sexta-feira, 15 de junho de 2018

Skunk Works comemora 75 anos de inovações e sigilo a serviço dos Estados Unidos


Por: Redação OD

O que há em comum entre os os projetos dos Lockheed’s P-80 Shooting Star, F-104 Starfighter, U-2 , SR-71 Blackbird, drone supersônico D-21, F-117 e o ainda "secreto" SR-72. Todos foram projetados e desenvolvidos pela área de projetos secretos “Skunk Works” da Lockheed. Os que atuam na área de defesa e na indústria aeroespacial sabem que a Lockheed Skunk Works quebrou barreiras com suas inovações de defesa que de certo modo mudaram o mundo, e provável ela continue a fazê-lo hoje ainda, por trás de um espesso véu de sigilo. Fundada em meados dos anos 40, no auge da Segunda Guerra Mundial, quando as aquisições de defesa precisavam ser aceleradas para se permanecer a frente dos adversários do Eixo, e especialmente da Alemanha e seus programas secretos de armas, a Skunk Works da Lockheed foi encarregada de desenvolver tecnologia aeroespacial inovadora.

Comunicando à Intervenção Federal: o paradoxo informacional da confiabilidade verde-oliva


Por: Carlos Frederico Gomes Cinelli

As características da Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio de Janeiro – setorial, consentida e com cargo de titularidade de um militar da ativa – representaram um ineditismo não apenas político e jurídico na História do Brasil. Todas as áreas funcionais que, tradicionalmente, apoiam as tomadas de decisão corporativas viram-se também diante de uma situação peculiar: seus contornos de atuação precisaram ser rapidamente definidos e, ainda mais importante, estipulados, preservando a natureza e as especificidades das Forças Armadas. Não foi diferente com a Comunicação Social, à qual foram impostos dois importantes desafios iniciais. 

Comandante da Marinha Russa diz haver entre 70 e 100 navios seus patrulhando diariamente os oceanos


Por: Redação OD

O comandante da Marinha Russa, Almirante Vladimir Korolev revelou em entrevista recente ao periódico russo especializado em defesa Krasnaya Zvezda, a quantidade de navios russos que patrulham atualmente os oceanos. "A sua força naval funciona verdadeiramente quando seus navios de superfície e submarinos desempenham suas funções no mar e não permanecem atracados", comentou Korolev ao jornal, sublinhando que os navios atuam dentro de várias unidades e grupos navais.

Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira assinam Acordo de Cooperação Técnica referente à segurança operacional


Por: Redação OD

A Marinha do Brasil e A Força Aérea Brasileira celebraram nesta última quinta-feira dia 14 de junho, no Rio de Janeiro, um acordo de cooperação técnica entre as duas forças. Tendo como representantes o diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, e o chefe interino da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), Coronel Aviador Maurício Teixeira Leite, respectivamente. O Acordo estabelece um regime de cooperação mútua entre os partícipes, sem ônus para ambas as partes, visando ao desenvolvimento de ações relacionadas à vigilância da segurança operacional em Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo de Categoria M (EPTA CAT M).

Estados Unidos realizam ataque aéreo na Líbia e matam um integrante da Al-Qaeda


Por: Redação OD

Forças norte-americanas, em coordenação com o governo da Líbia, comandaram um ataque aéreo contra um grupo afiliado da Al-Qaeda no sudeste da cidade de Bani Walid nesta semana, matando uma pessoa filiada aos terroristas. A ação ocorreu na quarta-feira (13), mas o anúncio foi feito pelos militares dos Estados Unidos nesta quinta. As forças armadas norte-americanas ainda calculam os resultados do ataque, que ocorreu em uma tentativa de reprimir a atuação da Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (célula da organização no norte da África) e limitar o poder de ação dos terroristas, afirmou o Comando da África nos Estados Unidos. 

quinta-feira, 14 de junho de 2018

2° Batalhão de Infantaria de Selva conduz Estágio de Operações Aeromóveis para militares do CMN



Por: Redação OD

O 2° Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS) conduziu, no período de 3 a 10 de junho de 2018, o Estágio de Operações Aeromóveis para oficiais e sargentos das organizações militares do Comando Militar do Norte. Durante a atividade, os instruendos receberam instruções sobre os fundamentos das Operações Aeromóveis, participaram de práticas de técnicas aeromóveis, planejaram e executaram uma operação de zona de pouso de helicópteros, para que tropas  do 2° BIS cumprissem infiltrações e incursões aeromóveis em ambiente de selva.

Marinha do Brasil abre concursos públicos para a área de saúde


Por: Redação OD

Você da área de saúde e que deseja servir fazer parte das Forças Armadas, não pode deixar passar esta oportunidade, a Marinha do Brasil abriu três concursos públicos destinados somente ao pessoal da área de saúde. Há vagas para cirurgiões-dentistas e para o quadro de apoio à saúde, como para enfermeiros, farmacêuticos, fonoaudiólogos e nutricionistas. As vagas são destinadas a candidatos de ambos os sexos, com menos de 36 anos (em 1º de janeiro de 2019) e que tenham concluído o curso superior relativo à profissão. Os interessados devem ficar atentos, pois para as oportunidades de âmbito regional, é necessário possuir o Certificado de Residência Médica ou Certificado de Especialista na área para a qual concorrem. 

Presidente sul-coreano revela que precisará ser 'flexível' com o Norte e concorda de revisar exercícios militares com EUA


Por: Redação OD

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou sua intenção de interromper os exercícios militares conjuntos entre os dois países, os quais ele chamou de "jogos de guerra" na última terça-feira dia 12, após o encontro histórico com o líder norte-coreano, Kim Jong Un. “Se a Coreia do Norte adotar atitudes sinceras em direção a desnuclearização e a mesma adotar um diálogo com a Coreia do Sul e com os Estados Unidos para resolver hostilidades. Assim, diante destas atitudes a Coreia do Sul precisará ser flexível em relação à pressão militar imposta sobre o Norte e iremos rever questões, e uma delas será sobre os exercícios militares com os Estados Unidos, para que seja cumprido o espírito da Declaração de Panmunjom, disse o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, nesta quinta-feira, em referência ao acordo para melhor relações que fechou com Kim na cúpula intercoreana de 27 de abril.

Sobre críticas, brigas e desentendimentos, Lockheed Martin entrega seu 300º caça F-35 ao DoD Americano


Por: Redação OD

empresa Lockheed Martin, atingiu uma marca substancial ao entregar o 300º caça F-35 ao Departamento de Defesa dos EUA, informou a assessoria de imprensa da empresa nesta última segunda-feira dia 11. Em abril, o DoD emitiu um parecer, onde o mesmo recomendava em não aceitar as entregas do caça F-35 devido a uma disputa financeira. Em particular, a Lockheed Martin e o Pentágono não chegaram a acordo sobre quem deveria pagar os custos de uma falha na linha de produção. Por causa desta última, os caças de geração saíram da linha de montagem com problemas de corrosão nos painéis exteriores. O problema foi resolvido apenas em março, quando o Pentágono reautorizou o recebimento das aeronaves

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Estaleiro Indiano Goa Shipyard projeta novas parcerias com o Brasil visando o mercado interno e a América Latina


Por: Redação OD

Atualmente sendo uma dos participantes da licitação, que irá definir breve quem será a empresa vencedora para a construção das futuras corvetas classe Tamandaré da Marinha do Brasil, o estaleiro indiano Goa Shipyard Ltda. (GSL), projeta também estabelecer parcerias com estaleiros nacionais para o atendimento de necessidades junto as Marinhas que compõe a América Latina. O Goa Shipyard está em negociações finais com uma multinacional que vai auxiliá-lo a formular uma proposta comercial, a qual venha a atender aos requisitos e demandas atuais e futuras da Marinha do Brasil. O CEO da empresa Indiana, almirante Shekhar Mittal, revelou recentemente que existem grandes oportunidades de mercado para que, os dois países possam vir à atuar em conjunto, tanto no mercado brasileiro como nos mercados sul-americano e indiano.

