terça-feira, 20 de outubro de 2020

Marine Nationale comemora o centenário de sua primeira apontagem embarcada

 

Acima; Porta-Aviões Charles de Gaulle e abaixo o Aviso Bapaume. Imagens via Marine Nationale.

Por: Yam Wanders.

Nesse dia 20 de outubro, a Marine Nationale (Marinha Francesa) e sua Aéronavale (Aviação Naval) comemoram os 100 anos da sua primeira operação aérea embarcada, quando realizaram o primeiro pouso em uma embarcação considerada como um porta-aviões na França, no ano de 1920, feito pelo Tenente Paul Teste em uma aeronave Hanriot HD 2.

Hoje foi realizada uma cerimônia comemorativa à bordo do porta-aviões Charles de Gaulle, navegando ao largo do Mar Mediterrâneo, acompanhado de seu grupo de combate e efetuando o lançamento de aeronaves Dassault Rafale com pintura comemorativa.

domingo, 18 de outubro de 2020

O emprego da Força Terrestre Componente sob a ótica do Direito da Guerra

 

Imagens via Exército Brasileiro.

Por: Tenente-Coronel Marcos Luiz da Silva Del Duca


A concepção de emprego das Forças Armadas tem como fundamento básico a ação conjunta de forças navais, terrestres e aéreas. A Força Terrestre Componente (FTC) apresenta-se como o componente terrestre que coopera com o Comando Operacional (C Op) na conquista dos objetivos terrestres, tendo como missão a vitória no combate terrestre.

Os conflitos atuais, convencionais ou não, tendem, por vezes, a ocorrer em cidades ou áreas em que há a presença da população. Aproximam, cada vez mais, os combatentes dos não combatentes e evidenciam a relevância da dimensão humana do espaço de batalha na condução das ações militares.

A mídia, a opinião pública e os porcos!

Ilustração com arte via redação Orbis Defense.

Por: Coronel Swami de Holanda Fontes.

Quem não conhece o conto dos três porquinhos e do lobo mau? A fábula narra o esforço do predador para destruir as casas dos irmãos com o objetivo de devorá-los. O desfecho é o quase cozimento do malvado num caldeirão.

Em 2012, o jornal britânico The Guardian resolveu mostrar os novos rumos do jornalismo usando, como pano de fundo, outra roupagem para essa narrativa (https://www.youtube.com/watch?v=lEAZONTP45Y). Foi produzido um filme de dois minutos que ilustrava o comportamento da mídia e da opinião pública, bem como o uso das diversas plataformas pelas quais as notícias eram divulgadas. Mesmo tendo sido feito há quase uma década, ele continua atual.