sábado, 27 de agosto de 2016

Laboratório de Guerra Eletrônica do ITA realiza avaliação operacional do sistema da aeronave SH-16 Seahawk da MB


Por: Redação OD

Entre os dias 15 e 19 de agosto, o Laboratório de Guerra Eletrônica (LAB-GE) do ITA realizou uma operação de avaliação do Sistema de Guerra Eletrônica da aeronave Sikorsky SH-16 Seahawk, junto com equipes do Centro de Guerra Eletrônica da Marinha do Brasil e do Comando em Chefe da Esquadra. A missão consistiu basicamente em efetuar a geração e a emissão de sinais radar em direção à aeronave, que estava estacionada dentro do hangar X-30 do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).

Aviões turcos atacam depósitos de munições na Síria


Por: Redação OD

Aviões turcos destruíram um depósito de munições na cidade síria de Jarablus, na fronteira com a Turquia, fontes militares contaram à Reuters, depois que um grupo da região, aliados a grupos curdos, terem afirmado que suas posições na área teriam sido alvo. As fontes não deram mais detalhes sobre o alvo. Canais de tevê turcos veicularam as mesmas informações. Mais cedo no sábado, testemunhas que estava no lado turco da fronteira disseram à Reuters que viram aviões de guerra cruzarem da Turquia para a Síria e ouviram várias explorações próximas a Jarablus em seguida.

Oito soldados do Exército Paraguaio são mortos em uma emboscada atribuída a guerrilheiros

Paraguai, La Horqueta oito pessoas em um ataque a um comboio militar foto: ABC Color
Por: Redação OD
Oito soldados paraguaios foram mortos neste sábado (26) em um atentado atribuído à guerrilha do Exército do Povo Paraguaio (EPP) no leste do país, segundo informou o ministro do Interior do Paraguai, Francisco de Vargas.  "Eles colocaram explosivos na passagem usada pela patrulha. O método utilizado sugere que se trata do grupo criminoso EPP", disse o ministro em entrevista coletiva. 

Coreia do Norte ameaça abrir fogo contra tropas dos EUA e da Coreia do Sul na região de fronteira de Panmunjom


Por: Redação OD
A Coréia do Norte, ameaçou neste sábado (27/8) abrir fogo contra um equipamento de iluminação utilizado pelas tropas norte-americanas e sul-coreanas em um vilarejo dentro da zona desmilitarizada que divide as duas Coreias. O Exército do Povo Coreano (KPA) acusou que os soldados dos EUA e da Coreia do Sul estão fazendo “provocações deliberadas” por direcionar as suas luzes a postos de guarda norte-coreanos em Panmunjom desde sexta-feira à noite.

'Escudo de Eufrates': A operação turca que pode alterar a correlação de forças na Síria


Por: Redação OD

Analistas afirmam que a operação turca "Escudo de Eufrates" pode vir a mudar o equilíbrio de forças na região a favor de Washington, enquanto outros alertam que os EUA podem se afastar dos seus aliados curdos na Síria. Eles concordam, porém, que o envolvimento de Ancara vai mudar drasticamente o curso da guerra. A intervenção da Turquia na Síria pode mudar drasticamente o curso da guerra, afirmam diversos analistas. "O exército turco lançou uma operação na quarta-feira com o nome 'Escudo de Eufrates' juntamente com a coalizão liderada pelos Estados Unidos na cidade fronteiriça de Jarablus para "limpar" a área do Daesh", informou o jornal turco Sabah na quarta-feira (24).

Rússia desloca sistemas de defesa antiaérea S-300 e S-400 para novas regiões


Por: Redação OD

O Ministério da Defesa russo deslocou sistemas de mísseis antiaéreos russos S-300 e S-400 do Distrito Militar do Sul para diversas regiões, no quadro dos exercícios de prontidão de combate, informou o ministério. Os sistemas de defesa aérea serão utilizados a vários quilómetros de distância dos seus locais de implantação permanente e "ficarão totalmente operacionais" após sua chegada, divulgou o Ministério no sábado (27). As inspeções surpresa de prontidão de combate realizam-se nos Distritos militares do Sul, Centro e Oeste da Rússia, bem como na Frota do Norte, na Força Aeroespacial e nas Tropas Aerotransportadas nos dias 25-31 de agosto.

U.S. Army Stryker vehicle completes tests in extreme cold conditions in Alaska

Earlier this year, a new variant of the Stryker wrapped up a winter of extreme use at U.S. Army Cold Regions Test Center. (Photo Credit: Mr. Mark Schauer (ATEC))
By: Wording OD

Particularly suited for transporting infantry in urban environments, the Stryker has become popular among Soldiers in the most dangerous and rugged areas overseas, who describe the vehicle as quiet, reliable, and easy to maintain and repair. The vehicle's stellar performance is doubtless related to the extensive evaluation it has undergone at Yuma Proving Ground and its three subsidiary test centers since 2002. Earlier this year, a new variant of the vehicle wrapped up a winter of extreme use at U.S. Army Cold Regions Test Center. 

Sixth Project 21631 Buyan M-class Corvette Launched by Gorky Shipyard

The sixth small missile boat of project 21631 (Buyan-M code) Vyshni Volochek
By: Wording OD

The Gorky Shipyard in Zelenodolsk floated the sixth small missile boat of project 21631 (Buyan-M code) named Vyshni Volochek, a source in the military-defense complex said. 'The sixth carrier of Caliber cruise missiles has been floated on Monday. It is intended for the Black Sea fleet," the source said. The shipyard has already built three boats for the Caspian flotilla and two for the Black Sea fleet. Project 21631 boats are engaged in the anti-terrorist operation in Syria. 

USAF will send F-15 fighter jets in Bulgaria for air policing mission

A California Air National Guard F-15C Eagle assigned to the 194th Expeditionary Fighter Squadron, flies over the flightline at Campia Turzii, Romania, July 23, 2016
(Credit: USAF/Staff Sgt. Joe W. McFadden)
By: Wording OD

The US Air Force and the Bulgarian Air Force will jointly conduct air policing to protect Bulgarian airspace starting on 9 September 2016. Two US F-15 fighter jets will join Bulgaria’s MIG-29s for a week on this mission, which is part of NATO’s enhanced air policing measures for eastern Allies. Until now, air policing over Bulgaria has been conducted by national means. The enhanced air policing measures for Bulgaria are being launched by NATO for the first time, in response to a request by the Bulgarian authorities. “NATO takes its responsibility to ensure the safety and integrity of our airspace very seriously. This mission is a demonstration of solidarity and support for our Ally Bulgaria,” NATO Deputy Secretary General Alexander Vershbow said.

Mistério sobre desapareciento de piloto e do caça da Marinha completou 1 mês

Aeronave da Marinha que caiu há um mês no mar de Saquarema é igual ao modelo da foto (Foto: Rebeca Nascimento/G1)
Por: Redação OD

Na tarde do dia 26 de julho, dois caças da Marinha do Brasil colidiram nas proximidades de Saquarema, no litoral da Região dos Lagos do Rio. O treinamento de ataques a alvos de superfície, que era rotina para os dois pilotos experientes, terminou de forma inesperada: uma aeronave caiu no mar e desapareceu junto com o piloto a cerca de 44 Km da costa. Um mês depois, apesar da grande mobilização de pessoal e equipamentos da corporação, a frustração das buscas se mistura com a comemoração do Centenário da Aviação Naval, completado no dia 23 de agosto e celebrado nesta sexta-feira (26) na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, onde o piloto desaparecido atuava.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Nos 100 anos da Aviação Naval, Ministro Raul Jungmann homenageia piloto desaparecido do Esquadrão VF-1

No palanque, Jungmann iniciou discurso onde destacou a participação da Força Naval nas Olímpiadas
Por: Redação OD

Na cerimônia pelos 100 anos da Aviação Naval o ministro da Defesa, Raul Jungmann, prestou homenagem, nesta sexta-feira (26), ao capitão-de-corveta Igor Bastos, desaparecido após acidente na Base Naval de São Pedro da Aldeia (RJ). Jungmann também destacou o trabalho de cerca de 8 mil militares da Marinha durante a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016. “Faço uma sincera e emocionada homenagem ao Capitão-de-Corveta Igor Bastos, ainda desaparecido no mar após acidente ocorrido em treinamento. Estendo meus sentimentos a seus familiares e irmãos de farda”, disse o ministro.

Artilharia do Pantanal testa a busca alvos com o Horus FT-100 e a tecnologia do SISFRON


Por: Redação OD

Durante os dias 18 e 19 de agosto, a Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) esteve no 9º Grupo de Artilharia de Campanha (9º GAC) a fim de realizar o acompanhamento da experimentação doutrinária da Bateria de Busca de Alvos e, também, verificar o estágio da preparação dos subsistemas para o adestramento anual. A experimentação doutrinária da Bateria de Busca de Alvos, que ocorre desde 2014 e se encerrará em 2017, vem se baseando no teste das possibilidades oferecidas pelo Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (SARP) que usa o Horus FT-100.

Marco alusivo ao Centenário da Aviação Naval é inaugurado na servidão de passagem do Com1°DN


Por: Redação OD
Foi inaugurado, na última terça-feira (23), na servidão de passagem do Comando do 1º Distrito Naval, o marco alusivo ao Centenário da Aviação Naval. Na cerimônia estiveram presentes o ex-ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira, e o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, dentre outras autoridades. 

Helicóptero de combate Mi-28NM russo terá proteções extras contra ao fogo inimigo


Por: Redação OD
A última versão modernizada do helicóptero russo Mi-28H Caçador Noturno vai ser praticamente invulnerável a ataques do inimigo, comunica o canal de televisão Zvezda TV. Apesar de a versão nova se parecer muito com a antecedente, o Mi-28NM Super Caçador está armado com o sistema de defesa ativa mais avançado disponível hoje.  O Super Caçador está também equipado com um radar de visão circular instalado anteriormente apenas nos modelos destinados para exportações.

US to deliver first AH-6i helos to Saudi Arabia 'as soon as possible'


By: Wording OD

The US government is making the final preparations for the shipment of 24 Boeing AH-6i Little Bird light attack and reconnaissance helicopters to Saudi Arabia, with a solicitation for their transportation being posted on the Federal Business Opportunities website on 24 August. According to the notification, the first 12 helicopters will be transported to the kingdom by air to get them to the Saudi Arabian National Guard (SANG) "as soon as possible", with the remaining 12 to follow by ship. 

Conflitos armados no leste da Ucrânia matam um soldado e deixam outros feridos


Por: Redação OD
Um soldado ucraniano morreu e outros dois ficaram feridos em combates com as milícias separatistas pró-russas no leste da Ucrânia nas últimas 24 horas, informou nesta o comando militar ucraniano. Durante o dia de ontem, as "tropas de ocupação russas" abriram fogo em 48 ocasiões contra as posições ucranianas, afirma o comunicado de imprensa do quartel-general das forças governamentais desdobradas na zona do conflito. Segundo os militares ucranianos, as principais violações ao regime de cessar-fogo, declarado em fevereiro de 2015, ocorreram na região de Donetsk, em particular no setor da frente próximo a Mariupol, cidade leal às autoridades de Kiev situada às margens do mar de Azov.

José Mariano Beltrame quer que militares fiquem no Rio de janeiro após as eleições


Por: Redação OD
Em mais um reconhecimento de que a crise do estado afeta a segurança pública, o secretário José Mariano Beltrame disse nesta quinta-feira que quer pedir a permanência das Forças Armadas nas ruas do Rio mesmo após as eleições. A declaração foi feita numa entrevista ao “RJ-TV”, da Rede Globo. O titular da pasta de Segurança afirmou ainda que tem planos para reformular as Unidades de Polícia Pacificadora, mas admitiu não ter recursos para executá-lo.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

DCNS irá acionar o suspeito de vazar dados de submarinos Scorpène na Justiça

A DCNS entrou com uma ação na Justiça contra um indivíduo que teve a identidade preservada por abuso de confiança, recebimento e cumplicidade, após o vazamento de informações técnicas confidenciais de seus submarinos Scorpène, informou uma fonte judicial - AFP/Arquivos
Por: Redação OD

A empresa de construção naval francesa DCNS, irá entrar com uma ação na Justiça comum contra um indivíduo que não teve a identidade revelada, por abuso de confiança, recebimento e cumplicidade, após o vazamento de informações técnicas confidenciais de seus submarinos da Classe Scorpène, informou uma fonte da justiça francesa, a ação será encaminhada para ser analisada pela procuradoria, a qual decidirá se deverá abrir uma investigação preliminar e com isso encaminhar as investigações a juízes de instrução ou arquivá-la.

