sábado, 28 de abril de 2018

Aeronave modernizada AF-1C é entregue ao 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1)

Recebimento da aeronave modernizada AF-1C no EsqdVF-1

Por: Redação OD

No dia 23 de abril, em Gavião Peixoto-SP, após a conclusão dos voos de ensaio pela Embraer, foi realizado o recebimento da aeronave modernizada AF-1C pelo Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves AF-1/1A. Dentre os diversos sistemas modernizados, podemos citar: o sistema de geração de energia elétrica, a instalação de um radar multimodo, a mudança na concepção da aeronave para glass cockpit e a instalação de um novo sistema de gerenciamento de armas. Cabe ressaltar que o software de missão (OFP) foi inteiramente desenvolvido pela Embraer. A aeronave de numeral N-1022 contribuirá para o incremento do treinamento e da qualificação operativa dos pilotos do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1), uma vez que esta é a primeira aeronave bi pilotada modernizada entregue. Além disso, o "Falcão 1022" poderá participar das diversas tarefas operativas do Esquadrão, contribuindo para a Defesa Aeroespacial e proteção das Forças Navais.

Fonte: CCSM

Aeronave de reconhecimento chinês viola espaço aéreo sul-coreano criando forte tensão com Seul

Imagem ilustrativa
Por: Redação OD
Segundo relatos de autoridades do Ministério da Defesa sul-coreano as mídias locais, o adido militar chinês fora contatado neste sábado (28) para explicar sobre a violação de uma aeronave da Força Aérea do Exército Popular de Libertação (PLAAF), sobre uma zona de identificação da defesa aérea sul-coreana (KADIZ). De acordo com a agência de notícias Yonhap, o Ministério da Defesa pediu para que os chineses tomem precauções para prevenir que esse tipo de incidentes se repita no futuro. Ainda no começo do sábado, o Estado-Maior de sul-coreano afirmou que a aeronave chinesa, supostamente um avião de reconhecimento, havia entrado no espaço do KADIZ a noroeste da ilha de Leo, tendo lá permanecido por cerca de quatro horas. Caças sul-coreanos foram enviados para monitorar a situação, e os pilotos sul-coreanos enviaram sinais para a aeronave chinesa, com o pedido que ela se retira-se, para evitar o aumento das tensões que poderiam levar a confrontos acidentais.
*Com informações de agências de notícias internacionais

Índia busca experiência técnica para incrementar sua indústria de equipamentos militares e fortalecer suas forças armadas


Por: Redação OD
Ao longo da década mais recente, a Índia tem sido o maior importador mundial de equipamentos militares (aeronaves, navios e afins), em sua grande maioria de proveniência Russo, e com isso o governo indiano pretende acabar com essa dependência. O primeiro-ministro, Narendra Modi, vem tentando construir uma indústria de equipamentos militares capaz de fornecer uma maior parte das necessidades da Índia no setor e até exportar armamentos para outras nações. O governo vem oferecendo incentivos a empresas estrangeiras de equipamentos militares em busca de contratos de parceria com empresas indianas, compartilhando com elas sua tecnologia.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Helicóptero AS365K2 “Super Pantera” da Aviação do Exército, obtém certificado e suplementos de voo


Por: Redação OD
Com testes iniciados pela Aviação do Exército (AvEx) em 2014, o helicóptero AS365K2 “Super Pantera” recebeu o certificado e suplementos de voo no dia 16 de abril de 2018, após voo de comprovação com autoridade aeronáutica responsável pela certificação. Os testes foram realizados em todo o território nacional e, ao término, foram identificadas algumas oportunidades de melhoria ao projeto. Um dos aspectos que chamou a atenção da equipe do Grupo de Ensaios e Avaliações (GEA) foi o fato de que uma aeronave tão moderna e com tantas capacidades apresentava restrições à realização de procedimentos de aproximação sobre Instruments Flight Rules (IFR), utilizando o sistema de GPS da aeronave.

Embraer projeta primeira entrega do KC-390 à Força Aérea Brasileira "mais para perto do final do ano", revela executivo


Por: Redação OD
Durante videoconferência com jornalistas para a divulgação dos resultados da empresa durante o 1º trimestre de 2018, executivos da Embraer, revelaram que a empresa tem uma previsão de entrega o primeiro cargueiro militar de produção nacional, o KC-390, para a Força Aérea brasileira "mais para perto do final do ano corrente", revelou um dos executivos nesta sexta-feira, atualizando uma projeção da própria empresa, de que a primeira entrega seria em início de 2018. Ainda, durante a videoconferência, os executivos também falaram que não esperam ver outro aumento nos próximos trimestre de baixas contábeis no portfólio de aeronaves usadas ERJ-145. “Baixas pressionaram ‘outros’ gastos operacionais para U$S 29,7 milhões no primeiro trimestre, mas a linha deve retrair para cerca de U$S 20 a 25 milhões por trimestre no restante do ano", disse um dos executivos.
*Com Informações de Agências de Notícias Nacionais

Aeronave que fora interceptada por um A-29 da FAB no Pantanal de MS, tinha a bordo 500 kg de cocaína

Cocaína apreendida que estava a bordo do avião interceptado pela FAB em MS (Foto: FAB/Divulgação)
Por: Redação OD
avião interceptado por um A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) na última quarta-feira dia 25, em Corumbá, na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul, tinha a bordo 500 Kg de cocaína. O piloto se evadiu do local e ainda não foi localizado, se tornando assim um foragido. Segundo informações da FAB, que, em conjunto com a Polícia Federal (PF), retirou a aeronave do local onde a aeronave realizou seu pouso forçado, fica na região de alagados na divisa entre o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tendo exito na apreensão dos tabletes de drogas.

USAF realiza voos de treinamento com bombardeiros B-52 junto a região do Mar do Sul da China


Por: Redação OD
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) emitiu um comunicado nesta sexta feira dia 27/04, avisando que a mesma, vem realizando voos de treinamento com seus bombardeiros B-52, na região junto ao mar do sul da China e da ilha de Okinawa, ao sul do Japão"Os B-52 conduziram o treinamento e depois deslocaram-se para áreas próximas de Okinawa para realizarem atividades em conjunto com caças F-15C Strike Eagles, antes de retornar a Guam", afirmou a Força Aérea dos EUA, fazendo referência à Base Aérea de Andersen, na ilha de Guam, no Oceano Pacífico.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Venezuela e Russia discutem sobre a possibilidade de realizarem intercâmbio entre seus pilotos de caça


Por: Redação OD
No último dia 05/04, o ministro da Defesa da Venezuela, Vladímir Padrino López, participou como convidado do governo Russo da 7ª Conferência Internacional de Segurança, realizada em Moscou, onde o ministro da Defesa Venezuelano, reuniu-se com o seu homólogo russo, Serguêi Choigu. Ao fim do encontro, o ministro venezuelano declarou que os países estão estudando a possibilidade de se realizarem intercâmbios militares entre a Russia e a Venezuela.

ILA 2018 e o show aéreo "Made in Germany" continua

Fotos de Peter Steehouwer.www.airshowaction.com
Por: Redação OD

Um dos melhores eventos do setor aeroespacial e de defesa continua à plena potência em Berlim hoje. São mais de 200 aeronaves civis e militares, mil empresas exibidoras de 37 países e com pelo menos 50 eventos aéreos programados entre exibições performáticas e centenas de aeronaves estáticas. Veja mais imagens e a programação de hoje na sequência abaixo:

ILA 2018 - Aeronave de reconhecimento "Kawasaki P-1" presente ao evento

Foto de Peter Steehouwer.www.airshowaction.com

Por:Redação OD

Aeronaves que foram desenvolvidas na Ásia raramente fazem viagens à Europa para participar de eventos aéreos e/ou de defesa. No entanto, um dos mais modernos aviões japoneses recém-desenvolvidos como aeronave de reconhecimento marítimo, o Kawasaki P-1, estará em exposição no ILA 2018. O conceito único que apresenta quatro turbo fans, que foram desenvolvido no Japão, e carga de asa baixa para permitir que a aeronave realize manobras extremamente estáveis em baixa velocidade e maior segurança durante surtidas mais  desafiadoras. O primeiro P-1 entrou em serviço em 2013 e um total de 70 foram encomendados. Eles são substituindo gradualmente o Lockheed P-3 Orion de longa data, que também é implantado pela marinha alemã. Embora a Kawasaki P-1 tenha sido projetado principalmente para atender às necessidades da autodefesa japonesa forças, certamente tem um potencial de exportação, especialmente para países ao redor da borda do Pacífico. 

