sábado, 14 de abril de 2018

Como as armas químicas avançaram nos últimos 100 anos


Por: Redação OD
O assunto voltou a ganhar atenção ao redor do mundo após o suposto ataque com armas químicas realizado pelo governo do presidente sírio, Bashar al-Assad, nas proximidades da capital da Síria, Damasco, no último sábado. Nesta sexta-feira, em retaliação, Estados Unidos, Reino Unido e França lançaram bombardeios coordenados contra três supostas instalações de armas químicas em Damasco e em Homs. "Uma operação combinada com as forças armadas da França e do Reino Unido está em andamento", disse o presidente Trump em discurso em rede nacional. A escalada de tensão ganhou novo capítulo na quarta-feira, quando Trump afirmou, em sua conta no Twitter, que a Rússia deveria "se preparar" para o lançamento de mísseis contra a Síria.

General do Exército Brasileiro foi escolhido para chefiar missão da ONU na República Democrática do Congo

General Elias Rodrigues Martins Filho durante palestra ao exército dos EUA, em 7 de outubro de 2015 (Foto: U.S. Army Photos by Dan O. Neal)
Por: Redação OD
O general de divisão do Exército Brasileiro Elias Rodrigues Martins Filho foi nomeado nesta sexta-feira (13) como novo comandante militar da Missão de Estabilização das Nações Unidas na República Democrática do Congo, a MONUSCO. O anúncio foi feito pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. Martins Filho substitui o sul-africano Derrick Mbuyiselo Mgwebi, que ocupou o cargo durante dois anos. Antes dele, outro brasileiro já chefiou a missão, o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, no período entre 2013 e 2015. 

sexta-feira, 13 de abril de 2018

LAAD Security 2018 Exposição Latino Americana de Espaço e Defesa



Por: Luiz Camões 

Movimentação incomum no distrito de Santo Amaro, SP. Viaturas militares, policiais de diversos Estados da Federação e até militares estrangeiro. É, a Latin American Aerospace and Defence, LAAD como é conhecida, deixou o Rio de Janeiro neste ano de 2018 veio mostrar sua marca na Cidade de São Paulo. Porque marca? Em um mercado bilionário, que até o ano de 2014 teve seu faturamento estimado em US$ 3,6 bilhões de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), só pode fortalecer ainda um evento sério e que impulsiona ainda mais este mercado.

quinta-feira, 12 de abril de 2018

5º Regimento de Cavalaria Mecanizado realizou o acampamento da Fase de Instrução Individual Básica


Por: Redação OD

Entre os dias 3 e 6 de abril, o 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado (5º RC Mec), "Cavalaria da Legião de Tropas Ligeiras", realizou o acampamento da Fase de Instrução Individual Básica (FIIB), iniciando com a realização da marcha de 8 km. Os militares tiveram diversas instruções diurnas e noturnas, como orientação, pista de corda, pista de progressão, sobrevivência, entre outras, com a finalidade de forjar o combatente básico.

Marinha do Brasil celebrou o 40º aniversário de incorporação da Fragata “Constituição”

Oficiais durante a leitura da Ordem do Dia alusiva ao 40° Aniversário da Fragata “Constituição”
Por: Redação OD
No dia 31 de março, a Fragata “Constituição” completou seu 40º aniversário de incorporação à Marinha do Brasil (MB). Para celebrar a data, o navio realizou uma cerimônia militar a bordo, no dia 4 de abril, presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, ex-tripulante do navio. O evento contou com a presença de oficiais e praças, integrantes de antigas tripulações. A Fragata “Constituição”, terceira unidade da Marinha a receber este nome, construída nos estaleiros ingleses da Vosper Thornycroft, teve a quilha batida em 1° de março de 1974, o lançamento ao mar em 15 de abril de 1976 e, no dia 31 de março de 1978, foi incorporada oficialmente à MB.

quarta-feira, 11 de abril de 2018

2º Batalhão de Infantaria de Selva realizou o Estágio Básico do Combatente de Selva para 300 militares


Por: Redação OD
No período de 31 de março a 6 de abril, o 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2° BIS) realizou o Estágio Básico do Combatente de Selva 2018 (EBCS) para 300 militares, entre alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) e soldados do efetivo variável, da Guarnição de Belém, incorporados no corrente ano.