Fuselagem traseira do "Gripen E" projetada pela empresa brasileira Akaer, passa nos testes de carga


Por: Redação OD

A Akaer – empresa certificada como EED (Empresa Estratégica de Defesa), com controle acionário nacional e gestão independente – projetou a fuselagem traseira do caça Gripen que foi aprovada após passar pelos testes de carga. Engenheiros e técnicos brasileiros da Akaer desenvolveram uma nova fuselagem traseira para as aeronaves de caça Gripen E/F da Força Aérea Brasileira (FAB). O projeto baseia-se na tecnologia desenvolvida pela Saab para a versão anterior da aeronave. Porém, a Akaer precisou redesenhar algumas estruturas desde o conceito básico até o detalhamento total da estrutura. A empresa mudou a arquitetura da estrutura, dando uma solução inovadora para atender os requisitos da nova versão do caça, mais potente, com novos aviônicos, novas funcionalidades, além de maior durabilidade. 

FAB realiza solenidade comemorativa ao dia do CAN e da Aviação de Transporte Evento foi realizado nesta terça-feira (12) e contou com representação do momento histórico


Por: Redação OD

O Dia do Correio Aéreo Nacional (CAN) e da Aviação de Transporte, fora celebrado nesta terça-feira (12), o evento foi realizado no Campo dos Afonsos (Rio de Janeiro), berço de nascimento do CAN e contou com a presença do Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato; do ex-Comandante da FAB, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; além de Oficiais-Generais membros do Alto-Comando. O Major-Brigadeiro do Ar José Maria Custódio de Mendonça foi homenageado em reconhecimento pela participação na construção da história do Correio Aéreo Nacional.

General Silva e Luna é efetivado no cargo de ministro da Defesa

Ministro da Defesa Silva e Luna fala ao telefone com o secretário de Defesa dos EUA
Por: Redação OD

O presidente da República Michel Temer, decidiu-se pela efetivação no cargo de ministro da Defesa, do general de Exército Joaquim Silva e Luna. A nomeação do Gen Silva e Luna fora publicada no "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (13). O mesmo comandava a pasta como ministro interino desde fevereiro deste ano, quando o ministro Raul Jungmann deixou o Ministério da Defesa para assumir o  Ministério Extraordinário da Segurança PúblicaGen Silva e Luna é o primeiro militar a comandar a pasta desde 1999, quando o ministério foi criado. 

*Com informações do G1

Detalhes do programa espacial brasileiro devem sair em julho, revela vice-presidente da empresa


Por: Redação OD

A Airbus Defence & Space, braço militar e de serviços aeroespaciais da multinacional francesa, acredita que os detalhes do novo programa espacial brasileiro serão conhecidos em meados de julho, o que possibilitará à empresa uma noção mais clara dos serviços que o governo terá de contratar. De olho nessas oportunidades, a companhia está promovendo, esta semana em Brasília, um simpósio para discutir com autoridades brasileiras as principais necessidades do país no campo de "observação da Terra", um dos principais serviços oferecidos pela área espacial da Airbus. Vice-presidente responsável pela América Latina, Stephen Roux disse a imprensa que apenas oficiais das Forças Armadas e poucos representantes civis do governo foram convidados para o "Earth Observation Day", que termina hoje na capital federal.

Militares do Exército Paraguaio conhecem a gestão, a manutenção e adestramento de blindados do nosso Exército


Por: Redação OD

Com a missão de se estreitar os laços profissionais e de amizade entre os militares do Exército Paraguaio e do Exército Brasileiro, bem como, propiciar uma visão geral sobre os trabalhos desenvolvidos nas organizações militares da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), “Divisão Encouraçada”, foram os objetivos principais da visita de militares da Escola de Blindados do Exército do Paraguai na  Guarnição de Santa Maria, no período de 4 a 8 de junho. A Delegação esteve composta por 35 militares, sendo dois oficiais superiores, 14 oficiais intermediários e subalternos, 18 subtenentes e sargentos das Forças Militares Paraguaias.

USS Harry S. Truman e seu Grupo de Ataque, chegam a região do mar Mediterrâneo e podem atacar posições na Síria breve


Por: Redação OD

Liderado pelo porta-aviões USS Harry S. Truman (CVN-75), o strike group (Grupo de Ataque), adentrou no último domingo dia 10, na região do mar Mediterrâneo. A Marinha dos EUA havia informado posteriormente que, o grupo liderado pelo porta-aviões Harry S. Truman havia entrado na zona oriental do mar Mediterrâneo para participar de operações contra o grupo terrorista Daesh na Síria e no Iraque. Para analistas internacionais, a força naval pode ter-se deslocado ao mar Mediterrâneo para preparar um ataque com mísseis de cruzeiro e bombas contra o exército sírio. 

Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal realiza treinamento no Campo de Instrução de Muriú

Treinamento de tiro de combate com fuzil
Por: Redação OD

O Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa) realizou, no período de 14 a 25 de maio, o treinamento Adest-EQ 2018 no Campo de Instrução de Muriú, tendo como objetivo consolidar as habilidades e competências dos militares do GptFNNa. Durante o treinamento, foram realizadas instruções teóricas e práticas sobre primeiros socorros, comunicações, navegação terrestre, orientação, fogo em movimento, tiro de pistola e fuzil, óculos de visão noturna, uso gradual da força e marcha administrativa.

terça-feira, 12 de junho de 2018

Coreia do Sul aguarda um posicionamento dos EUA sobre a realização ou não de exercícios militares conjuntos


Por: Redação OD

O Ministério da Defesa Sul Coreano, afirmou que ainda tenta entender o significado das declarações do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, onde recentemente ele disse que cancelaria os exercícios militares conjuntos entre os dois países, a pedido da Coreia do Norte, e que isso faria os EUA economizar muito dinheiro. O Pentágono há tempos argumenta que as manobras, defensivas em sua natureza, são necessárias para manter a prontidão das forças americanas na Coreia do Sul.

Exército Brasileiro recria Diretoria de Material de Engenharia visando gerir os materiais de emprego Classe VI


Por: Redação OD

Em 2015, o Departamento de Engenharia e Construção (DEC), apoiado nas ideias e estudos conduzidos no âmbito do então Projeto Estruturante Novo Sistema de Engenharia (PENSE), propôs ao Estado-Maior do Exército a recriação da Diretoria de Material de Engenharia (DME). Como resultado, o Núcleo da DME foi ativado. Hoje, no alvorecer da recriação da DME, estão em andamento ações para a modernização de material de emprego militar da Classe VI, assim classificados aqueles referentes à Engenharia e Cartografia. Estudos e ações seguem em curso, desde a fase de Núcleo da DME, para os horizontes de curto, médio e longo prazos, visando à substituição adequada de materiais que se tornaram obsoletos.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

A Aviação de Transporte da FAB e sua contribuição para o desenvolvimento da indústria aeronáutica brasileira


Por: Redação OD

O ano de 2018 é emblemático para a Aviação de Transporte na Força Aérea Brasileira (FAB): a aeronave C-95 Bandeirante completa 50 anos de seu primeiro voo e a primeira unidade do avião KC-390 deve ser entregue no segundo semestre. Ambas as aeronaves são marcos da indústria aeronáutica brasileira, desenvolvidas pela empresa Embraer. Desde o início, esta história teve as duas instituições caminhando lado a lado. O fundador da Embraer, Ozires Silva, destaca a importância da fundação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 1950, para alavancar a indústria aeronáutica no país. “Em 1965, uma pequena equipe de apenas quatro engenheiros formados pelo ITA, através de estatísticas internacionais e nacionais, encontrou uma oportunidade para criar um avião diferente, não fabricado pelas concorrentes internacionais”, conta.

Escola de Saúde realiza Exercício de Longa Duração dos futuros médicos, farmacêuticos e dentistas do Exército Brasileiro


Por: Redação OD

Os alunos do Curso de Formação de Oficiais 2018 da Escola de Saúde do Exército estão realizando, no período de 4 a 8 de junho, o Exercício de Longa Duração, previsto no PGE/2018, na Área de Instrução Cel Ururahy (AICUR). O desgaste natural oriundo do rigor das atividades executadas contribui com a formação militar dos futuros oficiais de saúde. 

Acidente com F-15 C Eagle da USAF no Japão, deixa seu piloto ferido


Por: Redação OD

Um caça F-15C Eagle, da Força Aérea dos EUA (USAF) alocado na Base Aérea de kadena, na Ilha de Okinawa (Japão), caiu no mar por volta das 6h26min – Hora local (18h26min do último domingo, aqui no Brasil), deixando o piloto gravemente ferido nesta segunda-feira, 11. O local do acidente, fica a cerca de 80 Km ao sul da cidade de Naha, no litoral do arquipélago japonês de Okinawa. O voo era de treinamento rotineiro, e o piloto, o único a bordo do caça, conseguiu ejetar-se "com sucesso" e foi resgatado por uma equpie de busca e salvamento das Forças de Autodefesa japonesas e levado a um hospital militar. A Marinha dos EUA não deu maiores informações sobre o estado do militar, enquanto fontes policiais japonesas asseguraram que ele sofreu uma fratura grave em uma perna, segundo publicou a emissora estatal japonesa "NHK".

*Com informações de agências de notícias internacionais

11 de junho: Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil


Por: Redação OD

Na manhã do dia 11 de junho de 1865, um domingo da Santíssima Trindade, por volta das 8h30min, logo após ter sido arriado o sinal de rancho, preparam-se as tripulações do Amazonas e do Jequitinhonha para a celebração da Missa. Próximo do relógio atingir 9h, a canhoneira Mearim, navio de vanguarda e de prontidão avançada, iça o sinal de Inimigo à vista, e logo após outro sinal: os navios avistados são em número de oito (...) Barroso, a bordo da Fragata Amazonas, faz o primeiro sinal de preparar para o combate e depois safa geral. O despertar dos fogos das máquinas é o ato a seguir: Suspender ou largar amarras por arinques e boias, ou até por mão, como melhor convier. Assim, deu-se o início da Batalha Naval do Riachuelo, ou simplesmente Batalha do Riachuelo, travada esta as margens do arroio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina.

domingo, 10 de junho de 2018

FAB realiza curso voltado para ações com agentes químicos e contou com evacuação aeromédica (EVAM)


Por: Redação OD

Militares do Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), do Esquadrão Puma (3º/8º GAV) e do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG) realizaram o curso básico de Assistência e Proteção para Participantes de Expressão Oficial Portuguesa (CBRALP I), da Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ). O objetivo é capacitar e treinar o efetivo para ações de resposta em eventos com agentes químicos. O curso aconteceu nos dias 21 a 25 de maio, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de militares e civis de sete países de língua portuguesa, além da Venezuela. Os alunos assistiram à demonstração de ação terrorista com agente químico, com ações de primeira resposta, resgate e triagem de vítimas, detecção do agente e descontaminação.

Dia da Artilharia é celebrada e História se mantém viva na AMAN com a revitalização do Canhão Krupp do Exército Alemão


Por: Redação OD

Neste ano de 2018, para as comemorações da Semana da Artilharia e para manter viva a história da Arma, o Curso de Artilharia da AMAN revitalizou a pintura do Canhão Krupp, que ornamenta o Parque do Curso de Artilharia, em posição de destaque. O restabelecimento da pintura original foi possível após contado estabelecido entre o Curso de Artilharia e militares do Exército Alemão, que enviaram documentos informando as cores originais da peça (RAL 8020 Sandbraun e RAL 7021 Dunkelgrau). Com essa revitalização, espera-se que os Cadetes sempre se lembrem da história da FEB e sua heroica campanha em terras italianas e, com isso, valorizem a luta pela liberdade e democracia sempre infligida pelos soldados brasileiros.

USAF emite nota suspendendo todos os voos de seus bombardeiros B-1B devido a falha técnica no assento ejetável


Por: Redação OD

A Força Aérea dos EUA (USAF) suspendeu todos os voos de seus bombardeiros B-1B Lancer devido a uma falha técnica detectada no assento ejetável, quando uma das aeronaves precisou fazer uso recentemente de um pouso de emergência, afirmou na sexta-feira (8) o porta-voz da Força Aérea, William Russell. "Durante o processo de investigação, após o pouso de emergência de um B-1B em Midland (Texas), fora detectado um problema em dos componentes da cadeira de ejeção, que precisou ser desativada", disse o porta-voz.

Marinha do Brasil comemora os 153 anos da Batalha Naval do Riachuelo


Por: Redação OD

Na próxima segunda-feira 11 de junho, a Marinha do Brasil irá comemorar o 153º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil, onde haverá entrega da Ordem do Mérito Naval. No ambito do 1º Distrito Naval o comando deste Distrito realizará cerimônia de comemoração pela data, nas instalações Fortaleza São José, a qual será presidida pelo Comandante de Operações Navais, o Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster. Na ocasião, militares e civis serão agraciados com a Medalha Ordem do Mérito Naval.