Fonte: ILA 2018

Japão amplia campanha para atrair mulheres para as suas Forças Armadas

Imagem via Japan Ground Self-Defense Force Reserve

Por:Redação OD

Apesar da amplamente recém conhecida declaração que a Coréia do Norte não mais efetuará testes com armas nucleares, não foi deixado claro se vão parar com os testes com mísseis, com seu aparelhamento convencional e manobras na região. As ameaças contra o Japão atualmente não são exclusividade da Coréia do Norte, ocorrendo também movimentações consideradas "complicadas" para a segurança nacional, com as intensas manobras das Marinhas de Guerra da China e da Russia nos mares em seu entorno insular.

Airbus e Dassault anunciam acordo para construção do futuro avião de combate franco-alemão


Por: Redação OD

grupo Airbus e o francês Dassault Aviation anunciaram nesta quarta-feira um acordo para a construção do futuro avião de combate franco-alemão, oficilizando assim o que já se tinha sido anunciado por representantes destes dois países. A Airbus e a Dassault “estão juntando suas forças para o desenvolvimento e a produção do Sistema de Combate Aéreo do Futuro (SCAF)”, anunciaram os dois grupos no salão aeronáutico de Berlim. É um acordo de intenções. A primeira mensagem era dizer ‘sim, estamos prontos'” para desenvolver o SCAF, declarou o presidente da Dassault Aviation, Eric Trappier, numa conferência de imprensa conjunta com o patrão da Airbus Defense and Space, Dirk Hoke, na capital alemã.

Brasil sedia mega-simulação internacional sobre operações de paz


Por: Eduarda Hamann

Bogaland é um país fictício que vive uma gravíssima crise de segurança e convive com dificuldades encontradas, hoje, nos mais complexos conflitos armados da África e do Oriente Médio: grupos fortemente armados, crianças-soldado, refugiados e desalojados, feridas étnicas e religiosas exploradas por líderes demagogos, e outros problemas que assolam, na vida real, milhares de pessoas nesse início de século XXI. No momento, o país hospeda uma missão da OTAN em todo o seu território e, em uma das províncias, há um setor da ONU ocupado por uma brigada multinacional. O estado final desejado é fazer, em todo o país, o hand-over completo da OTAN para a ONU, ou seja, a transferência da autoridade.

FAB prepara futuros pilotos da Aviação de Caça. Esquadrão Joker inicia voo solo do Curso de Especialização


Por: Redação OD

O Aspirante à Aviador André Risali inaugurou, na última quinta-feira (19), a temporada de voos solos do Curso de Especialização Operacional da Aviação de Caça (CEO-CA) de 2018. Na primeira missão solo, o estagiário deve realizar procedimentos básicos de controle da aeronave A-29 Super Tucano, como acrobacias verticais e toque e arremetida. "O voo solo é o primeiro obstáculo da especialização da caça e cumpri-lo com sucesso é motivo para comemorar. Mas acredito que será mais interessante ainda quando começarmos a empregar a aeronave como plataforma de armas, com armamento", conta o Aspirante. 

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Marinha do Brasil confirma que o nome do futuro porta helicópteros será ATLÂNTICO



Por: Redação OD

No afã de se querer dar uma notícia, muitos acabam por as vezes não checando junto aos órgãos correspondentes, que respondam de fato pelo fato noticiado. A Orbis Defense, sempre na busca pela veracidade dos fatos, foi até quem de fato pode falar pela Marinha, o Centro de Comunicação Social, e solicitou ao mesmo um parecer sobre tais notícias. De pronto fomos atendidos. O Centro nos respondeu em uma simples frase que, o nome escolhido para o novo Porta Helicópteros da Marinha do Brasil será, ATLÂNTICO!!! Não houve maiores referências sobre se o nomenclatura numeral especulada será a "A-140" e se o mesmo será designado, como Porta Helicópteros Multipropositos (PHM).

Cerimônia no Monumento Votivo Militar Brasileiro reverencia os 465 heróis da Força Expedicionária Brasileira mortos em combate


Por: Redação OD

Dos mais de 25 mil homens enviados do Brasil para combater o nazifascismo na Itália, entre 1944 e 1945, 465 sacrificaram suas vidas na luta pela liberdade. Inicialmente, foram sepultados no Cemitério Militar de Pistóia, mas seus corpos foram trasladados ao Rio de Janeiro em 1960, onde repousam no Monumento Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial. Todavia, naquela cidade italiana permanece, até os dias atuais, um dos marcos mais importantes da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no maior conflito bélico da história. No local dos antigos jazigos, funciona desde 1965 o Monumento Votivo Militar Brasileiro, cenário de uma celebração marcante ocorrida no último dia 21 de abril.

Marinha do Brasil atualiza a data para o recebimento de seu do primeiro submarino convencional classe Riachuelo


Por: Redação OD

Durante uma palestra sobre o Programa Nuclear da Marinha e o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), realizada na sede da Sociedade de Engenharia, no centro do Rio de Janeiro, o Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior, anunciou que apesar do atraso, o primeiro submarino convencional Riachuelo será lançado ao mar em dezembro deste ano, onde o mesmo comentou que o país está recuperando a sua capacidade de construção de meios navais, “Saímos praticamente do zero, construímos um novo estaleiro, adequamos as nossas instalações e capacitamos o nosso pessoal. Um atraso de seis meses no lançamento de um submarino num programa dessa magnitude é considerado irrisório e bastante comum”, esclareceu o Almirante.

Força Aérea Brasileira intercepta avião próximo à fronteira com a Bolívia por suspeita de tráfico


Por: Redação OD

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou no norte de Corumbá, em Mato Grosso Sul, por volta das 7 horas desta quarta-feira (25), uma aeronave que vinha da Bolívia com suspeita de transporte de ilícitos. Três aeronaves A-29 e um avião-radar E-99 participaram da interceptação que seguiu todas as medidas de policiamento do espaço aéreo, incluindo o tiro de aviso, até chegar na última medida prevista: o tiro de detenção. Esta é a segunda vez que esta medida é tomada pela FAB. Após a execução do tiro de detenção, a aeronave, que não tinha plano de voo, fez pouso forçado em um lago localizado na área do Parque Nacional do Pantanal Mato grossense, e a Polícia Federal está no local para realização das medidas necessárias. 

Equipamentos de rádio comunicações de 4ª geração encontrados em mãos de Jihadistas na Síria

Imagem via AFP Word Media.

Por: Redação OD

Não é novidade que equipamentos dos mais variados tipos tem sido encontrados em mãos de terroristas islâmicos nos 4 cantos do mundo, mas o mais incrível é quando se encontram equipamentos de última geração justamente dos países que os combatem, tal como ocorreu essa semana na Síria, na região de Qalamoun, aonde o Exército Sírio conseguiu cercar e render mais um enclave de combatentes do grupo "Jaych-al-Islam", um dos grupos a nível de batalhão do ISIS/DAESH na região. Entre uma variedade de armamentos portáteis de procedência ocidental dos mais modernos, a surpresa dessa semana foi encontrar rádios de fabricação francesa da prestigiada empresa aeroespacial "Thales". 

ILA Berlim 2018, o show aeroespacial com o selo "Made in Germany"




Por: Redação OD com fotos de Peter Steehouwer.


Começa hoje em Berlim o ILA 2018, um dos melhores eventos aeroespaciais da Europa, com a participação de pelo menos 200 aeronaves civis e militares, mil empresas exibidoras de 37 países e com pelo menos 50 eventos aéreos programados entre exibições performáticas e centenas de aeronaves estáticas, o ILA 2018 começa hoje no Aeroporto de Berlim-Schöenefeld, com o já conhecido padrão "Made in Germany"!

