sábado, 2 de dezembro de 2017

Histórias perdidas: As impressionantes imagens de navios e aviões de guerra no fundo do oceano

Destroços incrivelmente preservados de um B-17 perto de Vis, na Croácia | Foto: Steve Jones/www.millionfish.com
Por: Redação OD
No ano passado, o fotógrafo e mergulhador britânico Steve Jones fotografou os destroços para lá de bem preservados de um bombardeiro americano B17 - apelidado de "fortaleza voadora" - no fundo do Mar Adriático, nas proximidades da ilha de Vis, na Croácia. A aeronave da Segunda Guerra Mundial fora derrubada em 1944 pela artilharia antiaérea do Eixo. Mas além da beleza do repouso silencioso e do incrível estado de preservação, o B17 teve uma impacto à parte para Jones: familiares de Ernest Vienneau, o copiloto morto na queda, entraram em contato com o britânico pouco depois de a foto aparecer em um concurso internacional de imagens submarinas. "Eles jamais tinham visto imagens de seu local de morte. O contato que tive com eles foi mais recompensador que a foto", conta o mergulhador.

USS Wasp (LHD-1): O 10º navio em uma dinastia com mais de 240 anos de guerreiros da US Navy


Por: Anderson Gabino
Sejam bem-vindos ao navio de guerra n° 1 da Marinha dos Estados Unidos! Com esta frase a imprensa carioca, fora recebida a bordo do USS Wasp (LHD-1), pelo Lieutenant Commander Scott Olin. A visita fora feita a partir de um convite do Consulado do Estados Unidos, aproveitando-se da escala técnica da embarcação no Rio de Janeiro, já que o navio está em trânsito para o Japão, onde ele irá substituir o USS Bonhomme Richard, na área de conflito com a Coréia do Norte. Durante o roteiro a bordo, fomos a várias seções do navio, começando pela doca seca, onde os blindados anfíbios e suas lanchas ganham o mar, durante suas operações. A bordo do navio, encontrava-se apenas 03 unidades de MH-60S Sea Hawk, sendo que uma das aeronaves, encontrava-se no deque inferior parcialmente desmontada.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

28 de novembro: Dia de Homenagear os heróis anônimos da Pátria, militares que não mediram esforços para defender seu País


Por: Redação OD

Uma data para ser relembrar todos os anos, onde valiosos soldados perderam suas vidas em guerras, mas infelizmente não tiveram seus corpos identificados e enterrados junto aos entes queridos. Esse é o objetivo do dia  28 de novembro, onde se faz por lembrar o “Soldado Desconhecido”. Uma homenagem aos heróis anônimos da Pátria, militares que não mediram esforços para defender seu País com o sacrífico de suas vidas. Para celebrar a memória desses combatentes, muitos países construíram monumentos, conhecidos como “Túmulo do Soldado Desconhecido”, um símbolo para reverenciar esses heróis.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Centenário da Batalha de Cambrai: A força blindada mostra sua força e capacidade


Por: Daniel Longhi Canéppele

Em 2017 se comemora o centenário da Batalha de Cambrai, um dos principais confrontos com a utilização de blindados durante a Primeira Guerra Mundial (1ª GM), que se estendeu do dia 20 de novembro ao dia 7 de dezembro de 1917. A batalha foi parte da campanha britânica para destruir um importante ponto de abastecimento alemão protegido pela Linha Hindelburg, situada no passo norte da Calais (Nord-Pas-de-Calais). A estratégia inicial seria um ataque surpresa à linha de trincheiras alemã com artilharia e infantaria. Contudo, um oficial britânico da Royal Tanks Corps, J.C.Fuller, queria uma oportunidade para utilizar seus tanks como unidade de ataque e não apoio. O comando do 3º Exército Britânico decidiu, então, incorporar os tanks Mark IV de Fuller ao ataque à Calais.

Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo realizou o Exercício COROEX/2017, em Itaóca (ES)


Por: Anderson Gabino

Foi realizado no período de 17 a 26 de novembro, na Base de Apoio Administrativo do Corpo de Fuzileiros Navais (na região de Itaóca-ES) o exercício COROEX/2017, sendo o mesmo ministrado pelo Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). O exercício vem a ser o coroamento prático do que fora ensinado aos Sargentos-alunos dos Cursos de Aperfeiçoamento e Especialização em Infantaria, Engenharia, Comunicações Navais e de Blindados, bem como também aos Soldados Fuzileiros Navais do Curso de Cabo, durante o ano letivo.