sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Exército Brasileiro realiza Estágio Internacional de Operações na Selva (EIOS)


Por: Redação OD

O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) realiza, entre os dias 12 de setembro e 14 de outubro, o Estágio Internacional de Operações na Selva (EIOS) para militares de quinze países. Serão quatro semanas de instruções, divididas em três fases: Vida na Selva, Técnicas Especiais e Operações.

Marinha e Exército irão realizar exercícios conjuntos na Região de Ladário, Corumbá e Porto Murtinho


Por: Redação OD
A Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, por intermédio do Comando do 6º Distrito Naval e da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira realizarão Operações simultâneas e complementares, entre os dias 5 e 21 de outubro de 2016, na região compreendida entre as cidades de Ladário, Corumbá e Porto Murtinho. 

FAB recebe nova aeronave-laboratório para inspecionar equipamentos de aeroportos


Por: Redação OD

A Força Aérea Brasileira (FAB) conta, desde a última sexta-feira (23/09), com uma nova aeronave-laboratório para compor a frota de aviões destinados à inspeção em voo. O primeiro Legacy 500, desenvolvido e fabricado no País pela Embraer, já está na unidade que vai operá-lo, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), no Rio de Janeiro (RJ). Além dessa unidade, o contrato prevê a entrega de mais cinco aeronaves, para substituir os atuais C-95 Bandeirante.

Entre o Céu e a terra, a história do garoto Neto e o fantasma de um aviador naval


Por: Yam Wanders.


Na "faina" de pesquisar mais temas interessantes que possam homenagear o centenário da Aviação Naval Brasileira,  me deparo com a feliz descoberta de uma preciosidade da nossa produção nacional de cinema e TV. Raras vezes nossa indústria cinematográfica se dedica a fazer filmes sobre temas de aviação e mais raro ainda envolvendo o meio da força Aeronaval. A última vez que tive conhecimento foi no longínquo ano de 2002, quando foi levado ao ar por uma famosa rede de TV uma bela produção de uma série de nome Brava Gente, que contava histórias fantásticas sobre pessoas comuns e destinos extraordinários.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

VOO 1907 - 10 anos depois - Bastidores da maior operação de resgate da FAB


Por: Redação OD

O documentário VOO 1907 - 10 anos depois - relembra a maior operação de resgate da Força Aérea Brasileira (FAB), que teve duração de 44 dias na selva amazônica. A produção revive como foi o trabalho de mais de 800 homens, entre militares e civis, que se deslocaram para o norte de Mato Grosso para desempenhar uma verdadeira operação de guerra, após o maior acidente aéreo da época, ocorrido no dia 29 de setembro de 2006.

Ministério da Defesa revisa resoluções sobre licenças para exportação de armas


Por: Redação OD
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, informou nesta quinta-feira que o Ministério da Defesa está revisando as resoluções que tratam da licença de exportação de armas por empresas brasileiras, que dependem de autorização prévia das Forças Armadas. "Estamos fazendo uma atualização da resolução dessa área buscando objetividade e transparência", disse o ministro. "Tem que atualizar."

Exército Brasileiro empregará cerca de 5000 militares no primeiro turno das eleições 2016 no Pará


Por: Redação OD

A fim de contribuir para a regularidade do processo eleitoral, de acordo com o previsto na legislação brasileira, o Comando Militar do Norte (CMN) disponibilizará cerca de 5 mil militares para atender o primeiro turno das Eleições 2016 no Pará. Os trabalhos ocorrerão em integração com os órgãos de segurança pública e em colaboração ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Fotos inéditas retratam o trabalho dos militares da FAB na selva amazônica durante o resgate do voo 1907


Por: Redação OD
As imagens do trabalho dos militares na operação de resgate do voo 1907 podem ser vistas a partir desta quarta-feira (28/09) na página do Flickr da Força Aérea Brasileira (FAB). O álbum disponibilizado contém fotos da época do acidente, em 2006, e retrata uma pequena mostra de como foi a árdua missão dos cerca de 800 militares em mais de 40 dias na selva amazônica.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Fuzileiros Navais de Brasília realizam exercício de combate

O exercício contou com 89 militares na região da Saia Velha
Por: Redação OD
O Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) realizou, entre os dias 10 e 15 de setembro, o Exercício Básico de Subunidade de Infantaria (SUBEX-INF) na região de Saia Velha, na área situada nos limites entre o Distrito Federal e o estado de Goiás, sob jurisdição do Comando do 7º Distrito Naval.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Exército Brasileiro: O SIMULADOR COMO FERRAMENTA PARA TESTAR NOVOS ARMAMENTOS


Por: Redação OD

Além do simples emprego das armas que a Força Terrestre já possui, o Simulador de Apoio de Fogo pode, em cenário virtual, contribuir com a Pesquisa Operacional Doutrinária, conferindo caráter científico e dados fidedignos ante à experimentação de novos procedimentos, equipamentos e armamentos. Isso ocorre por intermédio das possibilidades multidisciplinares que a informática oferece, com riqueza de dados e acurada observação, mediante dispositivos digitais.

Dez anos após acidente do voo 1907, militares do PARA-SAR voltam ao local do acidente e homenageiam as vítimas

Militares do PARA-SAR retornaram ao local
Por: Redação OD

Os militares do Esquadrão Aero terrestre de Salvamento, conhecido como PARA-SAR, unidade de elite da Força Aérea Brasileira (FAB), voltaram ao norte do Mato Grosso, onde, em 29 de setembro 2006, o Boeing 737 da Gol (Voo 1907) caiu, após se chocar no ar com o jato Legacy. Eles levaram uma imagem de Nossa Senhora do Loreto, padroeira dos aviadores e da aviação, e realizaram uma oração.

domingo, 25 de setembro de 2016

BRABAT realiza exercício de plano de contingência contra desastres naturais ou provocados pelo homem


Por: Redação OD

Nos dias 19 e 20 de setembro,foi realizado o Exercício de Prevenção de Desastres Naturais ou Provocados pelo Homem no Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT)- Batalhão Porto Príncipe. O objetivo do exercício foi avaliar o planejamento e os procedimentos a serem executados diante da ocorrência de eventos que possam causar danos às pessoas e às instalações.