sábado, 8 de abril de 2017

Exército Brasileiro e o Comando Militar do Leste participaram da LAAD 2017


Por: Redação OD

O evento mais esperado do ano da área de Defesa, onde as fabricantes mundiais e nacionais, tem a oportunidade de expor seus portfólios e suas projeções de futuro, a LAAD - Feira de Defesa e Segurança da América latina, aconteceu no Rio Centro, Zona Oeste do Rio de Janeiro entre os dias 4 e 7 de abril. Este ano um dos stands mais visitados na feira, foi a do Exército Brasileiro, no local estiveram dispostos alguns recursos tecnológicos de destaque do EB, como a Van de Comando e Controle, especialmente desenvolvida para proporcionar a flexibilidade necessária às operações em ambiente urbano.

Marinha do Brasil emite nota oficial sobre especulações de compra do HMS OCEAN


Por: Redação OD

Muito tem-se falado sobre uma possível compra, que a Marinha do Brasil, poderia via a realizar do navio porta-helicóptero HMS OCEAN da Royal Navy e para esclarecer estas especulações, o CCSM divulgou uma nota na noite desta sexta feira (07/04), para o esclarecimento junto à imprensa. Segue abaixo a nota oficial.

Marinha do Brasil apresenta o andamento do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)


Por: Anderson Gabino

A Marinha do Brasil, por meio de sua Coordenadoria Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN) e do Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM), realizaram um “Media Day” no dia de ontem 07/04 com a imprensa especializada nacional e internacional que se faziam presentes a LAAD, no Complexo de Naval de Itaguaí, onde foram visitadas a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) e as obras da futura Base Naval.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Berço da Aviação Militar Nacional, o Campo do Afonsos recebe pela primeira vez o KC 390


Por: Anderson Gabino

EXCLUSIVO - O dia 05/04/2017 poderia ser apenas mais um dia normal para os militares e civis do Museu Aeroespacial, mas pelo contrário foi um dia especial e atípico onde todos puderam presenciar, pela primeira vez no solo sagrado do Campo dos Afonsos, a chegada do maior orgulho da Industria Aeronáutica Brasileira, o cargueiro KC 390. A EMBRAER, em pareceria com a Força Aérea Brasileira, trouxe o PT-ZNF para ser apresentado as delegações e potenciais clientes estrangeiros que estão visitando a maior feira de defesa da América latina, a LAAD. A Orbis Defense teve a honra e o privilégio de ter sido convidada pela Diretoria do Musal para se fazer presente nesta chegada. 

Os pioneiros brasileiros do Inverno Antártico.

Foto dos pioneiros da invernada antártica brasileira na Estação Comandante Ferraz. Autor desconhecido.
Imagem via Ministério da Defesa.
Por: Yam Wanders.

Na imagem: Contra-Almirante José H. Elkfury, comandante do 1o grupo de
Fuzileiros Navais que permaneceram na 1a invernanda Antártica em 1986.
O mês de abril marca o começo do "Inverno Antártico", o período no qual as temperaturas começam a decrescer intensamente, os dias começam a ficar mais curtos e a noite polar toma praticamente 23h de todo um dia normal devido a latitude extrema do Continente Antártico. E nesse período extremo, um grupo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil efetuou um dos grandes pioneirismos e prova de coragem ao permanecerem no isolamento em uma das regiões mais perigosas do planeta, a Antártica.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Uma análise das Operações aéreas do Exército Brasileiro em helicópteros durante o período crítico do crepúsculo


Por: Ronaldo Diniz
Sabe-se que a continuidade das operações aeromóveis são essenciais no combate moderno em que mais e mais Forças de Superfície necessitam de apoio de frações de helicópteros. Sendo assim, imagine os casos a seguir:

domingo, 2 de abril de 2017

Força Aérea Brasileira presta auxílio nas buscas ao navio sul-coreano que naufragou na costa uruguaia


Por: Redação OD

Uma missão da  Força Aérea Brasileira (FAB) parte na madrugada deste domingo (2/4) para auxiliar operação de resgate de possíveis sobreviventes do cargueiro Stella Daisy, que afundou com 24 tripulantes, na costa uruguaia. Segundo a Aeronáutica, informações preliminares dão conta do resgate de dois sobreviventes, enquanto os demais 22 estariam desaparecidos.

Exército Brasileiro rende homenagem aos 52 anos da morte do Tenente Camargo, morto em uma emboscada de subversivos no ano de 1965


Por: Redação OD
No dia 28 de março, o 16° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (16º Esq C Mec) realizou uma cerimônia em homenagem ao Segundo-Tenente Carlos Argemiro Camargo, personagem histórico, morto há 52 anos no cumprimento do dever, cujo nome está relacionado à Unidade militar e ao Exército em Francisco Beltrão. A solenidade foi presidida pelo Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa.

Marinha do Brasil vai investir US$ 1,8 bi na construção de 4 novas corvetas da Classe Tamandaré


Por: Redação OD
A Marinha do Brasil vai investir US$ 1,8 bilhão na construção, no Brasil, de quatro corvetas médias, da nova classe Tamandaré, de 2,7 mil toneladas. Pelo projeto, serão navios avançados, com ampla carga digital, sistemas e armamento de última geração. O projeto vai atender à necessidade da Força de renovar seus meios de escolta e de emprego geral, além de contemplar futuros negócios no mercado internacional de equipamentos de Defesa.