sábado, 7 de abril de 2018

Sargento da Marinha do Brasil é a primeira mulher brasileira na Volvo Ocean Race

As Sargentos Martina Grael e Kahena Kunze, ambas medalhistas de ouro nas Olimpíadas do Rio de 2016. Imagem via Marinha do Brasil.
Por: Redação OD.

A equipe holandesa do veleiro oceânico AkzoNobel (um Boatyard Volvo Ocean 65), da qual faz parte a brasileira campeã olímpica, Sargento da Marinha do Brasil Martine Grael, chegou nesta quinta-feira em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, e finalizou a sétima etapa da Volvo Ocean Race, a regata de volta ao mundo, na terceira colocação.
Uma curiosidade sobre a Sargento Martine Grael é que ela é a primeira mulher brasileira a participar da Volvo Ocean Race. 

Relatório sobre os momentos finais do ARA San Juan dão conta que não foram apenas milissegundos e sim horas de angústia


Por: Redação OD

O relatório da comissão oficial que investigou o desaparecimento do submarino argentino ARA San Juan, a qual é integrada pelos contra-almirantes Adolfo Trama e Alexandre Kenny e o capitão Jorge Bergallo (pai de um dos tripulantes desaparecidos), foi revelado a imprensa na última quarta-feira, onde  concluiu-se que o submarino apresentou uma série de problemas durante um longo período de tempo. Os três especialistas designados pelo Ministério da Defesa do país sul-americano concluiram que, os momentos finais do ARA SAN JUAN, fora marcado por uma série de acontecimentos ao longo de várias horas. Desta forma, desmentem a hipótese inicial, segundo a qual uma explosão teria acabado com o submarino em apenas 40 milissegundos.

Força Aérea Brasileira participa da 20ª Feira Internacional do Ar e do Espaço no Chile (FIDAE)


Por: Redação OD

A Força Aérea Brasileira participa, até o dia 8 de abril, da maior feira aeroespacial da América Latina, a 20ª Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE), no Chile. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, esteve na Feira e visitou os estandes de diversas empresas, como Saab, Thales e Bell Helicopter, com objetivo de discutir projetos em andamento e propostas para novas oportunidades. O Tenente-Brigadeiro Rossato também se reuniu com representantes das Forças Aéreas Americana e Britânica para tratar de questões de cooperação entre as instituições.

Força Aérea da Índia forma suas primeiras pilotos de caça

As primeiras pilotos de caça da Força Aérea da Índia, Avani Chaturvedi , Mohana Singh e Bhawana Kanth. Imagem via Indian Air Force.
Por: Redação OD

A Força Aérea Indiana anunciou a realização do primeiro voo solo de suas primeiras pilotos mulheres da aviação de caça de seu país. Avani Chaturvedi, Mohana Singh e Bhawana Kanth, efetuaram suas avaliações finais desde o dia 16 de março desse ano mas só agora suas aprovações foram divulgadas.

Japão ativa 1ª brigada anfíbia desde o término da Segunda Guerra Mundial, gerando controvérsias e críticas

Militares da Brigada anfíbia japonesa em cerimônia no Campo Ainoura, em Sasebo - ISSEI KATO / REUTERS
Por: Redação OD

O Japão ativou neste sábado (7) a sua primeira unidade militar anfíbia desde o término da Segunda Guerra Mundial. A unidade fora criada com o propósito de conter, o que o país imagina serem “invasores das ilhas japonesas”, ao longo do Mar da China Oriental. Tóquio teme os territórios fiquem vulneráveis a ataques da China. Em uma cerimônia, sediada em uma base militar perto de Sasebo, na ilha de Kyushu, cerca de 1,5 mil militares da Amphibious Rapid Deployment Brigade (Brigada de Implantação Rápida Anfíbia) se enfileiraram com roupas e rostos camuflados. As tropas anfíbias são especializadas em força naval e desembarque em territórios considerados hostis.

5º Regimento de Carros de Combate realizará na próxima semana a Operação Boina Preta


Por: Redação OD

O 5º Regimento de Carros de Combate (Regimento Tenente Ary Rauen) realizará entre os dias 9 e 12 de abril, a Operação Boina Preta, onde militares do efetivo variável recém incorporados (2018) irão participar de um exercício em campo pela primeira vez. A Operação Boina Preta, tem como objetivo verificar qual foi o nível de instrução básica alcançado pelos recrutas, colocando em prática toda a aprendizagem desenvolvida nas cinco primeiras semanas, que os mesmo tiveram já como militares do Exército Brasileiro. 

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Gabinete de Intervenção Federal recebe doação de equipamentos não-letais da empresa CONDOR



Por: Redação OD

O Interventor Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, General Braga Netto, recebeu, nesta sexta-feira (06/04), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), a doação de cerca de armamentos e munições não-letais avaliados em torno de R$ 2,4 milhões. O material da empresa Condor será entregue pelo Gabinete de Intervenção Federal à Secretaria de Estado de Segurança. Foram doados dez kits de pistolas elétricas incapacitantes (Spark); 3 mil sprays de agente lacrimogêneo; 3 mil projéteis de gás lacrimogêneo; 500 granadas manuais de gás lacrimogêneo com chip de rastreabilidade; 10 lançadores de munição não-letal; 10 mil munições de impacto controlado.

Trump autoriza o envio da Guarda Nacional à fronteira com o México. Objetivo é evitar a migração e o tráfico de drogas


Por: Redação OD

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou nesta quarta-feira (4) o envio imediato da Guarda Nacional para proteger a fronteira do país com o México. Segundo a Casa Branca, o objetivo é evitar a migração em massa e o tráfico de drogas. "A ausência de lei que prossegue na nossa fronteira ao sul é essencialmente incompatível com a segurança e soberania do povo americano", afirma o documento assinado pelo presidente que autorizava a medida. Segundo Trump, a situação atingiu um "ponto de crise" e seu governo "não teve outra escolha a não ser agir". A Secretaria da Defesa e o Departamento de Segurança Nacional deverão trabalhar juntos na proteção da fronteira para "impedir o fluxo de drogas e pessoas", segundo a ordem presidencial. 

Chefe do Estado-Maior da UNIFIL embarca na Fragata Independência da Marinha do Brasil, Capitânia da FTM-UNIFIL

General Thiébault acompanha exercício de Crache no convoo da Fragata Independência
Por: Redação OD

No dia 27 de março, o Comandante da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL (FTM-UNIFIL), Contra-Almirante Eduardo Machado Vazquez, recebeu, a bordo da Fragata Independência, o Chefe do Estado-Maior da UNIFIL (CEM-UNIFIL), General de Brigada Christian Thiébault, que pernoitou a bordo do Capitânia, desembarcando no dia 28. Durante a visita, o General Thiébault pôde se familiarizar com as tarefas dos navios da FTM-UNIFIL, realizadas para manter a Área Marítima de Operações (AMO) segura e estável, assim como os novos desafios impostos pela redução de pessoal em toda a FTM.

Comando de Operações Terrestres realizou Pré-treinamento do Exercício VIKING 2018

Imagem via Exército Brasileiro.
Por: Redação OD

Brasília (DF) - Entre 12 e 16 de março de 2018, foi realizado nas dependências do COTER, o Pré-treinamento do Exercício VIKING 2018, que contou com palestras ministradas pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) - Sérgio Vieira de Mello e do Coronel Allen Dwight Raymond, do " Peacekeeping and Stability Operations Institute (PKSOI) US Army War College".  Os temas versaram sobre Operações de Paz da ONU, Estudo de Caso e o preparo para a execução das atividades relativas ao exercício, que será realizado em parceria com o Reino da Suécia, com a participação de diversos países da Europa, sendo o Brasil o primeiro país fora daquele continente a participar.

Fonte: Agência Verde Oliva

França e Alemanha lançam projeto comum para produção de armamentos como aviões de caça, drones e baterias antiaéreas


Por: Redação OD

Inimigos históricos, em especial entre os séculos XIX e XXFrança Alemanha vão intensificar a colaboração técnico-militar para a produção em conjunto de armamentos compartilhamento de projetos e custos relacionados à área de Defesa. Os ministérios da Defesa de ambos os países apresentaram nesta quinta-feira (5), um plano comum de desenvolvimento de material bélico, incluindo um futuro Sistema de Combate Aéreo do Futuro (SCAF), programa este que envolve aviões de caças e drones. O anúncio é um passo maior na integração militar da União Europeia.

