domingo, 5 de novembro de 2017

Marinha do Brasil celebra o Dia Nacional do Amigo da Marinha


Por: Anderson Gabino

A Marinha do Brasil comemora no dia de amanhã, 6 de novembro, o Dia do Amigo da Marinha. Assim sendo os Distritos Navais, realizarão cerimônias alusivas a esta data tão significativa, onde haverá a outorga da Medalha Amigo da Marinha a personalidades civis e militares (da Marinha e das Forças co-irmãs) em reconhecimento ao apoio prestado a Instituição Marinha do Brasil no cumprimento de sua missão constitucional. O dia 6 de novembro fora escolhido por remeter ao aniversário do Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ex-Ministro da Marinha e Patrono da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) que, com espírito inovador, irradiou o sucesso atingido pela pioneira Associação Santista dos Amigos da Marinha (ASAM), criando a SOAMAR-Brasil que hoje congrega 53 sedes regionais.

A Medalha "Amigo da Marinha"

A Medalha "Amigo da Marinha" foi criada em agosto de 1966, para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na divulgação da importância do mar para o país.


Sociedade dos Amigos da Marinha

Criada em 1972 em Santos, destinou-se a congregar os agraciados e condecorados pela Marinha do Brasil. Atualmente existem mais de 50 Sociedades dos Amigos da Marinha por todo o Brasil e em PortugalA SOAMAR-BRASIL, fundada em 27 de julho de 1979 tem a missão estatutária de congregar as Sociedades Amigos da Marinha e Delegacia fundadas em todo território nacional. A primeira Sociedade de Amigo da Marinha foi fundada em Santos em 13 de dezembro de 1972, teve como seu primeiro presidente Ney Garcia Soutelo. Em 13 de Novembro de 2015 foi fundada a primeira Sociedade de Amigo da Marinha no exterior do Brasil, a SOAMAR Brasil em Portugal, tendo como seu primeiro presidente o Dr. Artur Victoria. 


História da Soamar-Rio

Dois fatores influíram para a criação da SOAMAR-RIO: a existência, da Associação Santista dos Amigos da Marinha (ASAM) em Santos, criada em 1972 e, fundamentalmente, o incentivo do Almirante-de-Esquadra, Maximiano Eduardo da Silva Fonseca. Com o entusiástico apoio do Almirante Maximiano Fonseca, então Ministro da Marinha, um grupo de agraciados com a Medalha Amigo da Marinha idealizou criar uma associação semelhante à existente em Santos, na cidade do Rio de Janeiro.

Após a realização de várias reuniões para tratar da concretização dessa idéia, o grupo decidiu marcar a data para a fundação da nova entidade, já com o nome de Sociedade de Amigos da Marinha. A fundação da SOAMAR-RIO foi presidida pelo Ministro da Marinha contando com a presença de Amigos da Marinha e dos futuros membros da Diretoria da entidade, foi realizada no dia 18 de abril de 1979. A nova entidade teve como co-fundadores o Dr.Evandro Machado e a Professora Teresa Velho, e os Amigos da Marinha presentes ao ato oficial.

Criação da Soamar-Rio

Almirante-de-Esquadra Leal Ferreira, realizando breve discurso durante reunião anual da SOAMAR-RIO (Maio 2017)             Foto: Anderson Gabino
SOAMAR-RIO foi criada como uma instituição sem fins lucrativos, com duração indeterminada, personalidade jurídica própria e sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, cujas atividades regem-se pelas disposições do seu Estatuto e das leis aplicáveis. Existem, atualmente, 53 SOAMAR, com sede em cinqüenta e três cidades do território nacional. Dentre as finalidades da SOAMAR-RIO, destaca-se congregar personalidades e instituições que tenham sido distinguidas com a Medalha Amigo da Marinha ou condecoradas pela Marinha do Brasil, ou também, Oficiais da Marinha do Brasil da ativa e da reserva remunerada ou reformados, que residam na cidade do Rio de Janeiro.

*Com informações da Marinha do Brasil e da SOAMAR

Nenhum comentário: