domingo, 5 de novembro de 2017

Israel inicia o exercício "Blue Flag"

Foto de arquivo do Exercício "Bandeira Azul" de 2015. Imagem via IAF.
Por: Redação OD.

Neste domingo 5 de novembro, foi iniciado o exercício BLUE FLAG - o maior exercício aéreo internacional já realizado em Israel, com grande importância estratégica e grande influência sobre a força aérea, as FDI e para o Estado de Israel em si. O objetivo do exercício de treino "Bandeira Azul" é simular cenários de combate extremo e vôos de coalizão da maneira mais realista possível. 
São mais de 1.000 tripulantes, pessoal técnico e gerenciadores de diversas forças aéreas participarão do exercício, que ocorrerá durante um período de 11 dias a  partir desse domingo, será um número recorde de países, incluindo Israel, Grécia, Polônia, França, Itália, Estados Unidos, Índia e Alemanha.

Começam a chegar para o exercício de simulação AmazonLog 2017, as Forças Militares de outros países

Por: Redação OD
Tropas militares de outros países começaram a chegar hoje (5) para participar do exercício militar de simulação de atendimento humanitário na selva amazônica, o AmazonLog 17, marcado para o período de 6 a 13 de novembro, em Tabatinga (AM), na tríplice fronteira com a Colômbia e Peru. Na manhã deste domingo, militares da Colômbia e Peru desembarcaram na base montada pelo Brasil para receber as tropas. Alguns soldados dos Estados Unidos também já estão na cidade. O restante da tropa norte-americana desembarca amanhã (6). No total, devem participar da simulação cerca de 2 mil pessoas, dos quais, cerca de 500 são estrangeiras. Além de militares do Brasil (cerca de 1.550), Colômbia (150), Peru (120) e Estados Unidos (30), observadores de mais de 20 países devem acompanhar as ações, entre eles Alemanha, Argentina, Chile, Equador, México, França, Reino Unido, Espanha, Rússia e Venezuela.

Centro Tecnológico da Marinha de São Paulo (CTMSP) - Aramar, um dos berços da tecnologia nuclear do Brasil


Na foto: O Capitão de Mar e Guerra (EN) Sérgio Luis de Carvalho MIranda, nos recebe no interior do prédio do LABGENE e explica detalhes dos equipamentos e seu funcionamento em uma maquete.

Por: Yam Wanders.

Uma oportunidade única para poucos, conhecer o berço do programa nuclear brasileiro, que é além de um marco tecnológico de incomensurável importância para nossa estratégia de defesa nacional, mas também para todo o meio tecnológico que beneficia a vida civil brasileira.
A 120 Km da capital paulista, o complexo de Aramar é a parte industrial do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP).  O Programa Nuclear da Marinha foi iniciado em 1979 e busca estabelecer a competência técnica para projetar, construir, operar e manter sistemas de propulsão com reatores do tipo Reator de Água Pressurizada (PWR), e produzir o seu combustível para a propulsão naval. Está dividido em dois projetos: o Projeto da Propulsão Naval (PPN) e o Projeto do Ciclo do Combustível Nuclear (PCCN).
Vale ressaltar sempre que, todos os projetos são para fins pacíficos e atendem a altos requisitos de segurança em todas suas atividades.

Marinha do Brasil celebra o Dia Nacional do Amigo da Marinha


Por: Anderson Gabino

A Marinha do Brasil comemora no dia de amanhã, 6 de novembro, o Dia do Amigo da Marinha. Assim sendo os Distritos Navais, realizarão cerimônias alusivas a esta data tão significativa, onde haverá a outorga da Medalha Amigo da Marinha a personalidades civis e militares (da Marinha e das Forças co-irmãs) em reconhecimento ao apoio prestado a Instituição Marinha do Brasil no cumprimento de sua missão constitucional. O dia 6 de novembro fora escolhido por remeter ao aniversário do Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ex-Ministro da Marinha e Patrono da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) que, com espírito inovador, irradiou o sucesso atingido pela pioneira Associação Santista dos Amigos da Marinha (ASAM), criando a SOAMAR-Brasil que hoje congrega 53 sedes regionais.