USS Squall fez disparos de advertência contra embarcação do Irã durante patrulha no Golfo Pérsico


Por: Redação OD
Um navio de guerra dos Estados Unidos que patrulhava o Golfo Pérsico fez três disparos de advertência após um navio iraniano se aproximar a menos de 200 metros de distância, informou um porta-voz militar nesta quinta-feira (25). Durante o incidente, que aconteceu na quarta-feira, o USS Squall "recorreu ao disparo de três tiros de advertência de sua metralhadora calibre .50, o que fez com que o navio iraniano se retirasse da área", indicou o porta-voz da Marinha, o comandante Bill Urban, à AFP.

Polônia convoca reunião militar após anúncio de inspeção surpresa das tropas russas


Por: Redação OD

O ministro da Defesa da Polônia, Antoni Macierewicz, convocou uma reunião com os chefes do Comando Operacional das Forças Armadas, o Departamento de Contrainteligência Militar e o Serviço de Inteligência Militar para discutir a inspeção surpresa das tropas russas lançada nesta quinta-feira (25). "Em relação às informações sobre a inspeção de prontidão de combate do Exército russo, sob o comando do ministro da Defesa Antoni Macierewicz foi convocada uma reunião dos chefes do Comando Operacional das Forças Armadas, do Departamento de Contrainteligência Militar e do Serviço de inteligência Militar", diz um comunicado publicado no site oficial do Ministério da Defesa polonês.

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro começa a trocar os seus fuzis por carabinas .40

Polícia Militar começa a trocar fuzis por carabinas. (Foto: Divulgação / Polícia Militar)
Por: Redação OD

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) iniciou esta semana a substituir fuzis por carabinas .40, armas que não dão rajadas e cujos disparos têm menor impacto. A troca, que foi anunciada há oito anos pelo estado, tem como objetivo principal diminuir os riscos de morte por bala perdida. A Secretaria de Segurança informou que as novas armas começaram a ser entregues nos batalhões da Zona Sul e do Centro: 220 chegaram ao 2º BPM (Botafogo), 5º BPM (Praça da Harmonia), 19º BPM (Copacabana) e 23º BPM (Leblon). Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) também deverão recebê-las.

Ministro da Defesa embarcou na Fragata Rademaker do GT Marítimo para conhecer as ações de segurança durante a RIO2016

Apresentação do planejamento do GT Marítimo ao Ministro da Defesa
Por: Redação OD

No dia 16 de agosto, o Ministro de Estado da Defesa Raul Jungmann embarcou na Fragata “Rademaker”, navio componente do Grupo-Tarefa (GT) Marítimo, subordinado à Coordenadoria de Defesa Setorial (CDS) Copacabana. Durante o embarque, o Ministro esteve acompanhado do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Sergio Roberto Fernandes dos Santos, do Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Celso Luiz Nazareth e do Comandante do GT Marítimo, Contra-Almirante Jorge Henrique Machado.

Programa Conexão FAB mostra as ações da Força Aérea durante os Jogos Olímpicos no RJ


Por: Redação OD 

Esta edição do Programa Conexão FAB mostra as várias ações da Força Aérea durante os Jogos Olímpicos realizados no Rio de Janeiro. Defesa aérea, transporte de tropas, controle de tráfego aéreo, recepção de autoridades e garantia da lei e da ordem foram alguns dos campos de atuação dos militares da FAB na Rio 2016.


FONTE: CECOMSAER

As Mulheres militares do Exército Brasileiro que atuam na segurança dos Jogos Rio2016


Por: Redação OD
Tropas com milhares de homens desembarcaram na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, para os Jogos Rio 2016. Junto com elas, cerca de 80 militares do segmento feminino atuam nas mais diversas funções: 35% delas cuidam da parte administrativa, enquanto 65% são da área de saúde. Todas tiveram a rotina de trabalho adaptada para a missão. Elas têm as mais diferentes histórias, mas, em comum, está o orgulho por participar de um evento tão grandioso. A 3º Sargento Nathiele Resende Santos era voluntária para trabalhar para o Comitê Rio 2016 e estava no recrutamento um pouco antes de ingressar no Exército: “Eu queria muito poder participar dos Jogos, pois é um evento único”. A Sargento já havia desistido da seleção, quando descobriu que poderia vir como militar. “Assim que surgiu a possibilidade, eu logo me voluntariei. Fiquei muito feliz com a oportunidade”.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Ucrânia celebra 25 anos de sua independência com um desfile militar em Kiev

Por: Redação OD
A Ucrânia celebrou nesta quarta-feira os 25 anos de sua independência com um grande desfile militar em Kiev, enquanto o país segue afundado em um conflito armado com os separatistas pró-russos no leste. Milhares de ucranianos (em sua maioria vestidos com a camisa bordada tradicional, a "vyshyvanka") se reuniram no centro da cidade para assistir ao desfile, no qual, ao contrário do ano passado, houve tanques e blindados. Muitos espectadores agitavam a bandeira azul e amarela da Ucrânia na avenida principal de Kiev até a Praça da Independência, mais conhecida como Maidan, símbolo da revolta pró-europeia que levou à queda do governo pró-russo do ex-presidente Viktor Yanukovich em 2014. 

Helicópteros AH-2 Sabre da Força Aérea Brasileira terão apoio de técnicos russos na manutenção de seus motores


Por: Redação OD
Os motores dos helicópteros russos Mi-35M (AH-2 Sabre) da Força Aérea Brasileira irão passar por manutenção e tecnicos russos darão apoio e suporte a esta manutenção, esta notícia foi veiculada pela agência russa de notícias Ria Novosti, conforme o comunicado da empresa de construção de motores russa KLIMOV nesta terça-feira (23). 

Fuga masiva de datos de DCNS sobre submarino Scorpène


Por: Redacción OD

El constructor naval francés DCNS fue víctima de una fuga masiva de informaciones técnicas confidenciales sobre los submarinos Scorpène, modelo utilizado por las armadas de Chile, India y Malasia, informó el miércoles el diario The Australian. El grupo DCNS, 62% propiedad del Estado francés, dijo a la AFP que las autoridades francesas de seguridad están investigando esta fuga, sin dar más detalles. "Esta investigación determinará qué documentos fueron objeto de estas fugas, los perjuicios eventuales para nuestros clientes y las responsabilidades", agregó el grupo.

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Land Mobility Technologies to unveil retractable weapon station

The LMT Meerkat weapon station retraction system is seen with the weapon elevated (left) and retracted under the armoured clamshell cover (right). Source: Land Mobility Systems
By: Wording OD

Land Mobility Technologies (LMT), a subsidiary of Denel Land Systems, has developed a system that retracts a weapon station so it sits partially inside the vehicle, with the rest of it concealed under an armoured clamshell cover on the vehicle's roof. The Meerkat uses an all-electric mechanism to raise and lower the Denel Mechatronics SD-ROW weapon station, which can be armed with a machine gun of up to 7.62 mm calibre or Denel's new 20 mm iNkunzi Strike automatic support weapon. Smoke grenade launchers can be fitted to the clamshell cover, which splits in two to slide to either side when the weapon station is elevated.

FAB realiza 1,3 mil horas de voo durante Olimpíada


Por: Redação OD

Cerca de 1,3 mil horas de voo foram cumpridas pela Força Aérea Brasileira durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Os dados foram apresentados pelo Ministério da Defesa no Rio de Janeiro (RJ), nesta segunda-feira (22). Os aviões de defesa aérea cumpriram 1.108 horas de voo e realizaram 29 interceptações de aeronaves, por estarem sobrevoando próximos à área de exclusão. Destas, quatro refizeram a rota. A Força Aérea também voou 254 horas de transporte logístico.

NDM “Bahia” e Centro de Medicina Operativa da Marinha realizam exercício

Equipe de saúde do NDM “Bahia”, CMOpM e EPE
Por: Redação OD
Nos dias 15 e 16 de agosto, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” e o Centro de Medicina Operativa da Marinha (CMOpM) realizaram a bordo exercícios utilizando a Equipe de Pronto Emprego (EPE),  composta por médicos, enfermeiros, farmacêutico e assistente social das diversas organizações de saúde da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro. Ao longo dos exercícios, foram conduzidos adestramentos sobre transporte de feridos, triagem de pacientes, preparação para cirurgia, procedimentos cirúrgicos e cuidados pós-operatórios, além de simularem o recebimento e atendimento de feridos graves, utilizando a estrutura de saúde disponível no “Bahia” para caso casos de grandes desastres ou assistência humanitária.

Grupos de Defesa Antiaérea da FAB atuaram em São Paulo e Manaus na Rio 2016


Por: Redação OD

"Manter a soberania do espaço aéreo nacional, com vistas à defesa da Pátria". A missão síntese da Força Aérea Brasileira (FAB) foi reforçada pelas atividades das Unidades de Defesa Antiaérea nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Conforme planejamento do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), a Primeira Brigada de Defesa Antiaérea (1ª BDAAE), da FAB, vinculou três Grupos de Defesa Antiaérea (GDAAE) ao Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). O 1º GDAAE (Grupo Laçador) e o 3º GDAAE (Grupo Defensor) foram responsáveis pela defesa antiaérea da Arena Corinthians, em São Paulo. Já em Manaus, o 2º GDAAE (Grupo Ajuricaba) fez a defesa da Arena Amazonas durante os jogos de futebol da Olimpíada. 

Aeronave U-2 da Nasa faz parada técnica no Aeroporto Internacional do Recife


Por: Redação OD
Um avião ER-2 (versão civil do famoso avião espião U-2) da Nasa pousou, na manhã desta terça-feira (23), no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, Zona Sul do Recife. A aeronave, utilizada para pesquisas da agência espacial, o modelo  voa a 65 mil pés, altura bem acima da média dos voos comerciais. O piloto da arenovave informou que era uma parada técnica, mas não deu detalhes sobre o que seria feito.

Japan to deploy Type 3 missile system on islands in Okinawa Prefecture


By: Wording OD

According to The Japan News, The japanese government intends to deploy an upgraded version of a surface-to-air missile with enhanced interception capabilities on the Nansei Islands to reinforce the air defense of remote islands, including the Senkaku Islands in Okinawa Prefecture, The Yomiuri Shimbun has learned. The ¥17.7 billion ($2.665 billion) cost of introducing the missile will be included in the Defense Ministry’s initial budget request for fiscal 2017. The government aims to deploy the missile around 2021. Chinese military aircraft are increasing their activity around the Senkaku Islands. The government aims to enhance deterrence by deploying the upgraded version of the surface-to-air missile.

Embraer Defesa & Segurança e empresas coligadas Atech, Savis-Bradar e Visiona estarão presentes na 4ª Mostra BID-Brasil


Por: Redação OD
A Embraer Defesa & Segurança e empresas coligadas Atech, Savis-Bradar e Visiona estarão presentes na 4ª Mostra BID-Brasil, que acontece entre os dias 27 e 30 de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), promovendo soluções integradas com aplicações nas áreas de defesa e segurança e demonstrando sua capacidade comprovada de gerir projetos complexos no âmbito das Forças Armadas. 

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Forças Armadas estudam manter policiamento no Boulevard Olímpico

Força Nacional patrulhou as Arenas dos Jogos - Daniel Marenco / Agência O Globo
Por: Redação OD
O ministro da defesa Raul Jungmann e o General de Exército Fernando Azevedo Silva, comandante Militar do Leste (CML), participam de uma coletiva no CML para avaliar a segurança durante os Jogos Rio-2016. Também estiveram presentes o Vice Almirante Leonardo Puntel, Comandante do 1º DN e o Major Brigadeiro José Euclides da Silva Gonçalves, Comandante do III Comar. O comando estuda manter o policiamento reforçado no Boulevard Olímpico após a Olimpíada. Segundo o almirante Puntel, o reforço, quando houver necessidade, será próximo ao distrito naval nos finais de semana e feriados.

