domingo, 5 de novembro de 2017

Israel inicia o exercício "Blue Flag"

Foto de arquivo do Exercício "Bandeira Azul" de 2015. Imagem via IAF.
Por: Redação OD.

Neste domingo 5 de novembro, foi iniciado o exercício BLUE FLAG - o maior exercício aéreo internacional já realizado em Israel, com grande importância estratégica e grande influência sobre a força aérea, as FDI e para o Estado de Israel em si. O objetivo do exercício de treino "Bandeira Azul" é simular cenários de combate extremo e vôos de coalizão da maneira mais realista possível. 
São mais de 1.000 tripulantes, pessoal técnico e gerenciadores de diversas forças aéreas participarão do exercício, que ocorrerá durante um período de 11 dias a  partir desse domingo, será um número recorde de países, incluindo Israel, Grécia, Polônia, França, Itália, Estados Unidos, Índia e Alemanha.


Um Eurofighter Typhoon da Luftwaffe chegado na base de Eliat. Imagem via IAF.

Os países participantes chegarão via aérea em Israel em suas aeronaves e praticarão vários cenários e descrições de combate, criando assim uma cooperação única que possibilite treinamento internacional em campo, com exércícios de alta qualidade, enriquecimento mútuo, técnicas de vôo, investigação e fortalecimento da cooperação diplomática entre os países participantes.

Ao longo da primeira semana do exercício de duas semanas, as tripulações internacionais se aclimatarão à base e conhecer-se-ão. Ao longo da segunda semana, os participantes ensaiarão cenários complexos e vôos de coalizão. Durante alguns dos surtos, os participantes irão voar contra o esquadrão do "Dragão Voador", o esquadrão agressor da IAF, que simulará as forças inimigas através de aeronaves "inimigas", SAM (mísseis de superfície-ar) e MANPADS (Man-portable sistemas de defesa aérea).
Como tudo na IAF é um segredo bem guardado, teremos que esperar por mais fotos. Imagem via IAF.

"O exercício da" bandeira azul "é um salto significativo na nossa capacidade de realizar um exercício e proporcionar aos nossos participantes multinacionais uma experiência de treinamento de qualidade, tal como realizada em Israel", compartilhou o tenente coronel Nadav, comandante do 133º esquadrão ("Knights of the Twin Tail"), que opera aviões de combate "Baz" (F-15) e conduz o exercício. "Este é um marco significativo em nosso relacionamento com as forças aéreas internacionais, algumas das quais estão chegando em Israel para treinar pela primeira vez. Este exercício nos permitirá continuar cooperando com essas forças no futuro também ".

Diplomacia aérea

Participar em nome de Israel é um esquadrão "Baz" (F-15), um esquadrão "Sufa" (F-16I) e dois esquadrões "Barak" (F-16C / D), ao lado de aeronaves de transporte tático, helicópteros, UAVs (Veículos aéreos não tripulados) e EL (Electronic Warfare). As forças aéreas norte-americanas, helénicas e polacas chegaram com os lutadores F-16; os franceses com lutadores "Mirage" 2000D; os alemães com os jatos "Eurofighter Typhoon", os italianos com variantes do lutador multirole "Panavia Tornado" e os índios com um C-130J "Super Hercules".

Além da vantagem tática obtida pelo treinamento com centenas de membros internacionais de aeronaves, aeronaves e sistemas de armas, a IAF também ganhará uma vantagem estratégica. "A IAF tem dois objetivos principais no exercício: o primeiro é melhorar a prontidão operacional de todas as forças aéreas envolvidas através de uma experiência de treinamento mútuo de qualidade, criando um terreno fértil para aprendizagem mútua. O segundo é mostrar ao mundo que a IAF é uma força avançada, forte e líder e melhora o status internacional de Israel como resultado. Vemos cada participante como embaixador ", elaborou o tenente-coronel Guy, chefe do ramo de treinamento na divisão aérea da IAF.

De acordo com o Maj. (Res ') Tal, chefe da equipe de gerenciamento "Bandeira Azul": "Uma das maneiras mais significativas de melhorar as relações internacionais e conectar os países é criar cooperação militar. A IAF é a" janela de exibição "de Israel, e o encontro direto entre as forças aéreas é uma parte inseparável da formação de relacionamentos fortes e contínuos com outros países, próximos ou distantes ".

O exercício foi planejado antecipadamente como parte do gráfico anual de treinamento e com todos os órgãos relevantes das Forças Aéreas envolvidas, e foi realizado em cooperação com a Autoridade Aeroportuária, a Autoridade de Aviação Civil, o Ministério do Turismo, o Ministério dos Transportes e o Município de Eilat. No âmbito do qual um grande movimento de aeronaves estará presente em todo o país. Para não prejudicar voos civis para Eilat, a Força Aérea reduziu o espaço aéreo do exercício e as horas de treinamentos.

Fonte: Israeli Air Force/IDF.

Nenhum comentário: