando por uma área sob precipitação radioativa e resgate de feridos com suspeita de contaminação.

terça-feira, 10 de abril de 2018

Sistemas de defesa anti-aérea S-400 estão em alerta no sul da Russia


Por: Redação OD
Sistemas de defesa anti-aérea S-400 foram postos em estado de alerta. "Unidades de defesa anti-aérea do Distrito Militar do Sul, deslocadas para a costa do Cáucaso (Mar Negro) foram colocados em estado de alerta no âmbito de treinamentos táticos planejados", declarou o chefe do Departamento de Informações da Frota do Mar Negro, capitão Vyacheslav Trukhachev, durante uma coletiva de imprensa. 

Escola de Sargentos de Logística do Exército Brasileiro forma turma pioneira no Curso de Saúde Operacional (CSOp)



Por: Redação OD
No dia 06 de abril, a Escola de Sargentos de Logística do Exército Brasileiro (EsSLog) localizada no Rio de janeiro, formou a turma pioneira no Curso de Saúde Operacional (CSOp), constituída de 9 Oficiais Médicos, 2 Oficiais Veterinários, 2 Oficiais Enfermeiros, 1 Oficial Farmacêutica e 24 Sargentos de Saúde. Nas cinco semanas de intensas atividades, os instruendos foram capacitados em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT), Resgate em ambiente aquático e de Montanha, DQBRN, Evacuação Aeromédica, Progressão no Terreno (Patrulha), Assuntos Mortuários, dentre outros, totalizando 230h de instrução.

Grupo de ataque liderado pelo porta-aviões USS Harry S. Truman irá se dirigir ao Mar Mediterrâneo


Por: Redação OD
O jornal, Stars and Stripes noticiou nesta terça-feira (10) que o grupo de ataque naval dos EUA, capitaneado pelo porta-aviões USS Harry S. Truman, está se dirigindo para o mar Mediterrâneo, para atuar na costa da Europa e do Oriente Médio. "O grupo de ataque Harry Truman partirá nesta quarta-feira da base militar naval de Norfolk, Virgínia, para Oriente Médio e Europa", informa a publicação. Segundo o jornal, o grupo será composto também pelo cruzador de mísseis guiados USS Normandy, pelos destróieres USS Arleigh Burke, USS Bulkeley, USS Forrest Sherman e USS Farragut. 

Começa em São Paulo a principal feira de segurança pública e corporativa da América Latina: a LAAD Security 2018


Por: Redação OD
Começou nesta terça-feira (10) a principal feira de segurança pública e corporativa da América Latina, a LAAD Security 2018. Até o ano de 2016, o evento era realizado no Rio Centro (Zona Oeste do Rio de Janeiro) e a partir deste ano está tendo como sede a cidade de São Paulo (SP), mais precisamente no Transamérica Expo Center. O evento tende a reunir, as mais importantes autoridades do país tanto da área de segurança pública e privada. Dentre as personalidades públicas confirmadas, destaca-se o recém empossado governador do Estado de São Paulo, Márcio França, o qual comparecerá ao primeiro dia de evento e ao Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

10 DE ABRIL | Dia da Arma de Engenharia - Ao Braço Firme, Avante Remar...Xingu


Por: Redação OD

A história da Engenharia Militar brasileira remete ao Brasil Colônia, quando os portugueses, frente à ameaça de perder o território recém-conquistado, iniciaram a construção de vários fortes em pontos estratégicos do solo brasileiro. A Arma de Engenharia tem por missão auxiliar a Mobilidade, a Contra mobilidade e a Proteção, além de prestar o Apoio Geral de Engenharia, constituindo-se um fator multiplicador do poder de combate das tropas. A História Militar encerra inúmeros exemplos de medidas tomadas com o intuito de reduzir os efeitos das ações inimigas e das intempéries sobre a tropa e sobre o material, de facilitar o movimento da tropa e de dificultar o avanço do inimigo através das linhas amigas.