Operação BUMERANGUE adestra tropas para defesa do território nacional

Imagem via 25º BI Pqdt/Exército Brasileiro.
Por: Redação OD.

O 25º Batalhão de Infantaria Paraquedista (25º BI Pqdt) compõe a Força de Emprego Estratégico do Exército Brasileiro, devendo estar apto a atuar em todos os biomas do território nacional. Por isso, visando à possibilidade de emprego em qualquer ambiente, descolou-se por mais de 2.000 km, do Rio de Janeiro à Fazenda Tanque de Ferro, próximo a Petrolina (PE), para realizar a Operação Bumerangue, que ocorreu entre os dias 14 e 21 de março.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Operação Barkhane: Comandos Paraquedistas Franceses eliminam 30 jihadistas no Mali

Um operador "Commandos Parachutistes de l’Air" em operação no Mali. Imagem Ilustrativa via : EMA/Ministère de la Défense, France.
Por: Redação OD

Trinta jihadistas foram eliminados durante um confronto contra Comandos de pára-quedistas franceses (Les Commandos Parachutistes de l'Air - CPA, Armée de l"Air) e Forças Armadas do Mali, em combates que começaram dia 28 de março e terminaram nesse nesse dia 5 de abril. O Estado Maior das Forças Armadas da França(EMA) deu detalhes sobre os eventos que ocorreram durante o feriado da Páscoa. Seu porta-voz, o Coronel Patrick Steiger, falou de um grave incidente que ocorreu na região de Akabar, como parte de uma "operação de reconhecimento e controle de área" realizada desde 28 de março por um destacamento de Comandos Paraquedistas do Ar  da força de Barkhane e das Forças Armadas do Mali (FAMa), em ligação com as forças armadas nigerinas e um "grupo local de autodefesa".

Situação tática e um ambiente operacional hipotético fez parte do adestramento dos subsistemas da artilharia antiaérea


Por: Redação OD

A 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea conduziu, no dia 3 de abril, a 2ª Edição da Operação Alerta Antiaéreo, que envolveu todos os Grupos de Artilharia Antiaérea (GAAAe) do Exército Brasileiro e a Bateria de Comando da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (Bia C/1ª Bda AAAe). O objetivo dessa operação, realizada mensalmente, é adestrar os subsistemas da artilharia antiaérea, sobretudo o de controle e alerta, por meio do uso de software que simula incursões aéreas em pontos sensíveis localizados em diversas regiões do País, tudo inserido em uma situação tática e em um ambiente operacional hipotético.

Lançamento do foguete Ariane 5 ao vivo hoje em Kourou

Imagem ilustrativa, via CNES.
Por: Redação OD

Na noite de hoje ocorrerá o lançamento de mais um foguete cargueiro Ariane 5, que está marcado para esse dia 5 de abril de 2018 às 23:34 (horário de Paris)/ 19:34h na hora de Brasília . Para seu segundo lançamento do ano, Ariane 5 ECA  colocará  dois satélites em órbita de transferência geoestacionária: DSN-1/8-Superbird Sky JSAT e HYLAS para Avanti 4. O total de carga paga desse lançamento para este voo é de aproximadamente 10.260 kg. O lançamento será exibido pelo canal  ArianeSpace TV e nesta página.

Posto Oceânico da Ilha da Trindade será chefiado pela primeira vez por uma mulher


Por: Redação OD

O Posto Oceânico da Ilha da Trindade (POIT), terá pela primeira vez uma mulher como comandante de seu destacamento, a Capitão de Corveta Rosângela dos Santos Farias, 47 anos, será a primeira mulher em ter este rpivilégio de assumir esta chefia. Durante os próximos quatro meses, iniciando-se agora em abril e se estendendo até julho de 2018, a pedagoga pertencente ao Quadro Técnico da Marinha do Brasil, terá o desafio de comandar aproximadamente 30 militares que atuam no local e executar atividades rotineiras como a administração da própria Ilha e apoio às pesquisas desenvolvidas no POIT. Para a Oficial, a oportunidade de desempenhar essa função até então ocupada somente por homens, só reafirma o compromisso da Instituição com a igualdade de gênero e a valorização pela meritocracia.

