sexta-feira, 29 de setembro de 2017

As Forças Armadas e a aplicação militar da Realidade Aumentada

Imagen: Applied Research Associates, Inc. ARA
Por: Cristiano de Souza Dorneles

A Consciência Situacional, que por definição significa a percepção dos elementos do ambiente, a compreensão do seu significado e a projeção de seu estado no futuro próximo, é fundamental nos conflitos armados na Era do Conhecimento. Neste sentido, um ambiente no teatro de operações é caracterizado por extensa rede de sensores e de fluxos de dados, centrada no comandante, diminuindo as incertezas e proporcionando vantagens. Uma forma de aplicar e representar estas informações no ambiente operacional é a Realidade Aumentada.

Instrutor do CCOPAB coopera na capacitação de Centro de Treinamento na África

Maj Zuma, Instrutor Brasileiro no FDRE - PSTC

Por: Redação OD

Contribuir para o intercâmbio de conhecimento em operações de paz é o objetivo de convênio entre o Brasil e a Etiópia. Em consequência, o Major Zuma, instrutor do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), participa das atividades do Centro de Treinamento de Apoio à Paz da República Democrática Federal da Etiópia (FDRE - PSTC) desde o dia 15 de setembro.  O militar brasileiro, que permanecerá por três meses na África, tem como principal atribuição desenvolver um novo currículo para os cursos de Coordenação Civil-Militar (CIMIC) e de Oficial de Estado-Maior (UNSO), seguindo a doutrina das Nações Unidas e da União Africana.

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Voa na Inglaterra o primeiro AH-11 da Marinha do Brasil modernizado para o padrão Wildcat


Por: Anderson Gabino

Voou hoje nas instalações da empresa Leonardo em Yeovil, Inglaterra, o primeiro das 8 aeronaves AH-11 B Super Lynx (N-4001) que estão sendo modernizadas pela empresa Italiana, após passar por extensa atualização. Este evento de hoje fora noticiado em em primeira mão com as fotos do N-4001, por nós da ORBIS DEFENSE, no último dia 25/09, (clique aquie veja a matéria). As primeira notícias vindas do fabricante, relata que o voo aconteceu de acordo com o esperado, e que a aeronave cumpriu as etapas estipuladas pelo fabricante. As primeiras três aeronaves atualizadas possuem uma previsão de serem entregues em 2018, esta etapa do voo marca e amplia a parceria entre a Leonardo e a Marinha do Brasil.

Força Aérea Brasileira Inicia a segunda fase do seu Curso de Comandos


Por: Redação OD

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciaram, nesta segunda-feira (25/09), em Campo Grande (MS), a Fase de Consolidação do Curso de Comandos da Força Aérea (CCFA), que habilita o militar a fazer parte do PARA-SAR - o esquadrão da FAB especializado em operações especiais e busca e salvamento. A primeira fase, que foi de Nivelamento Tático, ocorreu em Pirassununga (SP), no período de 31 de agosto a 22 de setembro, e englobou instruções de natação utilitária, lutas, navegação terrestre, comunicações, armamento e tiro, planejamento de missão, entre outras.

Celebração do Dia Marítimo Mundial



Por: Redação OD.

O Dia Marítimo Mundial celebra-se a 28 de setembro em 2017, com o tema "Ligando navios, portos e pessoas".
É na quarta quinta-feira de setembro que a data tem lugar no calendário anual, mas as festividades do Dia Marítimo Mundial podem decorrer noutros dias da última semana de setembro, de acordo com a disponibilidade dos governos e das entidades envolvidas nas celebrações.

Aviação do Exército Brasileiro apoia a Marinha do Brasil no Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO)


Por: Redação OD

A Aviação do Exército Brasileiro teve sua origem em 1986. Na implantação de sua nova aviação, a Força Terrestre contou com grande apoio da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil. Esse apoio foi justamente na formação dos recursos humanos, necessários para operar as máquinas chegariam alguns anos depois. Até 1990, a formação dos pilotos do Exército ficou divida entre as outras duas Forças Armadas. Após 31 anos de existência, a AvEx está consolidada e progredindo cada vez mais, tanto em tecnologia como em operacionalidade, buscando equipamentos e doutrinas para o melhor emprego de seus meios em prol da Força.

Autoridades militares da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) acompanham a Operação Felino


Por: Redação OD

Chefes de Estados-Maiores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) estão no Rio de Janeiro para acompanhar o encerramento da Operação Felino, exercício militar conjunto e combinado que visa capacitar as forças armadas brasileiras e estrangeiras no emprego em missões de paz e ajuda humanitária, nos níveis tático e operacional. Nesta quarta-feira (27), os militares de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, e representantes do Ministério da Defesa (MD) e das Forças Armadas brasileiras, conheceram unidades operacionais da Marinha do Brasil, na Ilha de Mocanguê, em Niterói, além de uma visita ao Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo.

Marinha do Brasil participa da Expo IF 2017 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília


Por: Redação OD

O Comando do 7º Distrito Naval e a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM) participaram da Expo IF 2017, entre os dias 18 e 23 de setembro de 2017, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com exposições sobre a Amazônia Azul, O Brasil na Antártica, Como Ingressar na Marinha e Oficina de nós e voltas. O evento, organizado pelo Instituto Federal de Brasília, tinha como mote o fomento de transferência de tecnologias, processos e conhecimentos do meio acadêmico para o mercado. A exposição contou também com a participação de instituições públicas e privadas do Distrito Federal e entorno.

Exército Brasileiro realiza manobra logística para levar meios de Engenharia as obras em importante rodovia na Amazônia


Por: Redação OD

A Diretoria de Obras de Cooperação (DOC) está coordenando uma grande manobra logística que consiste na concentração estratégica de meios de engenharia de várias organizações militares do Brasil, para apoiar as obras na BR-163, que liga Cuiabá, no estado do Mato Grosso, a Santarém, no Pará. Serão construídos 65 km, a partir da cidade de Moraes de Almeida (PA). A Operação Xingu, como foi denominada, encontra-se em fase de instalação do canteiro de obras e empregará materiais de Unidades de Engenharia do Exército de outras regiões do País.

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

H225M completa 10 mil horas de voo na Força Aérea Brasileira, que tem 12 helicópteros do modelo em operação



Por: Redação OD

A Helibras/Airbus Helicopters alcançaram mais um marco importante em sua história. Em apenas seis anos de operação com o H225M (H-36) Caracal, a Força Aérea Brasileira (FAB) completou 10 mil horas de voo com a aeronave. O modelo faz parte do contrato H-XBR, assinado em 2008, com o Ministério da Defesa para o fornecimento de 50 helicópteros de última geração para as Forças Armadas Brasileiras. À FAB serão destinadas 18 aeronaves, sendo 2 do Grupo de Transporte Especial (GTE). 

Fotojornalista americana morta no Vietnã é homenageada como "Honorary U.S. Marine"

Dickey Chapelle no Líbano em 1958. Photo por Marine Master Sgt. Lew Lowery. Via Wisconsin Historical Images ID 1942.
Por: Yam Wanders.

A fotógrafa americana "Dickey Chapelle",  recebeu uma homenagem póstuma em cerimonia militar pelo U.S. Marine Corps, e, acredita-se que tenha sido a primeira mulher fotojornalista a morrer em uma guerra, acompanhando tropas americanas em combate.
Dickey Chapelle tinha 47 anos quando morreu em 1965, atingida por estilhaços de uma explosão de uma mina terrestre, enquanto acompanhava tropas americanas no Vietnã no dia 4 de novembro de 1965 durante a Operation Black Ferret, na região à16 km ao sul de Chu Lai, na província de Quang Ngai. 

terça-feira, 26 de setembro de 2017

China realiza suas primeiras manobras em sua base militar de Djibuti (VÍDEO)


Por: Redação OD

O Exército de Libertação Popular da China (PLA) realizou na última sexta feira (22) a suas primeiras manobras na Base Militar de Djibutisegundo um comunicado dado nesta segunda pela mídia chinesa . "É a primeira vez que nossos soldados baseados em Djibuti saíram da base para realizarem treinamentos de combate", comunicou o comandante da base, Liang Yang, aperiódico South China Morning Post

Operação Felino: O preparo de tropas que utiliza situações-problema para adestrar o emprego conjunto


Por: Redação OD

Este ano, o Exercício Felino, com presença de tropa é realizado no Brasil, no período de 18 a 29 de setembro de 2017, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada na cidade de Resende, Rio de Janeiro,  com participação de militares de todos os países lusófonos que integram a CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

GRPAe de São Paulo no combate à incêndio florestal na Serra da Bocaina

Foto de Eduardo A. Beni, via Piloto Policial.
Por: Redação OD.

São Paulo – Desde o dia 19 de setembro um incêndio florestal de grandes proporções atingiu a região da Serra da Bocaina, no Vale do Paraíba.
No domingo (24), após a declaração de Estado de Emergência pelo prefeito do município de Bananal, devido à aproximação das chamas à Unidade de Conservação da Estação Ecológica, foi criada uma Força Tarefa envolvendo efetivos do Corpo de Bombeiros, do Policiamento de Área, do Grupamento de Radiopatrulha Aérea, do Policiamento Ambiental, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, das Prefeituras Municipais da região, da Fundação Florestal, CETESB e contou ainda com o apoio fundamental de uma equipe de 75 voluntários, composta por moradores da região.