Alunos do Curso Especial de DNBQR realizam exercício a bordo do Navio Doca Multiproposito “Bahia”


Alunos equipados com a roupa de proteção nível “A” monitorando o convoo do G40

Por: Redação OD
No dia 15 de março, os alunos do Curso Especial de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (C-ESP-DNBQR) do Centro de Adestramento “Almirante Marques de Leão” (CAAML) realizaram um exercício de trânsito em área sob ameaça NBQR a bordo do Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”, com o propósito de verificar e pôr em prática os conhecimentos obtidos durante o curso. O exercício simulou o acionamento do NDM “Bahia” para apoio a um incidente na usina nuclear de Angra dos Reis, navegando por uma área sob precipitação radioativa e resgate de feridos com suspeita de contaminação.

terça-feira, 10 de abril de 2018

Escola de Sargentos de Logística do Exército Brasileiro forma turma pioneira no Curso de Saúde Operacional (CSOp)



Por: Redação OD
No dia 06 de abril, a Escola de Sargentos de Logística do Exército Brasileiro (EsSLog) localizada no Rio de janeiro, formou a turma pioneira no Curso de Saúde Operacional (CSOp), constituída de 9 Oficiais Médicos, 2 Oficiais Veterinários, 2 Oficiais Enfermeiros, 1 Oficial Farmacêutica e 24 Sargentos de Saúde. Nas cinco semanas de intensas atividades, os instruendos foram capacitados em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APHT), Resgate em ambiente aquático e de Montanha, DQBRN, Evacuação Aeromédica, Progressão no Terreno (Patrulha), Assuntos Mortuários, dentre outros, totalizando 230h de instrução.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Entrega de espadas a oficiais generais renova compromisso do Exército Brasileiro com o País

Por: Redação OD
Em cerimônia realizada na última quinta-feira (5), em Brasília, dezenove novos oficiais generais de Brigada do Exército Brasileiro receberam, simbolicamente, as espadas - réplicas da espada de Caxias - para consolidar o compromisso assumido, como chefe militar, no mais alto posto da carreira. O evento também marcou a promoção de outros dezessete generais, sendo três ao posto de general de Exército e quatorze ao de Divisão. Durante a cerimônia - que contou com as presenças do ministro da Defesa interino, Joaquim Silva e Luna e do comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villlas Bôas – o chefe do Estado-Maior do Exército (EME), general Fernando Azevedo e Silva, em nome do comandante da Força, falou aos promovidos.

domingo, 8 de abril de 2018

FIDAE 2018 - O show da USAF e de seus super caças stealth.


Por: Daniel Tomei

Na 20a edição da FIDAE algumas exibições são de tirar o fôlego de qualquer amante da aviação, pois como sempre, a presença e a exibição em  performace de aeronaves de alto desempenho e também alta tecnologia é algo que não podemos ver todos os dias, ainda mais para civis que são entusiastas e apenas em ocasiões como esta, a FIDAE ou outros shows aéreos, que podemos ver de perto aeronaves míticas como dois  F-22 Raptor e dois F-35 Lightning II (56th Fighter Wing - Luke Arizona - F-35 Heritage Flight Team), este pela primeira vez presente em um evento na América Latina.

FIDAE 2018 - Os destaques em imagens



Por: Daniel Thomei

E mais uma edição da FIDAE acaba, mas a emoção ficará marcada até a próxima em 2020. Valeu a pena esperar, se preparar e estar presente!
A presença de uma variada gama de aeronaves e expositores mostrou mais uma vez a competência e o empenho da Força Aérea do Chile em organizar um evento inigualável na América Latina.
Como imagens valem mais que mil palavras, ainda mais quando se trata de um show aéreo, deixo um pouco do que vivemos lá para todos vocês nossos seguidores/leitores do Orbis Defense.
Nosso muito obrigado aos organizadores e amigos da Força Aérea do Chile pela calorosa acolhida!
Bravo Zulu!

O mundo assiste a uma nova Guerra Fria entre Russia e Ocidente? Escalada nas tensões tem gerado comparações.


Por: Redação OD
As relações entre a Russia e o Ocidente vivem um dos momentos mais tensos dos últimos anos, sobretudo após o Reino Unido acusar Moscou pelo envenenamento de um ex-espião russo com gás nervoso em solo britânico. A onda de apoio a Londres por parte de outros países ocidentais, que expulsaram diplomatas russos, despertou especulações a respeito de uma "nova Guerra Fria" - comparando o cenário atual à rivalidade militar e ideológica entre a União Soviética e os EUA entre os anos 1950 e 80. Mas tal comparação pode ser enganosa?