O futuro é agora!!! Forças Armadas da Russia irão começar a adotar modelos de armas laser


Por: Redação OD
O vice-ministro de Defesa russo Yuri Borisov informou no último dia 02/08, que as Forças Armadas da Rússia adotaram alguns modelos de armas laser, o anúncio foi feito durante um evento dedicado ao aniversário de 70 anos do Centro Federal Nuclear da Rússia, que faz parte do Intituto de Pesquisas Científicas de Física Experimental da Rússia. Durante seu discurso, Borisov destacou que armas baseados em novos princípios físicos já deixaram meros de ser elementos de ficção científica. "Não é uma coisa exótica, nem experimental, são modelos funcionais – nós já adotamos [nas Forças Armadas] alguns modelos de armas laser" – disse Borisov.

EUA pretendem enviar caças Lockheed Martin F-35 para suas bases no Japão em 2017


Por: Redação OD
A cupula do Alto Comando Militar dos EUA tem planos de enviar até 16 caças Lockheed Martin F-35 de 5ª geração para suas bases no Japão em 2017. A noticia foi vinculda pela agência japonesa Kyodo, sendo que a primeira leva dos F-35 enviados, seriam dez caças para a base aérea dos fuzileiros navais dos EUA de Iwakuni, já em janeiro de 2017, enquanto os outros 06 restantes, deverão chegar até agosto 2017. O caça-bombardeiro Lockheed Martin F-35 tem três versões.

Tensão no Mar do Sul da China : Pequim adverte o Japão e os EUA para não ultrapassarem a "linha vermelha"


Por: Redação OD
O embaixador chinês no Japão alerta que Pequim não renunciará à sua soberania sobre o mar do Sul da China, mesmo que isso possa levar a uma guerra entre os dois países. Se navios japoneses participarem em manobras navais com a Marinha norte-americana na região da disputa territorial, isso equivalerá a "ultrapassar a linha vermelha", declarou o embaixador chinês, Cheng Yonghua, em Tóquio. Cheng ameaçou com uma ação militar se o Japão não cumprir o ultimato.

Esquadrilha da Fumaça surpreende público das olimpíadas com manobras e sobrevoos pelo Rio de Janeiro



Por: Redação OD
Sob os olhos atentos dos torcedores de todo o mundo, as aeronaves da Esquadrilha da Fumaça coloriram o céu do Rio de Janeiro, cidade sede dos Jogos Olímpicos, neste final de semana. No sábado e no domingo, dias 20 e 21 de agosto, várias manobras e passagens aéreas foram feitas durante as Olímpiadas, levando alegria e uma mensagem de patriotismo para mais de 250 mil pessoas que puderam assistir aos aviões da Força Aérea Brasileira.

Diretor de Educação Técnica Militar realiza Visita de Orientação Técnica ao C I Bld


Por: Redação OD
Na manhã do dia 03 de Agosto de 2016, o Centro de Instrução de Blindados "General Walter Pires" recebeu a visita do Exmo Sr Gen Bda Marcos André da Silva Alvim, Diretor de Educação Técnica Militar (DET MIL). O Diretor foi recepcionado com uma formatura geral que contou com a presença do efetivo do Centro, alunos dos cursos vigentes e cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), ora realizando estágio no C I Bld.  

domingo, 21 de agosto de 2016

Marinha Portuguesa recebeu membros do CBMERJ, da Marinha do Brasil e da Sobrasa à bordo do Navio Sagres



Por: David Szpilman

O evento consagrou a amizade e intercambio entre Brasil e Portugal na área de salvamento aquático e aconteceu no Navio Português SAGRES, ancorado na Ilha das Cobras, na praça XV, no dia 20/08 no coração da RIO2016. O Cmte Nuno Leitão proferiu palestra sobre o salvamento aquático em Portugal, seus avanços e desafios futuros. O Dr David Szpilman, explicou o papel da Sobrasa, suas ações e a importância da interação com o Intituto de Socorrros a Náufragos (ISN) e Portugal.