sexta-feira, 9 de março de 2018

C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira sofre avaria no aeroporto de Mossoró e tem viagem de volta interrompida


Por: Redação OD

Uma aeronave C-130 H Hércules da Força Aérea Brasileira, que chegou nesta última quinta feira (8) ao aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró (RN), tendo a bordo presos que foram transferidos para o presídio federal, não conseguiu retornar ao Rio de Janeiro. O cargueiro apresentou uma avaria que, fora detectada na parte traseira de sua fuselagem impossibilitando assim sua decolagem. A aeronave de transporte, é operada pelo 1° Esquadrão do 1° Grupo de Transporte (1°/1° GT Esquadrão Gordo), com sede na Base Aérea do Galeão/RJ, agora ALA 11!! A falta de estrutura e ausência de administradores no velho aeroporto de Mossoró retardam a solução do problema.

24º Batalhão de Infantaria de Selva, “Batalhão Barão de Caxias”, realiza formatura alusiva ao Dia Internacional da Mulher


Por: Redação OD
O 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24° BIS), “Batalhão Barão de Caxias”, realizou, no dia 6 de março do corrente ano, uma formatura alusiva ao Dia Internacional da Mulher, oportunizando reverenciarmos e exaltarmos a figura da mulher, que, dentro ou fora dos muros da caserna, tem um papel primordial na sociedade. Nesse contexto, foi realizada a leitura comemorativa alusiva a data, e as integrantes do Batalhão ocuparam lugar de destaque no palanque durante a formatura.

Presença naval Chinesa ajudou a dissuadir uma intervenção Indiana durante crise das Ilhas Maldivas


Por: Redação OD
Uma força tarefa de combate naval chinesa, que entrou no Oceano Índico pela primeira vez em quatro anos, pode ter ajudado a deter uma intervenção indiana nas Maldivas depois que seu presidente pró-China impôs o estado de emergência, de acordo com fontes militares e diplomáticas e analistas. A Índia tem sido tradicionalmente o maior jogador da pequena cadeia insular a 400 Km ao sul, e enfrentou as chamadas dos líderes da oposição das Maldivas no mês passado para usar a força contra o presidente Abdulla Yameen para restaurar a democracia. Depois que o estado de emergência foi declarado, a Índia – que enviou tropas para frustrar um golpe nas Maldivas há três décadas – transferiu aeronaves e navios para suas bases do sul e colocou forças especiais em espera, disseram duas fontes militares em Nova Deli.

quinta-feira, 8 de março de 2018

Interventor Federal General Braga Netto, realizou visita ao juiz federal Marcelo Bretas



Por: Redação OD

O Interventor Federal para a Segurança Pública no Estado do Rio de Janeiro, General de Exército Walter Souza Braga Netto, fez uma visita de cortesia nesta manhã (08/03) ao juiz federal Marcelo Bretas, no gabinete da 7ª Vara Criminal Federal, no Centro. Nesse primeiro contato, o General Braga Netto garantiu a continuidade do apoio da Segurança Pública do Rio às ações da Operação Lava Jato. Também ficou estabelecido um fluxo de tramitação para as solicitações de recursos disponíveis na 7ª Vara Criminal Federal que podem ser destinados à área de segurança pública, tais como a compra de equipamentos, aquisição e manutenção de viaturas e tecnologia. Não foram discutidos valores. Os pedidos deverão passar pelo Secretário de Estado de Segurança, General Richard Nunes, e pelo Interventor Federal para a Segurança Pública no Rio, que fará chegar ao juiz Marcelo Bretas.

Objetivo das ações de intervenção é 'trazer todo o Estado para dentro da comunidade' , revelou General Braga Netto


Por: Redação OD
O General de Exército Braga Netto, responsável pela intervenção da Segurança do Rio, afirmou que o objetivo das ações da Exército nas comunidades não é apenas garantir a segurança e combater criminosos, mas levar os serviços do estado para os moradores: Nós estamos na comunidade de Vila Kennedy, Vila Aliança e Coreia, exatamente trabalhando como a primeira ação de intervenção em que nós vamos trazer todo o estado para dentro da comunidade. E quando eu falo em estado, não é apenas a parte policial, mas o restante dos serviços que o estado e o município tem que prestar - afirmou em entrevista. Ainda de acordo com o general, as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio vão continuar funcionando, mas elas serão reestruturadas:

Embraer não atingiu meta de lucro em 2017 devido a testes de voo do KC-390. Custo de US$ 50 mi a mais afetou Ebit e Ebitda


Por: Redação OD
Durante entrevista a jornalistas nesta quinta feira (08), o vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Embraer, José Filippo, revelou que a Embraer não atingiu a meta de lucro do ano passado devido a custos adicionais inesperados com ensaios de voo do novo cargueiro militar KC-390. Em novembro, a Embraer disse que interrompeu os voos do primeiro protótipo do KC-390, que deve entrar no serviço este ano, depois que um teste de stall levou o avião de transporte para além dos limites operacionais, revelando ainda que o avião já retomou aos ensaios de voo.

quarta-feira, 7 de março de 2018

Corpo de Fuzileiros Navais realiza intercâmbio com oficiais do United States Marine Corps



Por: Redação OD.

Com o objetivo de expandir e aperfeiçoar o intercâmbio profissional entre o United States Marine Corps (USMC) e o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil, o Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN), com o apoio do Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais (CDDCFN), realizou, de 26 de fevereiro a 1º de março, o Operational Naval Infantry Committee (ONIC)/Comitê Operativo de Fuzileiros Navais – 2018. O encontro entre representantes do setor, do Comando-Geral do CFN e do USMC aconteceu na Fortaleza de São José da Ilha das Cobras (FSJ), no Rio de Janeiro (RJ).

Exército Brasileiro autoriza a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro a utilizar 15 dos 60 fuzis apreendidos no Galeão


Por: Redação OD
O Exército Brasileiro emitiu parecer favorável para que a Polícia Civil do Rio receba 15 fuzis AR-10 (que têm calibre 7,62 por 51 milímetros), apreendidos em uma operação no Aeroporto do Galeão em junho do ano passado. Por outro lado, foi negada a doação de outros 45 fuzis do modelo AK-47 (de calibre 7,62 por 39 milímetros). Conforme o Decreto 5.123/2004, as armas de fogo apreendidas no Brasil, quando não mais interessam à investigação criminal e ao processo penal, devem ser encaminhadas pela Justiça ao Exército, que tem um prazo de 48 horas para destruí-las ou doarem a órgãos de segurança ou a uma das Forças Armadas. Conforme o Artigo 65 da norma, as doações devem levar em conta “o padrão e a dotação de cada órgão”.

Aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) realizam interceptação de avião com drogas


Por: Redação OD
Aeronaves A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptaram um avião bimotor, matrícula PR-EBF, com mais de 500 kg de cocaína, por volta das 14h (horário de Brasília), desta terça-feira (6/3), na região de Nova Fernandópolis (MT). A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal e órgãos de segurança pública. Três aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB e um avião radar E-99 foram empregados para monitorar e interceptar o avião proveniente da Bolívia. 

terça-feira, 6 de março de 2018

Porta-aviões afundado na 2a Guerra Mundial é encontrado no Pacífico. (com vídeo)

O USS Lexington em seu momento de agonia final após o ataque da Aviação Imperial Japonesa na batalha do "Mar de Coral"(Maio de 1942). Imagem de autor desconhecido via arquivos da U.S. Navy.
Por: Redação OD

O Porta-Aviões USS Lexington da U.S. Navy, que tomou parte em muitas das batalhas mais importantes do teatro do Oceano Pacífico na 2a Guerra Mundial, foi encontrado dia 04 de março desse ano pela equipe de exploradores/pesquisadores lideradas pelo empresário americano Paul G. Allen à bordo do navio de pesquisas R/V "Petrel". A Marinha americana confirmou que o navio foi achado por uma equipe de buscas liderada pelo bilionário Paul Allen, cofundador da Microsoft. Um vídeo divulgado nas redes do empreendedor e filantropo mostra a carcaça do porta-aviões e de aeronaves que a embarcação carregava. 

segunda-feira, 5 de março de 2018

Na ânsia de tornar-se uma super potência, China aumentará seu orçamento militar ficando atrás apenas dos EUA


Por: Redação OD
A China vai acelerar a expansão de seu orçamento militar em 2018, segundo anunciou Pequim no início do grande encontro do regime comunista, que poderá permitir ao presidente Xi Jinping permanecer no poder pelo tempo que quiser. Xi, que prometeu a seus compatriotas um exército de "nível mundial" em 2050,conseguirá, na sessão plenária anual do Parlamento, iniciada nesta segunda-feira (5), debater a limitação de dois mandatos presidenciais - o que poderia mantê-lo no poder após 2023. O orçamento militar chinês, o segundo maior do mundo, atrás apenas do Estados Unidos, aumentará 8,1%, mais que no ano anterior (+7%), para modernizar as forças armadas, como anunciado pelo primeiro-ministro, Li Keqiang.

Comandante do Exército veio ao Rio de Janeiro se reunir com interventor federal e cúpula da segurança


Por: Redação OD
O comandante do Exército, General-de-Exército Eduardo Villas Bôas, se reuniu nesta segunda-feira com a cúpula de Segurança do Rio. Ele visitou as instalações do gabinete de intervenção no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, e conheceu a equipe de trabalho que está atuando no Rio. Após a reunião, ele usou sua conta pessoal no Twitter para falar que a sociedade carioca vai perceber, em breve, as ações: "Após reunião com o General Braga Netto, reforço a minha convicção de que o planejamento e as ações em andamento em breve serão percebidas pela sociedade carioca. Vamos nos unir para que esta janela de oportunidade permita a recuperação da capacidade operacional da Segurança Pública do Rio", escreveu Villas Bôas.

Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil recebe alunos do CAAML


Por: Redação OD
O Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil (CDefNBQR-MB) recebeu, no dia 5 de fevereiro, a visita dos alunos da Turma I do Curso Especial de Defesa NBQR (C-ESP-DefNBQR), do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML). O C-ESP-DefNBQR tem como propósito habilitar oficiais e praças da Marinha do Brasil, das demais Forças Armadas e Auxiliares brasileiras para o exercício das funções relacionadas à Defesa NBQR, atendendo, assim, às demandas da Marinha do Brasil (MB). São elas:

Comandante da Marinha defende a continuidade de um militar no Ministério da Defesa

Por: Redação OD
O comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, defende que o governo deixe o Ministério da Defesa sob chefia de um militar. Na última semana, após nomear o general Silva e Luna como ministro interino, Temer afirmou que, em breve, recolocará um civil no posto. Desde sua criação em 1999, o ministério era comandado por civis. "Um militar, como qualquer outro profissional escolhido pelo presidente da República, pode sim chefiar o Ministério da Defesa. Anteriormente, profissionais de outras carreiras de Estado já exerceram esse cargo, e não há qualquer razão para que um militar não possa exercê-lo. 

Japão segue firme na ideia de converter seu porta-helicópteros Izumo em um porta-aviões para operar o F-35B


Por: Redação OD
O Ministro da Defesa Japonês, Itsunori Onodera revelou, a jornalistas durante coletiva que o governo estuda formas de extrair ao máximo o potencial do seu porta-helicópteros Izumo, transformando-o em um num porta-aviões com a capacidade de poder operar os novos caças F-35B, que irão compor breve as Forças de Autodefesa do país. As Forças Marítimas de Autodefesa do Japão seguem analisando se é possível usar as atuais capacidades do Izumo para o transporte dos caças ou seja, se será preciso modificar a embarcação.O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe apoia a medida e diz que as análises são um processo óbvio e necessário.

domingo, 4 de março de 2018

De helicóptero, Exército vigia morro do Alemão e prepara nova operação. Acessos e possíveis rotas de fugas de traficantes tem sido mapeados no RJ


Por: Redação OD

Símbolos da tentativa de retomada pelo Estado de territórios dominados pelo tráfico de drogas no início da década, os Complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio, são alvos de monitoramento pelo Exército. O objetivo é mapear diferentes acessos e possíveis rotas de fugas de traficantes para uma futura ação coordenada pelo interventor federal no Rio, o General Walter Braga Netto – o presidente Michel Temer (MDB) decretou a intervenção federal na segurança pública do Estado, medida que conta com o apoio do governador Luiz Fernando Pezão, também do MDB. No último domingo (23), o sobrevoo de dois helicópteros da Força foram a face mais visível da ação no Alemão (69 mil habitantes) e na Penha (com 35 mil). As aeronaves vigiaram e captaram imagens dos complexos de favelas, que se estendem por cinco bairros da zona norte. Nos últimos dias, drones da Polícia Civil também passaram a registrar imagens dessas comunidades. Moradores do Complexo do Alemão relataram os sobrevoos das aeronaves e dos drones. Procurado pela reportagem, o CML (Comando Militar do Leste) confirmou a estratégia de observação.