Espaço aéreo na Rocinha está controlado com restrições por medida de segurança


Por: Redação OD

O Estado Maior Conjunto das Operações em Apoio ao Plano Nacional de Segurança Pública no Rio informou  nesta segunda-feira (25) que o espaço aéreo na região da favela da Rocinha, na zona sul da cidade, “está controlado com restrições dinâmicas enquanto houver tropas na região, por razões de segurança”. De acordo com o Estado Maior Conjunto as Forças Armadas estão atuando em conjunto na Operação da Rocinha e, no total, foram empregados 950 militares e 14 blindados da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. A Marinha do Brasil atua integrada às demais Forças no cerco à comunidade, incluindo áreas urbanas e de mata fechada.

EUA: pela primeira vez, mulher conclui curso de oficial dos 'Marines'



Por: Redação OD

Uma mulher membro do corpo de fuzileiros navais da Marinha dos Estados Unidos, conhecido como 'Marines', se tornou, nesta segunda-feira (25), a primeira a completar o rigoroso curso de treinamento para ser oficial desse corpo. Muitas mulheres servem na infantaria da Marinha e em outros ramos das forças armadas americanas, mas esta mulher, que não foi identificada publicamente a pedido dela mesma, é a primeira a concluir o curso de 13 semanas para se tornar oficial de infantaria.

Tropas e marchas, o porquê de marchar!

Marcha da MARAMBEX III 2017, realizada pelos alunos Fuzileiros Navais, do curso de aperfeiçoamento de praças do CIASC.
Por: Yam Wanders.

A marcha de 24 Km é ainda um dos mais temidos exercícios para os jovens militares ainda não acostumados com a vida militar, mas, salvo raras exceções, todos um dia terão que encarar esse desafio como parte da validação de suas carreiras militares. Desde os tempos mais remotos, a marcha faz parte da vida do militar ou qualquer outro povo, que precisasse apenas "sobreviver" em um mundo onde o maior conforto era o simples fato de não ser atacado por povos inimigos ou abatido pela fome ou doenças. 

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Primeiro AH-11 modernizado da Marinha do Brasil recebe pintura para começar os ensaios de voo


Por: Anderson Gabino

Recebemos com EXCLUSIVIDADE fotos da Aeronave N-4001 já ostentando as cores e o cocar da Marinha, mas ainda com a matrícula Inglesa para que ela possa realizar os voos de testes no Reino Unido. A Marinha do Brasil e a empresa Britânica AgustaWestland (AW), firmaram em junho de 2014 um contrato para a atualização de meia­ vida (MidLife Upgrade – MLU) de oito unidades do helicóptero Lynx Mk.21A (Super Lynx).

Exército Brasileiro participa de exercício para a certificação da aeronave KC 390 da EMBRAER


Por: Redação OD

Militares da Brigada de Infantaria Pára-quedista, com sede no Rio de Janeiro (RJ), participaram, entre os dias 11 e 23 de setembro, de etapa de testes de um dos protótipos do KC 390, nova aeronave multimissão que está sendo desenvolvida pela Embraer. É o maior avião militar já produzido no Brasil. A ideia é que a nova aeronave possa substituir, com o tempo, o avião C-130, o “Hércules”, com recursos mais modernos e maior capacidade de carga e velocidade.

domingo, 24 de setembro de 2017

OPERAÇÃO PARANÁ - Exércitos do Brasil e do Paraguai encerram adestramento combinado com demonstração de Ataque

Imagem via 15a Bda Inf Mec/Exército Brasileiro.
Por: Redação OD.

No dia 22 de setembro, coroando a Operação Paraná 2017, foi realizada uma demonstração de Ataque Coordenado de uma Companhia de Fuzileiros Mecanizada. A Subunidade, integrante da Força Combinada Paraná, estava composta por Pelotões do Brasil e Paraguai, demonstrando plena integração e sinergia entre os Exércitos.

Pioneiros Brasileiros na Antártica - Marinha do Brasil e a primeira reportagem de TV brasileira na EACF.

A repórter Solage Bastos da extinta TV Manchete, na solenidade do Dia do Marinheiro na Estação Antártica Cmdte Ferraz em 13 de dezembro de 1984. Imagem extraída do documentário "Antártica, a última fronteira".
Por: Yam Wanders.

A temática das missões da Marinha do Brasil em além mar, e, em especial na Antártica, ainda são uma incógnita para o grande público, que por falta de mais destaques das grandes mídias, acaba por ignorar o que é feito à muito tempo pela nossa Marinha e pela nossa comunidade científica.