segunda-feira, 2 de abril de 2018

Curso de Engenharia da AMAN realiza exercício militar no bairro Monet em Resende esta semana

 Militares da Engenharia desenvolvem ações favorecendo o deslocamento e a operação das tropas - Fotos: Divulgação

Por: Redação OD

Cadetes do Curso de Engenharia da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realizam durante esta semana um exercício militar nas imediações do bairro Monet (Resende). O referido exercício tem início nesta segunda (2) e se estenderá até a próxima sexta-feira (6), onde militares  (cadetes e instrutores) utilizarão os terrenos das Glebas 13 e 2 com uso de embarcações motorizadas, no Rio Paraíba do Sul. Nas margens serão desenvolvidas atividades preparatórias. Segundo a Seção de Comunicação Social da AMAN, o Curso de Engenharia forma os futuros oficiais combatentes da arma de Engenharia.

Durante a semana, os cadetes da arma de Engenharia participaram de instruções de nivelamento e de missões de patrulha
“A Engenharia do Exército é uma arma de apoio ao combate que tem como objetivos facilitar o deslocamento das tropas amigas, reparando estradas, pontes e eliminando os obstáculos à progressão e, ainda, dificultando o movimento do inimigo”, explica. Uma operação de grande envergadura, e que depende diretamente da Engenharia, é a transposição de cursos de água obstáculo. O Exercício a ser realizado nas áreas das Glebas 13 e 25 tem como um de seus objetivos preparar o futuro oficial para ter capacidade de realizar operações deste tipo.


O terreno das Glebas 13 e 25 são áreas do Campo de Instrução da AMAB e ficam às margens do Rio Paraíba do Sul. O exercício será realizado de segunda à sexta-feira, reunindo aproximadamente 100 militares. Durante cinco dias de atividades diurnas, os cadetes receberão instruções ministradas pelo Curso de Engenharia para que aprendam a trabalhar em conjunto. A AMAN alerta que durante a atividade, até sexta-feira, haverá movimentação de tropas e viaturas militares no bairro Monet.

DIA DA ENGENHARIA

A Engenharia é uma das Armas do Exército Brasileiro
O Exército Brasileiro celebra no dia 10 de abril o Dia da Arma de Engenharia. A capacidade de movimentar a tropa e a realização de trabalhos de engenharia é fundamental para as ações militares e por isto o apoio desta arma vem acompanhando e multiplicando o poder de combate dos exércitos desde a sua criação. O 1º Batalhão de Engenharia, atual 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola), foi a primeira Unidade de Engenharia do Exército Brasileiro, criada em 1855 e localizada em Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

*Com Informações do Jornal A Voz da Cidade (Resende)


Nenhum comentário: