sexta-feira, 4 de agosto de 2017

AMAZONLOG17 - Exercício de Logística Multinacional Interagências


Por: Redação OD

AMAZONLOG é um Exercício de Logística Multinacional Interagências inédito na América do Sul, conduzido pelo Comando Logístico do Exército Brasileiro (COLOG) e inspirado no Exercício Logístico “Capable Logistician - 2015”, realizado por países da Organização do Atlântico Norte - OTAN, em 2015, na Hungria. Na inóspita e desafiadora Floresta Amazônica será montada uma Base Logística Internacional composta por Unidades Logísticas Multinacionais Integradas (ULMIs) que serão adestradas no apoio à civis e efetivos militares empregados em regiões remotas e desassistidas, como, tipicamente, ocorre em Operações de Paz e de Ajuda Humanitária.

Comando Militar do Oeste finaliza Estágio de Caçador/17, o qual foi ministrado pelo 58º BI Mtz


Por: Redação OD

O Estágio de Caçador do Comando Militar do Oeste, realizado pelo 58º BI Mtz, chegou ao término no dia 28 de julho, com uma formatura de encerramento. Após duas semanas de muita dedicação, abnegação e superação os estagiários concluíram com êxito o estágio. Os militares aprenderam técnicas de caçada, avaliações de distâncias, técnicas de tiro em alvo móvel e realização de marchas conduzindo o material de emprego do caçador.

Comando de Aviação do Exército atua na guerra contra a violência nos céus do Rio de Janeiro


Por: Redação OD
Militares da região do Vale de Paraíba estão integrando as tropas que estão em ‘guerra’ contra a violência no Rio de Janeiro, nas ruas e avenidas da capital fluminense e também da Região Metropolitana carioca. O Rio vai ser palco até o dia 31 de dezembro da Operação Segurança e Paz, com o reforço das Forças Armadas na segurança no estado, que vive um aumento dos casos de violência. Atualmente, os três helicópteros do Cavex (Comando de Aviação do Exército Brasileiro), de Taubaté, já sobrevoam o céu do Rio.

Impressive footage shows the crash of F-20 Tigershark 1th prototype

Photo credit: U.S. Air Force
By: Wording OD

Taken on Oct. 10, 1984 the impressive video in this post features the first prototype (serial 82-0062, c/n GG1001, registered N4416T) of the Northrop F-20 Tigershark crashing at Suwon Airbase, South Korea, killing Northrop pilot Darrell Cornell. Actually the clip shows the aircraft crashing at 0:39 while it was performing a demonstration flight. 

Russia Plans to Airdrop Armored Vehicles—With Crew Inside

Getty Alexander Ryumin
By: Wording OD.

Russia's state news agency TASS reports that Russian airborne forces plan to drop armored vehicles from the sky via parachute—with soldiers inside. The head of Russia's Airborne Forces claims that only Russia has this capability. That's for good reason: The marginal usefulness of this capability outweighs the sheer dangerousness of it.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

28º Batalhão de Infantaria Leve minitra Estágio Geral de Operações de Garantia da Lei e da Ordem para Oficiais/2017


Por: Redação OD

Em 28 de julho, o 28º Batalhão de Infantaria Leve (28º BIL) realizou a solenidade de encerramento do Estágio Geral de Operações de Garantia da Lei e da Ordem para Oficiais 2017, ocorrido no período de 26 de junho a 28 de julho deste ano. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve, General de Brigada Carlos Sérgio Câmara Saú.

Comandante da Marinha preside Cerimônia em Homenagem à Memória dos Mortos da Marinha em Guerra


Por: Redação OD

A Cerimônia em Homenagem à Memória dos Mortos da Marinha em Guerra foi realizada, no dia 21 de julho, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro. O evento foi presidido pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e contou com a presença dos ex-Ministros da Marinha, os Almirantes de Esquadra Alfredo Karam e Mauro César Rodrigues Pereira; dos ex-Comandantes da Marinha, os Almirantes de Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho e Julio Soares de Moura Neto, além de Almirantes da Ativa e da Reserva, do Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, o Capitão de Longo Curso Álvaro José de Almeida Junior, de ex-combatentes, além de autoridades do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Helicóptero Black Hawk chega a 30 mil horas de voo na FAB


Por: Redação OD
O helicóptero H-60L Black Hawk atingiu, na última semana de julho, 30 mil horas de voo na FAB. A aeronave já foi empregada em diversas missões como reconhecimento armado, transporte aerologístico, busca e salvamento, infiltração e exfiltração de tropas, dentre outras. O Chefe da Seção de Operações do Esquadrão Harpia (7º/8º GAV), Major Aviador Leonardo Ell Pereira, considera o número uma conquista para FAB.

O que se sabe sobre a capacidade militar da Coreia do Norte. Arsenal vem aumentando, mas potencial de destruição ainda é dúvida

Míssil intercontinental norte-coreano Hwasong-14 (Foto: KCNA/via REUTERS )
Por: Redação OD

O anúncio de que a Coreia do Norte testou com sucesso seu segundo míssil de longe alcance em menos de um mês redobrou os temores sobre a real capacidade militar do país, um dos mais isolados do mundo. O governo norte-coreano afirmou que o lançamento, ocorrido na última sexta-feira, foi uma "advertência" aos Estados Unidos e sua vontade de impor novas sanções contra Pyongyang, ao mesmo tempo em que reforçou que responderá a qualquer intervenção de Washington.

Cadetes do 4º ano do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras realizam Estágio Preparatório de Corpo de Tropa


Por: Redação OD
Como parte da formação do futuro oficial do Exército Brasileiro, foi realizado, no período de 17 a 28 de julho de 2017, no 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BI Mtz), sediado em Pelotas (RS), o Estágio Preparatório de Corpo de Tropa (EPCT), com a participação de um cadete do 4º ano do Curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Marinha do Brasil realiza operação MISSILEX 2017



Por: Redação OD.

A Operação MISSILEX 2017, realizada no período de 24 a 28 de julho, ao sul da Ilha de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, foi marcada pelo ineditismo de alguns procedimentos de combate. Foram cinco dias consecutivos de exercícios no mar, de caráter estritamente militar, concernentes às tarefas do Poder Naval, empregando mísseis, torpedos, bombas, canhões e metralhadoras. A missão teve como propósito incrementar o aprestamento das unidades da Esquadra e afundar o casco da Ex-Fragata Bosísio.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Força de Fuzileiros da Esquadra realiza treinamento militar em Três Corações


Por: Redação OD

A Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) está realizando no período de 24 de julho a 3 de agosto uma série de exercícios, entre eles o ADEST-FER I, um treinamento envolvendo cerca de 1200 militares. O exercício, que visa manter a prontidão operativa de seus participantes, representa mais uma etapa na preparação da Força de Emprego Rápido (FER) da Força de Fuzileiros da Esquadra, tropa de pronto emprego da Marinha. Os treinamentos ocorrem no Campo de Instrução da Escola de Sargentos das Armas (CIEsSA), pertencente ao Exército Brasileiro, no município de Três Corações, em Minas Gerais.

Força Aérea Brasileira comemora o 44º aniversário de criação do Museu Aeroespacial / MUSAL


Por: Anderson Gabino

Foi realizado no dia de hoje (31), no auditório Ten J. Kirk – nas dependências da Universidade da Força Aérea / UNIFA – formatura alusiva ao 44º aniversário de criação do Museu Aeroespacial (MUSAL). Se fizeram presente ao evento o Exmo Srº Maj Brig do Ar (R1) Wilmar Terroso Freitas, representando o Diretor do INCAER, o Exmo Srº Brig do Ar ARNALDO do Amaral Neto (Comandante da Universidade da Força Aérea / UNIFA), o Exmo Srº Brig do AR Luiz Carlos LEBEIS Pires Filho (Diretor do Musal), além de Comandantes de Unidades da Força Aérea, personalidades do meio Aeronáutico e civis convidados.

domingo, 30 de julho de 2017

Fuzileiros Navais em segundo dia de atuação no Rio de Janeiro

Imagem via Marinha do Brasil.
Por: Redação OD

No segundo dia do novo formato de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a população carioca acordou com a mesma imagem que foi dormir. Por diversos pontos da região metropolitana do Rio de Janeiro, foi possível notar a presença dos militares das Forças Armadas, além de efetivos dos Órgãos de Segurança Pública Federais, Estaduais e Municipais. Cerca de 800 Fuzileiros Navais realizam patrulhamento ostensivo e ocupam pontos de segurança estáticos e sensíveis nos bairros de sua área de responsabilidade, localizada na parte Centro-Sul da região metropolitana do Rio de Janeiro, desde a região do Caju até São Conrado.

Rússia abre o "International Army Games 2017".



Por: Redação OD.

A mais esperada competição é a "Tank Biathlon", que ocorre em Alamino,
arredores de Moscou.
Começou na Rússia, a edição 2017 do "International Army Games", uma competição anual que cresceu e se diversificou tanto que nesse ano conta com a participação de 28 países participantes e outros 7 países participando como observadores, reunindo um total de aproximadamente mais de 4.000 militares com seus respectivos equipamentos para participar das competições totalizando 150 equipes. Entre as novidades, a presença de nove novas delegações, sendo elas;  Bangladesh, Israel, Republica do Laos, Marrocos, Syria, Thailand, Uzbekistan, Uganda, and Republica da Africa do Sul.

Inicialmente foram convidados 73 países, porém somente 32 confirmaram interesse e finalmente 28 países efetivaram a sua participação.
Os "Jogos" começaram oficialmente hoje ( e vão até o dia 12 de agosto) com a cerimônia de abertura em Alabino, região metropolitana de Moscou, onde já ocorreu nessa manhã (já período da tarde na Rússia) uma demonstração de manobras com veículos blindados e outras atividades. Os "Jogos" terão lugar também em outros locais fora da Rússia como; Azerbaijan, Belarus (Bielorússia), Kazakihstan e na China.

Após mais de 50 anos dois bombardeiros B-29 Superfortress voam em formação durante o Air Venture 2017, veja o vídeo

O fotógrafo de aviação Scott Slocum capturou este notável retrato de "Fifi" e "Doc", o único B-29 voador do mundo, em formação pela primeira vez para a EAA - The Spirit of Aviation. (Crédito: EAA / Scott Slocum)

Por: Redação OD

Pela primeira vez desde o início da década de 1960, quando foram aposentadas do serviço ativo da Força Aérea dos EUA, dois bombardeiros pesados ​Boeing B-29 Superfortress voaram juntos e em formação durante o evento Air Venture AirShow 2017 em Oshkosh, Wisconsin. As duas aeronaves, “FIFI” N529B e "Doc" N69972, levaram o público ao delírio ao realizarem passagens baixas e em formação na última terça-feira, eles tiveram a companhia de um bombardeiro B-25 Mitchell, que foi utilizado como avião paquera para a captura das imagens.

Navio de Transporte BARROSO PEREIRA (G 16) um japonês de alma Brasileira


Por: Anderson Gabino

O Navio de Transporte BARROSO PEREIRA, foi o segundo de uma série de quatro navios (CUSTÓDIO DE MELLO, ARY PARREIRAS e SOARES DUTRA), construído junto aos Estaleiros ISHIKAWAJIMA HEAVY INDUSTRIES CO., Japão, cuja quilha foi batida em 13 de dezembro de 1953, lançado ao mar em 07 de agosto de 1954 e incorporado à Armada em 07 de janeiro de 1955 pelo Aviso Ministerial nº 062, com indicativo visual G16. Primeiro navio da Marinha do Brasil a ostentar o nome BARROSO PEREIRA, em homenagem ao Imediato da Fragata NITERÓI, Capitão-de-Fragata Luiz Barroso Pereira, que fez parte na Campanha da Independência, perseguindo a esquadra lusitana que se retirava da Bahia até avistar as costas de Portugal.