Embaixador do Brasil e Ministro da Defesa do Chipre visitam a Fragata “Independência”

Capitão de Corveta Barcelos, Chefe do Departamento de Operações, apresenta o passadiço ao Ministro da Defesa do Chipre e ao Embaixador do Brasil no Chipre.

Por: Redação OD.

No dia 20 de abril, o Comandante da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL (FTM-Unifil), Contra-Almirante Eduardo Machado Vazquez, recebeu a visita do Embaixador do Brasil no Chipre, João Inácio Padilha e do Ministro da Defesa do Chipre (MoD), Savvas Angelides, a bordo da Fragata “Independência”, no porto de Limassol.

terça-feira, 24 de abril de 2018

Primeira mulher negra é nomeada pelo presidente Trump como General de Brigada no U.S Marines Corps


Por: Redação OD
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez história na última terça-feira (10) ao nomear a primeira mulher negra, do U.S Marines Corps (Corpo de Fuzileiros Navais) a chegar ao generalato, conforme fora anunciado pelo Secretário de Defesa, Jamie N. Mattis. Se confirmnado, a Coronel Lorna M. Mahlock será a primeira mulher negra a alcançar o posto de brigadeiro-general dos U.S.M.C, o menor dos quatro ramos militares no organograma das forças armadas dos Estados Unidos. Atualmente, Mahlock atua como vice-diretora de Operações, Planos, Políticas e Gestão de Operações na sede do Corpo de Fuzileiros Navais em Washington, Distrito de Colúmbia.

Irã promete publicamente retaliação pelo ataque aéreo israelense à Síria

Imagem ilustrativa.
Por: Redação OD.

Em declaração pública para diversos veículos de mídia, em especial para a imprensa da China, uma importante autoridade de segurança iraniana prometeu nessa terça-feira que o Irã punirá Israel por matar seus assessores militares em um ataque aéreo à Síria. O ataque atribuído a Israel ocorreu em 8 de abril desse ano, quando Israel supostamente lançou ataques aéreos contra a base aérea T4, na Síria, matando 14 pessoas, incluindo assessores militares iranianos. Quando da ocorrência do ataque, EUA, França, Reino Unido e Turquia, que eram os principais suspeitos do ataque, todos negaram a ação, e em seguida as forças russas estacionadas na Síria e através de sistemas de detecçã embarcados no Mar Mediterrãneo, acusaram a proveniência do ataque de aeronaves que decolaram de Israel e operaram a partir do espaço aéreo Libanês.

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Força Aérea Brasileira celebrou 73 anos do Dia da Aviação de Caça


Por: Redação OD

No auge da Segunda Guerra Mundial e sob o Comando do Brigadeiro do Ar Nero Moura, aviadores brasileiros cumpriam missões de combate a bordo dos caças P-47 Thunderbolt contra alvos do Eixo no Norte da Itália. O esforço e a audácia dos militares do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), o Esquadrão Jambock, transformariam o dia 22 de abril de 1945 em uma data histórica para a FAB. Naquele dia, um grupo de apenas 22 pilotos realizou 44 voos lançando bombas em pontos estratégicos e metralhando alvos inimigos. O mês de abril marcaria ainda um recorde na campanha italiana: foram 135 missões de ataque realizadas em 30 dias.

O Sistema Vigia do Motor das VBTP EE-11 Urutu e VBR EE-9 Cascavel

VBTP EE-11 URUTU e VBR EE-9 CASCAVEL
Por: Jolcemar Guterres dos Santos

A VBTP (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal) EE-11 Urutu e a VBR ( Viatura Blindada de Reconhecimento) EE-9 Cascavel, foram projetadas e entraram em produção na década de 70 pela empresa Engesa. A primeira, um veículo anfíbio, utilizado para transporte de pessoal, possuindo ainda outras aplicações no meio militar, como ambulância e oficina. A segunda, um veículo desenvolvido para missões de reconhecimento, inicialmente portando um canhão de 37 mm, e por fim evoluiu para uma torre produzida pela Engesa com um canhão 90 mm. Ambas viaturas, por terem chassi montado sobre rodas, possuem alto desempenho em terra e a VBTP EE-11 Urutu também alto desempenho em água. São equipadas com um sistema de tração total, ou seja, possibilidade de tração 6x4, 6x6 e bloqueio do diferencial traseiro, este montado com um sistema de boomerang(¹) e suspensão dianteira independente.  

Piloto da Marinha do Brasil realiza o primeiro voo em uma aeronave AH-11 B Super Lynx modernizada


Por: Redação OD

No dia 26 de março, um piloto do 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (Esquadrão HA-1),  da Marinha do Brasil realizou o primeiro voo em uma aeronave Super Lynx modernizada (AH-11B) para o padrão Wildcat. O voo marcou o início da parte prática do curso Co-Pilot/TACCO Difference Course, voltado para a conversão dos copilotos do Esquadrão HA-1 ao novo modelo MK21B. Ao fim do curso, realizado na sede da empresa, em Yeovil - Reino Unido, entre 5 de março e 10 de abril, foram realizadas 20 horas de voo para os quatro copilotos participantes. O Programa de Modernização das aeronaves Super Lynx prevê a entrega, ainda este ano, de três das oito aeronaves a serem modernizadas, com as demais sendo recebidas pela Marinha do Brasil até 2020.

Fonte: CCSM

domingo, 22 de abril de 2018

Grupo Naval de ataque dos EUA poderá permanecer no mar Mediterrâneo para "conter" à Russia


Por: Redação OD

De acordo com o site especializado em defesa, Defense News, autoridades norte-americanas ainda não tomaram uma decisão definitiva quanto ao assunto, mas contudo, a continuação da missão seria uma "resposta às ações da Rússia na região e corresponderia à nova estratégia da segurança nacional". O porta-aviões norte-americano USS Harry S. Truman (CVN-75) pode permanecer no mar Mediterrâneo para "contenção" da Russia, comunicou neste sábado (21) o site , citando suas fontes.

Senta a Púa, a História do 1°GAvCa na 2a Guerra Mundial - O Documentário


Por: Yam Wanders.

Quando comecei a me aventurar a escrever artigos sobre aviação e temas militares em geral a algum tempo atrás, obviamente um dos temas que na época me fascinava era a campanha do 1°GAvCa na 2a Guerra Mundial, e portanto para começar algo assim obviamente seria necessário uma grande pesquisa mesmo que a matéria fosse pequena. Não tinha a pretensão de escrever um livro mas também não queria algo medíocre. 

Divisão Anfíbia (DivAnf) do Corpo de Fuzileiros Navais completa 61 anos de ativação

Operação Dragão 2016.
Por: Redação OD

Clanf´s em ação durante a Operação Dragão 2016.
A Divisão Anfíbia (Div Anf) do Corpo de Fuzileiros Navais, teve sua origem em 22 de abril de 1957, com a criação do Núcleo da 1ª Divisão de Fuzileiros Navais, através de um Decreto presidencial assinado pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, dando-lhe como sede duas salas do Comando-Geral do CFN, à época, na Rua do Acre nº 21, Centro do Rio de Janeiro. Em 1964, tendo em vista o crescimento orgânico de suas Organizações Militares (OM) subordinadas, a Marinha observou a necessidade de transferir o Núcleo da 1ª Divisão de Fuzileiros Navais para a residência oficial do Ministro da Marinha, no Campo de Instrução da Ilha do Governador.

Força Aérea Brasileira realiza testes com um AH-2 Sabre, procurando deixá-lo "invisível" em um combate real (Vídeo)


Por: Redação OD

A população que mora no entorno do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica (DCTA), em São José dos Campos (SP), tiveram suas rotinas alteradas por conta do barulho provocado durante testes com um helicóptero da Força Aérea Brasileira. O trabalho que fora realizado com um helicóptero de ataque AH-2 Sabre, de fabricação russa, tem como objetivo, deixar a aeronave "invisível" durante um possível combate. “A gente mede o quanto de calor essa aeronave produz, e com essa informação a gente consegue desenvolver técnica e tática de forma a proteger os aeronavegantes que estão na aeronave contra um míssil infravermelho”, explicou o diretor do instituto de aplicações do DCTA, Tenente Coronel Luciano Magalhães.