FIDAE 2018

O grande destaque da FIDAE é sempre a apresentação de tecnologias de ponta do setor militar, com o óbvio destaque para os Lockheed Martin F-35 "Lighning II", entre outros presentes da aviação de caça, transporte e até mesmo bombardeiros estratégicos.

Por: Daniel Thomey.

A Feira Internacional do Ar e do Espaço (FIDAE), que acontece no Chile nessa semana,  é a principal exposição aeroespacial, de defesa e segurança da América Latina e a melhor plataforma de negócios aeroespaciais no cone sul. São mais de 550 empresas de 60 países participando da exposição, sendo que 75% dessas empresas vêm de países estrangeiros, incluíndo emergentes do setor aeroespacial.

China envia nova frota naval para realizar missão de escolta no Golfo de Áden


Por: Redação OD

A 29ª frota da Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP) da China deixou a cidade portuária de Zhoushan, no leste do país, rumo ao Golfo de Áden e águas perto da Somália. A missão é de escolta de navios civis. Levando mais de 700 militares (Oficias e Praças), destes algumas dezenas são militares de operações especiais e dois helicópteros, a frota começou sua viagem na manhã de quarta-feira.

Presidente da Embraer se diz otimista sobre o acordo com a Boeing


Por: Redação OD

Durante conversa com jornalistas no Chile, onde está ocorrendo a FIDAE 2018, o presidente da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, afirmou ontem que está otimista com um possível acordo com a Boeing. "Existe um desafio de atender aos requisitos de todas as partes, mas estou otimista", comentou a jornalistas após evento da empresa. O executivo reiterou que não há um prazo certo para que as empresas fechem a estrutura do eventual negócio. Embora reconheça que o mercado demanda certa agilidade nas negociações, Silva salientou que a operação é complexa e deverá atender às expectativas de todas as partes.  Ainda de acordo o presidente da Embraer, a mudança do ministro da Defesa - de Raul Jungmann pelo general Joaquim Silva e Luna - não atrapalhou o andamento dos trabalhos com o grupo técnico, que seguem "muito bem".

Departamento de Estado dos EUA aprova venda de equipamentos militares a Espanha na ordem de U$S 1 Bilhão


Por: Redação OD

O Departamento de Estado dos EUA aprovou nesta quarta-feira (4) a venda de 17 unidades do helicópteros de carga modelo CH-47F, de 21 sistemas antimísseis (não especificado qual tipo) e mais 42 sistemas de GPS e sistemas de navegação inercial para o Governo Espanhol, a um valor total estimado algo em torno de US$ 1,3 bilhão. Também faz parte deste pacote de acordo a manutenção e o transporte dos equipamentos, bem como treinamento das equipes para sua utilização. Em nota, a Agência de Cooperação de Segurança e Defesa (DSCA) explicou que a Espanha irá fazer uso destes equipamentos para "fortalecer ainda mais a sua defesa interna e assim impedir a possibilidade de haver ameaças regionais". 

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Em menos de 60h, ocorreram três acidentes aéreos envolvendo diferentes aeronaves das Forças Armadas dos Estados Unidos


Por: Redação OD

Mais um acidente nesta quarta-feira (4) envolvendo uma aeronave dos EUA, desta vez com um caça F-16 Falcon da Força Aérea Americana (USAF), onde com este, fez elevar-se a três o número de acidentes aéreos com aeronaves militares das Forças Armadas dos EUA em menos de 60h. Segundo um comunicado emitido pelo porta voz da Base Aérea de Nellis (Nevada), dar-se conta que: "Um F-16 pertencente a uma Esquadrão da Base caiu perto de Las Vegas, por volta das 10h30 local (14h30 de Brasília) durante um voo de rotina no centro de treinamento", revelou a nota, sem citar o estado de saúde do pilotoNa terça-feira (03), às 14h35 local (18h35 de Brasília), um helicóptero CH-53 "Super Stallion" dos Marines caiu na Califórnia durante um exercício de rotina perto da pequena localidade de El Centro, próximo à fronteira mexicana, revela o comunicado. Os quatro membros da tripulação do helicóptero morreram nesse acidente.

1º Batalhão de Polícia do Exército recebeu a visita do Exmo Srº Gen Bda Martinelli, Diretor de Educação Técnica Militar


Por: Redação OD

O Diretor de Educação Técnica Militar, General de Brigada Vinicius Ferreira Martinelli, acompanhado do Tenente Coronel Anderson Rocha Silva e do Subtenente Marcos Marcelo Santos do Carmo, realizou, em 04 de abril, Visita de Orientação Técnico-Pedagógica (VOTP) com a finalidade de verificar a situação do pessoal, instalações, equipamentos destinados a área de ensino desta OMPE e dos processos de ensino no Curso de Polícia do Exército. 

Comandante da Aeronáutica emite esclarecimento diante de repercussões midiáticas sobre contexto atual do País


Por: Redação OD

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, emitiu, nesta quarta-feira (04/04), um esclarecimento do Comando da Aeronáutica diante das repercussões midiáticas sobre o contexto atual do país.
Leia na íntegra o texto:
"O Brasil amanhece hoje prestes a viver um dos momentos mais importantes da sua história. Hoje serão testados valores que nos são muito caros, como a democracia e a integridade de nossas instituições. Instituições essas que têm seus papéis muito bem definidos no arcabouço legal da Nação. Num momento como este, os ânimos já acirrados intensificam-se ainda mais com a velocidade das mídias sociais, onde cada cidadão encontra espaço para repercutir a sua opinião, em prol do que julga ser o país merecedor.

Ala 12 realiza cerimônia de incorporação dos Esquadrões Orungan (1º/7º GAV) e Pioneiro (3º ETA)


Por: Redação OD

A Ala 12, localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, na quinta-feira (29/03), a Cerimônia Militar de Incorporação do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV) e do Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA). Entre oficiais e graduados, 92 militares do 1º/7º GAV e 103 do 3º ETA passaram a compor o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz, integrando, oficialmente, o total de quatro Esquadrões Operacionais subordinados àquela Ala. As transferências fazem parte do processo de Reestruturação da Força Aérea Brasileira. A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Ala 12, Coronel Aviador Alessandro Cramer.

Helibras anuncia venda do primeiro H160 para a América Latina


Por: Redação OD

A Helibras anuncia a venda do primeiro helicóptero modelo H160 da América Latina para um cliente brasileiro. A aeronave voará em missões corporativas/VIP na aviação executiva. A chegada do H160 ao Brasil representa um marco na aviação de asas rotativas pelo nível tecnológico da aeronave de porte médio e oferece um nível superior de desempenho, segurança e conforto, além de ser mais silenciosa e ecoeficiente. Ficamos muito orgulhosos em concretizar a primeira venda do H160 para o Brasil. Estou certo de que o modelo será uma referência de mercado em aviação executiva e muitas outras missões, como serviços aeromédicos e transporte de passageiros para plataformas de petróleo”, afirma Richard Marelli, presidente da Helibras.

Declaração do Comandante do Exército, Gen Villas Bôas cita "repúdio à impunidade"


Por: Redação OD

O comandante do Exército Brasileiro, General Villas Bôas, afirmou nesta terça-feira que a instituição "julga compartilhar o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade". A declaração foi realizada na véspera do julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF), do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em sua conta no Twitter, Villas Bôas disse que o Exército também defende o "respeito à Constituição, à paz social e à Democracia", e que a instituição "se mantém atenta às suas missões institucionais".

Novos Obuseiros M109 A5 adquiridos pelo Exército Brasileiro executam os seus primeiros disparos em solo brasileiro


Por: Redação OD

No dia 22 de março, a Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) coordenou o Tiro de Aceitação de duas Viatura Blindada de Combate Obuseiro Autopropulsado M109 A5 (VBCOAP M109 A5) que desembarcaram no Porto de Paranaguá, há 14 dias. Após concluídos os trabalhos de manutenção e inspeção dos armamentos, realizados no Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5), os obuseiros foram deslocados para o Campo de Instrução Marechal Hermes, localizado em Três Barras (SC), para a execução de seus primeiros disparos em solo brasileiro. As guarnições das peças foram compostas por militares do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado e cada obuseiro realizou cinco tiros.

Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL) completa 40 anos de criação

Discurso do Force Commander em comemoração aos 40 anos da UNIFIL

Por: Redação OD

No dia 19 de março, na sede do Quartel General da UNIFIL, em Naqoura, Líbano, foi realizada a cerimônia de aniversário do 40° Ano de Estabelecimento da UNIFIL. A cerimônia,. que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares da sociedade libanesa e de diversos países, teve o Brasil representado pelo Embaixador do Brasil no Líbano Jorge Geraldo Kadri, e pelo Comandante da Força-Tarefa Marítima (FTM), o Contra-Almirante Eduardo Machado Vazquez e pela Fragata Independência, que permaneceu nas proximidades da localidade de Naqoura, dando um brilho especial ao evento. 

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Fuzileiros Navais começam a patrulhar a orla do Rio nesta segunda-feira para recompor efetivo do 14º BPM


Por: Redação OD

Fuzileiros Navais serão engajados a partir da tarde desta segunda-feira aos patrulhamentos urbanos dentro da intervenção federal, que teve início em fevereiro. A inserção da Marinha nas operações visam a suprir a redução do efetivo de policiais militares do 14º BPM (Bangu) que começam nesta segunda-feira um curso de reciclagem em que irão aperfeiçoar, por exemplo, técnicas de abordagem e tiros. Os fuzileiros farão patrulhamento da área do 1º Distrito Naval, na Praça Mauá, até o Mirante do Leblon.Os militares da Marinha atuarão em conjunto com o Exército, Polícia Militar e Guarda Municipal.

Após seis meses na Antártica, o navio da Marinha do Brasil Ary Rongel "Gigante Vermelho" atraca em Rio Grande

Gigante Vermelho, como é conhecido o navio Ary Rongel, esteve em Rio Grande neste fim de semana (Foto: Reprodução/RBS TV)

Por: Redação OD

O navio Ary Rongel, mais conhecido como o "Gigante Vermelho", atracou no porto do Rio Grande, no Sul do estado, neste fim de semana, após uma passagem de seis meses pela Antártica. Todos os anos, embarcações de apoio oceanográfico da Marinha do Brasil seguem até o continente gelado para auxiliar pesquisadores e apoiar projetos de ciência e tecnologia. A principal missão do Gigante Vermelho é transportar pessoal, combustível, maquinário e material de pesquisa. Muitos profissionais que embarcam são da Universidade Federal de Rio Grande.

A pouco conhecida história de como os EUA levaram as primeiras armas nucleares à península da Coreia

Líder norte-coreano, Kim Jong-Un, acompanha lançamento de míssil (Foto: KCNA via KNS/AFP)
Por: Redação OD

"Estamos comprometidos com a desnuclearização da península da Coreia, em sintonia com a vontade do outrora presidente Kim Il-sung e do secretário Kim Jong-il." As palavras do líder norte-coreano, Kim Jong-un, durante encontro com o presidente da China, em Pequim, surpreenderam muita gente. Apesar dos gestos de aproximação da Coreia do Norte, que tem reuniões previstas com os presidentes da Coreia do Sul e dos Estados Unidos, a comunidade internacional ainda está cética. Mas como começou a corrida armamentista na península coreana? A insegurança atual está diretamente relacionada a um episódio pouco conhecido hoje em dia: a chegada à península coreana das primeiras armas nucleares norte-americanas. Uma nuclearização que, como destaca o jornalista norte-americano Walter Pincus, ocorreu em clara violação ao acordo que pôs fim aos conflitos da Guerra da Coreia.

Curso de Engenharia da AMAN realiza exercício militar no bairro Monet em Resende esta semana

 Militares da Engenharia desenvolvem ações favorecendo o deslocamento e a operação das tropas - Fotos: Divulgação

Por: Redação OD

Cadetes do Curso de Engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizam durante esta semana um exercício militar nas imediações do bairro Monet (Resende). O referido exercício tem início nesta segunda (2) e se estenderá até a próxima sexta-feira (6), onde militares  (cadetes e instrutores) utilizarão os terrenos das Glebas 13 e 2 com uso de embarcações motorizadas, no Rio Paraíba do Sul. Nas margens serão desenvolvidas atividades preparatórias. Segundo a Seção de Comunicação Social da AMAN, o Curso de Engenharia forma os futuros oficiais combatentes da arma de Engenharia.

Militares portugueses durante patrulha na República Centro-Africana foram atacados por grupo rebelde armado


Por: Redação OD

Militares portugueses, durante patrulha na missão de paz da ONU na República Centro-Africana foram atacados no último sábado (30), na região de Bangui, por grupo rebelde armado, informou o Estado Maior General das Forças Armadas. Por meio de uma comunicado, o EMGFA revelou que os militares portugueses realizavam uma patrulha de rotina no terceiro distrito da capital da República Centro-Africana, quando por volta das 1H10 (hora local), tiros de armas ligeiras foram disparados por um grupo armado sobre a patrulha "utilizando a população civil (mulheres e crianças) como escudo humano" para se protegerem de uma possível contra-ataque dos militares. 

domingo, 1 de abril de 2018

Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e a 1ª Invernada Antártica Brasileira

Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil na 1ª Invernada Antártica na EACF. Foram oito meses de isolamento desde a chegada em março até a chegada do navio em novembro de 1986. Da esquerda para a direita: Em pé: Elkfury, Caiado, Moreira, Nilson, Iderley e Tardin. Agachados: Luiz Felipe, Marcelo, Hadano, Plínio e Chagas (Civil do INPE). Foto via CA FN Elkfury.
Matéria especial de aniversário Orbis Defense

Por: Contra-Almirante FN José Henrique Salvio ELKFURY. Introdução de Yam Wanders

Em março de 1986, após anos de estudos e planejamentos, onze militares brasileiros, imbuídos dos sentimentos de realização profissional e pessoal e espírito de aventura, participaram, voluntariamente e com muito orgulho, da primeira comissão de inverno na Estação Antártica Comandante Ferraz. Um feito que deve sempre ser lembrado, pois os frutos dessa "aventura" foram colhidos por toda uma nação, e até hoje servem de inspiração para jovens e orgulho para os antigos. 

Força Aérea Portuguesa realiza patrulha sobre as águas territoriais de Cabo Verde, em uma cooperação técnico-militar


Por: Redação OD

Um avião de patrulha marítima da Força Aérea Portuguesa (FAP) vem realizando voos de patrulhas nas zonas exclusivas marítimas de Cabo Verde, no âmbito de uma cooperação técnico-militar entre os dois países, segundo informação da Embaixada de Portugal. A aeronave de vigilância marítima “P-3 C CUP+ ORION”, tem realizado missões de vigilância marítima nas águas de responsabilidade de Cabo Verde durante a ultima semana tendo como data de término desta cooperação a próxima terça-feira, dia 3 de abril.

Marinha do Brasil participa de Fórum Internacional sobre Operações Ship To Ship na Grécia


Por: Redação OD

A Marinha do Brasil, a qual convidada pela Petrobras, e sendo representada pelo Chefe do Departamento de Tráfego de Embarcações e Assistência e Salvamento da Diretoria de Portos e Costas (DPC), Capitão de Corveta (T) Péricles Alves Arraes, participou do Fórum Internacional sobre Operações Ship To Ship (STS) 2018, ocorrido entre os dias 7 e 9 de março, na cidade de Atenas, Grécia. O evento reuniu representantes de Órgãos e Entidades Internacionais, além de empresas ligadas às atividades marítimas, de seguros, de equipamentos, dentre outras. 

Estados Unidos e Coreia do Sul dá início aos seus exercícios militares conjuntos


Por: Redação OD

Estados Unidos e Coreia do Sul deram início aos seus exercícios militares conjuntos neste domingo dia 1º de abrilalgo extraordinário já que geralmente, estas operações conjuntas têm início em fevereiro ou março, mas foram adiados por conta das Olimpíadas e Paraolimpíadas de PyeongChang, que tiveram como sede a Coreia do Sul. Os exercícios incluem a operação Foal Eagle, que envolve um grande desdobramento de soldados sul-coreanos e norte-americanos, que inclui simulações por computador. Oficiais do ministério da defesa sul-coreano disseram que a escala dos exercícios será a mesma de sempre.