domingo, 30 de julho de 2017

Após mais de 50 anos dois bombardeiros B-29 Superfortress voam em formação durante o Air Venture 2017, veja o vídeo

O fotógrafo de aviação Scott Slocum capturou este notável retrato de "Fifi" e "Doc", o único B-29 voador do mundo, em formação pela primeira vez para a EAA - The Spirit of Aviation. (Crédito: EAA / Scott Slocum)

Por: Redação OD

Pela primeira vez desde o início da década de 1960, quando foram aposentadas do serviço ativo da Força Aérea dos EUA, dois bombardeiros pesados ​Boeing B-29 Superfortress voaram juntos e em formação durante o evento Air Venture AirShow 2017 em Oshkosh, Wisconsin. As duas aeronaves, “FIFI” N529B e "Doc" N69972, levaram o público ao delírio ao realizarem passagens baixas e em formação na última terça-feira, eles tiveram a companhia de um bombardeiro B-25 Mitchell, que foi utilizado como avião paquera para a captura das imagens.


Um dos milhares de entusiastas da aviação e pilotos presentes em Oshkosh que testemunharam este primeiro vôo em formação das duas B-29 após mais de 50 anos foi Ethan Jones, que descreveu assim seu momento: "Estou de boca aberta até agora, ser capaz de testemunhar esse vôo foi algo impensável, mas que muitos esperaram um dia acontecer. " A aeronave B-29 N529B chamada de “FIFI” tem sido uma atração em shows aéreos nos EUA há vários anos. A “FIFI” foi comprado do excedente em 1971 e voou novamente pela primeira vez em agosto daquele ano. 

O B-29 “Fifi” anteriormente era o único exemplo de vôo. Ela se juntou mais de Oshkosh pelo “Doc” mais recentemente navegabilidade pela primeira vez esta semana. (Foto: Tom Demerly / TheAviationist.com)
Demorou mais três anos para ser restaurarada e poder obter o certificado de voo novamente. Já a aeronave B-29 N69972, chamada de "Doc", é mais recente e com a sua restauração se tornou junto com a “FIFI” as únicas B-29 que voam no mundo. A "Doc" foi construída na fábrica da Boeing de Wichita, (Kansas) em 1944, porém ele nunca entrou em combate. A aeronave foi comprada de um museu de aviação em 2013. O novo dono colocou a aeronave para voar em 17 de julho de 2016 quando fez seu primeiro vôo em 60 anos. Antes de sua compra e restauração, a "Doc" fez parte do estoque ao ar livre da USAF do deserto chegando a ser usado como alvo por anos.

FONTE: The Aviationist
Tradução e Adaptação do Texto: Orbis Defense

Nenhum comentário: