sábado, 3 de junho de 2017

Airbus Helicópters: Conheça as diferentes configurações de alguns dos seus helicópteros


Por: Anderson Gabino

A empresa Airbus Helicopters é mundialmente conhecida, por possuir uma vasta gama de opções em plataformas de asas rotativas, seja tanto para o mercado civil ou para o emprego militar. Para elucidar melhor estas opções, de forma mais ampla e clara entre os helicópteros para o uso civil ou militar, iremos apresentar alguns infográficos logo abaixo, onde poderão ser observado as diferentes configurações dos helicópteros H135(M), do H145(M) e do H225(M).

O Centro de Instrução de Blindados e a Simulação Virtual Tática com o Virtual Battlespace 3 (VBS3)


Por: Rangel Panichi Flores

Antes da abordagem sobre o software de simulação Virtual Battlespace 3 (VBS3), é importante que alguns conceitos sobre o universo da simulação militar sejam bem compreendidos, como o de Simulação Militar, Simulação Virtual e Simulador Virtual Tático. Conforme apresentado no Caderno de Instrução de Simulação Virtual, elaborado pelo Centro de Instrução de Blindados (CI Bld), ainda em fase de aprovação, a Simulação Militar é a reprodução de aspectos específicos de uma atividade militar ou da operação de algum material de emprego militar, onde se emprega um conjunto de equipamentos, softwares e infraestruturas.

NUCLEP entrega nova Seção e Conjunto do Submarino Tonelero

NUCLEP entrega nova Seção e Conjunto do Submarino Tonelero
Por: Redação OD
A NUCLEP entregou, na manhã desta terça-feira (30/05), a Seção S1 e o Conjunto TR3 + TR4 do S-BR3 – Submarino Tonelero, fabricados em parceria com a Itaguaí Construções Navais (ICN). A cerimônia aconteceu no Galpão Principal, com a presença do presidente interino e diretor Administrativo, Carlos Henrique Seixas, o diretor Industrial, Rogério Borges, o diretor Comercial, Ricardo Corrêa, e colaboradores da empresa.

Forças Aéreas do Brasil, da Colômbia e do Peru farão treinamento conjunto de combate a tráfego ilícito


Por: Redação OD
Um tráfego aéreo desconhecido é observado nos radares brasileiros sobrevoando a região amazônica. Um caça A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira intercepta esse tráfego e o acompanha até a fronteira com a Colômbia. A partir daí, as autoridades de defesa aérea colombianas assumem a abordagem e acompanham a aeronave suspeita até a fronteira com o Peru. Nesse momento, a Força Aérea Peruana faz a última interceptação e obriga o piloto a pousar. 

Israelenses e palestinos: Histórias contadas por quem viu e viveu a Guerra dos Seis Dias

Carros de combate Israelense nas montanhas de Golã, uma perda estratégica sofrida pela Síria em 1967
Por: Redação OD
Em Jerusalém, Gaza ou Golã, seja do lado israelense ou palestino, os relatos variam e são contados por habitantes da região, que viveram a Guerra dos Seis Dias, sejam como soldados ou como civis, e agora contam suas experiências.

US Navy’s last E-2Cs depart Japan after 44 years

In this May, 2007, US Navy photo E-2C Hawkeyes assigned to Carrier Airborne Early Warning Squadron 115 "Liberty Bells," perform a formation flight in front of Mount Fuji.
By: Wording OD
The last of the U.S. Navy’s E-2C Hawkeyes forward-deployed to Japan departed Naval Air Facility (NAF) Atsugi on June 1, marking the end of 44 years of service in Japan. The aircraft from Carrier Airborne Early Warning Squadron (VAW) 115 “Liberty Bells” are one of the Navy’s longest-serving forward deployed squadrons in the U.S. Navy. Having accumulated more than 24 consecutive years and 50,000 hours of mishap-free hours, the Liberty Bells of VAW-115 are returning to the United States after turning over operational responsibilities to VAW-125 and the E-2D Advanced Hawkeye.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Marinha do Brasil assume, no domingo, a guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial


Por: Anderson Gabino

A Marinha do Brasil assume, neste domingo (4), a guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Aterro do Flamengo. A cerimônia, que será aberta ao público, e faz parte das comemorações dos 152 anos da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da MB, a qual será presidida pelo Comandante do 1° Distrito Naval, o Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros. Na solenidade, uma companhia do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro assumirá a função, da Companhia do 1° Batalhão de Guardas, do Exército Brasileiro, e passará a ter responsabilidade de manter a ordem, a vigilância e a segurança do monumento, um dos pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro com maior número de visitantes. Serão prestadas, também, honras militares em homenagem ao Soldado Desconhecido. O Monumento é o local no qual estão sepultados os restos mortais dos 467 brasileiros que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.

Fragata “Constituição” participa de evento alusivo à Primeira Guerra Mundial

Fragata “Constituição”
Por: Redação OD

No dia 22 de maio, a Fragata “Constituição” suspendeu do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro para participar das comemorações alusivas ao centenário da 1ª Guerra Mundial, na cidade de Brest, na França, onde representará a Marinha e o Brasil em diversos eventos, entre eles o desfile naval. O navio fará escalas logísticas em Natal (RN) e Las Palmas, Espanha, com previsão de chegar em Brest no dia 7 de junho.

Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) recebe dois helicópteros H225M de versão operacional


Por: Redação OD
O Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) recebeu dois helicópteros H225M de versão operacional para as Forças Armadas, no mês de maio. Para a conclusão do recebimento, três voos foram realizados na fábrica da Helibrás (Airbus Group), em Itajubá (MG), em uma tripulação mista do IPEV e da empresa Airbus Helicopter. Como novidade, a versão operacional da aeronave H225M possui dois sistemas que auxiliarão o trabalho operacional: o sistema de contramedidas eletrônicas o EWS (Eletronic Warfare System) e o sensor eletro-óptico FLIR (Forward Looking Infra-Red).

Há 50 anos começava a Guerra dos "Seis Dias"


Por: Redação OD
Em 5 de junho de 1967 começava a “Guerra dos Seis Dias”, quando as Forças Armadas israelenses conseguiram uma grande vitória contra os exércitos do Egito, da Síria e Jordânia.Israel assegurou a vitória quase no primeiro dia da guerra ao destruir em poucas horas quase todos os aviões de combate egípcios.

O trabalho do Adjunto de Comando no Exército Brasileiro


Por: Luiz Gustavo da Silva Siston
O novo cenário mundial - globalizado e tecnológico - requer que as instituições estejam em constante aprimoramento. Desse modo, é imprescindível que seus integrantes trabalhem motivados, coesos e comprometidos com os valores e as diretrizes institucionais. Tais aspectos, fortalecidos nos recursos humanos, trarão benefícios importantes ao ambiente corporativo, permitindo que as missões sejam cumpridas com melhor aproveitamento e bom êxito.Nesse contexto, o Exército Brasileiro criou o cargo de Adjunto de Comando, que se insere no escopo de cumprir o objetivo estratégico de fortalecer a dimensão humana e de seguir a diretriz do Comandante do Exército de valorizar as praças da Força.

Última tropa brasileira da missão no Haiti embarca em Viracopos e Ministro Jungmann sinaliza futuras operações de Paz na África

Foto: Cb Vitor Mazoni 
Por: Redação OD
Duzentos e cinquenta militares das Forças Armadas embarcaram para a 26ª, e última, missão de paz no Haiti, nesta quinta-feira (1), no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Esta foi a última tropa enviada para a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), que encerra as atividades após 13 anos no país caribenho. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, participou da solenidade e sinalizou para uma possível operação na África, em breve.

Corpo de Fuzileiros Navais recebe novo modelo de Carros-Lagarta Anfíbios (CLAnf)

Novos CLAnf desembarcaram na madrugada de 31 de maio, no Porto de Santos (SP)
Por: Redação OD
O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) recebeu os dois primeiros Carros-Lagarta Anfíbios (CLAnf) do padrão Reliability, Availability, Maintainability/Rebuild to Standard (RAM/RS). Os carros, um na configuração Transporte de Pessoal (P) e outro na versão Comando e Controle (C), desembarcaram na madrugada de 31 de maio no Porto de Santos (SP) e seguiram para o Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN).

USAF 40th HS rescues two missing hikers

Capt. James Harris, left, a 40th Helicopter Squadron co-pilot; Capt. Matt Thompson, a 40th HS pilot; Maj. Melonie Parmley, a 341st Medical Group flight surgeon; and Tech. Sgts. Andrew Blankenship and Daniel Marchick, 40th HS special mission aviators, walk away from a helicopter May 30, 2017, at Malmstrom Air Force Base, Mont. The crew saved two girls and their dog after the girls got lost while hiking in Sluice Boxes State Park May 29. (U.S. Air Force photo/Staff Sgt. Delia Marchick)
By: Wording OD.


The 40th Helicopter Squadron saved two girls and their dog from the Sluice Boxes State Park about 30 miles southeast of Great Falls May 30, 2017.
The two girls were reported missing after they failed to return from their hike in the evening of May 29 and the 40th HS received the call to assist with the search and rescue in the early morning of May 30.
“Maj. Matthew Sims, Capt. Kyle Lenz, Staff Sgt. Bryan Mill, and Staff Sgt. Mattew Tidball got the call around midnight and launched shortly after 1 a.m. this morning for their first flight,” said Capt. Matt Thompson, the 40th HS aircraft commander.

Arctic Challenge exercise aims to increase interoperability

An F-15E Strike Eagle from Royal Air Force Lakenheath, England, receives fuel from a KC-135 Stratotanker, May 19, 2017. The KC-135 is assigned to RAF Mildenhall, England. Both aircraft are supporting Arctic Challenge 2017, a multinational exercise encompassing 11 nations and more than 100 aircraft. (U.S. Air Force photo/Tech. Sgt. David Dobrydney)
By: Wording OD.

Twelve F-15C Eagles and about 200 personnel from the 493rd Fighter Squadron at Royal Air Force Lakenheath, England, and two KC-135 Stratotankers and over 30 personnel from the 351st Air Refueling Squadron at RAF Mildenhall, England, deployed to bases in Finland and Sweden for exercise Arctic Challenge 2017. Multinational exercise Arctic Challenge, a multinational training exercise, began May 19, 2017, and runs until June 2. The exercise aims at building relationships and increasing interoperability, and includes participants from the U.S., Finland, Sweden, Norway, the United Kingdom, Germany, France, Belgium, Switzerland, Canada and the Netherlands, as well as representatives from NATO.

USAF envia Bombardeiros B-52 para Europa

Imagem do deslocamento de B-52 ocorrido em 2016 para a Base de Mindehall. Foto by USAF.
Por: Redação OD.

A USAF stá enviando bombardeiros B-52 para a Europa incluíndo um staff de 800 homens para atividades de apoio. O número certo de aeronaves deslocadas ainda é desconhecido e a única certeza é a que essas aeronaves inicialmente vão participar de exercícios da NATO/OTAN nesse mês de junho em várias regiões da Europa, incluíndo o Mar Báltico, Mar do Norte e áreas da região do Círculo Polar Ártico, inclusive diversas regiões de países da NATO/OTAN que fazem fronteira com a  Rússia.

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro apreende carga de 60 fuzis vindos de Miami no Aeroporto Internacional do Galeão


Por: Redação OD

Com uma grande atuação de inteligência, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro apreendeu na tarde desta quinta-feira (01) uma carga com pelo menos 60 fuzis no setor de cargas da Receita Federal do Aeroporto Tom Jobim. As armas foram encontradas por policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) dentro de filtros de piscinas. Quatro pessoas foram presas na operação, uma delas um empresário de São Gonçalo, que seria o fornecedor do armamento para o tráfico.

Future USS Gerald R. Ford Delivered to the U.S Navy


Welcome to Naval Station Norfolk, Future USS Gerald R. Ford | Navy Live
By: Wording OD

The Navy accepted delivery of the future USS Gerald R. Ford (CVN 78) aircraft carrier in Newport News, Virginia, May 31. Delivery followed the ship's successful completion of acceptance trials May 26. "Congratulations to everyone who has helped bring CVN 78 to this historic milestone," said Rear Adm. Brian Antonio, program executive officer for aircraft carriers. "Over the last several years, thousands of people have had a hand in delivering Ford to the Navy -- designing, building and testing the Navy's newest, most capable, most advanced warship. Without a doubt, we would not be here without the hard work and dedication of those from the program office, our engineering teams and those who performed and oversaw construction of this incredible warship. It is because of them that Ford performed so well during acceptance trials, as noted by the Navy's Board of Inspection and Survey."

Saab vê longo caminho para país ampliar as exportações


Por: Redação OD
O presidente mundial da Saab, Hakan Buskhe, disse que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer para atrair multinacionais da indústria de defesa e segurança e se tornar uma plataforma exportadora do setor. "Toma tempo para se estabelecer na indústria mundial de defesa. Não pensem que resultados virão no dia seguinte", afirmou ontem, em São Paulo, no Forum de Investimentos Brasil 2017, o executivo do grupo sueco fundado em 1937 que faturou US$ 3,2 bilhões em 2016 e tem US$ 12 bilhões na carteira de encomendas com caças, submarinos e sistemas. A frase do executivo foi uma resposta ao ministro da Defesa, Raul Jungmann, que falou ontem no mesmo evento sobre um "novo marco regulatório" para o setor de defesa que o governo está montando para fazer do Brasil base de exportação.

Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) realizou adestramento militar básico e individuais de combate

Militares durante exercício
Por: Redação OD

O Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (GptFNB) realizou, entre os dias 8 e 19 de maio, um adestramento militar básico e individuais de combate, que reuniu cerca de 140 militares. A ação ocorreu na jurisdição do Comando do 7º Distrito Naval, na região de Saia Velha, área de responsabilidade da Marinha do Brasil, na Cidade Ocidental (GO). O adestramento ocorreu em dois momentos. O primeiro foi o adestramento de equipes de infantaria e polícia, no qual os militares tiveram instruções de: orientação; primeiros socorros; comunicações; armamento; fogo em movimento; cerco e isolamento de instalações; revista de viatura e pessoal; condução de preso e controle de distúrbios.

Filipinas sob ataque do ISIS; 400 Fuzileiros enviados para o combate em Mindanao

Image via 7°th Philipine Mariner Batallion.
Por: Redação OD

O Governo das Filipinas enviou hoje mais 400 Fuzileiros Navais do 7° Batalhão para reforçar o contra-ataque que visa cercar e destruir a resistência de combatentes do grupo jihadista "Maute", que é um dos braços islâmicos na Ásia e está desde o dia 20/24 de maio a ocupar algumas pequenas cidades, iclusive a cidade de Marawi, a pricipal na ilha de Mindanao, República das Filipinas (Sudeste Asiático). Apesar do Governo Filipino afirmar que apenas 10% da região ainda está sob controle do grupo Maute, as Forças Armadas continuam a mobilizar tropas e equipamentos em grande quantidade.

U.S. Air Force Combat Rescue Helicopter Reaches Milestone, Paving Way for Assembly, Test and Evaluation

Image via Lockheed Martin USA.
By: Wording OD

The Lockheed Martin company, today announced it successfully reached a key milestone – the Air Vehicle Critical Design Review (CDR) – for the U.S. Air Force's Combat Rescue Helicopter (CRH) program. This event prepares the program to proceed to assembly, test, and evaluation of the HH-60W helicopter. The joint Sikorsky and U.S. Air Force (USAF) helicopter program team met in May with key partners from government and industry for an in-depth design review. Throughout the review, the CRH team successfully presented a design that participants were confident would meet system requirements. Review participants included leaders from USAF and key suppliers who took part in the technical presentations. "This milestone is an important achievement and demonstrates Sikorsky and the Air Force are well aligned on the technical requirements of the HH-60W," said Tim Healy, Sikorsky CRH program director. 

STRATOLAUNCH faz seu 1o "rollout" de testes de sistemas (Fotos e Vídeos)

Imagem via Stratolaunch/P.G.Allen Company.USA.
Por: Redação OD.

Pela primeira vez desde o início de sua construção, o Stratolaunch, uma das mais revolucionárias aeronaves já projetadas e construídas, faz sua aparição externa. Concebido para efetuar lançamento de foguetes lançadores de satélites, o Stratolaunch promete reduzir custos e simplificar o crescente mercado de lançamentos espaciais. O Stratolaunch foi levado ao exterior do seu enorme hangar em Mojave-CA (USA) para passar por uma fase de testes de sistemas de abastecimento de combustível e outros, o que proporcionou à todos uma excelente visão da aeronave.

Campeão de judô das Olimpíadas do Rio treina com a Legião Estrangeira Francesa

Imagem via Le Dauphiné France.
Por: Redação OD

O conhecido campeão de judô francês "Teddy Riner" (28 anos, natural do Departamento da Guadeloupe), famoso pela conquista da medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016 está se preparando para o campeonato mundial de judô que ocorrerá em Budapest no mês de agosto desse ano. E para tal intento, Teddy Riner fez uma escolha bem inusitada, inédita entre esportistas civis, e que certamente trará resultados positivos para a vida de Teddu mesmo que eventualmente ele não ganhe as competições, pois em tempos de crise de identidade junto aos jovens da França, nada melhor que o engajamento com alguma instituição que bem representa a nação e o povo francês como a Legião Extrangeira Francesa, conhecida por dar oportunidades à muitos jovens de todo o mundo que desejam uma carreira militar de exceção.

Aviação da Rússia destrói comboio do IS/ISIS e mata 80 terroristas

Imagem via AFP

Por: Redação OD

De acordo com declaração do Ministério da Defesa da Rússia, a aviação russa efetuou ataques na noite de 29 para 30 de maio na região de Raqqa e conseguiu destruir uma coluna de veículos em fuga da região de Palmyra, Foram destruídos vários veículos, sendo: 36 caminhoetes, 8 caminhoes de reabastecimento e 17 caminhões equipados com armas de grosso calibre, e também, 80 terroristas foram mortos no local. Esse ataque faz parte de uma estratégia que visa evitar o reagrupamento de forças que fogem da região de Raqqa e Palmyra para a região de Homs e Hama. As forças da Rússia na região continuam a contabilizar grandes resultados apesar de contarem com uma força que atualmente está três vezes menor do que a que inicialmente chegou ao território Sírio no começo das ações de apoio ao Governo da Síria e também muito menor em comparação às forças da coalizão internacional liderada pelos EUA que estão operando à partir de bases na Turquia e Iraque.

Fonte: DW, AFP 

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Centro de Instrução Pára-quedista, inaugura busto em homenagem ao General Penha Brasil


Por: Anderson Gabino

Foi realizado no dia 30/05, nas dependências do Centro de Instrução Pára-quedista, formatura alusiva aos 50 anos em que CI Pqdt recebeu a denominação General Penha Brasil (GPB) ao seu nome. O eveto foi prestigiado pelo Exmo Sr Gen Ex R/1 Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, Exmo Sr Gen Bda R/1 Acrísio Figueira, Exmo Sr Gen Bda R/1 Paulo Ricardo Naumann, Exmo Sr Gen Bda Kleber Nunes de Vasconcellos - Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, Exmo Sr Gen Bda Ramon Marçal da Silva - Comandante do Grupamento de Unidades-Escola/9ª Bda Inf Mtz e antigos Comandantes deste Centro. Também estiveram presentes Comandantes de Unidades Militares da Guarnição da Vila Militar e da Brigada Pára-quedista e de ilustres convidados.

Exército Brasileiro inicia a Operação Alta Pressão IV contra a venda e comércio ilegal de armas


Por: Redação OD
Visando coibir a venda e o comércio ilegal de armas e munições no País, o Exército Brasileiro deflagrou nesta terça-feira 30/05 uma operação intitulada, "Alta Pressão IV”. A ação que é coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), acontece em todos os Estados do Brasil e no Estado do Paraná especificamente, vai investigar as empresas que são registradas pelo Exército, “Esta operação é mais uma medida de prevenção para coibir não só a venda ilegal, mas também o desvio delas e de acessórios que podem ser usados por bandidos’, conforme falou um porta voz da Diretoria.

Primeiro AH-11 B Super Lynx modernizado da Marinha do Brasil, tem previsão de chegada para o primeiro semestre de 2018

Aeronave N-4005 sendo desmontada para se dar o início do processo de modernização
Por: Anderson Gabino

A Marinha do Brasil e a empresa Britânica AgustaWestland (AW), firmaram em junho de 2014 um contrato para a atualização de meia­ vida (MidLife Upgrade – MLU) de oito unidades do helicóptero Lynx Mk.21A (Super Lynx), os quais são pertencentes ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (Esquadrão HA-1) e designados AH­ 11 A Super Lynx. Como estamos prestes a fazer três anos desta assinatura de contrato, fizemos um prévio contato com a marinha do Brasil, a fim de saber sobre o andamento deste processo. Fomos gentilmente atendidos pelo Centro de Comunicação Social da Marinha, onde o qual nos forneceu as seguintes informações.

France’s Special Forces hunt french militants fighting for Islamic State

Image via Armée de Terre/France.
By: Wording OD.

French soldiers in Iraq earlier this year. Photo by C. Ena, Reuters.
French special forces have for months enlisted Iraqi soldiers to hunt and kill French nationals who have joined the senior ranks of Islamic State, according to Iraqi officers and current and former French officials.
Iraqi commanders leading the fight for Mosul said French special forces have provided to Iraqi counterterrorism troops the names and photographs of as many as 30 men identified as high-value targets. An undisclosed number of French citizens have been killed by Iraqi artillery and ground forces, the commanders said, using location coordinates and other intelligence supplied by the French.
The motive for the secret operation is to ensure that French nationals with allegiance to Islamic State never return home to threaten France with a terror attack, said a current and a former foreign-affairs adviser to the French government. France has been the target of several deadly attacks either inspired by Islamic State or orchestrated from the militants’ Middle East strongholds, including the November 2015 Paris strikes.

Marinha Russa bombardeia posições do IS/ISIS próximo a Palmyra com mísseis Kalibr

Imagem via Russia MoD. 
Por: Redação OD.

A Marinha Russa bombardeou posições de tropas do IS/ISIS próximo a Palmyra, nesse fim de madrugada. De acordo com declaração oficial do Ministro da Defesa Russo, foram disparados mísseis de cruzeiro tipo "Kalibr" a partir do  submarino Krasnodar  e da Fragata Admiral Essen, ambos posicionados no Mar  Mediterrãneo oriental. Foram um total de 4 mísseis, que atingiram todos os alvos designados.
Também de acordo com declarações do Ministério da Defesa Russo, os disparos foram informados com antecedência aos Comandos das Forças dos EUA, Israel e Turquia, que não se manifestaram a respeito até o momento.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (Seção Rio de Janeiro) realizou outorga de medalhas a personalidades Militares e Civis


Por: Anderson Gabino

Foi realizada no dia 25/05, nas dependências da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (Seção Rio de Janeiro), evento de outorga de medalhas a personalidades Civis, Militares, e Instituições que de algum modo contribuíram para que a memória, dos que um dia lutaram pela nossa soberania, não seja esquecida. Se fizeram presente ao eventos autoridades onde os quais podemos destacar.

AMAN e CAvEx apoiam a capacitação dos futuros Caçadores de Operações Especiais


Por: Redação OD

Durante os dias 22 a 29 de maio, o Estágio de Caçador de Operações Especiais, ministrado pelo Centro de Instrução de Operações Especiais do Exército Brasileiro, teve suas atividades executadas no Campo de Instrução e na Seção de Tiro da AMAN. O total apoio do Comando da AMAN e do Corpo de Cadetes foi condição "sine qua non" para que todas as atividades previstas fossem realizadas no mais alto nível, possibilitando a melhor capacitação possível aos futuros Caçadores de Operações Especiais.

Les forces spéciales air dans le temple des opérations spéciales



Pour: Rédation OD.

Du 27 février au 10 mars 2017, les forces spéciales air ont participé à l’exercice de l’AFSOC (US Air Force Special Opération Command - commandement des opérations spéciales de l'USAF), « Emerald Warrior », à Hurlburt Field (Floride). Une première pour l’escadron de transport « Poitou » et le commando parachutiste de l’air n°10, qui se sont « frottés » à leurs homologues américains, référence mondiale en matière d’opérations spéciales.

« L’armée de l’air française est l’un de nos partenaires majeurs dans la lutte contre le terrorisme. Ses forces spéciales font partie des meilleures au monde. C’est donc naturellement que nous les avons invitées à participer à « Emerald Warrior 2017 ». » Le lieutenant-colonel Helms de l’USAF, chef de la composante aéroportée de l’exercice, ne cache pas ses convictions. Conviées dans l’antre de l’AFSOC pour la première fois, les forces spéciales air ont traversé l’Atlantique pour peaufiner leur interopérabilité, non seulement avec leurs homologues des forces spéciales de  l’United States Air Force (USAF), mais également avec l’US Army ou l'US Navy.

Entraînement avec le commando parachutiste de l’air n° 10



Pour: Rédation OD.

Bourget 2017, Entraînement avec le commando parachutiste de l’air n° 10
A trois semaines de l'ouverture du 52e Salon international de l'aéronautique et de l'espace, la rédaction présente une unité qui sera présente sur le stand du ministère des Armées, du 19 au 25 juin 2017.
Focus sur le commando parachutiste de l’air n° 10 (CPA n°10) et entrainement avec un groupe action.

Diamond Aircraft´s DA62 MPP Special Mission

Image courtesy Fiftyskyshades.com/Wolrd Aviation News-Austria.
By:Wording OD.

The Diamond DA62 MPP (Multi Purpose Platform) builds on the well proven and successful multi-mission turnkey DA42 MPP, offering increased performance, space and capability.
In operation since 2016, the fully composite DA62 MPP features the latest in tracking and sensor technology and sets the benchmark as the most cost-effective, powerful and versatile airborne platform in its class today. The versatile and cost effective DA62 MPP platform is suitable for law enforcement operations, search and rescue missions, land and sea border surveillance, disaster management, infrastructure and environmental monitoring, airport landing systems calibration and more.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Exército Brasileiro firma novo contrato com a KMW para manutenção dos Leopard 1A5 e Gepard 1A2 por mais 10 anos


Por: Redação OD
O Exército Brasileiro, por meio do COLOG (Comando Logístico), acertou um contrato de manutenção e modernização com a empresa alemã Krauss-Maffei Wegmann (KMW), para os seus carros de combate VBCCC Leopard 1 A5, e os blindados antiaéreos VBC DAAe Gepard 1 A2 e ainda de seus respectivos simuladores, pelos próximos 10 anos. O contrato prevê um gasto de € 60 milhões (R$ 220 milhões) até maio de 2027, por parte do Exército Brasileiro. A KMW instalou uma filial no município de Santa Maria (RS), em 2011, quando datou-se o primeiro contrato de manutenção e modernização dos meios citados.

Exército dos EUA tentam localizar mais de US$1 Bilhão em armas e munições "extraviadas" no Iraque



Por: Yam Wanders.

