sábado, 28 de abril de 2018

Aeronave modernizada AF-1C é entregue ao 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1)

Recebimento da aeronave modernizada AF-1C no EsqdVF-1

Por: Redação OD

No dia 23 de abril, em Gavião Peixoto-SP, após a conclusão dos voos de ensaio pela Embraer, foi realizado o recebimento da aeronave modernizada AF-1C pelo Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves AF-1/1A. Dentre os diversos sistemas modernizados, podemos citar: o sistema de geração de energia elétrica, a instalação de um radar multimodo, a mudança na concepção da aeronave para glass cockpit e a instalação de um novo sistema de gerenciamento de armas. Cabe ressaltar que o software de missão (OFP) foi inteiramente desenvolvido pela Embraer. A aeronave de numeral N-1022 contribuirá para o incremento do treinamento e da qualificação operativa dos pilotos do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1), uma vez que esta é a primeira aeronave bi pilotada modernizada entregue. Além disso, o "Falcão 1022" poderá participar das diversas tarefas operativas do Esquadrão, contribuindo para a Defesa Aeroespacial e proteção das Forças Navais.

Fonte: CCSM

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Helicóptero AS365K2 “Super Pantera” da Aviação do Exército, obtém certificado e suplementos de voo


Por: Redação OD
Com testes iniciados pela Aviação do Exército (AvEx) em 2014, o helicóptero AS365K2 “Super Pantera” recebeu o certificado e suplementos de voo no dia 16 de abril de 2018, após voo de comprovação com autoridade aeronáutica responsável pela certificação. Os testes foram realizados em todo o território nacional e, ao término, foram identificadas algumas oportunidades de melhoria ao projeto. Um dos aspectos que chamou a atenção da equipe do Grupo de Ensaios e Avaliações (GEA) foi o fato de que uma aeronave tão moderna e com tantas capacidades apresentava restrições à realização de procedimentos de aproximação sobre Instruments Flight Rules (IFR), utilizando o sistema de GPS da aeronave.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

ILA 2018 e o show aéreo "Made in Germany" continua

Fotos de Peter Steehouwer.www.airshowaction.com
Por: Redação OD

Um dos melhores eventos do setor aeroespacial e de defesa continua à plena potência em Berlim hoje. São mais de 200 aeronaves civis e militares, mil empresas exibidoras de 37 países e com pelo menos 50 eventos aéreos programados entre exibições performáticas e centenas de aeronaves estáticas. Veja mais imagens e a programação de hoje na sequência abaixo:

ILA 2018 - Aeronave de reconhecimento "Kawasaki P-1" presente ao evento

Foto de Peter Steehouwer.www.airshowaction.com

Por:Redação OD

Aeronaves que foram desenvolvidas na Ásia raramente fazem viagens à Europa para participar de eventos aéreos e/ou de defesa. No entanto, um dos mais modernos aviões japoneses recém-desenvolvidos como aeronave de reconhecimento marítimo, o Kawasaki P-1, estará em exposição no ILA 2018. O conceito único que apresenta quatro turbo fans, que foram desenvolvido no Japão, e carga de asa baixa para permitir que a aeronave realize manobras extremamente estáveis em baixa velocidade e maior segurança durante surtidas mais  desafiadoras. O primeiro P-1 entrou em serviço em 2013 e um total de 70 foram encomendados. Eles são substituindo gradualmente o Lockheed P-3 Orion de longa data, que também é implantado pela marinha alemã. Embora a Kawasaki P-1 tenha sido projetado principalmente para atender às necessidades da autodefesa japonesa forças, certamente tem um potencial de exportação, especialmente para países ao redor da borda do Pacífico. 

Fonte: ILA 2018

Japão amplia campanha para atrair mulheres para as suas Forças Armadas

Imagem via Japan Ground Self-Defense Force Reserve

Por:Redação OD

Apesar da amplamente recém conhecida declaração que a Coréia do Norte não mais efetuará testes com armas nucleares, não foi deixado claro se vão parar com os testes com mísseis, com seu aparelhamento convencional e manobras na região. As ameaças contra o Japão atualmente não são exclusividade da Coréia do Norte, ocorrendo também movimentações consideradas "complicadas" para a segurança nacional, com as intensas manobras das Marinhas de Guerra da China e da Russia nos mares em seu entorno insular.