Governo Brasileiro desiste de participar da missão de paz na República Centro-Africana. Custo do envio de tropas foi determinante


Por: Redação OD
Brasil desistiu de enviar tropas em missão de paz à República Centro-Africana. A informação foi confirmada, nesta segunda-feira, pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx). O país vai rejeitar o pedido da ONU, que queria 750 militares para atuar na região. O governo brasileiro considerou que não há dinheiro para custear a missão. No mês passado, a ONU pressionou o Ministério da Defesa para que o país se posicionasse sobre o assunto. Em 2017, a diplomacia brasileira havia sinalizado às Nações Unidas que participaria da missão. A área técnica do governo chegou a diminuir o orçamento para o primeiro ano de ação para R$ 280 milhões — inicialmente, eram R$ 400 milhões.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Força Aérea Brasileira condecora militares do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais por apoio na Antártida


Por: Redação OD
No dia 23 de março, durante a Cerimônia Comemorativa do Dia do Especialista da Aeronáutica na Base Aérea do Galeão, foi realizada a imposição da Medalha Bartolomeu de Gusmão a oito militares do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais (BtlEngFuzNav). A Medalha, concedida pelo Comandante da Aeronáutica, homenageia o Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão (1685-1724), nascido em Santos - SP, e tido como um dos precursores da aviação, sendo o pioneiro a realizar um voo de balão livre, em 1709, em Lisboa, Portugal. São premiados com essa condecoração os militares e civis que tenham prestado relevantes serviços à Força Aérea Brasileira (FAB).

Empresa Ruag ainda avalia o local para a instalação de sua fábrica no Brasil


Por: Redação OD
A Ruag, fabricante de armamentos de propriedade do governo suíço, ainda está detalhando o investimento na fábrica programada, a princípio, para ser construída em Pernambuco. A empresa mantém o plano para produzir munição de pequeno calibre no Brasil, país que registra um dos mais elevados níveis de mortes por violência no mundo, mas no momento diz não estar em condições de fornecer dados sobre "o montante do investimento, prazos, tamanho e localização da fábrica". Em maio de 2017, a Comissão de Nacionalização do Exército brasileiro decidiu que Ruag Indústria e Comércio de Munições (subsidiária integral do grupo Ruag) receberia a licença para instalar uma fábrica no Brasil. 

Força Aérea Israelense ataca bases sírias nessa madrugada


Imagen ilustrativa. Fonte IDF/Israel.
Por: Redação OD

De acordo com declaração pública do MoD e Exército Russo na Síria, ocorreu nessa madrugada (00H25 et 00H53 GMT), um ataque à base militar "T-4" do Exército Sírio na região entre Homs e Palmyra, resultando em danos às estruturas da base e matando 14 militares, entre eles, militares iranianos. Inicialmente, algumas agências de notícias sírias atribuíram o ataque à forças dos USA na região, mas assim que o Exército Russo confirmou que eram aeronaves de Israel, as declarações foram corrigidas.

Entrega de espadas a oficiais generais renova compromisso do Exército Brasileiro com o País

Por: Redação OD
Em cerimônia realizada na última quinta-feira (5), em Brasília, dezenove novos oficiais generais de Brigada do Exército Brasileiro receberam, simbolicamente, as espadas - réplicas da espada de Caxias - para consolidar o compromisso assumido, como chefe militar, no mais alto posto da carreira. O evento também marcou a promoção de outros dezessete generais, sendo três ao posto de general de Exército e quatorze ao de Divisão. Durante a cerimônia - que contou com as presenças do ministro da Defesa interino, Joaquim Silva e Luna e do comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villlas Bôas – o chefe do Estado-Maior do Exército (EME), general Fernando Azevedo e Silva, em nome do comandante da Força, falou aos promovidos.

Força Aérea Israelense ataca posições em Gaza após tentativa de "infiltração" de palestinos


Por: Redação OD
Caças da Força Aérea Israelense (IAF) atacaram nesta segunda-feira (9), um alvo militar ao norte de Gaza, em resposta aos palestinos que se infiltraram na fronteira e colocaram bombas na região na véspera, informou em um comunicado o Ministério da Defesa. Fontes das forças de segurança palestinas em Gaza afirmaram que os ataques israelenses atingiram uma base em Jabalia que pertence às Brigadas Ezzedin Al-Qasam, o braço armado do movimento palestino Hamas, e terras de cultivo perto de Beit Lahia. A ação provocou danos materiais, mas não deixou feridos.