sábado, 7 de abril de 2018

Sargento da Marinha do Brasil é a primeira mulher brasileira na Volvo Ocean Race

As Sargentos Martina Grael e Kahena Kunze, ambas medalhistas de ouro nas Olimpíadas do Rio de 2016. Imagem via Marinha do Brasil.
Por: Redação OD.

A equipe holandesa do veleiro oceânico AkzoNobel (um Boatyard Volvo Ocean 65), da qual faz parte a brasileira campeã olímpica, Sargento da Marinha do Brasil Martine Grael, chegou nesta quinta-feira em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, e finalizou a sétima etapa da Volvo Ocean Race, a regata de volta ao mundo, na terceira colocação.
Uma curiosidade sobre a Sargento Martine Grael é que ela é a primeira mulher brasileira a participar da Volvo Ocean Race. 

Força Aérea Brasileira participa da 20ª Feira Internacional do Ar e do Espaço no Chile (FIDAE)


Por: Redação OD

A Força Aérea Brasileira participa, até o dia 8 de abril, da maior feira aeroespacial da América Latina, a 20ª Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE), no Chile. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, esteve na Feira e visitou os estandes de diversas empresas, como Saab, Thales e Bell Helicopter, com objetivo de discutir projetos em andamento e propostas para novas oportunidades. O Tenente-Brigadeiro Rossato também se reuniu com representantes das Forças Aéreas Americana e Britânica para tratar de questões de cooperação entre as instituições.

Força Aérea da Índia forma suas primeiras pilotos de caça

As primeiras pilotos de caça da Força Aérea da Índia, Avani Chaturvedi , Mohana Singh e Bhawana Kanth. Imagem via Indian Air Force.
Por: Redação OD

A Força Aérea Indiana anunciou a realização do primeiro voo solo de suas primeiras pilotos mulheres da aviação de caça de seu país. Avani Chaturvedi, Mohana Singh e Bhawana Kanth, efetuaram suas avaliações finais desde o dia 16 de março desse ano mas só agora suas aprovações foram divulgadas.

Japão ativa 1ª brigada anfíbia desde o término da Segunda Guerra Mundial, gerando controvérsias e críticas

Militares da Brigada anfíbia japonesa em cerimônia no Campo Ainoura, em Sasebo - ISSEI KATO / REUTERS
Por: Redação OD

O Japão ativou neste sábado (7) a sua primeira unidade militar anfíbia desde o término da Segunda Guerra Mundial. A unidade fora criada com o propósito de conter, o que o país imagina serem “invasores das ilhas japonesas”, ao longo do Mar da China Oriental. Tóquio teme os territórios fiquem vulneráveis a ataques da China. Em uma cerimônia, sediada em uma base militar perto de Sasebo, na ilha de Kyushu, cerca de 1,5 mil militares da Amphibious Rapid Deployment Brigade (Brigada de Implantação Rápida Anfíbia) se enfileiraram com roupas e rostos camuflados. As tropas anfíbias são especializadas em força naval e desembarque em territórios considerados hostis.

5º Regimento de Carros de Combate realizará na próxima semana a Operação Boina Preta


Por: Redação OD

O 5º Regimento de Carros de Combate (Regimento Tenente Ary Rauen) realizará entre os dias 9 e 12 de abril, a Operação Boina Preta, onde militares do efetivo variável recém incorporados (2018) irão participar de um exercício em campo pela primeira vez. A Operação Boina Preta, tem como objetivo verificar qual foi o nível de instrução básica alcançado pelos recrutas, colocando em prática toda a aprendizagem desenvolvida nas cinco primeiras semanas, que os mesmo tiveram já como militares do Exército Brasileiro. 

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Chefe do Estado-Maior da UNIFIL embarca na Fragata Independência da Marinha do Brasil, Capitânia da FTM-UNIFIL

General Thiébault acompanha exercício de Crache no convoo da Fragata Independência
Por: Redação OD

No dia 27 de março, o Comandante da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL (FTM-UNIFIL), Contra-Almirante Eduardo Machado Vazquez, recebeu, a bordo da Fragata Independência, o Chefe do Estado-Maior da UNIFIL (CEM-UNIFIL), General de Brigada Christian Thiébault, que pernoitou a bordo do Capitânia, desembarcando no dia 28. Durante a visita, o General Thiébault pôde se familiarizar com as tarefas dos navios da FTM-UNIFIL, realizadas para manter a Área Marítima de Operações (AMO) segura e estável, assim como os novos desafios impostos pela redução de pessoal em toda a FTM.

Comando de Operações Terrestres realizou Pré-treinamento do Exercício VIKING 2018

Imagem via Exército Brasileiro.
Por: Redação OD

Brasília (DF) - Entre 12 e 16 de março de 2018, foi realizado nas dependências do COTER, o Pré-treinamento do Exercício VIKING 2018, que contou com palestras ministradas pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) - Sérgio Vieira de Mello e do Coronel Allen Dwight Raymond, do " Peacekeeping and Stability Operations Institute (PKSOI) US Army War College".  Os temas versaram sobre Operações de Paz da ONU, Estudo de Caso e o preparo para a execução das atividades relativas ao exercício, que será realizado em parceria com o Reino da Suécia, com a participação de diversos países da Europa, sendo o Brasil o primeiro país fora daquele continente a participar.

Fonte: Agência Verde Oliva

Operação BUMERANGUE adestra tropas para defesa do território nacional

Imagem via 25º BI Pqdt/Exército Brasileiro.
Por: Redação OD.

O 25º Batalhão de Infantaria Paraquedista (25º BI Pqdt) compõe a Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro, devendo estar apto a atuar em todos os biomas do território nacional. Por isso, visando à possibilidade de emprego em qualquer ambiente, descolou-se por mais de 2.000 km, do Rio de Janeiro à Fazenda Tanque de Ferro, próximo a Petrolina (PE), para realizar a Operação Bumerangue, que ocorreu entre os dias 14 e 21 de março.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Situação tática e um ambiente operacional hipotético fez parte do adestramento dos subsistemas da artilharia antiaérea


Por: Redação OD

A 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea conduziu, no dia 3 de abril, a 2ª Edição da Operação Alerta Antiaéreo, que envolveu todos os Grupos de Artilharia Antiaérea (GAAAe) do Exército Brasileiro e a Bateria de Comando da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (Bia C/1ª Bda AAAe). O objetivo dessa operação, realizada mensalmente, é adestrar os subsistemas da artilharia antiaérea, sobretudo o de controle e alerta, por meio do uso de software que simula incursões aéreas em pontos sensíveis localizados em diversas regiões do País, tudo inserido em uma situação tática e em um ambiente operacional hipotético.

Posto Oceânico da Ilha da Trindade será chefiado pela primeira vez por uma mulher


Por: Redação OD

O Posto Oceânico da Ilha da Trindade (POIT), terá pela primeira vez uma mulher como comandante de seu destacamento, a Capitão de Corveta Rosângela dos Santos Farias, 47 anos, será a primeira mulher em ter este rpivilégio de assumir esta chefia. Durante os próximos quatro meses, iniciando-se agora em abril e se estendendo até julho de 2018, a pedagoga pertencente ao Quadro Técnico da Marinha do Brasil, terá o desafio de comandar aproximadamente 30 militares que atuam no local e executar atividades rotineiras como a administração da própria Ilha e apoio às pesquisas desenvolvidas no POIT. Para a Oficial, a oportunidade de desempenhar essa função até então ocupada somente por homens, só reafirma o compromisso da Instituição com a igualdade de gênero e a valorização pela meritocracia.

FIDAE 2018

O grande destaque da FIDAE é sempre a apresentação de tecnologias de ponta do setor militar, com o óbvio destaque para os Lockheed Martin F-35 "Lighning II", entre outros presentes da aviação de caça, transporte e até mesmo bombardeiros estratégicos.

Por: Daniel Thomey.

A Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE), que acontece no Chile nessa semana,  é a principal exposição aeroespacial, de defesa e segurança da América Latina e a melhor plataforma de negócios aeroespaciais no cone sul. São mais de 550 empresas de 60 países participando da exposição, sendo que 75% dessas empresas vêm de países estrangeiros, incluíndo emergentes do setor aeroespacial.

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Declaração do Comandante do Exército, Gen Villas Bôas cita "repúdio à impunidade"


Por: Redação OD

O comandante do Exército Brasileiro, General Villas Bôas, afirmou nesta terça-feira que a instituição "julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade". A declaração foi realizada na véspera do julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF), do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em sua conta no Twitter, Villas Bôas disse que o Exército também defende o "respeito à Constituição, à paz social e à Democracia", e que a instituição "se mantém atenta às suas missões institucionais".

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Fuzileiros Navais começam a patrulhar a orla do Rio nesta segunda-feira para recompor efetivo do 14º BPM


Por: Redação OD

Fuzileiros Navais serão engajados a partir da tarde desta segunda-feira aos patrulhamentos urbanos dentro da intervenção federal, que teve início em fevereiro. A inserção da Marinha nas operações visam a suprir a redução do efetivo de policiais militares do 14º BPM (Bangu) que começam nesta segunda-feira um curso de reciclagem em que irão aperfeiçoar, por exemplo, técnicas de abordagem e tiros. Os fuzileiros farão patrulhamento da área do 1º Distrito Naval, na Praça Mauá, até o Mirante do Leblon.Os militares da Marinha atuarão em conjunto com o Exército, Polícia Militar e Guarda Municipal.

Após seis meses na Antártica, o navio da Marinha do Brasil Ary Rongel "Gigante Vermelho" atraca em Rio Grande

Gigante Vermelho, como é conhecido o navio Ary Rongel, esteve em Rio Grande neste fim de semana (Foto: Reprodução/RBS TV)

Por: Redação OD

O navio Ary Rongel, mais conhecido como o "Gigante Vermelho", atracou no porto do Rio Grande, no Sul do estado, neste fim de semana, após uma passagem de seis meses pela Antártica. Todos os anos, embarcações de apoio oceanográfico da Marinha do Brasil seguem até o continente gelado para auxiliar pesquisadores e apoiar projetos de ciência e tecnologia. A principal missão do Gigante Vermelho é transportar pessoal, combustível, maquinário e material de pesquisa. Muitos profissionais que embarcam são da Universidade Federal de Rio Grande.

A pouco conhecida história de como os EUA levaram as primeiras armas nucleares à península da Coreia

Líder norte-coreano, Kim Jong-Un, acompanha lançamento de míssil (Foto: KCNA via KNS/AFP)
Por: Redação OD

"Estamos comprometidos com a desnuclearização da península da Coreia, em sintonia com a vontade do outrora presidente Kim Il-sung e do secretário Kim Jong-il." As palavras do líder norte-coreano, Kim Jong-un, durante encontro com o presidente da China, em Pequim, surpreenderam muita gente. Apesar dos gestos de aproximação da Coreia do Norte, que tem reuniões previstas com os presidentes da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, a comunidade internacional ainda está cética. Mas como começou a corrida armamentista na península coreana? A insegurança atual está diretamente relacionada a um episódio pouco conhecido hoje em dia: a chegada à península coreana das primeiras armas nucleares norte-americanas. Uma nuclearização que, como destaca o jornalista norte-americano Walter Pincus, ocorreu em clara violação ao acordo que pôs fim aos conflitos da Guerra da Coreia.

Curso de Engenharia da AMAN realiza exercício militar no bairro Monet em Resende esta semana

 Militares da Engenharia desenvolvem ações favorecendo o deslocamento e a operação das tropas - Fotos: Divulgação

Por: Redação OD

Cadetes do Curso de Engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizam durante esta semana um exercício militar nas imediações do bairro Monet (Resende). O referido exercício tem início nesta segunda (2) e se estenderá até a próxima sexta-feira (6), onde militares  (cadetes e instrutores) utilizarão os terrenos das Glebas 13 e 2 com uso de embarcações motorizadas, no Rio Paraíba do Sul. Nas margens serão desenvolvidas atividades preparatórias. Segundo a Seção de Comunicação Social da AMAN, o Curso de Engenharia forma os futuros oficiais combatentes da arma de Engenharia.

domingo, 1 de abril de 2018

Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e a 1ª Invernada Antártica Brasileira

Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil na 1ª Invernada Antártica na EACF. Foram oito meses de isolamento desde a chegada em março até a chegada do navio em novembro de 1986. Da esquerda para a direita: Em pé: Elkfury, Caiado, Moreira, Nilson, Iderley e Tardin. Agachados: Luiz Felipe, Marcelo, Hadano, Plínio e Chagas (Civil do INPE). Foto via CA FN Elkfury.
Matéria especial de aniversário Orbis Defense

Por: Contra-Almirante FN José Henrique Salvio ELKFURY. Introdução de Yam Wanders

Em março de 1986, após anos de estudos e planejamentos, onze militares brasileiros, imbuídos dos sentimentos de realização profissional e pessoal e espírito de aventura, participaram, voluntariamente e com muito orgulho, da primeira comissão de inverno na Estação Antártica Comandante Ferraz. Um feito que deve sempre ser lembrado, pois os frutos dessa "aventura" foram colhidos por toda uma nação, e até hoje servem de inspiração para jovens e orgulho para os antigos. 

Marinha do Brasil participa de Fórum Internacional sobre Operações Ship To Ship na Grécia


Por: Redação OD

A Marinha do Brasil, a qual convidada pela Petrobras, e sendo representada pelo Chefe do Departamento de Tráfego de Embarcações e Assistência e Salvamento da Diretoria de Portos e Costas (DPC), Capitão de Corveta (T) Péricles Alves Arraes, participou do Fórum Internacional sobre Operações Ship To Ship (STS) 2018, ocorrido entre os dias 7 e 9 de março, na cidade de Atenas, Grécia. O evento reuniu representantes de Órgãos e Entidades Internacionais, além de empresas ligadas às atividades marítimas, de seguros, de equipamentos, dentre outras.