Essa notícia já circula por diversos meios de comunicação pelo mundo na última semana, mas só agora foi confirmada de maneira oficial pela redação da Orbis Defense, com a ajuda de nossos colaboradores na Europa e EUA. O Exército dos EUA perdeu o controle de mais de US $ 1 bilhão em armas e outros equipamentos destinados a aliados locais que combatem o Estado Islâmico (ISIS / ISIL) no Iraque, incluindo um grupo iraniano de combatentes xiitas, revela um relatório oficial do DoD - Departement of Defense dos USA, obtido pela Organização "Anistia Internacional" através de uma ação formal de pedido de informações, garantida pelo Freedom of Information Act (FOIA) realizada por Patrick Wilcken, investigador de direitos humanos e controle de armas da "Amnistia Internacional".

domingo, 28 de maio de 2017

27 de maio, Dia do Serviço de Saúde


Por: Redação OD

O dia 27 de Maio, é comemorado o Dia do Serviço de Saúde no Brasil, pouca gente sabe o porquê da escolha dessa data, por isso separamos um pedaço da história para explicar e comemorar uma data tão importante. Em vinte e sete de maio de 1836, na cidade de Marechal Deodoro, no estado de Alagoas, nasceu João Severiano da Fonseca, que, mais tarde, viria a se tornar o Patrono do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro.

"Minas Gerais - A melhor maneira de dizer Marinha", A história do primeiro Navio Aeródromo da Marinha do Brasil

Navio Aeródromo Leve (NAeL) Minas Gerais - A-11

Por: Anderson Gabino

Desde que a Marinha do Brasil, anunciou recentemente o fim das operações do Nae São Paulo (A-12), gerou um mar de incertezas e especulações onde as quais inundaram as redes sociais, de como será o seu futuro sem um navio aeródromo em sua flotilha. Com isso, um ar nostálgico nos faz lembrar a época de ouro da nossa Marinha, tendo a chegada de seu primeiro navio aeródromo ligeiro NAeL Minas Gerais ou simplesmente o “Minas”, que assim era chamado carinhosamente por seus tripulantes e admiradores, como o grande auge desta época. O navio serviu em três marinhas de guerra ao longo dos seus cinquenta e seis anos de serviço ativo, que teve um fim não tão nobre nas impiedosas praias de Alang (Índia), maior centro de sucateamento de navios, onde encontrou o seu descanso ao lado de tantos outros guerreiros dos 7 mares.

Primeiro Esquadrão de Helicóptero Antissubmarino (HS/1), completa 52 anos de criação


Por: Anderson Gabino

O Primeiro Esquadrão de Helicóptero Antissubmarino (HS/1), completa no dia de hoje, 52 anos de criação que através do Aviso Ministerial nº 0830 deu vida ao Esquadrão “GUERREIRO". Tendo como missão principal detectar, localizar, acompanhar e atacar submarinos (ASW) e alvos de superfície (ASuW), contribuindo dessa maneira para a proteção de nossas Forças Navais.  O início das operações do HS-1 se deram com aeronaves SH-34J apelidadas de “Baleias” por suas tripulações, as quais vieram provenientes da Força Aérea Brasileira e utilizadas entre 1965 e 1974.

Forças Armadas celebram o Dia Internacional dos "Peacekeepers" das Nações Unidas

Por: Redação OD
Em diferentes regiões do globo, uma força militar de aproximadamente 100 mil capacetes azuis, cujas missões são lideradas pelo Departamento de Operações de Manutenção da Paz das Nações Unidas (DPKO), atua para resolver conflitos da melhor forma possível: por vias pacíficas. Deste quantitativo, até outubro de 2017, cerca de 1.200 brasileiros, dentre militares das Forças Armadas e Policiais, contribuem para promover ou manter a paz em regiões de conflito. A participação do Brasil em Operações de Manutenção de Paz remonta a datas anteriores à criação da Organização das Nações Unidas (ONU).