quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Escola Superior de Guerra promove o Seminário “O Brasil e a Grande Guerra”


Por: Redação OD
O dia 11 de novembro de 2018 assinala o centésimo aniversário do armistício que pôs fim à Primeira Guerra Mundial –  uma guerra que ultrapassou todos os conflitos anteriores em número de mortos, capacidade de destruição e em abrangência. E o Brasil, tendo a sua navegação mercante atacada, ingressou no conflito,  enviando uma Divisão Naval, uma Missão Médica e destacando oficiais da Marinha e do Exército nas Forças Aliadas. Para registrar este evento, a ESG promoverá, nos dias 29 e 30 de outubro, o Seminário “O Brasil e a Grande Guerra”.
Programaçãoclique aqui
Fonte: DefesaTV

Secretário adjunto de Defesa Alemão declara que Forças Armadas estão com maior parte de seus equipamentos militares inoperantes


Por: Redação OD
O secretário de Estado adjunto de Defesa Alemão, Peter Tauber, declarou que apenas uma terça parte do equipamento militar colocado em serviço no ano de 2017, pode ser considerado em bom estado ou seja operacional, revela o jornal alemão Stuttgarter Nachrichten. Dos 97 veículos de combate entregues, apenas 38 estão totalmente operacionais, o que representa cerca de 37% do número total. Entretanto, o Exército Alemão tem a intenção de aumentar o índice de prontidão militar para 70%.

Marinha do Brasil deve deixar decisão da concorrência das Corvetas Classe Tamandaré para governo Bolsonaro


Por: Redação OD
Uma novidade surge, no quase fechar das cortinas em relação a concorrência da Marinha do Brasil, para as futuras corvetas Classe Tamandaré. É que, a decisão final sobre o vencedor do certame, fora transferida de dezembro de 2018, para 30 de março de 2019. Ao que parece, a Marinha do Brasil quer dar ao novo governo tempo para se inteirar ao processo. Como foi Bolsonaro quem venceu, a princípio os consórcios:Villlegagnon (Naval Group, Construtora Norberto Odebrecht, Odebrecht Serviços de Engenharia, Estaleiro Enseada Indústria Naval e Mectron) e o Damen-Saab Tamandarépodem vir a perder força, por estarem com seus nomes “atrelados” a governos passados.

5ª Brigada de Cavalaria Blindada realiza adestramento de sua tropa na Operação Aço


Por: Redação OD
A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, realizou entres os dias 8 de setembro a 27 de outubro, o adestramento de seus quadros de: oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados, em um ambiente simulado para hipótese de um pronto emprego no caso de Defesa Externa. O exercício batizado de “Operação Aço”, é uma clara referência à característica blindada dos principais meios de combate existentes na Brigada: os Carros de Combate Leopard 1A5 e as viaturas de transporte de pessoal M113.

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Por dentro do exercício TRIDENT JUNCTURE 2018



Por: Yam Wanders.


Uma força militar não precisa necessariamente estar guerreando para ser eficiente e respeitada, mas é óbvio que treinar intensamente em tempos de paz ajuda a manter as capacidades operativas em dia, e, ajuda mais ainda a fazer uma de suas melhores funções; vencer sem precisar lutar atravéz da dissuasão.
A NATO/OTAN pratica essa doutrina intensamente desde sua criação em 1949 em seus múltiplos aspectos que são; Incrementação das capacidades das operações conjuntas entre as forças dos países membros da Aliança; Treinar tropas de nações amigas, e fazer frente às possíveis ameaças à Europa no que foi o cenário da guerra fria no passado, e, atuar na guerra contra o terror e contra ameaças emergentes nos novos cenários de dissuação para a proteção dos estados membros mais dependentes da capacidade da Organização.


segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Dossiê EURONAVAL 2018

Imagens via Euronaval

Por: Yam Wanders.

A EURONAVAL em sua edição de aniversário de 50 anos mais uma vez se consolida como um dos principais eventos do setor e mantem a liderança em referẽncia de apresentação de novas tecnologias e fomentação de negócios do setor.

Os assuntos e eventos internos da Feira são tantos que tornariam uma matéria extremamente extensa ou divisível em várias partes, então apresento-vos uma visão geral dos que são considerados pelos próprios organizadores como a melhor seleção de temas que aconteceram ou foram fomentados para o futuro graças à realização do evento ou que já estavam em curso mas conseguiram fortalecer sua imagem graças a divulgação na EURONAVAL 2018.