sexta-feira, 27 de julho de 2018

Aos 101 anos de idade, morre Mary Ellis, última mulher britânica piloto na Segunda Guerra Mundial

Mary Ellis pilotou mais de mil aeronaves durante a 2ª Guerra, incluindo o famoso Spitfire que aparece com ela nesta foto de 2015 Foto: REUTERS/Peter Nicholls
Por: Redação OD

Mary Ellis, última mulher britânica piloto na Segunda  Guerra Mundial, morreu aos 101 anos em sua casa na ilha de Wight, junto ao Canal da Mancha, informou nesta quinta-feira, 26, a emissora londrina "BBC". Mary foi membro do serviço Auxiliar de Transporte Aéreo (ATA), uma organização civil que tinha a missão de transportar os aviões de combate das fábricas até as diferentes bases da Força Aérea Real Britânica. O ATA, que operou entre 1940 e 1945, tinha 1.152 pilotos homens e 168 pilotos mulheres.

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Marinha do Brasil recebe sua primeira lancha Raptor 888 que vai patrulhar o lago de Itaipu junto a tríplice fronteira

Unidade atuará no combate aos crimes transfronteiriços e na segurança de pontos estratégicos na região
(Foto: Divulgação )
Por: Redação OD

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 8.º Distrito Naval (Com8DN) e da da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), apresentou junto a comunidade do Oeste paranaense no último dia 23 de julho a sua mais nova aquisição, a Lancha 888 Raptor “Poraquê” de fabricação nacional pela empresa DGS Defense. A embarcação Multimissão de possui como características a: alta velocidade, a blindada, ser antichamas e com casco resistente à impactos, fora projetada e concebida para fornecer mobilidade tática com suporte de fogo em ambientes litorâneos e ribeirinhos às equipes nela embarcada. Esta lancha vai reforçar as ações de fiscalização do tráfego aquaviário e a presença do Estado brasileiro no Lago de Itaipu.

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Museu Aeroespacial recebe 30 mil pessoas em evento alusivo aos 145 anos do nascimento de Alberto Santos-Dumont



Por: Anderson Gabino

Em um grande evento realizado nos dias 21 e 22 de julho, o Museu Aeroespacial (MUSAL), sediado no lendário Campo dos Afonsos (RJ) - berço da aviação militar brasileira -, recebeu um público de pelo menos 30 mil pessoas, onde puderam desfrutar de inúmeras atrações, em terra e no ar, como parte da celebração alusiva ao 145.º aniversário de nascimento de Alberto Santos-Dumont, o Patrono da Aeronáutica Brasileira, e inventor do avião. Quem esteve lá, teve a oportunidade de ver em exposição, a réplica em tamanho real do avião 14-Bis, o qual pertence ao inventário do MUSAL. Este foi o primeiro avião mais pesado que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios. Outras aeronaves do acervo do Musal também ficaram expostas, dentre elas um Republic P-47 Thunderbolt, avião utilizado pelo 1.º Grupo de Aviação de Caça (Senta a Pua), durante a Segunda Guerra Mundial.