Brasil sedia mega-simulação internacional sobre operações de paz


Por: Eduarda Hamann

Bogaland é um país fictício que vive uma gravíssima crise de segurança e convive com dificuldades encontradas, hoje, nos mais complexos conflitos armados da África e do Oriente Médio: grupos fortemente armados, crianças-soldado, refugiados e desalojados, feridas étnicas e religiosas exploradas por líderes demagogos, e outros problemas que assolam, na vida real, milhares de pessoas nesse início de século XXI. No momento, o país hospeda uma missão da OTAN em todo o seu território e, em uma das províncias, há um setor da ONU ocupado por uma brigada multinacional. O estado final desejado é fazer, em todo o país, o hand-over completo da OTAN para a ONU, ou seja, a transferência da autoridade.

FAB prepara futuros pilotos da Aviação de Caça. Esquadrão Joker inicia voo solo do Curso de Especialização


Por: Redação OD

O Aspirante à Aviador André Risali inaugurou, na última quinta-feira (19), a temporada de voos solos do Curso de Especialização Operacional da Aviação de Caça (CEO-CA) de 2018. Na primeira missão solo, o estagiário deve realizar procedimentos básicos de controle da aeronave A-29 Super Tucano, como acrobacias verticais e toque e arremetida. "O voo solo é o primeiro obstáculo da especialização da caça e cumpri-lo com sucesso é motivo para comemorar. Mas acredito que será mais interessante ainda quando começarmos a empregar a aeronave como plataforma de armas, com armamento", conta o Aspirante. 

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Marinha do Brasil confirma que o nome do futuro porta helicópteros será ATLÂNTICO



Por: Redação OD

No afã de se querer dar uma notícia, muitos acabam por as vezes não checando junto aos órgãos correspondentes, que respondam de fato pelo fato noticiado. A Orbis Defense, sempre na busca pela veracidade dos fatos, foi até quem de fato pode falar pela Marinha, o Centro de Comunicação Social, e solicitou ao mesmo um parecer sobre tais notícias. De pronto fomos atendidos. O Centro nos respondeu em uma simples frase que, o nome escolhido para o novo Porta Helicópteros da Marinha do Brasil será, ATLÂNTICO!!! Não houve maiores referências sobre se o nomenclatura numeral especulada será a "A-140" e se o mesmo será designado, como Porta Helicópteros Multipropositos (PHM).

Cerimônia no Monumento Votivo Militar Brasileiro reverencia os 465 heróis da Força Expedicionária Brasileira mortos em combate


Por: Redação OD

Dos mais de 25 mil homens enviados do Brasil para combater o nazifascismo na Itália, entre 1944 e 1945, 465 sacrificaram suas vidas na luta pela liberdade. Inicialmente, foram sepultados no Cemitério Militar de Pistóia, mas seus corpos foram trasladados ao Rio de Janeiro em 1960, onde repousam no Monumento Nacional aos Mortos na Segunda Guerra Mundial. Todavia, naquela cidade italiana permanece, até os dias atuais, um dos marcos mais importantes da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no maior conflito bélico da história. No local dos antigos jazigos, funciona desde 1965 o Monumento Votivo Militar Brasileiro, cenário de uma celebração marcante ocorrida no último dia 21 de abril.

Equipamentos de rádio comunicações de 4ª geração encontrados em mãos de Jihadistas na Síria

Imagem via AFP Word Media.

Por: Redação OD

Não é novidade que equipamentos dos mais variados tipos tem sido encontrados em mãos de terroristas islâmicos nos 4 cantos do mundo, mas o mais incrível é quando se encontram equipamentos de última geração justamente dos países que os combatem, tal como ocorreu essa semana na Síria, na região de Qalamoun, aonde o Exército Sírio conseguiu cercar e render mais um enclave de combatentes do grupo "Jaych-al-Islam", um dos grupos a nível de batalhão do ISIS/DAESH na região. Entre uma variedade de armamentos portáteis de procedência ocidental dos mais modernos, a surpresa dessa semana foi encontrar rádios de fabricação francesa da prestigiada empresa aeroespacial "Thales". 

ILA Berlim 2018, o show aeroespacial com o selo "Made in Germany"




Por: Redação OD com fotos de Peter Steehouwer.


Começa hoje em Berlim o ILA 2018, um dos melhores eventos aeroespaciais da Europa, com a participação de pelo menos 200 aeronaves civis e militares, mil empresas exibidoras de 37 países e com pelo menos 50 eventos aéreos programados entre exibições performáticas e centenas de aeronaves estáticas, o ILA 2018 começa hoje no Aeroporto de Berlim-Schöenefeld, com o já conhecido padrão "Made in Germany"!

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Força Aérea Brasileira celebrou 73 anos do Dia da Aviação de Caça


Por: Redação OD

No auge da Segunda Guerra Mundial e sob o Comando do Brigadeiro do Ar Nero Moura, aviadores brasileiros cumpriam missões de combate a bordo dos caças P-47 Thunderbolt contra alvos do Eixo no Norte da Itália. O esforço e a audácia dos militares do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), o Esquadrão Jambock, transformariam o dia 22 de abril de 1945 em uma data histórica para a FAB. Naquele dia, um grupo de apenas 22 pilotos realizou 44 voos lançando bombas em pontos estratégicos e metralhando alvos inimigos. O mês de abril marcaria ainda um recorde na campanha italiana: foram 135 missões de ataque realizadas em 30 dias.

O Sistema Vigia do Motor das VBTP EE-11 Urutu e VBR EE-9 Cascavel

VBTP EE-11 URUTU e VBR EE-9 CASCAVEL
Por: Jolcemar Guterres dos Santos

A VBTP (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal) EE-11 Urutu e a VBR ( Viatura Blindada de Reconhecimento) EE-9 Cascavel, foram projetadas e entraram em produção na década de 70 pela empresa Engesa. A primeira, um veículo anfíbio, utilizado para transporte de pessoal, possuindo ainda outras aplicações no meio militar, como ambulância e oficina. A segunda, um veículo desenvolvido para missões de reconhecimento, inicialmente portando um canhão de 37 mm, e por fim evoluiu para uma torre produzida pela Engesa com um canhão 90 mm. Ambas viaturas, por terem chassi montado sobre rodas, possuem alto desempenho em terra e a VBTP EE-11 Urutu também alto desempenho em água. São equipadas com um sistema de tração total, ou seja, possibilidade de tração 6x4, 6x6 e bloqueio do diferencial traseiro, este montado com um sistema de boomerang(¹) e suspensão dianteira independente.  

Piloto da Marinha do Brasil realiza o primeiro voo em uma aeronave AH-11 B Super Lynx modernizada


Por: Redação OD

No dia 26 de março, um piloto do 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (Esquadrão HA-1),  da Marinha do Brasil realizou o primeiro voo em uma aeronave Super Lynx modernizada (AH-11B) para o padrão Wildcat. O voo marcou o início da parte prática do curso Co-Pilot/TACCO Difference Course, voltado para a conversão dos copilotos do Esquadrão HA-1 ao novo modelo MK21B. Ao fim do curso, realizado na sede da empresa, em Yeovil - Reino Unido, entre 5 de março e 10 de abril, foram realizadas 20 horas de voo para os quatro copilotos participantes. O Programa de Modernização das aeronaves Super Lynx prevê a entrega, ainda este ano, de três das oito aeronaves a serem modernizadas, com as demais sendo recebidas pela Marinha do Brasil até 2020.

Fonte: CCSM

domingo, 22 de abril de 2018

Senta a Púa, a História do 1°GAvCa na 2a Guerra Mundial - O Documentário


Por: Yam Wanders.

Quando comecei a me aventurar a escrever artigos sobre aviação e temas militares em geral a algum tempo atrás, obviamente um dos temas que na época me fascinava era a campanha do 1°GAvCa na 2a Guerra Mundial, e portanto para começar algo assim obviamente seria necessário uma grande pesquisa mesmo que a matéria fosse pequena. Não tinha a pretensão de escrever um livro mas também não queria algo medíocre. 

Divisão Anfíbia (DivAnf) do Corpo de Fuzileiros Navais completa 61 anos de ativação

Operação Dragão 2016.
Por: Redação OD

Clanf´s em ação durante a Operação Dragão 2016.
A Divisão Anfíbia (Div Anf) do Corpo de Fuzileiros Navais, teve sua origem em 22 de abril de 1957, com a criação do Núcleo da 1ª Divisão de Fuzileiros Navais, através de um Decreto presidencial assinado pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, dando-lhe como sede duas salas do Comando-Geral do CFN, à época, na Rua do Acre nº 21, Centro do Rio de Janeiro. Em 1964, tendo em vista o crescimento orgânico de suas Organizações Militares (OM) subordinadas, a Marinha observou a necessidade de transferir o Núcleo da 1ª Divisão de Fuzileiros Navais para a residência oficial do Ministro da Marinha, no Campo de Instrução da Ilha do Governador.